1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

WD TV - Firmware Alternativo!

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por afrsa, 30 de Abril de 2009. (Respostas: 225; Visualizações: 36993)

1. afrsa

afrsa Power Member

Pretende-se com esta thread trocar impressões com quem esteja a usar o firmware não oficial ext3-boot ou o WDLXTV!

Agradece-se um tutorial com os passos necessários para um noob em Linux se aventurar nestes firmwares! :D

Abraços!

Lista de adaptadores testados e respectiva performance: (Edit por Zambrot)

http://wiki.wdtv.org/doku.php?id=supported...

E ainda este para wireless:

http://wiki.wdtv.org/doku.php?id=usb_wireless...

Posts do disco (um dos malandros que anda a esventrar o WD TV! :) )

Boas pessoal, tenho andado ocupado a desenvolver a aplicação do webserver e nem tinha-me lembrado de passar por cá..

Bem, 262 páginas é muito para ler, por isso vou ler só umas páginas para trás, de preferência era bom que perguntassem de novo o que gostariam msm de saber ..

Se existe alguem com medo de usar um firmware alternativo digo desde já para pelo menos experimentarem a versão ext3-boot do zorander. O WDLXTV (versão do b-rad.cc) é um firmaware permantente e é escrito directamente na flash, e já tem havido uns casos de várias pessoas que ficaram com a WDTV danificada, por isso recomento vivamente a usarem o ext3-boot e aguardarem que pelo menos surja uma versão do WDLXTV que não seja perigosa [o que duvido, porque ecrever directamente na flash é arriscado devido ao enorme número de factores envolvidos].

http://wiki.wdtv.org/doku.php?id=wdtv_firmware_hacks

Aproveito desde já para vos dar a conhecer das novidades, para quem já conhece o webserver.app.bin [e quem não conhece deveria passar a conhecer , http://wiki.wdtv.org/doku.php?id=wdtv_web_interface ] , estou a desenvolver uma área de plugin para qualquer pessoa poder fazer os plugins e enviar para todos usarem [ e aproveitar o php e o lighty que tanto me custaram a CX-compilar (: ]

Mais info (em Ingles) aqui: http://wdtvforum.com/main/index.php?...sg3661#msg3661

Qualquer dúvida pessoal, é só perguntarem..

Melhores cumprimentos,
    João Henriques

Post Original de Alexs [​IMG]
    As principais questões prendem se com o facto de saber

quais os melhores adaptadores USB\LAN e USB\Wireless ao mais baixo custo em Portugal claro.

Se podemos voltar ao FW oficial

Como configurar a net de casa

risco de Bricar

etc

disco:

VOltar ao fimrware inicial é tão fácil como apagar da pen o root.bin e o wdtv.bin que estavam a usar e passarem para lá uma actualização oficial retirada da net do site da WD, tão fácil quanto isso (: ..

E aconcelho vivamente a usarem o ext3-boot que é mesmo completamente seguro [so se o zorander se revoltar e o modificar o ext3-boot com o intuito de danificar as WDTV, o que acredito que nunca irá acontecer :P]

Por isso estejam à vontade e podem usar o ext3-boot à vontade.. É so fazerem o download e passarem o conteudo do zip para uma pen, quando ligarem a WDTV irá aparecer uma nova actualização, cliquem ok, ele reeinicia e já boota no firmware modificado (: ..

Atenção: até agora ainda não ouve relatos de ninguem que usasse o ext3-boot, e com o WDLXTV existe uns poucos, por isso pensei bem antes de escolherem qual querem usar [ é de focar que tanto um com outro praticamente fazem o mesmo, so diferem de escrever directamente na flash ou nao ]

Eu comprei o Apple Ethernet USB adapter e gostei, acho que os gigabit/s tem melhor performance, enquanto o apple é só 10/100megabits mas é bom .. Eu costumo fazer stream do pc (através do portatil em wriltess para o router, e do router para a WDTV [ligada por cabo ao router]) e consigo ver numa boa filmes em 720p .. Ainda não testei nada em 1080p para ser sincero.. E desde que comecie a desenvolver a applicação nem tenho visto nada d filmes..

Em relação à imagem da música tens que embutir no mp3, eu costumava usar uma programa freeware que é o Mp3Tag .. selecionas a musica e ao lado onde aparece um quadrado em branco com um cd bem clarinho no centro, clicas com o botao direito e fazes add cover ..

Eu nao testei ainda nenhum mp3 com a cover adicionada assim, mas penso que dá [porque nos mp3 antigos tb dava, suponho que na WDTV tb dá :X]

Alexs:

E wireless\USB

Essa é, a que me interessava, para poder unicamente só: mexer em pastas, nomear, alterar, colocar um thumbnails, copiar para o disco um filme, apagar um ficheiro, etc.. coisas menores do que streaming.

