Web-Design » Dicas

evilfx

Power Member
Boa tarde,

Estou a iniciar-me no mundo do webdesign juntamente com um amigo e basicamente o que procuro é dicas para ter algum sucesso.

Uma vez que isto é um projecto de freelancers nao temos ainda grandes contactos com o meio nem sabemos os preços practicados, em média.

Oferecemos soluçoes de webdesign, nada "muito a frente" porque nao somos nenhuns programadores de topo, nem coisa que se pareça, mas julgamo-nos bons no que toca a design; o meu socio irá ficar com a parte de 3D e arquitectura uma vez que ele é finalista de arquitectura e contruir casas em 3D a partir de plantas, renders e bla bla bla é com ele.

Pra já temos um template que está a ser mudado de acordo com as necessidades para o nosso site que deverá estar terminado brevemente, conto tambem com a vossa ajuda para algumas pequenas perguntas que possam advir da programaçao do mesmo, antevejo já umas pequenas duvidas quanto ao formulario a pedir orçamento para construçao de sites uma vez que formularios nao seja muito comigo. Mas a seu tempo verei se necessito de ajuda. Para já era só uma ou outra dica, sobre preços, onde procurar clientes, etc.
 
procura nes threads aqui ao lado tem lá td o que precisas ;) além disso orçamentos para sites nao é coisa que se faça com um formulario. é mt subjectivo. pode variar mt. falo por mim claro
 
o formulario será apenas uma forma de contacto onde o cliente poderá escolher o produto que pretende e identicar o que precisa.

aqui ao lado nao vejo muito sobre o assunto, ou entao tou a ver mal :D
 
- Os objectivos e metas a serem alcançadas;
- A organização hierárquica da empresa;
- Os métodos de acompanhamento de desempenho do empreendimento;
- Os mecanismo de captação de recurso;
- Público alvo;
- Mercado em que a empresa está inserida;
- Os factores de motivação de visitação do site;
- Conteúdo que será desenvolvido;
- Cronograma de actividades, e todas as informações necessárias para sua elaboração.

São alguns dos pontos que li e que axo que é necessário ter em conta na orçamentação.
 
obrigado pela resposta, já deu umas luzes.

já agora, uma vez que nos estamos a iniciar neste meio, julgo que vamos precisar de procurar clientes, porque o nosso site, para alem de ainda nao estar pronto, ainda nao está sequer divulgado, que sugerem quanto a isto ?

e preços ? em média como anda isso ?
 
Em primeiro lugar deve-se apresentar trabalhos concluidos, depois na minha opinião acontece tudo naturalmente, se fores correcto e prestável passará de boca em boca.
 
Pois, mas como nos estamos a iniciar deparamo-nos com isso mesmo, falta de projectos e nem tao pouco sabemos como ou onde angariar clientes :s
 
Como o x4lov disse: primeiro apresentem trabalho feito, um bom portfolio, um bom showcase, depois os clientes aparecem.

Até lá, procurem em fóruns de oferta de projectos, façam coisas à borla, façam coisas para pessoas de família, vão às empresas da vossa localidade e aprensentem os serviços, etc.

Como em tudo, também no web design se tem que começar do zero ;)
 
pois, já agora, como fazem se os clientes vos pedirem recibos ?

dado que nós nao somos propriamente nenhuma empresa, nao temos como os passar...

já agora, fazer este tipo de coisas é legal, certo ?
 
Basicamente estás a dizer que não tens nenhum site feito e já queres arranjar clientes?

Primeiro tens que fazer vários trabalhos (de borla possivelmente) para criares um portfolio... Depois de teres um bom portfolio fazes um site para o divulgar... Se fores bom no que fazes irão aparecer-te clientes!

Quanto à questão da legalidade... Eu crias uma empresa ou passas recibos verdes...
 
É como qualquer outro negócio.

Se te pedirem recibo, compras e declaras às finanças. Podes passar recibos como particular.
Agora, depende é se for só uma vez (fazes como acto único) ou mais do que uma vez (vais às finanças e dás início à actividade, registando-te) - de qualquer das maneiras, apresentas os lucros no final do ano.
 
Última edição:
Se não tens qualquer portfólio, recomendo que selecciones um mercado alvo (clientes potenciais de um sector específico de actividade), faz um site demonstrativo bem feito, direccionado para o negócio desses clientes e por fim faz um mailing (e-mail, fax ) de apresentação do produto com preços bombásticos.
Em média, por cada 100 contactos tens 10 respostas e uma delas positiva.
 
Não esperes ganhar rios de dinheiro neste negócio, porque existe muita gente nele e é essencialmente um negócio de freelancers. Sendo esse um aspecto negativo, é também uma oportunidade, uma vez que se tiveres um cliente que quer uma solução que não está ao teu alcance, que por falta de disponibilidade, quer por falta de esperiência técnica, é muito fácil estabelecer parcerias com outros freelancers que queiram dar uma mão a troco de uns euros.
Um conselho: A não ser que já tenhas um produto feito à medida do cliente, pede sempre uma percentagem com a adjudicação do trabalho. Já tive algumas situações em que fiquei a arder porque os clientes mudaram de ideias.
Outro conselho: Não pratiques preços demasiado baixos. Valoriza a tua formação. Infelizmente não existe no nosso país a cultura de pagar pelo software. Um programador web acaba por ganhar muito menos que um canalizador não qualificado por existirem muitos miudos a venderem sites quase à borla.
 
Back
Topo