WC completamente Home made[Inicio-ideias]

eldiablo

Power Member
Boas

Já ando pra fazer uma coisa destas há cerca de 2 anos lol ....mas só agora é que me decidi, bem o orçamento que previ para o mesmo não pode passar dos 30€

Bem eu já tenho

Cooler que vai ser o bloco de cpu

Bomba vou comprar de aquario 15€

Reservatório vai ser em aluminio, se n conseguir la vai em plastico lol :p

Tubagem e conectores compro no AKI balatinho tubo de 10 a 0.80 o metro nada mau

o radiador vou utilizar o de um AC vellho...ainda n o inspeccionei, Tb pensei em fazer um com a tubabem de AC que é totalmente em cobre tipo uns 4 metros em espiral ou caracol tem é que ter pelo menos a largura de 8/9 mm...

Acrilico tenho a farta


é assim eu tou a pensar fazer o exterior do cpu com Acrilico deixar so a parte de contacto de fora, mas eu não tou a ver como o colar, tenho medo que a cola derreta ou coisa do género o meu plano B é a solda e fazer em aluminio

será que a bomba de 400l/h dá? tenho uma de 74l/h da TT e chega e sobra no Big water

O que peço é Ajuda em tudo o que puderem Tutorials, ideias, etc

o cooler é tipo este vou fazer dele o bloco de cpu para o 775... que me dizem ?
http://www.red-com.biz/images/IMG_COOLER%20PARA%20AMD%20K6%20II%20CONECTOR%20PARA%20MOTHER-undefined.jpg

espero em março ter tudo feito...agora vou fazer aos poucos altura de exames não há muito tempo:x2:


CUMPS
 
se isolares bem o cooler, pode muito bem dar para fazer um bloco...
quanto ao projecto, muito bem, vai postando fotos po ppl ver.cumps e boa sorte.
 
boas, tenho a dizer que misturar cobre com aluminio num sistema de WC é muito má ideia por causa da corrosão, de resta nada a apontar ;)

para te ajudar mais tens k ser um pouco mais especifica, está um coto vago... para tirares ideias ou saber como se faz algumas coisas dá uma espreitadela nos projecto de WC deste forum, há pelo menos 2 projectos de WC home made muito bons ;)

eu também estro a brabalhar num projecto de WC mas a falta de tempo não ajuda msmo nada :(

cumps
 
corroi? como é que corroi não estou a percer pk o aluminio não reage com o cobre...desculpa la mas eu acho que isso n tem mal nenhum, pois se não repara tens varios kits de Wc com radiadores em cobre ou em aluminio e o bloco em aluminio ou em cobre respectivamente...não deve haver qq tipo de problema so se for com o liquido que for usar. mas obg pela atenção se tiver errado coloca a reacção que provoca isso :P .

Bom o que eu gostava de saber, já que vou ter de fazer o bloco e tava a pensar usar acrilico para o vedar, qual o tipo de cola que é o mais aconselhavel visto que a temperatura pode ir aos 45º ( espero media de 30-35) jogando assim pelo seguro e comprar algo que resista a temperaturas elevadas... é a minha primeira questão.

cumprimentos
 
corroi? como é que corroi não estou a percer pk o aluminio não reage com o cobre...desculpa la mas eu acho que isso n tem mal nenhum, pois se não repara tens varios kits de Wc com radiadores em cobre ou em aluminio e o bloco em aluminio ou em cobre respectivamente...não deve haver qq tipo de problema so se for com o liquido que for usar. mas obg pela atenção se tiver errado coloca a reacção que provoca isso :P .

Bom o que eu gostava de saber, já que vou ter de fazer o bloco e tava a pensar usar acrilico para o vedar, qual o tipo de cola que é o mais aconselhavel visto que a temperatura pode ir aos 45º ( espero media de 30-35) jogando assim pelo seguro e comprar algo que resista a temperaturas elevadas... é a minha primeira questão.

cumprimentos

O darkbullet tem razão!

ora lê isto:

We all know that having a copper block and an aluminum radiator is bad. Now, you can add an additive to your water to slow corrosion down to a bare minimum, but going all copper is just the better way to go.

I will attempt to explain this whole process, so that you can have a better understanding of how this works, why this works, and how to prevent it from happening.

I'm not going to fully explain the process of redox reactions and electrochemistry, so you're going to have to rough it through.

Since we are dealing with Cu (copper) and Al (aluminum), let's find their Standard Reduction Potentials at 25*C (298K).

Cu(+) + e(-) --> Cu(s) E(red) = +0.52v

Al(3+) + 3e(-) --> Al(s) E(red) = -1.66v

These two equations are for a copper solution and an aluminum solution going to their respective solids.

When the corrosion in your watercooling setup happens, you're actually getting two reactions taking place.

Since we start off in a watercooling setup with the solid metals of Cu and Al, the equations will now look like this:

Cu(s) --> Cu(+) + e(-) E(red) = -0.52v

Al(s) --> Al(3+) + 3e(-) E(red) = +1.66v

NOTE: electrons move from the (-) side --> the (+) side.

