Watercooling... montes d duvidas

NoX

Power Member
é assim, tou a pensar em montar um sistema d WC a médio prazo (2, 3 meses).
mas tenho montes de duvidas.... passo a perguntar:
1º kuais as caracteristicas de uma bomba, boa, que não dissipe muita energia..... i k "mande" mais do k 600l/h....(tava a pensar pra i 1000l/h... tipo eheim 1250)

2º keria montar um sistema todo com base em largura d tubos a 1/2 (1.27cm), mas como saber se o WB (tava a pensar num do mASO) é compativel.

3º kria montar um sistema com os sguintes componentes a serem refrigerados: cpu (amd xp 2400+), chipset (nforce2), vga(ati 9000 pro). onde arranjo WB pa isto td kompativeis k/ 1/2???

4ª radiador, tava a pensar no Radiador Aqua-Computer Airplex Evo 240, visto ser mais barato i do mesmo tamanho do Black Ice XTREME 2 2x120mm cobre. mas axo k nao da para levar ventoinhas. pois n??

5º reservatorio, km escolher, kual escolher, onde o colocar???
agradecia que me "lembrassem de alguma qestao q nao referi aqui...".

tkx
 
1º a eheim 1048 serve perfeitamente, a nao ser k keiras gastar mais, pk kuanto a temps é a mesma coisa:)

2º e 3º se keres blokos baratos e de boa performance, fala com o mASO k os blokos dele sao mto bons e baratos, dixes k keres com 1/2 pulgada k ele faz os blokos com exa medida:D

4º claro k dá para levar fans, até podes fazer como eu, meter umas braçadeiras a segurar as fans ou entao usas cola kente de pistola:P

5º reservatório podes comprar na ***** um dakeles em plexyglass para a eiheim, uma vez k fazes conta de comprar uma, ou entao compras o reservatorio do jfbbms, k se encontra á venda neste topico
http://forum.techzone.d2g.com/showthread.php?s=&threadid=15641 :D

Não te eskeças tb de usar água destilada e redex para radiadores de carro, metes tipo 75% agua destilada e 25% de redex, NUNCA uses água da torneira!:)
Podes comprar a agua destilada e o redex no continente,um garrafa 5L de água destilada custou-me 1€ e 14centimos, e 1L redex anda á volta do mesmo preço, ptt nao há necessidade de usar água da torneira:P


Abraço
 
O Airplex EVO 240 tem buracos para prender as ventoinhas,não te preocupes...tem é entradas muito pequenas (1/4" salvo erro)
No entanto acho k não restringe tanto o fluxo como os BIX...

Fica bem
 
Axo que todos te explicaram bem tudo.


O Air plex dá para levar ventoinhas mas o encaixe para os tubos nao é de 1/2 polegada ( 10mm inside, 12 de fora ) mas sim 8mm de entrada )


Quanto ao reservátório, tenho a venda um da marca Facies, tou a vender por 25 euros. Este reservatório é de encaixe para a bomba 1048 e tem saida de 1/2 polegada.

Quanto ao radiador, tens o duplo black ice Extreme do Marsu em http://forum.techzone.d2g.com/showthread.php?s=&threadid=16548

ps : obrigadao Lasac ;)
 
Só mais um pequeno reparo...A performance dum Airplex 240 é equivalente á dum BIX normal...Um BIX2,como o k o Marsu está a vender está numa classe à parte...

Fica bem
 
Originally posted by vacalouca
...A performance dum Airplex 240 é equivalente á dum BIX normal..

Fica bem

Bem, isso foi uma duvida que tive, e tive a falar com o kayaker, e ele disse-me que o BIX é melhor que o airplex 240...
 
Acredito k sim...Mas a diferença deve ser pouca,segundo o Kayaker,daí ter dito k são ekivalentes...

