Dúvida WD Caviar Green funciona bem em RAID1?

Seolfor

Power Member
Caros amigos. Em Julho de 2015 comprei uns WD Caviar Green (3TB cada) para fazer um RAID de armazenamento.

Quero RAID 1 (mirror, redundante) porque são muitos GB das minhas memórias, fotos, vídeos, documentos e muita música que já não se consegue comprar e alguma nem sacar (bons tempos do eMule e do Soulseek).

Só agora tive disponibilidade para montar o RAID e as embalagens dos discos ainda nem foram abertas... Entretanto fui fazer umas pesquisas e fiquei preocupado com o possível comportamento de discos de baixo consumo energético em RAID:

http://www.overclock.net/t/953507/wd-green-drives-work-well-with-raid
The Western Digital Caviar Green drives are not advised to be used in hardware or firmware RAID. The issue is not over head parking as such (the drive will do that anyway) but instead it's the drives response time when asked to wake up - it can take too long, causing the RAID controller to drop the drive.

Additionally, this behaviour will be repeated if the drive hits a bad sector and goes into deep recovery mode, and since TLER cannot be set on these drives to avoid a 30 second deep recovery, they have every chance of dropping out of the array. Apparently, the latest generation of Caviar Black (FAEX/AAEX) are certified for "desktop RAID applications".

A mobo é um P6T Deluxe, 12GB RAM Triple Channel, Core i7 920. Win7 (que vou passar a Win10) num SSD da Samsung (EVO 850 de 250GB). Tenho os dados espalhados por 4 discos de 500, 500, 320 e 200 GB, alguns deles com 10 anos pelo que não posso esperar mais e preciso de mais espaço. Inclusive o disco de 200 (filmes e séries) já está a fazer cliques.

Gostava de saber a vossa opinião:

1. Deixo os Caviar Green nas embalagens seladas, vendo-os e compro uns WD Caviar Red?
2. Faço o RAID 1 sem me preocupar?

Obrigado pela vossa atenção! Abraço.
 
Os discos WD Green, por acaso têm chegado com frequencia para recuperação (tambem deve ser os que mais vendem, juntamente com os Blue).
Eu tentava trocar, pelo menos por serie BLUE.
 
Back
Topo