Now we see that the equation for the Al(s) has a very positive standard reduction potential. In other words, it will tend to dissociate into water easier. We also see that copper has a negative standard reduction potential. This means that copper is NOT going to dissociate into water - period.

So, while you're running your watercooling setup along, Al is just barely, ever so slightly starting to dissociate into the water, giving you those 3 electrons ( 3e(-) ) in solution. By Le Chatelier's principle, the water (now negative) is going to want to become neutral again.

So What Happens?

Those electrons travel through the water over to the copper block and cause it to corrode itself, using up those electrons to create Cu(s). A slightly small reaction occurs converting solid copper -> solution + electrons = solid copper again. Since the reaction performs forwards, and backwards, the current it creates sums to 0v. In other words, we will ignore this reaction.

You end up with an aluminum radiator that is deteriorating and a copper block that is corroding. The addition of an additive will slow this process down an extreme amount, but it will still happen.

Since the water is warmer than 25*C (most of the time), the process occurs faster. If the water going through the tubes is a lot lower than that, the reaction is slowed down dramatically (ex: water chiller running -20*C water).

This isn't the actual full net ionic equation, but this is the equation that sums it up and is easier for you to understand:

Al(s) --> 3e(-)

Those 3 electrons cause the equation of the copper to go in the opposite direction, thus creating Cu(s) (the corrosion you see that is normally blue/green).

3e(-) + 3Cu(+) --> 3Cu(s)

If you were to connect voltmeter to this setup, you would actually get a reading.

HOW TO SOLVE THIS?

* Convert everything to copper
* Add an additive like water wetter or glycol (antifreeze)
* Use a sacrificial anode.

fonte: http://www.overclockers.com/tips1041/
 
Digamos que não é o ideal, embora eu tenha um WB em cobre, e os radiadores em latão...

Por falar nisso, tens um radiador excelente para WC, que por aqui ainda uso:

Harrison, da soufagem de um Opel Kadett. Tem uma performance puramente brutal!

Tens é de limpar bem isso por dentro, pois trás muita porcaria.....

Boa sorte e força nisso!
 
isso está certo para uma solução aquosa...repara que a corrosão tb é minima é talvez tao lento como a ferrugem, sendo o que se vai gastar o cobre do radiador e vai acumular-se no bloco , ou se usa agua desionizada ou entao o anticongelante que se usa nos radiadores dos automoveis... não sou expert em quimica mas penso que desta maneira funcione pode é não ter tanto tempo de "vida" como o normal, tb se morrer paciencia lol faz-se outro :P

AJUDA NA COLA
 
isso está certo para uma solução aquosa...repara que a corrosão tb é minima é talvez tao lento como a ferrugem, sendo o que se vai gastar o cobre do radiador e vai acumular-se no bloco , ou se usa agua desionizada ou entao o anticongelante que se usa nos radiadores dos automoveis... não sou expert em quimica mas penso que desta maneira funcione pode é não ter tanto tempo de "vida" como o normal, tb se morrer paciencia lol faz-se outro :P

AJUDA NA COLA

vai corroer na mesma... mas é um processo lento
 
e o alumínio ganha uma espécie de "verdete" logo não vai transferir tão bem o calor do liquido para o alumínio... mas se ha por ai kits com isso... é pk mt mal n deve de fazer...
 
ja agora, aproveito este topico para uma kestao que até pode ajudar o autor do post... keria saber s ha problema s fizer um sistema WC apenas com bloco CPU + Bomba e um grande reservatorio tipo um ou dois litros d likido..
se com esta kuantidade de likido ja n é necessario radiador para dissipar o calor..
 
é assim eu procuro um radiador de aluminio devido a reacção redox, se n encontrar vai de cobre e liquido de radiador de automovel...e vou fazer o meu recepiente para o liquido de aluminio com uma fan apontada ao mesmo! MAS EU AGORA PRECISADA É DE AJUDA NA COLA PARA O BLOCO...se pudessem ajudar era mto bom!
 
é assim eu procuro um radiador de aluminio devido a reacção redox, se n encontrar vai de cobre e liquido de radiador de automovel...e vou fazer o meu recepiente para o liquido de aluminio com uma fan apontada ao mesmo! MAS EU AGORA PRECISADA É DE AJUDA NA COLA PARA O BLOCO...se pudessem ajudar era mto bom!
radiador de aluminio acabei de ver agora no forum da coldzero em promoção...
 
o orçamento é para ser ate 30 euritos lol é dai que vem a dificuldade de ser todo home made...mas eu n vou desistir, este fds vou avançar com isto e começar já a angariar o material para dps por em pratica o projecto...
 
tive a ver o thermaltake volcano 4005 o que acham ? será que n fará muito penso na board? aquilo pesa quase 900gr tenho medo que me parta a board... pelo que li parece ser porreiro alem de funcionar sem necessidade de radiador...apenas de reservatorio e bomba...
 
tive a ver o thermaltake volcano 4005 o que acham ? será que n fará muito penso na board? aquilo pesa quase 900gr tenho medo que me parta a board... pelo que li parece ser porreiro alem de funcionar sem necessidade de radiador...apenas de reservatorio e bomba...
para que queres isso? não queres fazer um home made??
 
Back
Topo