Watercooling ... prob...

Morpheus

Banido
pois bem ... o meu prob é apenas relacionado com umas duvidas algo manhosas...

eu tenho 2 radiadores um de 120 e outro de 240 ambos black ice e uma bomba eheim 1046 com o reservatorio da Innovatec incluido e um bloco 1a cooling hv3... para quem conhece minimamente o conjunto sabe que os tamanhos das roscas innovatec são maiores que os usados originalmente no bloco de 120 e no bloco 1a cooling (as inovatec são 1/4 e as do 1a cooling são 1/8 acho eu que estas são as medidas certas)... o meu problema prende.se com o facto de ter notado que o fluxo está baixo ... demasiado...

rad 120 e bloco cpu -> rosca mais pequena que innovatec

rad 240 e reservatorio mais bomba ->rosca da innovatec...

a questão prende.se com o simples facto de :

Deveria eu converter o sistema todo para o tamanho mais pequeno das roscas para colocar o fluxo todo por igual em todos os componentes?

outra pequena questão:

tendo eu uma bomba eheim 1046 poderia eu meter uma bomba aquastream no conjunto no caso de eu querer adicionar mais um bloco para o cpu e mais um reservatorio dos grandes?

que vantagem teria eu em adicionar mais uma bomba ao conjunto? o maior fluxo gerado pelas bombas e com um reservatorio maior ajudaria em alguma coisa?

o sistema actualmente está:

bomba->rad 240->cpu->rad 120->reservatorio(bomba)

antigamente estava com um bloco para a ati que obviamente já n está ligado... :rolleyes:

desde já o meu obrigado
 
acho que devias por bomba>rad>rad>cpu>deposito>bomba
o fluxo nao interfere neste tipo de sistema(Já está provado)
mas para termos estéticos acho que devias por as roscas todas iguais
 
é ... mas o sistema vai levar ajustes ...

estou a pensar em meter um cooler na placa grafica logo o sistema vai aquecer uma beca ... portanto n me posso dar ao luxo de ter um fluxo tão baixo ...

o que eu estou a pensar é adicionar um reservatorio, um cooler para a grafica e talvez com uma segunda bomba tipo aquastream a coisa ajudava ... certo?


as roscas são de aparencia todas iguais ... o meu problema prende.se com o simples facto de o seu encaixe ser mais pequeno em relação ao tubo ao qual estão ligados!! ou seja cenas de 1/8 ligadas a roscas 1/4...
 
Última edição:
isso nao deves ter problemas. se axas qeu tens isso com pouco fluxo ve cada um dos componentes
ve se por acaso o hv3 nao esta entupido com algo, qualquer nanha.
Depois ve o resto, mete a bomba a passar agua só por 1 radiador, só pelo outro radiador etc
assim é mais fiavel de ver o que se passa.
 
todavia será aconselhavel comprar uma bomba do tipo aquastream para este sistema ? sei que a vantagem é que podem ser controladas a nivel de software o através do aquaero o que me parece mto fixe ...o que acham?

n existe espiga de haver 2 bombas no mesmo circuito?
 
atençao que já está mais que provado que os fluxos nao afectam em water cooling
tens a mesma temperatura tanto com muito fluxo como com pouco por isso pouco importa..
tens de comprar é uma bomba que te garanta estabilidade e confiança ,a minha escolha seria a aquastream sem duvida alguma
 
[offtopic]

atençao que já está mais que provado que os fluxos nao afectam em water cooling tens a mesma temperatura tanto com muito fluxo como com pouco por isso pouco importa..

(nota: não é uma flame)
... o que é errado. O fluxo que obtens no sistema afecta todo o sistema.

No entanto, há limites superiores em que a performance do sistema , não se altera significativamente, mas a alteração existe , não é zero. Se estás a adicionar energia ao sistema (bomba), ela não desaparece.
Nisso, se disseres que, não vale apena aumentares a bombagem no sistema, devido a teres ganhos reduzidos (até desprezáveis), ai já podes ter razão. Mas isso depende de sistema para sistema. Admitindo que já tens um caudal óptimo , precisarias uma bomba bem mais forte que a corrente para ganhares algo visível , o que muitas vezes não é prático , e a própria bomba adiciona calor (porque também aquece) ao sistema, ou por ser demasiado grande/barulhenta. O inverso é verdade também, se reduzires a bombagem de modo a o fluxo é reduzido, o sistema vai subir de temperatura.

E provávelmente ao contrário que pensas, os radiadores não respondem melhor a caudais baixos.
Para baixos respondem pior, e para altos, a partir de um certo valor, tanto lhes dá, já que dependem muito mais do caudal de ar a passar por eles que o de água.

http://www.overclockers.com/articles481/index05.asp
Exemplo de testes fisicos realizados pelo Bill Adams (Thermal Managing).

Dando um exemplo. Se usares um sistema 1/2" da Danger Den, ou 1/4" da Alphacool a coisa têm dinâmica diferente, usam fluxos diferentes, e respondem com temperaturas diferentes para esses fluxos diferentes. O de 1/4" é muito mais restritivo que um de 1/2", logo precisaria de uma bombagem mais forte para conseguires ganhos maiores que num 1/2". Logo ai, a bomba precisa de ser escolhida para obtermos um fluxo adequado ao sistema.

No entanto, note-se que, um sistema menor (1/4") bem construido, versus um 1/2" mal (ou medíocre), o primeiro ganha. As coisas , como disse, tem de ser construidas com pés e cabeça, tendo em conta tudo, porque tudo influência, nem que seja um mínimo.

Se a bombagem num sistema de àgua, fechado, fornecendo um caudal, fosse irrelevante, metias uma bomba de aquário para uma instalação industrial. Não é o que acontece, pois não?
Não vou por uma bomba de 1 L por hora no meu WC. Nem vou por uma de 5000.
A bombagem tem é de estar adequada ao sistema, e nisso , sim, é importante.
Um sistema industrial é exactamente igual em base e príncipio a um sistema de arrefecimento de um pc. Convém é saber quando se está a abusar (isso é que é mais complicado e igualmente importante).

O que precisas de falar é em contexto e proporções.
Não é a mesma coisas concluir o fluxo não influência alguma , do que dizer que os ganhos são pequenos (mas existem, e influenciam). A primeira induz a erros grosseiros.

[/offtopic]

Morpheus:

- se quiseres meter duas bombas, mete em série, mas o mais provável é a aquastream dar conta do recado. Mete, se não estou em erro, primeiro a 1046 e depois a a Aquastream, caso estejas prai virado.
- consegues aproveitar marginalmente melhor os ganhos se tentar manter através do sistema, o mesmo tamanho de tubagem, de preferência maior se puseres efectivamente a segunda bomba. Tens menos restrição (devido à tubagem, principalmente), logo um pouco mais de caudal.
- O wingpilot tem razão num ponto, que é na fiabilidade da bomba. Ganhar "medo" ao sistema de wc devido a faltas de fiabilidade é de evitar.
 
a bela da aquastream parece.me uma mto boa compra para alem do extra de poder ser controlada pelo aquaero...

QuasaR:

Nem tudo se resolve em juntar uma bomba mais potente mas sim fazer funcionar melhor aquilo que eu tenho duvido que uma bomba mto mais potente fosse deveras o ideal mas sim um conjunto pois existem certas passagens que poderam atrofiar o fluxo ... o bloco que tenho no cpu é talvez o elemento X da equação mas tb pode ser o radiador de 240 que me está a estragar o juizo ...

sei de ante-mão que por vezes os reservatórios tb pregam por vezes partidas... depende da maneira como estão colocados...
 
Back
Topo