Não sei se é possivel, aceder ao disco ext. no WDTV via wireless, atraves do portatil??

Qual adaptador e caracteristicas

disco:

eu nunca usei wriless porque sempre tive a ideia de deixar a WDTV ao lado do router e por cabo a velocidade é muito mais rapida [embora tenha wriless do pc para o router] .. mas era pior se fosse ao contrario, porque a WDTV nao foi desenhadar para ter suporte a rede, pelo que faltam frives completamente optimizados para performance em rede ..

Por isso nao posso opinar muito pelo wriless, mas se quiserem msm é melhor verificarem a lista dos adaptadores :
    http://wiki.wdtv.org/doku.php?id=usb...les_table_page
    a lista é pequena, por isso nao sei se será uma muito boa opção, eu deixaria so msm para ultimo caso! Por exemplo nao conseguirem ligar directamente ao router por estarem muito longe ....

vou continuar a desenvolver uma programa que estava desenvolvendo e daqui a pouco passo por cá .. Abraço

EDIT:
    sim, é possivel aceder aos discos que estão na WDTV com ext3-boot, pasta inserirem no explorer do windows \\IP_DO_WDTV ou \\HOST_DO_WDTV
    por exemplo \\host e aparece uma pasta média (:

Antes o samba [applicação que permite partilhar os discos ligados no linux para o windows] dava problemas de falta de espaço, enquanto havia espaço, agora nao sei se foi corrigido ..

Melhores cumprimentos

Última edição: 18 de Maio de 2009
  2. Alexs

Alexs Power Member

Julgo antes de mais, que para todos nos que não tem o acessório USB\LAN ou USB\WIRELESS, seria procurarmos aqui em Portugal, quais os melhores preços, pois para mim isto da net é secundário, e só teria interesse se encontra-se um adaptador barato.

O que desejo, é só uma coisa, estar sentado no sofa com o macbook, e poder mexer nos ficheiros do disco ext. do WDTV que esta na estante, e assim poder mover, copiar, apagar, adicionar, e alterar, via Wireless.

Streaming, para ver filmes dispenso, e que via Wireless é barraca.

Agora, se o adaptador não for Wireless(que ainda não está aprofundado, pelo que disse o Disc0), mas sim USB\LAN, Será possível aceder\Editar ao disco ext. do WDTV, via: Wireless do macbook ---- para o router e deste ---- para o WDTV via cabo ???

.

Última edição: 30 de Abril de 2009
  3. mavidoor

mavidoor Power Member

Amigo afrsa, aconselho vivamente a colocar estas palavras do user disco de forma bem explicita para os mais distraídos não correrem o risco de dizer que não foram avisados!

"O WDLXTV (versão do b-rad.cc) é um firmaware permantente e é escrito directamente na flash, e já tem havido uns casos de várias pessoas que ficaram com a WDTV danificada, por isso recomento vivamente a usarem o ext3-boot e aguardarem que pelo menos surja uma versão do WDLXTV que não seja perigosa [o que duvido, porque ecrever directamente na flash é arriscado devido ao enorme número de factores envolvidos]."

Escreve este texo ,ou parte dele,para que quem quiser correr o risco que o faça por livre vontade.

E...obrigado disco pela partilha.

fikem

4. pge

pge Power Member

E o que nos poderá dizer o nosso amigo Disc0 sobre ter a opção dos 23,9 fps no wdtv?

Não sei se aqui apenas querem falar do wireless ou não, mas fica aqui aquela que é para mim a feature mais importante a ter no wdtv.

5. mavidoor

mavidoor Power Member

Tambem acho uma boa questão,ja que o final proposito da compra de um destes leitores é a leitura de files em mkv independentemente do bitrate ou reframes que cada filme tiver.Por isso se o amigo disco nos puder ajudar a elucidar sobre esta questão...

6. Alexs

Alexs Power Member

Eu julgo que o Disco, nesses aspectos está como nós, pois isso trata-se de programação de video, e o que os Programers de Linux, percebem é de ligações de rede, e não de estruturação de video.
    Realmente julgo que os custom devs deveriam se poderem, canalizar forças nesse sentido, video, audio, codecs, etc..
    Mas penso que não tem conhecimentos para isso.

Última edição: 30 de Abril de 2009
  7. zephirus

zephirus Power Member

Este post é uma excelente ideia. Se fosse possível de facto colocar aqui um mini tutorial de como instalar isto era óptimo. Confesso que tenho receio de fazer alguma coisa mal, por exemplo, já tirei o firmware ext3 e aquilo tem lá vários ficheiros. Ponho tudo na raiz da pen? Só alguns dos ficheiros? Se alguém pudesse explicar isto com mais detalhe era óptimo.

Obrigado desde já.

