Watercooling por 100€

Antes de mais queria dar os parabéns ao p_D_c pelo trabalho excelente que fez ao explicar como fazer um sistema wc "made in HOME".

Mas tenho umas duvidasitas sobre este assunto.

Já percebi quais os materiais a utilizar, e como fazê-lo, o prob tá na maneira que vou usar pra prender o wb ao processador, visto que se trata de socket370 (p3) e não dá pra utilizar os tais parafusos... Que poderei utilizar no meu caso pra prender o wb ao sochet?

Terei de usar na mm massa témica entre o wb e o core do cpu e grafica?

Tb me ocorre o problema de que a minha mobo não tem orificios perto do chipset pra utilizar tb um wb nele...

Sei que é um pouco maluca a ideia, mas haverá maneira de utilizar wc nas mem's de uma geforce?

Outra ideia maluca: Haverá maneira de desactivar a fan da fonte trocando os dissipadores de calor que a fonte tem por wb's?

Nunca vi uma bomba de agua a funcionar... será mt barulhenta??? è que a minha intenção se montar wc é tb reduzir o ruido.

Será que posso utilizar como material liquido de refrigeração o liquido refrigerante anticongelante que se usa nos automóveis?

não haverá perigo de fugas a médio/longo prazo por wb feitos em casa? (principalmente fugas nas partes que foram soldadas)

Desde já um mt obrigado pela vossa ajuda!:)
 
Posso tentar responder ao que sei. :)

WB para Socket370 (p3) - A Swiftech tem o WB que procuras, vê aqui. Lembro que este wb fica preso à socket, necessitando para isso de muito cuidado à operação de des/montagem do mesmo, para não partir as patilhas. Noutro dia vi um destes a ser vendido no ebay.com por $25.

massa térmica - sim, convém.

orifícios - Não é problema, como já expliquei. Exige é mais cuidado.

WC nas mems da GF - Possível é. A questão é que se vê ainda muito pouco. O gryf lançou uma thread sobre um mod de uma GF4 com WC, no fórum de Overclock & Cooling.

Dissipadores da Fonte - Desactivar a fan é sempre possível. Ainda ontem o Strakata falava no #overclocking sobre fontes com watercooling. Sim, é uma ideia mais maluca. :)

Bomba de água - Faz pouquíssimo barulho. Se fizer algum, será pela vibração que causa. Nada que se possa remediar. No entanto, o barulho é incomparavelmente mais baixo.

Liquido refrigerante anticongelante - Não uses. :)
Para quê? vais trabalhar com temperaturas tão baixas que corres o risco de congelar o líquido? A combinação mais comum é 70% água destilada + 30% Redex (Anti-corrosão/anti-fungos).

WB feitos em casa - Como em tudo o que tens, convém dar um olho das coisas para ver se está tudo OK com elas. Basta isso. :)

uff!
 
Mt Obrigado SUp3rFM!!! ;)

No entanto se alguem quiser acrescentar alguma resposta mais detalhada, ou mm que possua/conheça sites com imagens de como montar wb em fontes e mem's da gráfica...

Continua uma dúvida minha que o SUp3rFM não respondeu... É que na minha board não tenho onde agarrar o wb do chipset...

Obrigado!

:001:
 
Sei que o Redex é pra evitar corrusão dos metais nos wb...

Pelo que andei a ler no site do p_D_c

Já agora, alguem aqui tem imagens ou até instruções de montagem de um wb que tenha uma aplicação em socket e não nos tais parafusos do socket. O meu socket é o 370... De preferência que use os pinos de plástico todos!
:001:
 
Originally posted by oc_nightmare
só uma cena: o redex evita a corrosao galvânica??

O primeiro radiador que eu tive (de alumunio), utilizei-o durante 1 ano com água destilada, estava quase fechado com a corrosao galvanica, parecia cimento por dentro. Depois de uns 2 meses com redex, akilo foi-se limpando, e depois fui mudando de mês a mês o liquido e estava cada vez melhor, no fim ficou limpinho e o redex evitava mais corrosao.

Uma coisa que aprendi.
Corrosao galvanica evita fungos, por isso é que tive quase 2 anos sem tem problemas de bichos.
Num loop completamente em cobre, a historia é diferente, com àgua destilada só, consegui ficar com bichos em somente 3 semanas, por isso é que convem utilizar algum anti congelante ou outra coisa que mate os bichos.

