web developer

3du

Power Member
Boas,

Após procurar no google não cheguei a uma conclusão que linguagens trabalha um web developer. Pelo que me explicaram é quem trabalha com linguagem do lado do servidor, ou seja, em php, sql etc.
O problema é que tenho alguém que me fez umas horas com trabalho em html e talvez css diz que o trabalho foi de web designer e web developer e por isso quer esse reconhecimento.

Alguém que esteja dentro desta área que me dê uma luz.

Cumprimentos
 
Boas,

Um web developer, é um programador que faz programas web based, ou seja, programas disponibilizados através da internet, normalmente acessíveis através do browser, que não requerem, normalmente, instalação de nada na máquina física do lado cliente.
Quanto às linguagens, nem html nem css são linguagens de programação, o html é uma linguagem de marcação e o css é uma linguagem de estilos, mas que fazem parte do desenvolvimento web, portanto, que também são utilizadas pelos web developers, depois existem as linguagens de programação que podem correr no servidor ou na máquina do cliente, como é o caso do JavaScript que corre no browser, ou do php que corre no servidor, entre outras. Isto é grosso modo, porque a questão é bem mais complexa.
Quanto à questão do reconhecimento, sim acho que se fez o programa ou parte dele, e está relacionado com as linguagens faladas anteriormente deve ser reconhecido como web developer, o que quer que isso queira dizer, porque isso é apenas um nome, e está longe de descrever os skills adquiridos.

Espero ter ajudado.
 
Ele fez o design para a web e fez o development para a web. Acho que os titulos são explicativos.
Se o site só precisava de html/css para funcionar isso é outra história. Funciona? Se funciona é porque cumpriu.
 
Obrigado pelas respostas. Sou leigo nisto. Não sou da área da informática, pelo contrário, e tudo que aprendi (php, javascript, html, sql, css) foi por observação de outras pessoas. o programa é totalmente por mim e outra pessoa, enquanto o site a apresentar os serviços foi feito por outros dois. O problema é que quem meteu o site a funcionar (toda a linguagem php e sql/configuração de servidor/domínio etc) quer o reconhecimento como único web developer e quem fez só a parte html e css também quer esse reconhecimento.
 
"Through the use of graphic design software and prototyping tools, web designers could create the initial version of a website. Then the completed design will pass to web developers for coding"

Se o web designer também implementou o código, entao tambem desenvolveu (developed). Nem sei onde é que tá a confusão. Se o gajo quer reconhecimento que tivesse implementado o layout através dum modelo photoshop do web designer.
 
Isso está um pouco estranho. Não percebo porque a necessidade do reconhecimento.

Eu sempre associei Web Development com alguma linguagem de programação, ora Html e Css são consideradas linguagens de marcação (há quem debata), logo eu diria que quem mexeu com base de dados e PHP é mais facilmente reconhecido como Developer do que o outro.

No máximo o outro poderia ser reconhecido como Front-end Developer mas mesmo assim... É mais correto dizer que é Web Designer.
 
Matabicho, eu considero o projeto grande e por isso o reconhecimento para o portfólio. Isto tem já um ano de desenvolvimento e nem está pronto, por isso a questão do reconhecimento para alguém que só tratou do site (parte html e css) ser a mesma que a minha (responsável por quase a totalidade das linhas de código) e de outro colega (responsável pela fundação do programa etc). Isto para mim não é importante, pois nem sou da área da informática, mas para quem quer pôr no CV...
 
Matabicho, eu considero o projeto grande e por isso o reconhecimento para o portfólio. Isto tem já um ano de desenvolvimento e nem está pronto, por isso a questão do reconhecimento para alguém que só tratou do site (parte html e css) ser a mesma que a minha (responsável por quase a totalidade das linhas de código) e de outro colega (responsável pela fundação do programa etc). Isto para mim não é importante, pois nem sou da área da informática, mas para quem quer pôr no CV...

se é para meter no CV, é na boa
foram pagos? havia contrato? inclui colocar o nome no final do projecto?
 
se é para meter no CV, é na boa
foram pagos? havia contrato? inclui colocar o nome no final do projecto?

Foram pagos e até bem pelo serviço no meu intender (€/hora). Não houve contrato, pois enviaram me as coisas feitas, meti eu no servidor e após verificar tudo foi feito o pagamento. Deixo o nome deles no projeto e pôr no portfólio por serem gente de confiança e colegas.
Mas vai ter que ser como o aclaud disse, vai por designação
 
Back
Topo