wd my cloud EX2 Ultra

m.r.f.

Power Member
Boas, preciso de ajuda.
Comprei a NAS do titulo para colocar dois HDDs que tinha numa doking station.
Um de 2TB e outro de 4TB que estão já gravados com imagens, fotos e principalmente com filmes.
Acontece que ao configurar pela primeira vez a NAS, ela vem por defeito em RAID, mas eu quero em JBOD ou Expansão (spanning) e ao escolher um deles diz que vai formatar os HDDs.
Existe maneira de configurar o NAS sem os HDDs imbutidos?

Não queria perder os dados, e fazer uma copia para outro HDD não é solução, pois já são cerca de 5TB que tenho ocupado e não queria comprar um HDD propositadamente.
 
Eu uso Qnap e antes tinha Synology..... E nos 2 casos ao colocar os discos o Nas formata sempre o disco para instalar o OS.

Só uma questão, nesses valores optaste por esse WD e não por um qnap ou synology por algo motivo em especial?

Cumprimentos
 
Última edição:
Ao colocar no nas ele vai sempre pedir para formatar no seu sistema de ficheiros
E se colocar um disco?
A minha ideia era fazer uma copia do disco de 2TB, colocava só esse disco e mudava para o sistema JBOD.
Depois a NAS já com o sistema JBOD ao colocar o outro disco de 4TB ele o teria de formatar ou não?

É que até 2TB talvez arranje maneira de fazer backup, agora mais é que não.
 
Pela minha experiência vai sempre formatar os 2 discos para o sistema de ficheiros do Nas. Ou seja tens que fazer backup de 1 e colocar no Nas e depois de o ter formatado voltas a passar tudo e no outro igual. Dá trabalho mas é a única maneira de não perderes nada.
 
Não percebo nada de NAS.
Por isso optei pelo WD, por os discos serem da mesma marca e este parecer não ter ventoinha.
Pois, não tenho conhecimento sobre o Nas WD. Mas quando avancei para um, pelo que li e me informei por aqui, Synology e Qnap são as melhores opções. E perguntei pois nesses valores já conseguias comprar um com 2 baías também.
Mas se estás satisfeito ótimo.
 
Última edição:
Pela minha experiência vai sempre formatar os 2 discos para o sistema de ficheiros do Nas. Ou seja tens que fazer backup de 1 e colocar no Nas e depois de o ter formatado voltas a passar tudo e no outro igual. Dá trabalho mas é a única maneira de não perderes nada.
Se o meu problema fosse o trabalho, ainda era o menos.
Não tenho é maneira de fazer backup de 4TB.
Vou ver numa loja de informática, se me fazem o backup.



Pois, não tenho conhecimento sobre o Nas WD. Mas quando avancei para um, pelo que li e me informei por aqui, Synology e Qnap são as melhores opções. E perguntei pois nesses valores já conseguias comprar um com 2 baías também.
Mas se estás satisfeito ótimo.
Sim, sei que o forte da WD é HDDs e as marcas mais dominantes para NAS são Synology e Qnap mas foi mais devido à ausência de ventoinha no my cloud.
O NAS vai ficar na sala e já não gostava do barulho dos discos na baia da doking station.
Ainda não posso dizer se estou satisfeito, estou a fazer agora a primeira instalação, por isso as duvidas.
Mas pelo menos o software está em português.
 
Eu tinha 4 discos de 4TB por isso já estás a ver a trabalheira que foi quando mudei de um synology para o qnap.

Pedi 2 discos emprestados a uns amigos e com um externo de 3tb que tinha lá fui fazendo o backup.
 
Boas, já resolvi o problema de fazer backup.
Comprei um HD 2.5 de 3TB + dois HDs que tinha aqui já fiz o backup.
Acontece que agora para transferir tudo novamente para o HD da NAS é um martírio (lento).
Qual a forma mais rápida para copiar os ficheiros para o HD da NAS?
Dá para ligar o cabo Ethernet directamente ao PC?

Já resolvi.
Dá para fazer a copia directamente da entrada USB para o NAS nas opções de BACKUPS da NAS.

Estava a demorar cerca de 1 hora para copiar filmes de 12GB, e com o BACKUP directo nem 3 min demora. :lol:

É a minha primeira NAS, ainda estou a descobrir um mundo novo.
 
Última edição:
Boas, agora não consigo entrar na pagina do NAS.
Acesso http://mycloudex2ultra mas ao tentar escrever a senha não consigo.
No nome de usuário ou dispositivo consigo escrever, mas no local da senha o cursor apaga e não consigo escrever nada.
Nunca tive esse problema.
Alguém me pode ajudar?
 
Back
Topo