1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

WaterCooling - primeiro kit

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por norim_13, 4 de Agosto de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 900)

1. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Boas pessoal,
    Queria iniciar-me no watercooling, mas nao percebo mt disto. tenho as noçoes principais. sei os componentes de um sitema de watercooling... mas, o que escolher? fiz uma primeira configuração apenas para cpu (mais tarde grafica, chipset..). o que queria é que dessem a vossa opinião acerca dos componentes do WC que escolhi e que dissesem se falta alguma coisa:

Bloco CPU: D-Tek Fusion Cpu Waterblock V2 - 65€

Reservatório: Reservatório Repack Black 5.25 - 36.60€
    ou Reservatório EK Multioption 250 Rev.2 - 36.60€
    ou MCRES Micro Hi-Flow - 17.90€

Bomba : Bomba Laing DDC 12v Plus - 74.90€

Radiador: Radiador Black Ice GT Stealth 240 - 44.53€ (estou mais virado para este)
    ou Radiador Airplex Evo 240 - 29.75€

Tubos: Feser Tube - Azul UV 1/2 - 7.50€

Líquido:Liquido Watercooling Feser One - Azul UV - 1Ltr - 10.90€

1 - Qt aos conectores nao sei o que preciso. expliquem-me melhor para que servem pf.

2 - Preciso de ajuda na escolha da bomba (pois nao sei se aquela é boa para o preço ou se há melhor pelo msm preço)

3 - , no reservatório (digam-me qual é mais funcional)

4 - e no radiador (compensa investir no blackice ou o airplex chega, ou aconselham outro?).

5 - Os tubos nao sabia que medida escolher. 1/2" é bom? ou aconselham maior ou menor?

Deem a vossa opiniao e se quiserem postem configurações feitas por voces que considerem ideais até 250/300€...

Cumps

EDIT: ah, esquecime das ventoinhas para o radiador, mas isso é o menos importante (mas já agora: quais aconselham?)

Última edição: 4 de Agosto de 2008
  2. Marco André

Marco André Power Member

Boas norim_13,

1- Conectores servem para ligares as extremidades dos tubos aos blocos. Normalmente precisas de 2 para o bloco, 2 para o radiador, 2 para o reservatório e 2 para a bomba.
    Os conectores que vais precisar dependem da medida de tubo que escolheres e dos blocos também. Tens que ter em atenção o tamanho da rosca mais comum é G1/4 e depois o diâmetro do tubo que vai encaixar lá, neste caso 1/2.

2- Eu gosto muito da Laing mas só com o poweradjust. Aconselho-te a dares uma vista de olhos na Swiftech MCP655.

3- O último, talvez :)

4- Black ice é muito bom. Dá uma olhada no GTS-Lite 240!

5- O diametro do tubo, no meu entender, é mais uma questão de gosto do que outra coisa mas pronto. 1/2 é um tubo de grande diametro... Eu uso 3/8 e no inicio usei 8/6. É uma questão de passares na área de projectos e veres como fica cada uma das dimensões :D

Ventoinhas... Duas Noiseblocker Black Silent XL1 :D

3. norim_13

bgd pela resposta. o que eu n percebo mt bem é o diametro dos tubos... pensei que a fracçao que indica o tamanho fosse o diametro em polegadas... mas pelos vistos um tubo 1/2" é maior que 10/8" (ou não??...) 1/2=0.5 é menor que 10/8=1.25. ou esse valor é a espessura das paredes do tubo...
    o radiador gts-lite é melhor que o gt? ou indicaste por ter performance semelhante a preço menor?

dizes que os tubos 1/2 encaixam nas roscas 1/4. existe alguma tabela com os diametros de tubo (ou seja lá o que for) e o tipo de roscas equivalente??

Cumps

EDIT: parece que estou a fazer uma confusao mt grande nos conectores... como é que é? de um lado a rosca (normal é g1/4) e do outro o sitio para ligar o tubo (varia conforme o tubo que usarmos)??

4. Marco André

Marco André Power Member

O primeiro numero corresponde ao diâmetro exterior e o segunda ao diâmetro interior. E sim, de um lado interessa saber que rosca usa do outro tem a ver com o tubo que usas.

Exactamente. Os GTS-Lite valem cada cêntimo :D

5. rav3n

rav3n Power Member

por experiencia propria, a versao normal tenho de lhe encostar o ouvido para ouvi-la
    a versão plus é mais ruidosa, mas nada de anormal, e mesmo assim o pc é bastante silencioso; só tenho uma esponja por baixo para absorver vibraçoes
    no entanto com power adjust é um must

podes aplicar diferentes tipos de conectores desde que arranjes um topo em acrilico(há versoes com reservatório incluido). ela de origem é 3/8

na mcp655 vais ficar limitado aos conectores de origem(1/2), no entanto para alto fluxo é a bomba de excelencia

em relaçao ao resto tb concordo com o marco_andre, esqueceu-se apenas de referir que algumas medidas sao em polegadas(1/2 e 3/8) e as outras sao metricas

6. norim_13

o que significa um tubo ser 1/2? respondam pf

Última edição: 6 de Agosto de 2008
  7. norim_13

8. rr_abt

rr_abt Power Member

tamanho interior do tubo

9. Patuga

Patuga Power Member

Boas,
    ora bem... falta-te aí um topo de acrilico para a laing, ou então trocares os conectores do bloco do cpu para 3/8" e usares tubo 3/8" juntamente com ele. outra alternativa seria usar tubo de 1/2" com uma bomba swiftech Mcp655.

quanto ao reservatório, o mais facil de usar e mais eficiente na remoção do ar é sem duvida o mc-res micro. o repack não é indicado para usar com alto fluxo.

Quanto ao radiador, podes usar um Black ice gts-lite 240. vale a pena face a um airplex evo, sem duvida ;) ou se tiveres um pouco mais de altura para dispensar, vai para o irmão mais "gordo" o GTX-lite ;)

os conectores a usar seriam barb para tubo de 1/2". irias precisar de 2 para o radiador. a bomba não precisa, o bloco cpu já trás, bem como o mcres micro ;)

Partilhar esta Página