Problema WD 2TB Green - WD20EARS

eu á uns meses tive um de 1.5TB que consegui retirar parte da info mas a cada dia que passava ia ficando cada vez pior até que só para abrir o disco, demora mais de 30min...
 
Viva,

Tenho por casa um disco SATA que tirei de uma PS3.

Formatei e fiz wipe do disco com escrita de zeros, e agora estava a fazer um surface test a ver se dá para aproveitar alguma coisa.
O que tenho até o momento é o seguinte resultado:

lRw4alm.png



Noto que há um padrão de erros, tipo 10 cylindros OK e outros 10 não OK. O teste ainda só vai nos 13%... com mais de 3 horas decorridas
 
Última edição:
Isso são discos relativamente novos. Que "uso" é que levaram? Está visto que ser green também não aumenta a longevidade, só é mais lento.

Este disco é supostamente de 2014... Presumo que fosse de um PC e alguem colocou numa PS3, não consigo responder a essa questão. A PS3 estava com problemas a pedir sempre o rebuild dos dados, imaginei que fosse algum problema com o disco e troquei. É um toshiba !! Segue info SMART do HDD que nem diz estar critico, apenas com aviso, dai a tentativa de recuperar. Pelas horas parecia ser um disco que era usado muito em continuo, pois dá uma média de 22horas de funcionamento por cada inicio....

3e9xTru.png


Se deixar correr o surface test o programa não vai guardar no Disco a informação dos cylindros/setores danificados para o sistema não os utilizar? Mesmo que isso signifique perder eventulamente 25-35% do espaço de armazenamento?
Estou a usar o DiskGenius.
 
Supostamente até o firmware do disco devia fazer isso, o problema é que normalmente os erros vão alastrando para outros sectores que estavam "bons".
Trabalhar em contínuo não é problema, até é melhor que ligar e desligar todos os dias. Calor e pancadas é que matam qualquer HDD.
 
Supostamente até o firmware do disco devia fazer isso, o problema é que normalmente os erros vão alastrando para outros sectores que estavam "bons".
Trabalhar em contínuo não é problema, até é melhor que ligar e desligar todos os dias. Calor e pancadas é que matam qualquer HDD.

Tenho uma duvida, como o FW deteta esses sectores danificads? É preciso alguma aplicação?

Ao fim de 15 horas, terminou o ensaio! Parece me que pelo ultimo setor danificado tenho aproximadamente 43% da parte final do disco sem erros.
Se criar uma partição com apenas 40% da parte final do disco será que vou ter problemas de corrupção de informação?

EDIT: Criei uma partição de 120GB na parte final do disco e fiz novo surface test na partição apenas, e não obtive erros. Vou mesmo continuar a usa apenas estes 120GB para usar como "pen" de transferencia e não guardar dados, pelo menos importantes.

Segue imagem do resultado obtido (disco todo);

OBSVX6g.png
 
Última edição:
Back
Topo