Isso do WC pra PSU e discos é uma coisa que está planeada para meios de setembro.
Ao por WC na PSU fico com uma fan no sistema :D
 
Então segundo o p_D_c tb se deve de usar anti-congelante em pouca quantidade, certo?

è que eu se fizer um sistema de wc no meu pc, queria ver se tb arranjava um radiador em cobre pra ficar com tudo em cobre... será o melhor não?

Já agora, onde poderei arranjar radiadores full cobre? Há algum site que venda disso em pt?

Depois quando experimentares por wb na psu e discos avisa, pois vai ser um estrondoso silencio!

Obrigado! :)
 
Eu compro radiadores heather core todos em cobre (ainda ontem comprei outro para o Madcoto), numa *loja* perto de minha casa, na Charneca da Caparica. O preço deve de rondar os €30/35. São do Opel Corsa B e as dimensões são de 19x16x5.

Se precisares de ajuda, ou alguém precisar de ajuda, que fale comigo.

WC nos discos? omg, a febre atingiu-te mesmo. :D
 
Eu só falei em discos poix o p_D_c tb falou.... nunca tinha pensado nisso até ele falar e penso que é inutil... pois não tamos a substituir ventuinhas nem nada....

Percebido pk que eu falei em hd's?
 
Hexiste WB para os diskos !

WC%20HDD.jpg


Tb estava a penssar em fazer um... tenho é de arranjar cobre e tempo ! :D

Agora esse da PSU é k eu nunca vi... se já tiveres alguma ideia para arrefecela diz ! ;)

heldermf: Se for um sistema normal de WC usa pouco anti-congelante, +/- 25%.
No caso de estares com ideias de atingir temps negativas ... mete mais anti-congelante ! :D
 
Não, não tou com ideias de atingir temperaturas negativas! Mas se mudar pra wc quero ver se fico com um bom sistema, por um preço porreiro!

Ouvi dizer que temperaturas abaixo dos 0º podem danificar os componentes... certo?

Quanto aos discos rígidos penso que não tenho necessidade disso, pois depois de um dia inteiro de uso os discos estão a 33/34º. Penso que não será mt!

Quanto à psu, normalmente elas têm uns dissipadores de calor que são arrefecidos pela fan que têm. Se esses dissipadores fossem substituidos por wb penso que ficaria um bom trabalho!

Obrigado pela ajuda!:001:
 
Originally posted by SUp3rFM
Eu compro radiadores heather core todos em cobre (ainda ontem comprei outro para o Madcoto), numa *loja* perto de minha casa, na Charneca da Caparica. O preço deve de rondar os €30/35. São do Opel Corsa B e as dimensões são de 19x16x5.

Se precisares de ajuda, ou alguém precisar de ajuda, que fale comigo.

WC nos discos? omg, a febre atingiu-te mesmo. :D

Obrigado! Se precisar de alguma coisa eu entro em contacto ctg! Já agora esse tamanho de radiador é normal? Não há mais pequenos?
 
As temp's negativas ñ estragam nada a ñ ser k haja condensação...
Mas com WC o minímo k xegas é +/- 20ºc no Inverno...

Os meus diskos estão sempre a 40/43 ºc , ñ será muito ?

Kuanto á PSU... n é assim tão simples, a FAN ñ arrefece só os dissipadores, mas tb os componetes k ñ os têm ! É mt dificil arrefecela...
 
OK
agora perguntas do meio funcional

o teu esquema tem:
" Bomba ->RAdiador ->Cpu ->GPu ->depósito "

n sei se vai dar ao mesmo mas.... sempre tive a ideia de ser assim:
" Bomba ->CPu ->GPU ->Radiador -> depósito "

ò Gurus do WC digam la kual usam
 
Tenho a 2ª forma...

É praticamente a mm coisa, mas da 1ª forma o deposito fika com água kente...

Por diverssos motivos convem ter o deposito com água fria... ;)
 
Radeon?...

O teu artido tá xlente p_D_c.
O que eu queria saber é se o esquema de WB para GPU também se aplica a uma Radeon 8500...
A minha board n tem buracos para os parafusos à volta do cpu!
Há alguma alternativa?
 
relativamente a WC para discos, a koolance tem uma solução interessante, mas na realidade quem é q vai c@gar o disco todo com aquela massa?

Embora isto faça sentido, pq na foto acima, o WB está por cima do disco e com aquela massa tb podem por por baixo e arrefecer tudinho.

PDC, porra acho q me convenceste a fazer o WB e afins, parabens.
 
Back
Topo