WD My Cloud

Tenho o MyCloud de 1 HDD e aquilo parece um queijo suiço, se é para guardar coisas importante/confidenciais e ter ligado à internet não recomendo nada, se for apenas para backups de coisas sem grande importancia ou servidor de media para a casa faz o serviço, mas ha melhor e mais barato.
 
Tenho o MyCloud de 1 HDD e aquilo parece um queijo suiço, se é para guardar coisas importante/confidenciais e ter ligado à internet não recomendo nada, se for apenas para backups de coisas sem grande importancia ou servidor de media para a casa faz o serviço, mas ha melhor e mais barato.

Qual seria o mais em conta e simples de utilizar?
 
Depende do budget e da finalidade pretendida. Tens Synology e QNAP que são excelentes. Podes montar uma NAS / Storage com FreeNAS / TrueNAS que também é funcional.

Dá uma vista de olhos na seguinte thread:
https://forum.zwame.pt/threads/aceder-remotamente-ao-dados-trabalho.1056116/

Cumps

...pois essas marcas já conheço de serem fiaveis mas só o preço das caixas vazias já começa a assustar...ehehehhheh

O projeto WD Mycloud era uma coisa interesssante, friendly e plug&play, mas não entendo porque começou a dar para o torto, chegando ao ponto de o seu sucessor Mycloud Home ainda ser pior e a deixar os seus utilizadores on fire ao ponto de fazerem um abaixo assinado digital para um downgrade do software do MyCloud Home para o Mycloud, e o pior foi o assobiar para o lado da Western Digital, pela respostas secas que davam acho que o pessoal estava a começar a instalar estas NAS nas empresas e a dar buraco em termos de seguraça e sobrecarga dos servidores da WD, enfim, umas boas dezenas de milhares a ficaram com tijolos em cima da secretária.

...de qualquer forma obrigado @At Work pela thread, já dei uma vista de olhos...é coisa já com nível profissional, o que pretendo era ter um media store em casa alem de outros ficheiros informação, mas principalmente deixar de estar dependente do Google Fotos e Drive que já começa a cobrar pelo espaço de armazenamento, e poder aceder ao meu armazenamento em qualquer parte do mundo, neste momento 1 TB chega mas 3 ou 4TB seria o ideal a contar com o futuro dos 4K e 8K e por ai fora...

Cumpts,
FB
 
...pois essas marcas já conheço de serem fiaveis mas só o preço das caixas vazias já começa a assustar...ehehehhheh

Uma caixa sem HDD vai para +/- os 200€. A isso, acrescentar 2 HDD / SSDs. É "brincadeira" para ficar por volta de +/- 500€...

O projeto WD Mycloud era uma coisa interesssante, friendly e plug&play, mas não entendo porque começou a dar para o torto, chegando ao ponto de o seu sucessor Mycloud Home ainda ser pior e a deixar os seus utilizadores on fire ao ponto de fazerem um abaixo assinado digital para um downgrade do software do MyCloud Home para o Mycloud, e o pior foi o assobiar para o lado da Western Digital, pela respostas secas que davam acho que o pessoal estava a começar a instalar estas NAS nas empresas e a dar buraco em termos de seguraça e sobrecarga dos servidores da WD, enfim, umas boas dezenas de milhares a ficaram com tijolos em cima da secretária.

O problema começa logo pelo "friendly e plug&play". Soluções à seria não são Plug e Play. Utilizar isto para storage de alguma empresa, só se for para rezar todos os dias um "Pai Nosso e uma Avé Maria" ou aos santos protetores das storage, RAID, LUNs, iSCSI and so on :D

Depois, há outra nuance, "cada macaco no seu galho". O core business da WD é a fabricar HDDs / SSDs. Não é a criar soluções de storage. A isto aplico o mesmo mas na área de networking. A Asus é marca de motherboards e portáteis, sendo esse o seu core business e não, na componente de networking com os seus "routers" e "switches".

Posto isto, os fabricantes não têm know-how nas áreas que não dominam, logo, tem tudo para dar asneira como o caso que referiste. Não me admira.

...de qualquer forma obrigado @At Work pela thread, já dei uma vista de olhos...é coisa já com nível profissional, o que pretendo era ter um media store em casa alem de outros ficheiros informação, mas principalmente deixar de estar dependente do Google Fotos e Drive que já começa a cobrar pelo espaço de armazenamento, e poder aceder ao meu armazenamento em qualquer parte do mundo, neste momento 1 TB chega mas 3 ou 4TB seria o ideal a contar com o futuro dos 4K e 8K e por ai fora...

