Watercooling Homemade açoriano

omnisferactum

Power Member
Bem depois de seguir de perto o post do g-card pensei em tentar fazer um com material que tenho cá em casa.
Depois de arranjar o material(mangueira de 8 e 10mm,T's de gaz em cobre, um expositor de acrilico que usei pa fazer o cooler, um pote de aço inoxidavel, um coller de um amplificador avariado que tinha por aqui, um cooler duma riva tnt2 e uns pedaços de cobre)Juntei tudo e eis o resultado:
IMG_0322.jpg

IMG_0311.jpg

O cooler po cpu feito a partir de um cooler duma riva tnt2 com uma capsula feita do expositor de acrilico e supercola:p
IMG_0313.jpg

IMG_0314.jpg

Um pote de aço inoxidavel originalmente concebido pa guardar massa agora transformado pa guardar agua:p
IMG_0315.jpg

IMG_0317.jpg

O cooler do amplificador de audio transformado em radiador pela colocação de 2 tubos de cobre a atravessa-lo e montado na frente da caixa.
IMG_0318.jpg

IMG_0320.jpg

IMG_0319.jpg

E aqui o material na caixa.

O hardware é:
P4PE-X-mobo
P4 2.4
Fonte 350w oem
512mb ddr
Nos testes que fiz a temp do proc andou pelos 40º sem massa termica e consegui oc ate aos 3.06ghz com temps a rondar 55º.Rodou sem probls durante 30m+- so na bios, porque começou a minar agua pela ligação ao radiador.
Agora so falta arranjar massa e ver como fica.
Venham esses comentarios:D
 
o radiador é muito fraquinho e devias ter untado os tubos com massa termica
as alhetas devem ser em maior numero e mais finas, e os tubos devem ficar apertados de modo a fazer o melhor contacto possivel

mas pronto, falar é facil, o difícil é fazer...

o reservatorio tá porreiro, e onde anda a bomba?

keep going
 
o radiador é muito fraquinho e devias ter untado os tubos com massa termica
as alhetas devem ser em maior numero e mais finas, e os tubos devem ficar apertados de modo a fazer o melhor contacto possivel

mas pronto, falar é facil, o difícil é fazer...

o reservatorio tá porreiro, e onde anda a bomba?

keep going
O radiador foi so pa ver se dava se vir que nao da arranjo um da sofragem dum carro e aquele passa a ser secundario.
A bomba ta dentro do reservatorio pendurada pelo tubo pa nao haver vibrações.
Venham de la estas sugestões:D
 
sujestoes?

arranja um rad de sofagem e pronto!!!!
a caixa também esta a precisar de um mod!

tens ai um bom projecto!!!!
continua


abraço
 
sujestoes?

arranja um rad de sofagem e pronto!!!!
a caixa também esta a precisar de um mod!

tens ai um bom projecto!!!!
continua


abraço

Pois mas tava a ver se ficava tudo mesmo homemade...
Quanto a caixa ainda vai demorar e que ta a faltar t€mpo...
Tou a ver se aumento a refrigeração com um novo cooler...
Pics pra breve...
Cumps
 
Sempre gostei de projectos homemade, gosto de ver o pessoal empenhado em coisas que gostavam de ter e não têm e fazer com as suas próprias mãos coisas que se comprassem gastariam dinheiro.

Continua, estou a gostar.
 
Decidi fazer um cooler maior a partir dum cooler pentium 3
O resultado foi este:
Foto0007.jpg

Foto0009.jpg

Foto0012.jpg

Tive de cortar o cooler pa ficar mais baixo e fazer a cápsula em acrílico mas por incrível que pareça o primeiro consegue arrefecer mais do que este.Talvez seja do radiador que nao da vencimento,por isso vou arranjar um novo radiador.
Por enquanto isto anda quase parado porque não tá façil a sempre qualquer coisa que nao quer dar certo, e agora o modulo de memoria foi com os porcos
Então isso fica parado ate o proximo ordenado chegar:D
Há ja agora começei a inventar com a tampa da caixa e empenei aquilo de maneira que ja não tem arranjo,mais uma coisa pa arranjar depois.oxalá que aja t€mpo pa isto tudo:-D
Cumps
 
Homemade4Fun! Sempre Homemade a rular é pena o meu watercooling homemade estar parado por falta de tempo! mas vem aí uns friados e a coisa avança!

CumpZ
 
nesse bloco faltou-te um travessão ao meio para obrigar a agua (que é preguiçosa) a fazer o circuito....

no outro não tinhas esse problemas porque era mais baixo...

