WC com controlo externo? ou a ar? opinião

maxim

Power Member
Boa tarde,

tenho neste momento um conjunto Asus Maximus Iv Extreme+i7 3770k (substituiu um i5 2500k) e continuo a usar um Corsair H80(4-5anos), meti uma nova pasta e siga.
este cpu com um overclock a 4.3 facilmente chega uns 75-78C a jogar, no setting mais baixo do controle de ventoinhas do Corsair, tem 3 posições o botão, metendo no 2 a temperatura baixa para 70-72c mas o barulho é já algo elevado.

o problema é que eu só controlo estas velocidades tirando o painel lateral e mudando eu a velocidade fisicamente(carregando no botão, numa das 3 velocidades), o que é um pouco chato e nem sempre estou a jogar apenas a trabalhar e não acho que precise da opção 2 e bastava a posição 1 que faz menos barulho.

já vi que este modelo H80 antigo o corsair link nao controla velocidade da ventoinha, por isso gostava de saber as opções que eu tenho para:

Aumentar a velocidade das ventoinhas quando precisa apenas, e reduzir se não estiver muito quente.
Ser automático, ou de ter um acesso fora da caixa?
Pode ser a Ar ou WC, mas se for WC, de preferencia do mesmo estilo, 1 radiador e 2 ventoinhas.
orçamento: tipo 150€

muito obrigado
 
Última edição:
a tua board têm controlo de velocidade, porque nao ligas a ventuinha diretamente a board e controlas por lá?
Podes depois definir a reta na aplicação da asus no windows para um finetunning melhor.
 
a tua board têm controlo de velocidade, porque nao ligas a ventuinha diretamente a board e controlas por lá?
Podes depois definir a reta na aplicação da asus no windows para um finetunning melhor.
vou olhar para aquilo... mas que aplicaçao da asus para depois controlar? eu o que li foi que se ligar á board vao estar á velocidade maxima? e depois usou uma app para controlar? em vez de automatico é isso?
obrigado
Paulo
 
não é para ofender, mas és a 3 pessoa que apanho hoje com uma board cara da asus e depois nao faz idea do que têm em mãos...

só é a 100% se for apenas molex, depois tens as fan de 3 e 4 pinos (sem e com PWM) e mesmo que não tenha o 4 pino, tens boards que permitem o controlo em FANs com 3 pinos modelando directamente no pino da voltagem.

se não estou em erro é a ASUS AI Suite, ve no site da asus de suporte, tens la o download.

ha de ser algo assim
412731d1304868717-asus-ai-suite-ii-aufzeichnen2.jpg
 
não é para ofender, mas és a 3 pessoa que apanho hoje com uma board cara da asus e depois nao faz idea do que têm em mãos...

só é a 100% se for apenas molex, depois tens as fan de 3 e 4 pinos (sem e com PWM) e mesmo que não tenha o 4 pino, tens boards que permitem o controlo em FANs com 3 pinos modelando directamente no pino da voltagem.

se não estou em erro é a ASUS AI Suite, ve no site da asus de suporte, tens la o download.

ha de ser algo assim
412731d1304868717-asus-ai-suite-ii-aufzeichnen2.jpg

none taken... eu até comprei o conjunto IV+2500k usado aqui no forum, num bom negocio na altura. E pessoalmente nunca perdi tempo a saber todas as caracteristicas desta board que era cara e boa. eu percebo que para um geek(sem ofensa) são perguntas básicas e um desperdicio de bom material, antigo mas bom.... o meu hobby sério é fotografia e também vejo muita gente com material demasiado bom e a fotografar no automatico... mas por isso mesmo é que perguntei aqui para me ajudarem.
cumps
 
o teu geek é de outro lado :)
é quase impossível encontrar ninguém com um hobby.

menos mal, eu depois quando montar o meu equipamento de fotografia (espaço, satélites principalmente) e criar um post depois podes ir lá mandar vir das más escolhas :p

sé é material em segunda mão bom e especialmente mais barato, óbvio que é de aproveitar e a tua analogia do automático aplicasse perfeitamente.
 
As fans que vêm nesse kit andam a rondar os 90 de airflow com sete e meio de pressão estática (assim de cabeça, salvo erro).
Na minha opinião se trocasses por umas Noctua NF-P12, ganhavas em silêncio e airflow. Ligas as duas à board e controlas pelo software, parametrizado à tua preferência.
 
o teu geek é de outro lado :)
é quase impossível encontrar ninguém com um hobby.

menos mal, eu depois quando montar o meu equipamento de fotografia (espaço, satélites principalmente) e criar um post depois podes ir lá mandar vir das más escolhas :p

sé é material em segunda mão bom e especialmente mais barato, óbvio que é de aproveitar e a tua analogia do automático aplicasse perfeitamente.