8. Zambrot

Zambrot Power Member

Boas,

Em relação ao adaptador eu tenho este Trendnet. e estou satisfeito.

Em relação à instalação do firmware é relativamente simples tal como o disco afirmou.

Colocam os ficheiros que vêm no zip do firmware na raiz da pen (tal como o oficial) e arrancam a wdtv.

Fazem o upgrade.

A partir daí terão sempre (no firm do zorander) de ter a pen ligada à box.

No meu caso eu tenho-a ligada a um hub usb juntamente com o adaptador de rede e o disco isolado na porta usb que sobra.

Aviso que o arranque através da pen demora um pouco mais do que o normal mas não se deverão assustar com isso. É ter um pouco de paciência.

No pacote de ficheiros do do firm existem dois que poderão alterar (com o notepad):

- net.config (definem aqui se querem dhcp ou ip fixo)
    - net.mounts (se quiserem que o wdtv veja partilhas do vosso windows)

Aconselho que experimentem 1º sem alterar nenhum deles.

Após a instalação vejam se vos aparece um wdtv media server na rede windows.

Se sim é porque já têm o menino na rede.

Explorem-no.

Notas: Se não for para meter em rede não vejo, para já, grande interesse na utilização deste firmware. Mas talvez o disc0 tenha melhor opinião.

Posso afiançar que comigo foi sem qualquer problema e já utilizei diversas versões do firmware do zorander. Mas cabe a cada um decidir se vale.

Cumps.

Última edição: 1 de Maio de 2009
  9. disco

disco Power Member

Boas, eu ja tinha dito anteriormente que a instalação era extremamente fácil, so descompactar o conteudo do zip para uma pena e ligar .. E sim, estes firmwares alternativos só benefeciam quem tem o adaptador de net, pq por mais que quisessemos ajudar a resolver os bugs da WDTV é-nos impossiveis, visto que o source code dos ficheiros que controlam o áudio, video, etc são todos propietary, ou seja, "closed source" .. Não podemos alterar o q quer que seja nesse aspecto .. Estes firmwares alternativos surgiram principalmente pelo facto de muitas pessoas terem um servidor NAS em casa (um grande disco de rede em que varios pcs se podem ligar a ele) e o usam como repositorio de audio,video, e assim, tendo acesso directo ao NAS, conseguem ver os filmes e ouvir musicas sem terem de se preocupar com tranferi-los primeiro para uma pen .. Ou simplesmente fazer stream do pc para a televisao ..

Aviso desde já que se estão interessados, mais vale gastarem dinheiro num adaptador lan(ethernet) porque wriless vao ter muitos problemas de packets lost, ou seja, a ligação vai ser muito mais lenta e podem nao conseguir atingir o necessário..

Eu comprei o módulo usb ethernet da apple visto ser dos mais baratos à venda em portugal e de fácil acesso, visto ter em muitas lojas fnac.. É de focar que estes adaptadores já quase não são vendidos visto os pcs já virem todos com portas ethernet imbutidas, logo a escolha é logo muito mais reduzida.. A apple vende este adaptador porque lançou aqueles macair que acessórios só por usb, nem porta de rede tinha, ou seja, foi a minha sorte e para mais muita gente (visto que o apple usb adapter ser um dos melhores, nunca tive problemas com o meu) ..

Se não necessitaarem de fazer stream claro que não compensa sequer instalarem os firmware alternativos. Mas digo que muitas surpresas estão para vir .. Já estão a aparecer certos mods ao TV GUI, em que modificam certas partes e incluem coisas interessantes (como rss feed scroller) no menu inicial .. Este mod ainda nao está disponivel porque o criador ainda nao o disponibilzou mas penso que brevemente estará .. Entre outros ...

Espero também que a área de plugins php que estou a desenvolver atraia mais pessoas para escreverem plugins interessantes para o webserver.app.bin .. Existe um muito interessante, que o autor está a espera da conclusao da área de plugins para lançá-lo.. podem ve-lo aqui: http://wdtvforum.com/main/index.php?topic=529.0 .. Parece ser interessante, e pelo que percebi pelo que o autor me disse, server para fazer download dos thumbtails dos filmes , retira-os da net e insereos na pasta correcta, ficando assim o thumbtail disponivel.

Entre outros, muitos estarao para vir, e claro que so funcionaram com o firmware alternativo , nao perdem nada em experimentar [ mas claro, terão de ter algum modulo the usb ethernet/wifi]

Amanha volto cá porque agora vou deitar-me..

Melhores cumprimentos,
    João Henriques

10. zephirus

zephirus Power Member

O adaptador wireless TG123g da Thomson não funciona com o firmware ext3 pois não?

11. zephirus

zephirus Power Member

Entretanto já testei o firmware ext3, em parte...

Mas aconteceu uma coisa estranha, passo a explicar.

