Watercooling por 100€

Dominion, o artigo foi escrito há mais de 8 meses, ai ainda nao se sabia que iam deixar de existir esses buracos, mas certas marcas mais viradas para o overclock vao continuar a ter os buracos, e este sistema é muito melhor que prender ao socket, é impossivel estragar, visto que eu ja estraguei a asa do socket a montar um bloco antigo.

Existem os mazes, e depois estes de camara oca, tipo swiftech, acho que estes sao melhores (principalmente pra homemade), sabiam que cada angulo de 45 ou 90º faz perder alguma flow?
E fazer canais decentes (no minimo 12.5mm) é uma coisa dificil pra fazer à mão, além de nao ter propósito, pq se pensar-mos termodinamicamente (hehe) uma camara é melhor.



:)
 
Mt.. Mt fixe mesmo :D
Só um comentário, visto k fizes te... devias por também TD o material k usas te :) pk kem vê akilo n vê promenores né..
E tb devias por mais fotos :)
De qualquer maneira, mt bom sim sr :D
 
uhmm convenceste-me na historia dos buracos ^-^

quanto ao WB eu vou mandar fazer a uma empresa onde costumo mandar fazer outras coisas e eles la teem altas maquinas para isso logo criar o canal ou um desenho qualquer que eu queira esta na boa :) é so saber o k quero k eles fazem-me :) quanto ao perder alguma flow err se meter uma einhem 1024 qualquer perca de flow é minima agora tou é confuso afinal ter so uma camara ou um canal para manter a agua a correr por todo o bloco um pouco mais lento afinal o que é melhor????
 
Eheim 1024?
E em relação à quebra de fluxo ser mínima, bem, a minha 1200l/h está a bombar uns 200l/h por causa das tubagens, radiador e principalmente (quase exclusivamente) o bloco.



p_D_c,
Fizeste uns riscos na base do WB, na parte oposta à da CPU claro. Foi uma táctica de guerra estilo a da Swiftech para aumentar a turbulência?:
base4.jpg


E não (nunca) tiveste problemas de solda a escorrer de entre a base/parede intermédia para a zona central da base?
 
Eu acho que os riscos devem ser para que a solda agarre melhor (penso eu de que...)
Mas os buracos feitos com a ponta de uma broca são porreiros quer para aumentar a turbolencia quer para aumentar aarea de contacto/transferencia de calor
 
Mas para que a solda agarre melhor, ñ é preciso riscar por cima do sítio onde fica o core. Aliás, até é de evitar para que ñ escorra para lá solda nenhuma. Acho eu.
 
Estou mesmo tentado a fazer um WBlock DIY. Acho muito catita este tipo de coisas. Não estou a ver muito bem onde posso arranjar as ferramentas para tal. Talvez o meu avô tenho por la' isso.

Só uma questão, o diâmetro dos tubos é de 1cm? ou de 12mm, o mesmo que 1/2 polegada?

E as molas para os parafusos como tem o Maze2?

Btw, o meu colega de trabalho deu-me uma justificação perfeitamente plausível para este "nosso" hobby.

Quando alguém vos disser/criticar por vocês se dedicarem a isto do WC, etc... respondam com...

"Não era mais estranho se andasse a coleccionar borboletas?" :D
 
Última edição pelo moderador:
Bem So tenho uma duvida, Tu na parte da introdução tens um esquema q mostra, a agua a ir do radiador para o CPU e depois por ai fora.. mas quando vou a secção de Montagem do teu site e vejo a foto do teu PC (presumo q seja o sistema q montas-te) reparo q tens o sistema montado, reservatorio,radiador,chip da mobo, Gráfica, CPU (tando este a levar ja com a agua quente!! ou se não tens o sistema montado ao contrario, que é reservatorio, CPU, Gráfica, Chip, Radiador!! Afinal que esquema usas-te?!

