Web Design/Web Development

Skounas

Membro
Boa tarde. Tenho 22 anos e finalmente abri os olhos e vou começar a fazer o que gosto.
Estou a pensar tirar Web Design e Web Development apenas porque mexo em computadores desde os meus 14 anos, embora não perceba nada de code e design, e não tenho mais nada que gosto como gosto de PC's.
O meu objetivo é tirar um curso ( MasterD, Flag, etic, aceito sugestões) para conseguir o básico e para o papel (obviamente) e ao mesmo tempo estudar em casa no lynda.com ou totaltraining.com enquanto trabalho em part-time.
A minha dúvida é: já eu sendo um utilizador habitual do computador, que curso devo tirar 1º de forma a ser mais eficaz para mim? Os meus planos para o futuro é fazer disto carreira e ao mesmo tempo, quem sabe, ser freelancer.
Obrigado pela atenção.
 
Boas, para começar deverás começar por escolher bem a área que pretendes atuar. Começar por design e programação parece me muita coisa, devias começar apenas por uma já que são bastante extensas e depois ir aos poucos tocando na segunda.
Começa por pesquisar sobre HTML e CSS, acho que é o melhor ponto de partida. Depois javascript e vais ver que nessa altura começas a já perceber o suficiente para saberes quais os próximos passos.
Explora projetos no github para teres umas ideias da estrutura.
 
Não leves a mal, mas quando numa frase tens a indicação que queres fazer isto "apenas porque usas computadores desde os 14 anos" tem tudo para correr mal.

Na minha opinião tens que escolher algo que gostes mesmo e mesmo assim às vezes não é suficiente.

Posto isto, talvez te sugira focares-te numa das duas (pelo menos uma de cada vez). Face à quantidade de linguagens de programação existentes atualmente, vais ser difícil (se não for mesmo impossível) ser profissional nelas todas.

Opta por uma de cada vez e vai seguindo aos poucos. Tens muitos tutoriais que te podem ajudar.
Se for para o Front End, talvez te sugira começar por HTML e CSS (e aprenderes uma framework também) e posteriormente adicionar JS (e respetivas frameworks). Também podes eventualmente optar por novas linguagens que estão a aparecer mas que ainda não são assim tão utilizadas quando isso.

Quanto ao Back End, é sempre complicado, mas neste momento talvez as mais utilizadas sejam Java, PHP e SQL (para Base de Dados).


Respondendo diretamente à tua pergunta, quão utilizador habitual de computador és? É que hoje em dia somos todos utilizadores habituais de um computador (vá, quase todos). Agora só resta saber se essa utilização é básica e é tipo word, excel, jogos e facebook ou se é uma utilização avançada onde já tens conhecimentos avançados de hardware e software.

De qualquer das formas, caso optes mesmo pela programação e não tenhas experiência nenhuma, sugiro-te em primeira instância fazeres uns cursos de algoritmia e quem sabe alguns também de capacidade matemática que te irão ajudar bastante (não sei ao certo o nome destes cursos, mas são aqueles que ajudam a resolver problemas de forma mais simples, tipo estimular o pensamento e criatividade).

O resto... Bem... O resto vais aprendendo. Não queiras fazer logo uma cena toda XPTO ao inicio (começa simples, porque apesar de achares que demoraste uma eternidade para fazer quase nada, vai-te ajudar a levar as coisas passo a passo )e não desmotives quando passares mais tempo a corrigir erros do que a criar o projeto em si ;)

Quanto aos cursos, ao nível de programação acredito que os melhores estejam na pluralsight. Dá uma vista de olhos :)
O resto, depende muito da capacidade de adaptação de cada um e facilidade de resolução de problemas (sim, tenho conhecidos que deixaram bons projetos a meio porque não conseguiram resolver um problema em especifico).
 
Obrigado pelas respostas.
Respondendo ao XRS, a única "paixao" que tive foi informática, ou seja, não percebo nada mas é o que faço a maior parte do tempo e agora estou numa fase da minha vida que tenho de descobrir o que gosto e seguir isso. O problema é mesmo descobrir o que é que nós gostamos, para isso só experimentando. Talvez lynda.com e ir explorando?

Estaria mais inclinado para a parte de multimédia/design pois é o que me parece melhor, e pq sou criativo e gosto de "inventar"
 
@Skounas atenção que não estou a tentar demover-te de tentares. Apenas que ponderes bem o que pretendes fazer. Dei aquela opinião pela forma como tu te explicaste. Sendo que é mesmo aquilo que gostas ou aquilo que gostaste até à data, força, vai em frente.

Quanto aos cursos, Lynda, Pluralsight (prefiro este), Udemy, todos têm bons recursos. Nos dois primeiros caso vás optar por um deles, tens que adquirir mesmo uma subscrição. Caso arranjes os cursos "por aí" muito provavelmente já vão estar desatualizados.
Udemy, tens que escolher bem os cursos.

Também tens um site W3Schools que tem muita informação e de qualidade.

Dentro de cada tema que escolheres, foca-te num de cada vez e vai adicionando ao poucos mais linguagens para ser mais fácil aprenderes do que quereres fazer tudo ao molho.
Reforço apenas a ideia da importância de te safares bem em algoritmia e fluxogramas/diagramas para ser mais fácil criares os teus projetos (quando forem mais complexos).
 
Back
Topo