Coloquei todos os ficheiros na pen tal como aqui foi dito, liguei o wdtv, depois liguei lá a pen e ele diz que encontrou um novo firmware. Escolho para fazer update e depois de um pouco de espera, lá estou eu no menu inicial com o background custom. Não consegui testar nada porque não tenho hub mas o que notei foi que fiz eject da pen e o firmware mantêve-se activo. Mesmo depois de desligar o wdtv, lá estava o fundo custom e dizia que o firmware era o ext3. Fiz alguma coisa mal?

De qualquer forma, depois copiei o firmware .07 oficial, mudei o ficheiro .ver para uma versão mais à frente e fiz o update sem problemas. Estou de volta ao .07.

Conclusão disto tudo: vou certamente testar isto de novo assim que arranje um hub e provavelmente um adaptador usb para ethernet pois tenho o router mesmo ao lado.

Aproveito então para pedir a quem esteja mais dentro do assunto, onde posso arranjar um hub e um adaptador baratos e que funcionem. Queria gastar o menos possível pois isto não deixa de ser uma brincadeira e a vida não está fácil :001:. Se puder comprar em *****, mediamarkts, fnacs etç, melhor. Queria evitar lojas no meio de Lisboa, etç pois não me dá muito jeito.

12. zephirus

zephirus Power Member

Já tenho o hub ligado ao wdtv, com a pen com o firmware ext3 (já instalado) e depois tenho o adaptador usb-eth da apple ligado também e não consigo ver nada no meu pc. Alguém me pode dar uma ajuda?

EDIT: além do firmware tenho de instalar mais alguma coisa? Sou mesmo noob nisto...

13. Zambrot

Zambrot Power Member

Boas zephirus,

Compra o hub usb numa dessas lojas. O meu custou 7 € na vobis mas é um bocado manhoso, por 9 ou 10 € trazes uma coisa melhor.

Nos testes que fizeste chegaste a ver o wdtv na rede?

Experimenta mesmo sem o disco ligado. Metes o firmware numa porta eo ethernet na outra.

Cumps.

14. Zambrot

Zambrot Power Member

Esquece o comentário anterior.

Viste se o wdtv conseguiu receber o ip?

Que placa ethernet estás autilizar? É da lista?

Edit: Não tinha visto é o da Apple.

Prciso de mais infos para te ajudar.

Só precisas de instalar o firmware mais nada.

Uma dúvida, tens o teu router com dhcp?

Cumps.

15. zephirus

zephirus Power Member

Instalei o firmware, ficou porreiro. Depois liguei ao hub, o adaptador da apple que está depois ligado ao router na porta 4 e na página do router aparece-me isto:

Alguém me pode dizer como tenho de ter o ficheiro net.config e net.mounts?

16. zephirus

zephirus Power Member

Não aparece ip nenhum. Devia aparecer no wdtv mesmo?

Estou a usar dhcp sim.

17. BlueShark

BlueShark Power Member

por acaso tenho um wdtv (estava barato na fnac) e tenho instalado a ultima versão do ext3 e vejam só que este firmware ou derivados te tantos problemas que dava para mais de 100 paginas de bug e outras mer.. :(

ora vejam boot de um disco (wd 320G) formatado em ntfs, a pen DWL G122 não funciona e é uma da lista que funciona.

boot de uma pen FAT, funciona +++ bem.

boot em disco formatado em ext3 (jornaled) como esta porcaria na faz sync aos volumes montados vai tudo para o lixo. mas que grande me...

18. Zambrot

Zambrot Power Member

Quando arrancas aparece o logo (já alterado) e um ip por baixo. É muito rápido. Mas pelo que vejo pelo printscreen só tens um ip, que julgo ser o do teu pc.

A tua placa usb-eth dá sinal de vida? Acende as luzes?

Diz-me como tens isso ligado, o que está no hub e isolado? já agora na pen o firmware deve ter lá uns ficheiros message (mensagens de todo o processo boot) se me puderes enviar por pm eudou uma vista de olhos para ver se percebo o que se passou.

19. zephirus

zephirus Power Member

O ip não aparece por baixo do logo. Esses ips, o 254 é o router, o outro não sei. O do PC não está ai.

O usb-eth não acende a luz mas acendo no router, portanto penso que há ligação. De qualquer forma ele atribui o ip 10.192.192.1 e diz desconhecido em vez de ethport4, que é onde está ligado. Eu já envio o log.

20. zephirus

zephirus Power Member

Outra coisa. Partindo do zero:

0. tenho o wdtv com o firmware .07 oficial da WDTV e está desligado e a pen foi ejectada.

O que fazer agora primeiro? Ligar a pen e o usb-eth e depois ligar o wdtv? Ligar só a pen?

Partilhar esta Página