Web Host

BaRRaKID

Membro
Boas.
Já conheço o vosso site à bastante tempo, e desde já parabéns aos administradores e utilizadores pela qualidade e quantidade de informação que tem :)
Decidi-me registar hoje, finalmente, porque tenho um problema e já ando a ficar desesperado com isto.
Antes de mais, vi o sticky sobre web hosts, mas fiquei ainda mais baralhado, e espero que assim me dêem uma resposta mais directa.
Então é o seguinte, ando à procura de um host para alojar o site da empresa onde trabalho, e não encontro nada de jeito. Sempre que acho um que me parece decente, faço uma pesquisa no google e só vejo reclamações. Por isso queria a vossa opinião para um web host decente, com as seguintes condições:

- De preferência nacional, ou se for internacional, que tenha um suporte técnico em condições
- Alojamento Windows (para ASP.NET) e com suporte para MySQL, ou SQLServer
- Espaço em disco decente! no mínimo dos mínimos 10Gb
- Largura de banda mensal também decente (25/50Gb)
- Empresas registadas e que passem factura, nada daqueles alojamentos "caseiros"
- Empresas que não fiquem em posse do domínio (infelizmente em Portugal parece que isso é moda)
- Planos de alojamento partilhado (já que os dedicados geralmente são demasiado caros, e são excessivos para o que quero)
- Preço simpático (vou até aos 25€/mês, já que actualmente a empresa está a pagar cerca de 70€/80€
icon_eek.gif
)
- Percentagem de UpTime perto dos 100%/ano

Penso que seja só isto.
Obrigado pela ajuda :)
 
Servidores windows tira-te logo muitas escolhas, e mais de 10GB de espaço, precisas mesmo? Andas à procura de muito e barato...
Geralmente há sempre reclamações, às vezes até inventadas, tens de ver que tipo de reclamações são.

Sobre os domínios, não precisas alugar o domínio à empresa que compras o alojamento, também o podes fazer, envia um mail para cada a perguntar sobre o domínio (envia aquelas que tenham um bom preço por exemplo)
 
Obrigado pela resposta
O servidor ser Windows é essencial visto que o site já está feito em ASP.NET e os 10Gb de espaço também são essenciais, porque por exemplo irá ter cerca de 20 contas de e-mail e só aí gasto 1Gb num piscar de olhos.
Já encontrei vários sites estrangeiros que oferecem as condições que quero (alguns até com 100Gb de espaço por cerca de 10€ por mês) mas leio sempre muitas criticas ao suporte deles principalmente porque fazem outsourcing a empresas indianas e ninguém se entende. Daí querer um host português, mas já vi que a maioria não está ao nível daquilo que se faz nos outros países.
 
Será que não estão ao nivel?

Com 100Gb por 10Euros mês alguma coisa tem de sofrer, e normalmente é o suporte ou lentidão nos servidores. Ou vendes massivamente para que esses 10 euros por plano compensem os custos do pessoal e servidores, e corres o risco de fazer overload ao servidor, ou certificas-te que os planos estão dimensionados mais à realidade de forma a poderes proporcionar um suporte e garantias de velocidade em condições.

Lógicamente que empresas muito grandes como existem por ai, conseguem vender massivamente pelo que já oferecem "mundos e fundos", tipo 500Gb de espaço em disco e 2Tb de tráfego por 10 euros mes... Agora vamos lá pensar um bocadinho.. Um disco de 500Gb comercialmente custa para cima de 100 Euros. 2Tb de banda, cerca de 8 ou 9Mbps de linha custam uns 60/100 euros mês... A questão é como conseguem isto? Não conseguem. Baseiam-se na teoria que nunca todos os users vão gastar essa barbaridade de recursos, pelo que efectuando uma média de uso, chega-se a um coeficiente de simultaneadade, que lhes diz que o podem fazer pois cada cliente gasta em média não mais de 500Mb HDD/10Gb tráfego por mês.

Existem empresas que limitam os espaço por uma questão de realidade, outras optam por fazer overselling. É uma questão de marketing e politica comercial. Nenhum dos dois determina o nivel de suporte, mas quanto maior o overselling maior a hipotese de ter problemas no futuro.

Saudações
 
Sobre a questão dos mails é fácil, redireccionas os mails para por exemplo o gmail e só utilizas o espaço do alojamento para o que realmente precisas.
 