Alem disto, so tenho mais uma coisa a dizer, SIMPLESMENTE FABULOSO O TEU TRABALHO!!! estáva com ideias em mandar vir de fora o sistema, e depois de ver o teu site vou por em prática as tuas ideias... talvez com uma ou outra modificação... Parabens..
 
Neo, ehs cah dos meus, sucateiros 4 ever :D pagar o peso 4 ever :D

a minha duvida eh, essas bombas serao realmente boas, qual a prob de bugarem/tiltarem em elaçao as famoserrimas Eheim ?

a outra duvida eh par ao p_D_c, que raio de solda eh aquela ? sodla de 100% estanho ? ou solda(como jah alguem disse) eletronica ? (normalmente usa.se uma solda do mesmo material que se vai soldar, neste caso seria de cobre...not?)
 
Originally posted by Strakata
Eheim 1024?
E em relação à quebra de fluxo ser mínima, bem, a minha 1200l/h está a bombar uns 200l/h por causa das tubagens, radiador e principalmente (quase exclusivamente) o bloco.



p_D_c,
Fizeste uns riscos na base do WB, na parte oposta à da CPU claro. Foi uma táctica de guerra estilo a da Swiftech para aumentar a turbulência?:
base4.jpg


E não (nunca) tiveste problemas de solda a escorrer de entre a base/parede intermédia para a zona central da base?

Yeps, é mesmo isso :)
Por acaso tinha feito isto antes de sairem esses blocos da Swiftech, e acho que os riscos são melhores do que esses furos, os furos são muito "polidos" na minha openião.
Na teoria se um gajo faz riscos de 1mm de expessura em intervalos de 1mm com profundidade de 1mm, duplica a área de contacto do cobre com a àgua.
Os riscos é preciso cuidado pq a solda tenta ir lá


Gryf: as bombas baratas nao tem problema a meu ver, uma bomba é um motorzinho que põe a girar umas pás, não é um foguetão :)

Orpheu: reservatorio, CPU, Gráfica, Chip, Radiador
mas convém passar do radiador para o cpu, pois bombas mais potentes metem algum calor na água, sim tou a falar das eheim (esta só dissipa 4w)

SUp3rFM: estes são 10mm, mas isso é à escolha do freguês, 1/2" ou seja 12.5mm é aconselhável, é mais dificil pra fazer o block da geforce, só com saidas por cima.
Molas ou sem molas, sem molas é preciso mais cuidado ao apertar.
As ferramentas usadas aqui são basicamente serra de metais berbequim, limas, lixas, e o todo poderoso torno
 
epah tenho aqui akele fio de solda mm dakelas makinas de soldar dos serralheiros kdo soldam o ferro, sera k akilo derrete co macarico? se bem k na makina do meu vizinho serralheiro akilo e a gas e tal portanto deve ser um bokado lixado pa derreter co macarico :(
 
bem depende, se for tipo rolo é pra maquinas semi automáticas e o gás que se usas pra isso é co2, e diga-se de passagem, trabalho com uma todos os dias! agora sempre lhe podes mudar a bobine de fio pra cobre mas terias de usar outro gás visto que o co2 ñ serve! (tb se pode soldar aluminio com co2)
Agora se for tipo vareta comum capeamento á volta esquece, isso são electrodos e soldam por meio de maquinas electricas dde soldar embora se possa soldar combre com essas varetas e um retificador de corrente, o qual tb disponho, mas os resultados são péssimos, pois a ligaçâo fica muito porosa!
se for vareta sem capoeamento, então, podes usar maçarico e normalmente a solda fica boa mas terias de recorrer ao acetileno+ar ou então propano+ar (soluçaõ que eu uso quando falta o acetileno) mas antenção.... tens deusar decapante e este tipo de solda é dificil de aprender( eu hoje ainda ñ a domino a 100% ) visto que ambos os materiais a ligar tem de ser aquecidos ao mesmo tempo se derretes a vareta, pois se ñ o fizeres a solda ñ liga!

