1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

WD 1T caiu - dados recuperados - scandisk sempre?! (URGENTE E INTERESSANTE)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por LRMMF, 12 de Julho de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 1187)

1. LRMMF

LRMMF Power Member

Boas,

tenho uma questão urgente, e considero que, interessante...
    Já não sabia o que era ver o chkdsk correr numa janela de DOS, nem um scandisk no windows a detectar erros - já vao perceber porque que digo isto...

Deixei cair um disco externo Western Digital de 1T, o qual avariou. Enviei-o para uma empresa, e após diversos testes verificou-se que era necessário recuperar os dados, pois o WD nao tinha salvacao. O WD foi enviado para uma empresa de recuperacao de dados os copiasse para um novo disco WD 1T USB identico.

Os dados foram recuperados - ao que parece a 100% - mas quando o disco me chega a casa o chkdsk teima em correr automaticamente, quer no meu portatil Vista 32 quer no meu PC vista 64!
    1ª parte interessante/irritante: isto só acontecia no meus PCs, no portatil de 1 colega e em 2 portateis da empresa nao houve qq problema. Coinclusao: foi necessário desinstalar o componente ACPI no Sistema e reinstalá-lo, para que o chkdsk nao corresse.
    Ao que ouvi, é vulgar nestes discos da WD...

2ª parte, apenas muito irritante... é que os dados foram recuperados, e o chkdsk correu e apagou-me cerca de 1 GB de dados em 913 GB .
    Da 2ª vez, apos os dados terem sido copiados bit a bit com sw proprio, o PC voltou a "querer" correr o chkdsk mas eu cancelei... dia seguinte ligo o PC, vou me arranjar, quando olho ja tenho o chkdsk a correr, voltando a perder 1 GB de dados :(

Fui informado que nao terei perdido nada, que seria informação temporaria e que o chkdsk se limitou a apagar estes dados temporarios... eu oscilo entre isto (porreiro) e, alguma forma de "tabela FAT do WD" antigo guardada no vista, estando na pratica a corromper os dados copiados para o novo WD (o que é pessimo).

Ou seja, terei perdido dados temporários ou conteudo válido?

Agradeço a vossa ajuda, este filme já tem uns 4 meses...

2. LRMMF

LRMMF Power Member

O disco está em NTFS, quando me referia a tabela FAT, não é FAT, é a tabela que guarda a informação dos ficheiros, neste caso, NTFS.

Por blocos dizes partições?

obrigado

3. TobiasFish

TobiasFish Banido

Se é info muito importante, o melhor mesmo é teres dois discos com a mesma info

4. LRMMF

LRMMF Power Member

A informação é importante, mas nao justifica 2 discos... (musica, filmes, fotos por ai)
    a questão é mesmo o facto de o chkdsk ter corrrido e ter apagado 1 gb de dados, ficando eu sem saber se se limitou a refrescar o disco e a apagar conteudo temporário, ou se me apagou informação importante, justificando q eu agora peça para re-copiarem o conteudo do WD original.

5. ramires

ramires Banido

Copias os dados todos para outro disco e depois formatas.

6. nelsondac

nelsondac Power Member

também é facil.

se conseguires fazer o backup, ves quantos ficheiros e o número de bits que ocupam. fazes o checkdisk e comparas.

existia uma maneira qq que o checkdisk guardava um log a dizer o que tinha feito. mas não sei como é...

7. LRMMF

LRMMF Power Member

obrigado pelas respostas.

Ramires: são 913 Gb, e por incrivel que pareça, a empresa de recuperacao nao disponibiliza tanto espaço para recuperar a minha informação (nem eu tenho um disco disponivel, ja la vao 2 WDs), para isso vou lá o digo-lhes para voltarem a copiar o conteudo -> e dai volto ao inicio, terei perdido informação util?...
    A ideia da formatação seria para limpar o WD? ok.

Nelsondac: portanto eu tenho 2 wds supostamente idênticos, com o mesmo conteúdo. A ideia do backup não está a jeito, mas pelo menos estás-me a fazer lembrar para ver as propriedades do disco do WD novo (aonde o chkdsk correu) e comparar com as propriedades do disco que está ainda na recuperação. E dai comparar espaço disponível , ocupado etc etc

8. LRMMF

LRMMF Power Member

O drama dos RAR...

Passados mais uns meses, precisava de uma opiniao vossa

O WD veio então com a informação recuperada. Regra geral está OK, JPEGs de fotos, pequenos videos AVI, MPEG, MOV, WMV ok, dvds ripados MPEG AVI ok .

Tenho é muitos arquivos RAR a falhar, entro neles com o WinRAR e tudo OK , executo o teste do winrar e obtenho N:\...\...\capas a imprimir\era uma vez...ncd CRC falhou em ... O ficheiro está corrupto".

No entanto, pegando num outro exemplo, numa outra capa tambem falhou o CRC mas esta abriu no visualizador do windows...

Existe algum sw que me possa verificar o estado dos ficheiros no WD? Digamos, simular a abertura e verificar se (o CRC) está ok?
    Estes RAR tem remédio? Tento extrair ou não faço nada com eles?

Obrigado.

9. Crusher

Crusher Power Member

Penso que seja complicado dar a volta a esses ficheiros RAR. Um ficheiro RAR por si só é mesmo um ficheiro (apesar de poder ter várias coisas lá dentro), o problema é que basta algum byte corrompido para dar problemas em abrir o ficheiro ou extrair.

Mas é melhor esperar por mais respostas.

10. lfernandes

lfernandes Power Member

podes sempre tentar um repair com o winrar, mas aviso-te já que é provavel que os ficheiros com problemas a nível de CRC não sejam recuperáveis.

Partilhar esta Página