Mencionei essa thread porque foi muito abrangente na solução. Desde a NAS à utilização de VPN Server para acesso aos dados bem como todas as features que tens numa NAS.

Pelo que pretendes, o indicado para o teu caso será mesmo uma NAS. É um investimento a médio / longo prazo.

Cumps
 
Uma caixa sem HDD vai para +/- os 200€. A isso, acrescentar 2 HDD / SSDs. É "brincadeira" para ficar por volta de +/- 500€...

Apesar de até ao momento ainda não me ter morrido nenhum SSD, não recomendo nada usar SSD para storage a menos que seja em raid, é que os discos mecânicos começam a dar aviso e um gajo faz backup, mas o SSD quando morre, morre e pronto.
 
.

O projeto WD Mycloud era uma coisa interesssante, friendly e plug&play, mas não entendo porque começou a dar para o torto, chegando ao ponto de o seu sucessor Mycloud Home ainda ser pior e a deixar os seus utilizadores on fire ao ponto de fazerem um abaixo assinado digital para um downgrade do software do MyCloud Home para o Mycloud, e o pior foi o assobiar para o lado da Western Digital, pela respostas secas que davam acho que o pessoal estava a começar a instalar estas NAS nas empresas e a dar buraco em termos de seguraça e sobrecarga dos servidores da WD, enfim, umas boas dezenas de milhares a ficaram com tijolos em cima da secretária.

Qual é mesmo a diferença entre a versão MyCloud e a actualização para MyCloud Home?
Eu não deixo a minha ligar à internet de maneira que ainda tem um FW de 2015 e não faço questão de actualizar.
 
Apesar de até ao momento ainda não me ter morrido nenhum SSD, não recomendo nada usar SSD para storage a menos que seja em raid, é que os discos mecânicos começam a dar aviso e um gajo faz backup, mas o SSD quando morre, morre e pronto.

Os SSDs já não são o que eram ao inicio. Atualmente, em storage à seria (Dell EMC, HP, Huawei, NetApp, etc.) são carregadas de SSDs em vez HDDs SAS a 10k rpm /15k rpm ou HDD 5400 / 7500 rpm.
Mas, tudo vai depender do cenário. Ainda há muito em produção e os SSDs servem para cache.

Dentro das comuns NAS acessíveis, já tens modelos com duas slots para HDD ou SSD e duas slots (NVMe M.2) para SSD caching.

Como é óbvio, atingir o ideal fica muito dispendioso. Porque o correto é ter um plano de Backup e Disaster Recovery tanto on-site com out-site.

Cumps
 
Qual é mesmo a diferença entre a versão MyCloud e a actualização para MyCloud Home?
Eu não deixo a minha ligar à internet de maneira que ainda tem um FW de 2015 e não faço questão de actualizar.

E não tens tido problemas na tua rede caseira? Eu dá-me idea que quem utilizava isso para fins caseiros estava super satisfeitos com o MC quem queriam para finalidades mais pros é que começou por montes de defeitos no produto. Eu não tenho a certeza mas penso que as actualizações do FW do My Cloud não alteram nada alem de bugs...mas carece de uma pesquisa sobre isso

My Cloud e MyCloud Home são equipamentos diferentes, pese embora que o pessoal pense que um seja o upgrade do outro...as mudanças foram radicais...não entendo muito disto mas pelo que me apercebi no MC tinhas muita liberdade para gerir pastas e dar direitos no MCH deixaste de ter, no MC podias ter torrents e streamings e ver na tua tv no MCH isso acbou, no MC podias tem um disco externo na porta USB e ele aparecia na rede no MCH isso deixou de ser possível, no MC podias fazer backup do NAS para esse disco externo no MCH não é possível, entre outras coisas...melhoramentos houve mas a nível de hardware, passou dos míseros 256MB de RAM para 1GB e o processador passou de um dual core 650 para um quad core 1.4 e passou a ser possivel utilizar o plex no MCH de uma drive...basicamente é isto mas para os pros deve haver muito mais coisas, bom mas a insatisfação do pessoal com o MCH já chegou ao ponto de estarem a hackear o firmware do MCH com a WD a ver...eheheheheheheh
 
Com a passagem do Google Photos a serviço pago optei por comprar um NAS da QNAP. Gastei cerca de 450€ por um TS-251D-4G com dois discos de 4TB Ironwolf. Existem mais baratos, assim como existem mais caros, mas este atende bem o que necessito e foi lançado em 2020 o que me assegura updates durante bastante tempo.

