1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Web Host

Discussão em 'Web Development' iniciada por BaRRaKID, 28 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 705)

1. Boas.
    Já conheço o vosso site à bastante tempo, e desde já parabéns aos administradores e utilizadores pela qualidade e quantidade de informação que tem :)
    Decidi-me registar hoje, finalmente, porque tenho um problema e já ando a ficar desesperado com isto.
    Antes de mais, vi o sticky sobre web hosts, mas fiquei ainda mais baralhado, e espero que assim me dêem uma resposta mais directa.
    Então é o seguinte, ando à procura de um host para alojar o site da empresa onde trabalho, e não encontro nada de jeito. Sempre que acho um que me parece decente, faço uma pesquisa no google e só vejo reclamações. Por isso queria a vossa opinião para um web host decente, com as seguintes condições:

- De preferência nacional, ou se for internacional, que tenha um suporte técnico em condições
    - Alojamento Windows (para ASP.NET) e com suporte para MySQL, ou SQLServer
    - Espaço em disco decente! no mínimo dos mínimos 10Gb
    - Largura de banda mensal também decente (25/50Gb)
    - Empresas registadas e que passem factura, nada daqueles alojamentos "caseiros"
    - Empresas que não fiquem em posse do domínio (infelizmente em Portugal parece que isso é moda)
    - Planos de alojamento partilhado (já que os dedicados geralmente são demasiado caros, e são excessivos para o que quero)
    - Preço simpático (vou até aos 25€/mês, já que actualmente a empresa está a pagar cerca de 70€/80€ [​IMG] )
    - Percentagem de UpTime perto dos 100%/ano

Penso que seja só isto.
    Obrigado pela ajuda :)

2. anjo2

anjo2 Power Member

Servidores windows tira-te logo muitas escolhas, e mais de 10GB de espaço, precisas mesmo? Andas à procura de muito e barato...
    Geralmente há sempre reclamações, às vezes até inventadas, tens de ver que tipo de reclamações são.

Sobre os domínios, não precisas alugar o domínio à empresa que compras o alojamento, também o podes fazer, envia um mail para cada a perguntar sobre o domínio (envia aquelas que tenham um bom preço por exemplo)

3. Obrigado pela resposta
    O servidor ser Windows é essencial visto que o site já está feito em ASP.NET e os 10Gb de espaço também são essenciais, porque por exemplo irá ter cerca de 20 contas de e-mail e só aí gasto 1Gb num piscar de olhos.
    Já encontrei vários sites estrangeiros que oferecem as condições que quero (alguns até com 100Gb de espaço por cerca de 10€ por mês) mas leio sempre muitas criticas ao suporte deles principalmente porque fazem outsourcing a empresas indianas e ninguém se entende. Daí querer um host português, mas já vi que a maioria não está ao nível daquilo que se faz nos outros países.

4. Santo38

Santo38 Power Member

Será que não estão ao nivel?

Com 100Gb por 10Euros mês alguma coisa tem de sofrer, e normalmente é o suporte ou lentidão nos servidores. Ou vendes massivamente para que esses 10 euros por plano compensem os custos do pessoal e servidores, e corres o risco de fazer overload ao servidor, ou certificas-te que os planos estão dimensionados mais à realidade de forma a poderes proporcionar um suporte e garantias de velocidade em condições.

Lógicamente que empresas muito grandes como existem por ai, conseguem vender massivamente pelo que já oferecem "mundos e fundos", tipo 500Gb de espaço em disco e 2Tb de tráfego por 10 euros mes... Agora vamos lá pensar um bocadinho.. Um disco de 500Gb comercialmente custa para cima de 100 Euros. 2Tb de banda, cerca de 8 ou 9Mbps de linha custam uns 60/100 euros mês... A questão é como conseguem isto? Não conseguem. Baseiam-se na teoria que nunca todos os users vão gastar essa barbaridade de recursos, pelo que efectuando uma média de uso, chega-se a um coeficiente de simultaneadade, que lhes diz que o podem fazer pois cada cliente gasta em média não mais de 500Mb HDD/10Gb tráfego por mês.

Existem empresas que limitam os espaço por uma questão de realidade, outras optam por fazer overselling. É uma questão de marketing e politica comercial. Nenhum dos dois determina o nivel de suporte, mas quanto maior o overselling maior a hipotese de ter problemas no futuro.

Saudações

5. anjo2

anjo2 Power Member

Sobre a questão dos mails é fácil, redireccionas os mails para por exemplo o gmail e só utilizas o espaço do alojamento para o que realmente precisas.

