1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Watercooling?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por GraveSleepy, 27 de Junho de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 936)

1. GraveSleepy

GraveSleepy Power Member

Boas.

Gostaria de saber se recomendam WC no PC, é seguro? Não ha riscos de fuga? E já agora alguém me podia explicar como é composto 1 kit completo de WC e como funciona. Terá de se trocar o liquido?

É que estou a pensar em meter WC no PC mas não percebo nada disso e gostava que alguem me explicasse.

Cumps

2. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

3. Marco André

Marco André Power Member

WCooling é bom e recomenda-se :D Então com o calor que se avizinha...

Há riscos mas no caso de uma montagem profissional são diminuídos de tal forma que nem tens com que te preocupar :D

Basicamente para montares um sistema de watercooling precisas de uma bomba de água, reservatório, radiador, tubo, líquido, conectores e blocos para os componentes que pretendes arrefecer :)

Edit:
    You must be joking :coolshad:

4. dearxz3vil

dearxz3vil Power Member

dos reviews que vi..
    vi varios de varias marcas e thermaltake pareceu me os melhores mas como sabes sou noob em watercooling

5. GraveSleepy

GraveSleepy Power Member

Mas é preciso trocar o liquido? Que quantidade necessita?

6. Marco André

Marco André Power Member

Há quem recomende manutenção de 6 em 6 meses... A quantidade, depende do tamanho do circuito. Tenho um com talvez 3/4 de litro.

7. GraveSleepy

GraveSleepy Power Member

Eu penso meter Watercooling apenas no CPU e na motherboard...

8. Marco André

Marco André Power Member

A motherboard pode levar até 4 blocos (se não estou em erro). :)

9. rav3n

rav3n Power Member

dizem que se deve mudar no maximo de ano a ano

a quantidade de liquido depende essencialmente do tamanho e metros de tudo e tb do tamanho do reservatório

10. GraveSleepy

GraveSleepy Power Member

Mas não poderá levar apenas no chipset?

Sabes me dizer quantos litros levam os reservatorios mais pequenos?

11. se não quiseres não precisas de meter no chipset(eu nunca meti), normalmente só se mete no cpu e na grafica, quanto aos litros, eu com um sistema com um radiador de 120 reservatorio, mais bloco cpu e grafica, 1 litro dava para 3 vezes, mas depende muito do radiador, blocos, reservatorio, tubos etc... o meu reservatorio levava 200 ml

12. luxboy

luxboy Power Member

quanto mais likido mais capacidade de arrefecimento tem, visto que o liquido demora mais a dar a volta completa e tem mais tempo para arrefecer..

13. rav3n

rav3n Power Member

isso vai dar praticamente ao mesmo, pq ao fim de uns minutos a temperatura estabiliza, pelo menos em cada ponto do circuito

tenho o reservatorio quase no minimo, ja o tive cheio e vai dar ao mesmo

o reservas estar cheio só ajuda a dissipar algum calor se for em aluminio e/ou esteja num local onde receba um airflow jeitoso

o meu é em acrilico ou plexy, portanto é me indiferente
    as dimensoes sao 100x76x38mm, e é praticamente essa a capacidade(290 ml se nao me enganei nas contas)

e nao é por teres mais ou menos liquido(no reservatorio) que o fluxo se altera; excepto se essa quantidade adicional de liquido estiver num ponto do circuito que ajude a criar coluna de agua, tipicamente num ponto mais alto e antes da bomba

mas penso que para criar esse efeito adicional tem de ser um reservas grandito

e mais uma coisa
    quando o Marco André referiu os 4 blocos devia estar a referir-se, a mosfets(1 ou 2), NB e SB
    se as Mobos trazem dissipadores nos mosfets por alguma razão é, e retira-los e por apenas WC no NB pode nao ser boa ideia
    estou-me a referir especificamente a MB's com coolers ligados por heatpipes(sao bastante comuns), que sao uma trampa para quem por WC

Última edição: 27 de Junho de 2008
  14. Boas,
    se fores optar por colocar só no processador e como dizes que não percebes muito de WC o mais simples é o swiftech 120 ,traz a bomba incorporada no bloco e reservatório no radiador é de alto fluxo e fica por €123. São a bem dizer só 2 peças.

Senão crias um conjunto, tipo:
    1xSWIFTECH - APOGEE GT
    1xBLACK ICE PRO
    1xAlphacool - AGB-Eheim 600 Station II 12V
    6xConector de rosca G1/4" para tubo 8/6mm
    1xAlphacool - Aditivo para água Tec Protect Plus 0,5lt
    1xTubo PUR 8/6mm Azul UV Activo
    1xArctic Cooling - Fan 12 120mm

148.20EUR

e dá para ao longo do tempo ir melhorando e adicionar mais blocos para gráfica, chipset, etc.
    Se essa já for a ideia, podes já optar por um radiador de 2x120mm

Cumprimentos

15. rav3n

rav3n Power Member

o swiftech "all-in-one" segundo o que ouvi dizer nao é grande coisa

CarlSaint, o kit custom que sugeres no geral é inferior ao que eu tinha sugerido(com excepçao do bloco cpu) e tb é mais caro

além do mais é preferivel tubo 10/8 a 8/6, na minha opiniao

e encontrei a tal loja de que andava à procura :lol:

Partilhar esta Página