1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

web developer

Discussão em 'Web Development' iniciada por 3du, 5 de Setembro de 2018. (Respostas: 9; Visualizações: 530)

  1. 3du

    3du Power Member

    Boas,

    Após procurar no google não cheguei a uma conclusão que linguagens trabalha um web developer. Pelo que me explicaram é quem trabalha com linguagem do lado do servidor, ou seja, em php, sql etc.
    O problema é que tenho alguém que me fez umas horas com trabalho em html e talvez css diz que o trabalho foi de web designer e web developer e por isso quer esse reconhecimento.

    Alguém que esteja dentro desta área que me dê uma luz.

    Cumprimentos
     
  2. filipedaniel

    filipedaniel Power Member

    Boas,

    Um web developer, é um programador que faz programas web based, ou seja, programas disponibilizados através da internet, normalmente acessíveis através do browser, que não requerem, normalmente, instalação de nada na máquina física do lado cliente.
    Quanto às linguagens, nem html nem css são linguagens de programação, o html é uma linguagem de marcação e o css é uma linguagem de estilos, mas que fazem parte do desenvolvimento web, portanto, que também são utilizadas pelos web developers, depois existem as linguagens de programação que podem correr no servidor ou na máquina do cliente, como é o caso do JavaScript que corre no browser, ou do php que corre no servidor, entre outras. Isto é grosso modo, porque a questão é bem mais complexa.
    Quanto à questão do reconhecimento, sim acho que se fez o programa ou parte dele, e está relacionado com as linguagens faladas anteriormente deve ser reconhecido como web developer, o que quer que isso queira dizer, porque isso é apenas um nome, e está longe de descrever os skills adquiridos.

    Espero ter ajudado.
     
  3. bashir

    bashir Power Member

    Ele fez o design para a web e fez o development para a web. Acho que os titulos são explicativos.
    Se o site só precisava de html/css para funcionar isso é outra história. Funciona? Se funciona é porque cumpriu.
     
  4. 3du

    3du Power Member

    Obrigado pelas respostas. Sou leigo nisto. Não sou da área da informática, pelo contrário, e tudo que aprendi (php, javascript, html, sql, css) foi por observação de outras pessoas. o programa é totalmente por mim e outra pessoa, enquanto o site a apresentar os serviços foi feito por outros dois. O problema é que quem meteu o site a funcionar (toda a linguagem php e sql/configuração de servidor/domínio etc) quer o reconhecimento como único web developer e quem fez só a parte html e css também quer esse reconhecimento.
     
  5. bashir

    bashir Power Member

    "Through the use of graphic design software and prototyping tools, web designers could create the initial version of a website. Then the completed design will pass to web developers for coding"

    Se o web designer também implementou o código, entao tambem desenvolveu (developed). Nem sei onde é que tá a confusão. Se o gajo quer reconhecimento que tivesse implementado o layout através dum modelo photoshop do web designer.
     
  6. Matabicho

    Matabicho Power Member

    Isso está um pouco estranho. Não percebo porque a necessidade do reconhecimento.

    Eu sempre associei Web Development com alguma linguagem de programação, ora Html e Css são consideradas linguagens de marcação (há quem debata), logo eu diria que quem mexeu com base de dados e PHP é mais facilmente reconhecido como Developer do que o outro.

    No máximo o outro poderia ser reconhecido como Front-end Developer mas mesmo assim... É mais correto dizer que é Web Designer.
     
  7. 3du

    3du Power Member

    Matabicho, eu considero o projeto grande e por isso o reconhecimento para o portfólio. Isto tem já um ano de desenvolvimento e nem está pronto, por isso a questão do reconhecimento para alguém que só tratou do site (parte html e css) ser a mesma que a minha (responsável por quase a totalidade das linhas de código) e de outro colega (responsável pela fundação do programa etc). Isto para mim não é importante, pois nem sou da área da informática, mas para quem quer pôr no CV...
     
  8. cRaZyzMaN

    cRaZyzMaN Power Member

    se é para meter no CV, é na boa
    foram pagos? havia contrato? inclui colocar o nome no final do projecto?
     
  9. aclaud

    aclaud Power Member

    Porque não separas?
    Frontend Web Developer: este e aquele.
    Backend Web Developer: aqueloutro.
     
  10. 3du

    3du Power Member

    Foram pagos e até bem pelo serviço no meu intender (€/hora). Não houve contrato, pois enviaram me as coisas feitas, meti eu no servidor e após verificar tudo foi feito o pagamento. Deixo o nome deles no projeto e pôr no portfólio por serem gente de confiança e colegas.
    Mas vai ter que ser como o aclaud disse, vai por designação
     

Partilhar esta Página