combinado, mas espaço não é mesmo a minha praia, muito stacking, filtros xpto, máquinas arrefecidas a liquido/dryice.. eu sou mais fotografia de paisagem/viagem :)

muito obrigado :)
 
não é para ofender, mas és a 3 pessoa que apanho hoje com uma board cara da asus e depois nao faz idea do que têm em mãos...

só é a 100% se for apenas molex, depois tens as fan de 3 e 4 pinos (sem e com PWM) e mesmo que não tenha o 4 pino, tens boards que permitem o controlo em FANs com 3 pinos modelando directamente no pino da voltagem.

se não estou em erro é a ASUS AI Suite, ve no site da asus de suporte, tens la o download.

ha de ser algo assim
412731d1304868717-asus-ai-suite-ii-aufzeichnen2.jpg
a minha board nao tem o ai suite 3(nem actulizar), apenas o 2 e o 2 é muito simples, nao tem perfis de ventoinhas.

Por isso penso que o melhor seja mesmo substituir as ventoinhas? engraçado... ou nao, mas o HWMonitor nao faz distinção entre as varias velocidades do corsair e diz que está sempre a 2050-2100rpm?? será aqui o problema?

as 2 ventoinhas do H80 estao ligadas ao h80, mas depois do h80 está ligado por ficha 3 pinos ao "cpu fan" da MB

quais serao as minhas opções? obrigado
 
Última edição:
Não tem não.
Acho que algo está errado no meu PC. A temperatura máxima entre a velocidade máxima e a mínima apenas muda uns 5c mas o barulho da ventoinha aumenta imenso e a medição muda de 38 para 50 em 5 segundos. Não sei qual o problema :(
 
As fans que vêm nesse kit andam a rondar os 90 de airflow com sete e meio de pressão estática (assim de cabeça, salvo erro).
Na minha opinião se trocasses por umas Noctua NF-P12, ganhavas em silêncio e airflow. Ligas as duas à board e controlas pelo software, parametrizado à tua preferência.

talvez seja mesmo uma das melhores hipoteses? mas se tenho 2 ventoinhas... ligo onde? deve haver splitters para ligar 2 ventoinhas a 1 encaixe nao?

ou como as noctua devem ser melhores, ligo as 2 ao corsair e com o setting mais silencioso deve chegar?
 
É uma questão de experimentares, não perdes nada ;)

só o dinheiro...
porque se depois não é suficiente no mínimo continuas na mesma.

Se tivessem nesta situação, comprariam um H80I v2 ou um a Ar? o melhor a Ar é tão bom como estes kits da corsair? se sim qual?
e quais as minhas opções? procuro algo bom e que só acelere quando precisa :) e mesmo assim se possivel sem muito barulho.

o meu orçamento até 150€ de preferencia, e simples :)
 
nenhum, resolvia o problema sem gastar dinheiro, tu tens um bom cooler, simplesmente nao tens o controlo das ventoinhas a trabalhar dinamicamente e deve estar a precisar de manutenção.

estas a perguntar se deves comprar uma carro ou uma carrinha quando já tens um carro que só precisa trocar o oleo.

Limpa as ventoinhas, limpa o radiador, e no máximo gasta 5€ numa massa térmica, que deve ser a de origem, logo ai deves baixar a temperatura bastante.
 
só o dinheiro...
porque se depois não é suficiente no mínimo continuas na mesma.
nenhum, resolvia o problema sem gastar dinheiro, tu tens um bom cooler, simplesmente nao tens o controlo das ventoinhas a trabalhar dinamicamente e deve estar a precisar de manutenção.

estas a perguntar se deves comprar uma carro ou uma carrinha quando já tens um carro que só precisa trocar o oleo.

Limpa as ventoinhas, limpa o radiador, e no máximo gasta 5€ numa massa térmica, que deve ser a de origem, logo ai deves baixar a temperatura bastante.

as ventoinhas/radiador estão limpas (aspiradas) :) e como disse no primeiro post, mudei de um 2500k para um 3770k, logo a massa termica é uma artic silver 4 ou 5 com apenas 2 semanas.

Vou começar por trocar as ventoinhas por umas noctua e se nao gostar do resultado, mudo de cooler, agora... a minha pergunta, há algum cooler a ar que seja tão bom como estes kits da corsair?

o problema nao é gastar dinheiro, é ter as coisas a funcionar ate 150€ que considero um valor já bem bom.
 
Mas ele queixa-se do barulho que as fans fazem... se optar por umas que fazem mais airflow com menos rotação, vai ganhar em tudo e não precisa de gastar 1/3 do que pretende..
 
Fui buscar as noctua e já montei. Sem dúvida que o ruído é muito menor na velocidade 2 e 3. Mas as temperaturas exactamente iguais. Será que o sensor está bom? As oscilações de 10graus em segundos acontecem na mesma e diz que a velocidade das ventoinhas é sempre a mesma, o que deve ser porque não há uma real comunicação entre o sensor e o Corsair.
 
Back
Topo