Problema WD My Passport detectado mas sem funcionar

Olá a todos.
O problema: Disco WD My Passport 500GB 3.0, cheio de dados importantíssimos, que de um dia para o outro aparece no Gestor de Dispositivos como Disco "My passport 0730" impecável sem problemas, mas não aparece no Gestor de Discos nem no Meu Computador. Já tentei todos os softwares possíveis e imaginários, truques lidos por todo o lado e nada:'( Tem uma porta de ligação USB 3.0 onde já tentei 4 cabos diferentes e 3 PC's e o resultado é igual em todos.
Li por aqui alguns fóruns parecidos, mas sem este problema em concreto. O truque de "assinar" um nova letra de unidade não resolve porque simplesmente não aparece no Gestor de Discos em Ferramentas do Sistema.
Ontem funcionou perfeito, hoje estou há quase 24 horas a tentar que ele funcione ao menos uma vez para lhe retirar os dados. Já recuperei imensos dados de imensa gente e tenho cabos e boxes para esse efeito, mas este disco absurdo com PCB proprietária da WD não dá para ligar a nada que não seja usando a própria porta.
Uso Windows 7 e 8. Porstas USB 2.0 e 3.0. Pc Fixo com fonte de 700W.
Algum Progresso por aqui para este assunto?
Obrigado a todos.
 
Não tens hipótese de o tentar ligar a outro computador?

EDIT: Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas > Gestão de Computadores > Gestão de Discos
Aparece alguma coisa?
 
Última edição:
sim. Tenho 2 fixos em casa e 1 portatil. Igual em todos. Aparece perfeitamente instalado no Gestor de dispositivos mas nao aparece na Gestão de Discos. vou tirar 2 ou 3 imagens e já posto
 
4i8f5t9531hbn7svnj4.jpg

Cá está o disco perfeitamente instalado!

2dyrlukubuelgxvsb0em.jpg

Cá está a Gestão dos discos onde só aparece o SSD do SO e 2 HD 160GB. O WD de 500GB nem vê-lo.

Estou completamente sem ideias.
 
Vou experimentar entao o HD sentinel. Creio que ja o fiz e que nao detectou sequer o disco, mas já vos digo alguma coisa. Quanto ao "ptfuzi" a interface avariada pode ser, mas é muito estranho porque quando ligo o disco ele alimenta-se bem, liga o led e ouve-se a rodar perfeito "sem sons da morte" nem clicks e assim que se instala perfeitamente, pára de rodar e fica o led ligado sempre fixo.
 
Pois...tudo na mesma. Já dormi um cadito e tudo. O HD Sentinel é excelente mas só vê unidades que tenham "letras" atribuidas, o que parece nao ser o caso. O software WD SmartWare tb nao detecta. No entanto detectou sem problemas outro WD Elements de 2 TB que tenho. É de loucos, ouvir o disco a rodar, instalar-se perfeitamente e depois nao conseguir ver mais nada. Está no Gestor de Dispositivos a rir-se para mim, mas em mais lado nenhum. Bolas!!! Nao sei mesmo mais o que fazer...até já lhe bati e liguei e desliguei o cabo varias vezes seguidas tipo louco!
 
Pois...tudo na mesma. Já dormi um cadito e tudo. O HD Sentinel é excelente mas só vê unidades que tenham "letras" atribuidas, o que parece nao ser o caso. O software WD SmartWare tb nao detecta. No entanto detectou sem problemas outro WD Elements de 2 TB que tenho. É de loucos, ouvir o disco a rodar, instalar-se perfeitamente e depois nao conseguir ver mais nada. Está no Gestor de Dispositivos a rir-se para mim, mas em mais lado nenhum. Bolas!!! Nao sei mesmo mais o que fazer...até já lhe bati e liguei e desliguei o cabo varias vezes seguidas tipo louco!

Não faças é isso! Não lhe batas! Um toque leve é o suficiente para danificar um disco mecânico.

Aconselho-te a testares noutro sistema operativo (um live cd de Linux serve) ou a abrires a caixa e ligares directamente o disco a um PC.

Em último caso podes sempre experimentar o HDD regenerator e ver se ele detecta o disco e se encontra algum erro grave.
 
Caros amigos, fora da caixa já ele está!! esse é que é o problema. Os ABSURDOS WD My Passport nao têm placa electronica separada com interface sata. Têm a placa no proprio disco com interface USB 3.0. É impossivel recuperar seja o que for pelos métodos tradicionais de cabos, interfaces ou dockstations sata.
imag02942.jpg

Esta é a estupida interface proprietária destes senhores! Já experimentei LIVE cd Ubuntu e nada. Não vê o disco sequer. O Parted MAgic igual, não vê nada, só os discos existentes com letra atribuida. O File Scavenger idem aspas. E o camelo a olhar para mim, devidamente instalado, led branco aceso e nada!!!
 
XtremuZ, o problema é alimentar o disco pela mesma ficha. Tentei com um "T" usb e ele arranca mas o led nao acende nem é identificado no PC. Tenho 3 interfaces diferentes de ligação de discos de várias marcas mas todos eles trabalham na direcção SATA=>USB. Tentei inverter mas nao funcionam. No mercado nao me apareceu nada 100% confirmado que faça realmente o contrário, ou seja que alimente uma porta USB3.0 e dados em simultaneo a partir de uma interface SATA. ISto já tá a ficar complicado demais. É frustrante ver o raio do disco instalado e nao aparecer em lado nenhum. Nem o diskpart em DOS puro o Vê. Estou esgotado e a sentir-me derrotado.
 
Já experimentaste o HDD regen como já recomendaram? Salvo erro tem uma ferramenta que ajuda a desmagnetizar o disco
Se o problema for mesmo da alimentação de facto não sei mais como te ajudar
 
Última edição:
Olá. Já tentei todos os softwares recomendados e pesquisados, mas o resultado é sempre o mesmo: nao funcionam porque nao vêm o disco. Simples quanto isso. O disco existe fisicamente, está perfeitamente instalado no Gestor de dispositivos mas nao é reconhecido em lado nenhum como disco. :-(
 
Se não consegues fazer mais nada e os dados são mesmo muito importantes, porque não usar um serviço profissional? É caro mas é provável que tenham sucesso em retirar os dados.
 
Back
Topo