Ok depois de uma breve explicação tecnica, fica aqui um aviso:
> sexta feira dia 16 vou comprar cobre ao armazenista ( em principio uma vara com 3 metros) se houver interessados havisem pois compra-se a contar com isso! (muito mais barato que se encontar mesmo no sucateiro)~
Vou tencar ver se arranjo uma barra de 50mm de largura por 20, 10 ou 5 de espessura!
Avisem por pm!
 
PPL, fiz hoje o meu bloko para a GF, fiz akilo tudo em 2h e meia!

Ta mt fixe, mas ainda ñ montei... fiz como esá no site e fikou porreiro !

O cobre arranjaram-me uma barras com 8cm de largura e 20 de compreimento e 5mm de espesura, mais umas com 4cm x 10cm e 10mm de espesura, eram dos barramento dos kuadro eléctricos trfásicos da EDP ! ;)
 
yah Neo, e essa maquina que tu dizes que bule com CO2, foi assim eu tava la e vi um bocado de fio acastanhado enrolado no chao, agarrei logo naquilo, naquela de cravar ehehe....fui de mansinho perguntei o que era...ele n disse nada...foi ao pe da maquina abriu a porta e xarannn...tava la um rolo desse fio dentro e ele dp disse k era um bocado que tinha sobrado...mostrou a bilha de CO2 e dp teve a mostrar uma maquina igual, mais pequena que la tinha pk tinha visto que eu tava interessado...dp perguntei.lhe se podia tirar um bocadinho de fio daquele bocado enrolado que tinha na mao e tal como ja tava a espera ele disse.me pa ficar com aquilo que n era nada...eheheheh!! de qualquer maneira eu tou a vontade pa ir soldar ali na oficina...mas se desse pa fazer o trabalho em casa, excusava de incomodar e eu ate tenho espaco aqui em casa.mas afinal que material e aquele?

Edit> mas afinal ondek eu arranjo placas de cobre?
 
wES... diz-me uma coisa, o que que ele estva a soldar? Ferro? Aço inox? ou cobre? e que se for as duas primeiras esquece pois o fio é composto do mesmo material do que se está a soldar, como ta, se for ferro, terás de o aquecer por volta dos 1200º pra soldar, mas soldar ferro apenas pois ñ dá pra ligar ferro com cobre1 era bo ñ era? :D

onde se arranhja cobre.... o unico sitio que conheço actualmente é em linda-a-velha junto ao quartel dos bombeiros.
agora sempre podes encontra-lo no sucateiro.
è uma questão de sorte! :rolleyes:
 
xiiii...pois e uma serralharia de ferro...gradiamentos e isso pas vivendas...ou seja...akilo alem de n derreter n agarra ao cobre...eu k axava akilo tao bonito...ja tava a ver o fio a derreter lol :(
 
WOW!!!

Great work!!! AMAZING!!!:003: :003: :003: :D

Tou impessionado, ta espetacular. O sogrinho da minha irma é serralheiro e já o vou por a trabalhar.
Só 1pergunta antes da montagem da para ver se o equipamento ta todo a funcionar fixe?

Great job kipp going ;p
 
Não só dá, como obviamente é o que se aconselha. Depois de terem todos os elementos de um sistema de water cooling, percam bastantes horas (dias) com ele ligado para verificar se não há fuga alguma, e se está tudo a correr normalmente. Só depois de terem feito esses testes, montem-no. :)
 
Ja tou a fazer planos para começar a trabalhar segundo o teu projecto soberbo, apenas tou a pensar fazer alteraçoes na peca intermediaria do WB que e oca, eu vou tentar fazer algo deste genero!
 

Anexos

  • image009.gif
    image009.gif
    24,4 KB · Visualizações: 375
Fazer algo assim é complicado, mas vou tentar fazer algo parecido:D :D :rolleyes:
 

Anexos

  • image006.jpg
    image006.jpg
    73,3 KB · Visualizações: 362
Back
Topo