Watercooling por 100€

p_D_c

Power Member
Aqui está o artigo feito pro concurso da Unreal, visto que isto tá aqui a apanhar pó há demasiado tempo, aqui está o link. :) :)

http://pwap.vizzavi.pt/~ng88181a/wc1/introducao.htm

O artigo é sobre Watercooling, como fazer e montar, económicamente. :P


Metam aqui as criticas, negativas e positivas! ;)


P.S.: Os radiadores encontram-se a metade do preço que ai está, assim as coisas podem ser feitas com 75€ +-.
Tem alguns erros de ortografia, irão ser corrigidos brevemente.
 
PDC o teu trabalho ta EXCELENTE!!! eu que tava a pensar comprar um WB na net...axo que vou mm experimentar fazer eu, pois nas imagens parece bastante simples...e mm que n seja...ja tou encaminhado! 6 * ! ehehehe :001:
 
ESSE ARTIGO ESTÁ ESPETACULAR :eek:

MAN DEVIAS TRADUZIR ISSO PRO BIFES TMB PODEREM USUFRUIR


ESTAS DE PARABENS


5 STAR BIATCH

só tenho uma duvida

solda de eletronica???
 
epah p_D_c apos ler o artigo e ver as fotos umas 4 ou 5 vezes...tenho algumas duvidas...tipo...n explicas nada em relacao as ligacoes ao tupperware...tmb tem de ser algo bem isolado n pode escapar nada, certo? e placas de cobre? onde comprar? drogaria? ha placas com varios tamanhos ou temos k encomendar um tamanho? tubagem? tubo de mangueira dakele k se usa no quintal ou algo mais especifico pa este proposito? solda? k tipo de solda? estanho certo? e quando soldas os tubos nao escorre solda pa dentro do WB o k pode dificultar a circulacao da agua? (ok eu sei k WB home made na fica na perfeicao mas e um ponto em k se deve ter algum cuidado.)
A base do WB tem k ser lixada para tar perfeitamente lisa para assentar bem no CPU, lixar com que lixa? quando tamos a montar o WB as placas dobram mto ou deformam.se mto? tem k se ter algum cuidado nessa fase tmb certo?
E so isto...
Podias esclarecer as duvidas aqui ou adicionar no artigo ;)
 
Bom realmente está a profissional... os meus parabens. :)

Mas a minha dúvida era a mesma a do wEs: onde é que podemos arranjar essas placas de cobre?

Cá em minha casa cobre não falta... o problema é que o tenho em tubos uma vez que o meu pai é tecnico de refrigeração e tubos em cobre é essencial para o trabalho dele.

Tenho maçarico, tubos e solda também... faltava era sim as placas. :(
 
epah ta xelente... soh k isso de ser um gajo a fazer deixa mtas duvidas....tipo:
ao montar o WB se alg das placas ficar mal colada a' outra pode a 'agua escorrer e ir ter ao cpu... e logo ai e' um cpu avariado e talvez kem saiba o computador tdo...
ms ta mto locu.. :D
moderadores k tal um sticky nissu ? :D
 
Originally posted by wEs
epah p_D_c apos ler o artigo e ver as fotos umas 4 ou 5 vezes...tenho algumas duvidas...tipo...n explicas nada em relacao as ligacoes ao tupperware...tmb tem de ser algo bem isolado n pode escapar nada, certo? e placas de cobre? onde comprar? drogaria? ha placas com varios tamanhos ou temos k encomendar um tamanho? tubagem? tubo de mangueira dakele k se usa no quintal ou algo mais especifico pa este proposito? solda? k tipo de solda? estanho certo? e quando soldas os tubos nao escorre solda pa dentro do WB o k pode dificultar a circulacao da agua? (ok eu sei k WB home made na fica na perfeicao mas e um ponto em k se deve ter algum cuidado.)
A base do WB tem k ser lixada para tar perfeitamente lisa para assentar bem no CPU, lixar com que lixa? quando tamos a montar o WB as placas dobram mto ou deformam.se mto? tem k se ter algum cuidado nessa fase tmb certo?
E so isto...
Podias esclarecer as duvidas aqui ou adicionar no artigo ;)

As ligações do tupperware, sao intuitivas, dependem mais ou menos da bomba, a agua que vem dos blocos para dentro do reservatorio, e a saida para o radiador ligada directamente à saida da bomba.
As placas de cobre sao compradas numa loja de metais, eu comprei chapas com 50*5mm e 50*10mm.
A tubagem é de 3/8" ou 1/2" ou o que quiseres, eu tenho 3/8".
Solda é de estanho, a mais barata.
A solda pode escorrer pra dentro do bloco, é preciso simplesmente algum cuidado.
Eu lixei as placas todas do wb, nao me lembro os nrs das lixas, acho que foi de 400, 600 e 1000, tudo com lixa de água.
As placas nao dobram NADA, isto depois de soldado fica um pedaço sólido de metal, antes de isto dobrar 1/10mm rebentas com o cpu de certeza, isto são 3 chapas com 5mm de expessura cada, é forte.