6. Não fiz este tópico com o intuito de estar a discutir a qualidade dos alojamentos em Portugal em comparação com os de outros países, mas parece-me (Santo38) que estás a partir de pressupostos errados:

100€ não é nada. Basta teres um cliente durante 10 meses, ou 10 clientes em 10 meses(1 por mês), cada um a pagar 10€ que esse custo fica coberto. Isto tendo em conta que um cliente = 1 disco, se tiveres por exemplo 5 clientes por disco (cada um com 100GB) cobres esses custos em 2 meses...
    A largura de banda, ai tem a ver com a capacidade dos nossos ISPs, esses custos de 60/100€ são em Portugal, noutros países poderá ser muito menos, e se calhar algumas empresas até tem acordos com ISPs (ou são elas próprias ISPs) o que faz com que os custos de largura de banda sejam insignificantes.
    Acho irrisório pedir-se 10€ ou 20€ por um serviço que nem um giga de disco oferece. Pela mesma lógica de antes, a empresa de Hosting compra um disco de 500GB (100€), se cada cliente só tem 500MB, isso dá cerca de 1000 clientes a usufruir do mesmo disco, se cada cliente paga 10€, isso dá 10000€ por mês... isso dava para compra mais 1000 discos... então afinal quem é que se aproveita de quem? O host estrangeiro dá-me 100Gb e eu sei que no máximo vão estar 5 pessoas a usar aquele disco e pago 10€, o português dá-me 500MB corro o risco de estarem 1000 pessoas a usar o mesmo disco que eu, e pago os mesmos 10€.

Isso é em média, mas como por exemplo no meu caso, há excepções. os 10GB de tráfego ainda podiam chegar, porque o número de visitas não deve ser muito elevado, agora 500MB nem pensar, só o meu e-mail neste momento ocupa 150MB, e tenho outros 250MB em mails arquivados...

Tudo isto para dizer que não é tão linear quanto estás a querer fazer parecer.
    Não querendo alargar este assunto muito mais volte-mos à questão inicial :P
    Continuo à espera de boas sugestões para alojamento, dentro dos requisitos que mencionei antes. Obrigado, e peço desculpa por este enorme off-topic :)

7. anjo2

anjo2 Power Member

Não só o disco que é caro, pois existe uma coisa que é a ram e o cpu, que em muitas dessas empresas que vendem mais do que têem, as contas que usam mais, inventam algo para as tirar fora... Preferias que as empresas andassem aí oferecer tudo e mais alguma coisa por quase nada e na realidade não podias gastar nem 1/10? Acho que não, mas infelizmente acontece...

Acho que comprares 1GB de alojamento, e teres os mails a serem redireccionados para um provedor de mail que te dê espaço apenas para os mails é a melhor opção e mais barata.

Aconselho-te a enviares mail às empresas que possas estar interessa, verificar as condições gerais e procurar feedback dos clientes (por vezes no fórum da empresa).

8. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

"Provavelmente" (de provavelmente não tem nada) até é como ele explicou, tu é que não pareces estar muito por dentro do assunto. Overselling é prática comum no webhosting barato. Tal como em tudo na vida, a qualidade paga-se. Desculpa a sinceridade. :)

Um servidor não é feito apenas de disco rigido e o espaço no datacenter também se paga.

9. Santo38

Santo38 Power Member

Realmente parece-me que estas a ser simplista. Empregados, material, instalações (+utilities), deslocações/carros, impostos, segurança social, IVA... Isto não te diz nada dos custos que existem para além do óbvio? Quem é que achas que responde aos problemas quando eles aparecem?

A parte da banda penso que te equivocas-te. Lá fora pagas (ou pagam aos "carriers"/datacenter) por cada 1Mbps entre 6 e 8 USD (nos states claro) para grandes quantidades de banda (100Mbps) ou 15 a 20 USD para quantidades abaixo de 50Mbps. Cá pagas mais. Bem mais. (Atenção não confundir as coisas: Uma linha fisica de 10Mbps (banda) consegue comportar em teoria 3,3TB de tráfego).

Para voltar "on topic", e desde já peço desculpas por ter saido tão off topic.

Penso que a melhor sugestão que te podem dar é procurares no estrangeiro aquilo que precisas. Lá encontras quem te venda 100Gb de espaço e tráfego ilimitado por uns miseros $15/$20 por mes.

Cá em Portugal sugiro a Amen que deve ter pacotes à tua medida e ao preço que pretendes.

Em qualquer dos casos não assumo qualquer responsabilidade pela qualidade que te venham ou não a prestar.

Saudações

10. Santo38

Santo38 Power Member

Só um addon: Podes usar o Google mail para o teu correio. Eles tem uma solução para tratar de todo o email de uma empresa. Só tens de pedir a quem te aloja para redirecionar os registos MX do DNS para os que o google te dá ou fazeres isso tu próprio no painel de controle de conta se te for possivel. Isso pelo menos resolve-te o problema do mail.

Saudações

Partilhar esta Página