E como um custa 55€ e o outro 90€,nem preciso dizer qual é k comprei :D

Fica bem
 
ja agora, k tubos usar???
mangueira???? :-D
tubo proprio??? tipo o k aqua pc ta a vender

tkx pla ajuda

mas tipo, tava a pensar em comprar uma 1250 pkausa k vou acelerar inda mais o meu cpu i entao sp arrefecia mlhor...
mas dps s ela passa mt dpressa plo radiador resulta na mm cena....
 
ja agora, o que axam da NEXTCOOL EX700 (HYDOR) 700l/h???
axu k da pa 1/2 n da???
waterpumpex700-1.jpg

parece ser fixe, mas será fiável???

tkx
:004: :004: :004: :004:
 
Aproveito esta thread para expor uma dúvida.
Li algures que para melhorar as temp's é bom trocar o radiador do sistema de Wc por um Waterchiller!É verdade esta "teoria"?! O que é isto?! Aonde é que se pode adquirir tal produto?!

Isto eu é só duvidas acerca de Watercooling e etc... nos últimos dias... :D desculpem... mas ando muito curioso em saber mais algumas "teorias" acerca disso... :-D :-D :-D

Obrigado pela Atenção,
 
Não é bem axim, usas um waterchiller para arrefecer a água do sistema de wc, metendo o evaporador mergulhado na agua do reservatorio, daí nao necessitas do radiador, mas sim de um anti-congelante senao a água vira gelo :D

waterchiller deriva de phase-change, k é o método usado pelas prometeias, vapochill e kryotech, só k estes usam o evaporador como um bloko de watercooling adaptado para phase-change :)

Existem montes de chillers, por exemplo na prometeia usam o método de direct die, ou seja usam o evaporador como um bloko no cpu, tb existem outros, como exe k estavas a falar, k vai arrefeçer a água, e por sua vez a água vai arrefeçer o pc.

podes aproveitar um waterchiller, desmontando um frigorifiko todo(menos os tubos k ligam o compressor etc, para nao libertar o gas) e meter o evaporador como eu dixe mergulhado no reservatorio, e dpx o resto do sistema de wc trata do resto:)

se tiveres duvidas avisa


Abraço
 
Também ando a pesquizar para fazer o meu WC.......

A minha aduvida é o seguinte:

O ideal será ter em todo o sistema 1/2" ou podemos ter 1/2" da Bomba ao Bloco e depois ao Reservatório, e do tanque ao radiador e depois á bomba ter mais largo........

Qual o melhor?

Assim vamos ter um fluxo mais lento dentro do radiador, axo eu:rolleyes:

Em principio vou ter todo o sistema á parte da caixa, vou fazer uma tipo prometeia:D .......assim tenho toda a caixa arrumadinha, pois ela tb é pekena:sad:
 
tipo, o fuxo do sistema todo, é igual ao "buraco mais pekeno em todo o sistema", logo, pdx ter todo o sistema mais largo k 1/2, mas basta so teres 1 cm d mangueira em 1/2, i o resto do sistema ficará a correr á mesma velocidade, "penso eu d q!!!"

d nd
 
Nesse caso se eu tiver um tubo grosso entre o deposito e o radiador, como o resto do sistema ter um diametro de tubo mais pekeno, entre o deposito e o radiador a água vai andar mais devagar, logo a água vai ficar mais fresquinha, axo de ke:D
 
Espero que nao leves a mal por me intrometer mas ja agora aproveitava para colocar mais umas questoes que tb tou a pensar um kit de watercooling.

Ja precebi que dizem que uma bomba de 600L/h seria o suficiente, e se eu estivesse a pensar em mais tarde por um waterblock na placa grafica ? Qual achariam a bomba recomendada ? Eu também nao quero tar a comprar uma bomba com pressao superior à desejada.
Eu falei com uma pessoa da ***** e disseram-me que uma de 300L/H ja daria para por um waterblock na placa grafica. Acham que sim ?
 
n tenhu grandes conhecimentos, mas axo k vale mais apostar num "bom" reservatorio, para a agua demorar mais tempo a aquecer, i, estar constantemente a ser arrefecida...


bem, vou continuar a minha aula d eotd (estrutura, organizaçao i tratamento d dados...) hehehe...

um abraço
_NoX_
 
Back
Topo