Originally posted by _PrEdAt0r_
epah ta xelente... soh k isso de ser um gajo a fazer deixa mtas duvidas....tipo:
ao montar o WB se alg das placas ficar mal colada a' outra pode a 'agua escorrer e ir ter ao cpu... e logo ai e' um cpu avariado e talvez kem saiba o computador tdo...
ms ta mto locu.. :D
moderadores k tal um sticky nissu ? :D

Se um gajo solda isto bem não tem fugas de água nenhumas, onde há risco de fuga é na junção do tubo com a magueira, se a braçadeira nao tiver bem apertada vai haver fuga, porque isto são tubos lizos.


:)
 
Pardall a tua duvida ele ja me respondeu...e simples solda de estanho...aqueles aramezitos k se usa cos ferros de soldar pekenos...akeles k se veem nas lojas dos 300 e tudo! :)
 
"bomba força a água quente (traços vermelhos) do reservatório para o radiador. O fluxo de ar que passa pelo radiador arrefece a água (traços azuis).................."


não esta aqui um erro???? nao é suposto a agua sair do reservatorio directamente para os WB e em seguida esta passar quentinha pelo radiador, arrefecer e voltar ao reservatorio???
 
Bom trabalho p_D_c, já fiquei com vontade de fazer um bloco para a GayForce. O teu processo parece bastante fácil e eficaz.


Tens é de limar uma ou outra gralha ortográfica:
podesse => pode-se
parafuzos => parafusos
Também fiquei um bocado preocupado com a parte do "não gastem mais de 20€ numa bomba". Ao fim de uns anos de funcionamento isso pode sair caro ;)




Ps: O Red-X de que falas não é o Redex?
Ps2: Sabes se a solda de prata é muuuito mais cara? É que é a usada nas canalizações de gás :/ é a mais eficaz
 
Pois é, essa questão das bombas, na minha openião é uma questão muito "over-rated", eu tenho esta bomba baratissima ja ha 3 anos, e até ao momento ainda nao me deu falhas, e além disso o meu pc é "compativel" com crashes de bombas, ja tive a testar e o gajo desligasse passado +- um minuto.
Acho que não vale a pena gastar 75€ numa bomba, depois as histórias de bombas estragadas são a reacção normal a quem ouve falar de WC pela primeira vez, tipo um "mito do overclock", pq nunca vi isso acontecer.
Quando as coisas queimam é normalmente pq o mamifero se esquece de LIGAR a bomba. 8o 8o
Isto nao falando mal das eheim :P pq se me oferecerem... ;)

Red-X = Redex :)
A questão da solda de prata é que eu tinha medo de nao conseguir akece-la o sufeciente, precisa de temps mais altas, é mais cara e a de estanho estáva logo á mão :D



P.S.:os erros ortográficos vão ser corrigidos em breve.
 
A solda de prata tb derrete bem (de maçarico claro).
Já tenho visto usá-la NNNN vezes e aquilo, apesar de derreter mais 'tarde' que o estanho, depois de derreter, é a mesma coisa ao nível da sua aplicação.
 
se n For massacrar de mais onde é que eu arranjo uma loja de metais ? a Solda em prata vai la bem com uma Bilha de Oxigenio e um macarico ?
 
lol ShoKinG eu perguntei ao p_D_c , ondek se comprava placas de cobre...ele responde.me loja de metais! fikei na mm...o que e mm uma loja de metais? e que acho k nao conheco nenhuma... :(
 
uma pergunta ja agora esse WB do cpu k fizeste é apenas um pedaço de cobre sem o meio.... ao contrario dos Maze e de outros e no entanto a diferença entre ter um labirinto no bloco ou nao ter nada é a mesma coisa????

é que eu tou a pensar mandar fazer os blocos e preciso de saber exactamente o k pretendo mandar fazer
ja explicar a finalidade do bloco vai ser chato lol mas queria k saisse uma coisa perfeitinha é k se nao houver diferença entre fazer um com design proprio ou comprar um ja feito....bem mais vale comprar um ja feito creio eu

ja agora uma coisa k nao explicas muito bem é como prender o WB á socket isso é k ainda nao percebi bem..... com os parafusos? mas estes nao vao deixar de existir??? e aquele sistema que o video do Tomshardware mostra em k é um grampo k se vai prendendo esse sistema parecia bom... qual deles o melhor??
 
Wc por 100€!! até mais barato ainda, sendo mesmo possivel faze-lo por 60€ ou menos!
se duvidam ora vejam:
Radiador comprado no sucateiro (com alguma sorte encontram-se alguns impecavies) 7€ full cobre tipo colmeia; placas de cobre no mesmo sucateiro 3 €; bomba de água 20€ (900 lt/h) é uma questão de procurar); resevat´rio 2€ ( na feira);mangeiras 3 €; solda de prata (3 varetas + decapante) 8€; agua destilada e liquido anti corrosivo 8€; gás e afims (partindo do pressuposto de já terem maçarico) 6€!
total> 57 €


como eu disse é tudo uma questão de procurar! Acreditem ou ñ, com alguma sorte, arranjam-se autenticas pechichas num sucateiro!
 
Back
Topo