Abraço e continua..
 
A pressão não fará água fazer o circuito?

Penso que sim...

o prob é que num bloco com aquele volume, nao havendo algo que force a passagem da agua de uma determinada forma, a mistura nao é optima, havendo muitas zonas mortas e curto-circuitos

por isso o outro bloco é preferivel, é mais restritivo

por exemplo, o meu bloco, ainda que nao seja muito restritivo, deve ser montado assim
base-plate-installation.gif

para criar os tais "caminhos", optimizando a mistura(especialmente a nivel da base) e melhorando a transferencia de calor
 
Última edição:
o prob é que num bloco com aquele volume, nao havendo algo que force a passagem da agua de uma determinada forma, a mistura nao é optima, havendo muitas zonas mortas e curto-circuitos

por isso o outro bloco é preferivel, é mais restritivo

por exemplo, o meu bloco, ainda que nao seja muito restritivo, deve ser montado assim
base-plate-installation.gif

para criar os tais "caminhos", optimizando a mistura(especialmente a nivel da base) e melhorando a transferencia de calor

Thanks, allways learning =)
 
o prob é que num bloco com aquele volume, nao havendo algo que force a passagem da agua de uma determinada forma, a mistura nao é optima, havendo muitas zonas mortas e curto-circuitos

por isso o outro bloco é preferivel, é mais restritivo

por exemplo, o meu bloco, ainda que nao seja muito restritivo, deve ser montado assim
base-plate-installation.gif

para criar os tais "caminhos", optimizando a mistura(especialmente a nivel da base) e melhorando a transferencia de calor

Realmente nunca pensei nisto...também a física nunca foi o meu forte:D
Talvez cortando mais um pouco para haver pressão suficiente porque como e tão alto a agua pára um bocado nos cantos do cooler.
Sempre pensei que maior é melhor, mas nesse caso não é assim.
Obrigado pela lição de física rav3n:D
 
tenta fazer com que a agua passe pela maior parte do bloco possível....
mete para la uns travessões de maneira a que não estragues muito o fluxo

Abraço
 
queria saber como isolaste o bolco do cpu


obrigada

abraço :wah:


Boas

Isolei com cola super 3
Quanto a updates tou a tentar... arranjei um radiador duma maquina de soldar e tou a ver o que faço com aquilo.
So que ta tudo parado agora porque na tentativa de cortar uns tubos no radiador cortei um bom bocado do dedo:eek: fora por isso tou de "baixa".
Mas prometo que quando o dedo melhorar volto ao trabalho.
 
Watercooling Homemade açoriano UPDATES

Bem já consegui fazer o que queria com o radiador depois de algum sangue e suor...
Aqui vai algumas pics:
O radiador era assim
Foto0007-1.jpg

Decidi corta-lo a meio e depois juntar as duas partes lado a lado com duas fans de 120mm no meio.
Ficou assim
Foto0018.jpg

Foto0025.jpg

Mas infelizmente o fluxo de agua era mt fraco por causa da dobra nos tubos.
Então pus tubos de gaz a fazer a união e agora consigo um bom fluxo de agua
Foto0003.jpg

Foto0004.jpg

Depois fiz o suporte do cpu em acrilico assim:
Foto0014.jpg

Arranjei também uma nova bomba com mais cavalos de potencia 750l/h:p
Mais precisamente uma bomba náutica usada normalmente para bombear agua que entre nos barcos.
Aqui esta ela
Foto0037.jpg

O unico inconveniente e que é barulhenta por isso tou a pensar isola-la a esferovite.
Não e que depois de estar tudo pronto e montado msm msm feito tenho uma falha de electricidade aqui na zona e quando tento ligar o cpu ele não liga>(
Resultado mobo, memorias( outra vez:'() e fonte pro lixo (cpu ainda nao sei mas tou a rezar pa todos os santinhos que nao esteja tb frito)...sinceramente nao sei que mais e que possa correr mal.Logo que possa ponho mais updates mas isso nao ta facil, nunca julguei que fosse tao complicado...
Só posso dar os meus parabens ao G-card pelo trabalho dele, porque acreditem e preciso mt paciencia.
 
Última edição:
rapaz ainda andas com mais azar do que eu... dass...

Compra urgente -> UPS

esse rad esta um mimo!!!

Abraço

EDIT: isolar com esferovite não (os esferovite não faz nada em termos de ruido)... esponja!
 
Back
Topo