Um NAS destes dura uns bons anos por isso tem que ser considerado como um investimento a médio prazo. Hoje em dia um NAS não serve apenas para guardar ficheiros mas pode correr muitos mais serviços, como media server, sistema de vigilância, VPN Server, Proxy Server, etc.
No final acabo por pagar o mesmo que se tivesse a comprar espaço na Cloud e tenho mais versatilidade.

Agora um NAS não serve de backup se a informação que contém só existe no NAS. Convém fazer sempre backups para um disco externo ou para outro sistema similar. Pessoalmente faço backups da informação importante para um disco ligado a um Raspberry.
 
Eu tenho um WD MyCloud Home 4Tb e estou satisfeito. Comprei há 2 anos por 159,99€ na Worten.
Tenho a app no tlm e aquilo faz backup automático das fotos do tlm para o WD MyCloud Home 4Tb.
Consigo aceder aos documentos em qualquer computador, basta ir ao site da wd mycloud e fazer login como faço noutros serviços (dropbox, etc). Também posso partilhar documentos com colegas / amigos, basta partilhar link. Basicamente é um disco externo que tenho em casa ligado por cabo LAN ao router e acaba por ser uma "cloud pessoal" que usa a minha internet.
A unica coisa que não gosto do WD MyCloud Home é que depois de colocar uma pasta com documentos, não consigo fazer download da "pasta", tenho que entrar na pasta e seleccionar todos os documentos para fazer download.

Outra opção (alternativa) que também tenho é o pCloud vitalicio (semelhante ao dropbox), eles fazem promoções muito em conta no dia dos namorados, black friday, etc. Comprei 500Gb vitalicio por 100€, mas se fosse agora teria comprado 2Tb vitalicios por 200€.
 
Eu tenho um WD MyCloud Home 4Tb e estou satisfeito. Comprei há 2 anos por 159,99€ na Worten.
Tenho a app no tlm e aquilo faz backup automático das fotos do tlm para o WD MyCloud Home 4Tb.
Consigo aceder aos documentos em qualquer computador, basta ir ao site da wd mycloud e fazer login como faço noutros serviços (dropbox, etc). Também posso partilhar documentos com colegas / amigos, basta partilhar link. Basicamente é um disco externo que tenho em casa ligado por cabo LAN ao router e acaba por ser uma "cloud pessoal" que usa a minha internet.
A unica coisa que não gosto do WD MyCloud Home é que depois de colocar uma pasta com documentos, não consigo fazer download da "pasta", tenho que entrar na pasta e seleccionar todos os documentos para fazer download.

Outra opção (alternativa) que também tenho é o pCloud vitalicio (semelhante ao dropbox), eles fazem promoções muito em conta no dia dos namorados, black friday, etc. Comprei 500Gb vitalicio por 100€, mas se fosse agora teria comprado 2Tb vitalicios por 200€.


Sim, o problema do myCloud, pelo menos a versão mais antiga é que parece um queijo suiço, até HTTP tinham activo com plain text password.

esse pCloud não parece mau, mas coisas de planos vitalicios deixam-me de pé atrás, com esses preços como se financiam a longo prazo?
 
Sim, o problema do myCloud, pelo menos a versão mais antiga é que parece um queijo suiço, até HTTP tinham activo com plain text password.

esse pCloud não parece mau, mas coisas de planos vitalicios deixam-me de pé atrás, com esses preços como se financiam a longo prazo?

Eu aderi ao pcloud em 2018 e até ao momento não me deixou ficar mal. Se vai durar para sempre ou não, isso não sei. É um risco... mas o dropbox é mto mais caro e o pcloud acaba por ser exatamente igual e mto mais barato.
 
Eu aderi ao pcloud em 2018 e até ao momento não me deixou ficar mal. Se vai durar para sempre ou não, isso não sei. É um risco... mas o dropbox é mto mais caro e o pcloud acaba por ser exatamente igual e mto mais barato.

Não duvido da qualidade, apenas que quando a esmola é muita é de desconfiar, podem financiar-se com venda de dados, mas é europeu logo seria mais dificil, maior escrutinio.
 
Também não estou a perceber a dificuldade. É dos sistemas mais fáceis de configurar. Crias conta no site. Com esses dados , instalado as APP Windows, android ou IOS.
 
Também não estou a perceber a dificuldade. É dos sistemas mais fáceis de configurar. Crias conta no site. Com esses dados , instalado as APP Windows, android ou IOS.
Bons dias
isso eu fiz! mas o fato é que não fica visível nem no telemóvel, smartv nem na rede onde tenho os 2 computadores
 
Back
Topo