Não fiz este tópico com o intuito de estar a discutir a qualidade dos alojamentos em Portugal em comparação com os de outros países, mas parece-me (Santo38) que estás a partir de pressupostos errados:

Lógicamente que empresas muito grandes como existem por ai, conseguem vender massivamente pelo que já oferecem "mundos e fundos", tipo 500Gb de espaço em disco e 2Tb de tráfego por 10 euros mes... Agora vamos lá pensar um bocadinho.. Um disco de 500Gb comercialmente custa para cima de 100 Euros. 2Tb de banda, cerca de 8 ou 9Mbps de linha custam uns 60/100 euros mês... A questão é como conseguem isto? Não conseguem.

100€ não é nada. Basta teres um cliente durante 10 meses, ou 10 clientes em 10 meses(1 por mês), cada um a pagar 10€ que esse custo fica coberto. Isto tendo em conta que um cliente = 1 disco, se tiveres por exemplo 5 clientes por disco (cada um com 100GB) cobres esses custos em 2 meses...
A largura de banda, ai tem a ver com a capacidade dos nossos ISPs, esses custos de 60/100€ são em Portugal, noutros países poderá ser muito menos, e se calhar algumas empresas até tem acordos com ISPs (ou são elas próprias ISPs) o que faz com que os custos de largura de banda sejam insignificantes.
Acho irrisório pedir-se 10€ ou 20€ por um serviço que nem um giga de disco oferece. Pela mesma lógica de antes, a empresa de Hosting compra um disco de 500GB (100€), se cada cliente só tem 500MB, isso dá cerca de 1000 clientes a usufruir do mesmo disco, se cada cliente paga 10€, isso dá 10000€ por mês... isso dava para compra mais 1000 discos... então afinal quem é que se aproveita de quem? O host estrangeiro dá-me 100Gb e eu sei que no máximo vão estar 5 pessoas a usar aquele disco e pago 10€, o português dá-me 500MB corro o risco de estarem 1000 pessoas a usar o mesmo disco que eu, e pago os mesmos 10€.

que lhes diz que o podem fazer pois cada cliente gasta em média não mais de 500Mb HDD/10Gb tráfego por mês.

Isso é em média, mas como por exemplo no meu caso, há excepções. os 10GB de tráfego ainda podiam chegar, porque o número de visitas não deve ser muito elevado, agora 500MB nem pensar, só o meu e-mail neste momento ocupa 150MB, e tenho outros 250MB em mails arquivados...

Tudo isto para dizer que não é tão linear quanto estás a querer fazer parecer.
Não querendo alargar este assunto muito mais volte-mos à questão inicial :P
Continuo à espera de boas sugestões para alojamento, dentro dos requisitos que mencionei antes. Obrigado, e peço desculpa por este enorme off-topic :)
 
Não só o disco que é caro, pois existe uma coisa que é a ram e o cpu, que em muitas dessas empresas que vendem mais do que têem, as contas que usam mais, inventam algo para as tirar fora... Preferias que as empresas andassem aí oferecer tudo e mais alguma coisa por quase nada e na realidade não podias gastar nem 1/10? Acho que não, mas infelizmente acontece...

Acho que comprares 1GB de alojamento, e teres os mails a serem redireccionados para um provedor de mail que te dê espaço apenas para os mails é a melhor opção e mais barata.

Aconselho-te a enviares mail às empresas que possas estar interessa, verificar as condições gerais e procurar feedback dos clientes (por vezes no fórum da empresa).
 
Não fiz este tópico com o intuito de estar a discutir a qualidade dos alojamentos em Portugal em comparação com os de outros países, mas parece-me (Santo38) que estás a partir de pressupostos errados:



100€ não é nada. Basta teres um cliente durante 10 meses, ou 10 clientes em 10 meses(1 por mês), cada um a pagar 10€ que esse custo fica coberto. Isto tendo em conta que um cliente = 1 disco, se tiveres por exemplo 5 clientes por disco (cada um com 100GB) cobres esses custos em 2 meses...
A largura de banda, ai tem a ver com a capacidade dos nossos ISPs, esses custos de 60/100€ são em Portugal, noutros países poderá ser muito menos, e se calhar algumas empresas até tem acordos com ISPs (ou são elas próprias ISPs) o que faz com que os custos de largura de banda sejam insignificantes.
Acho irrisório pedir-se 10€ ou 20€ por um serviço que nem um giga de disco oferece. Pela mesma lógica de antes, a empresa de Hosting compra um disco de 500GB (100€), se cada cliente só tem 500MB, isso dá cerca de 1000 clientes a usufruir do mesmo disco, se cada cliente paga 10€, isso dá 10000€ por mês... isso dava para compra mais 1000 discos... então afinal quem é que se aproveita de quem? O host estrangeiro dá-me 100Gb e eu sei que no máximo vão estar 5 pessoas a usar aquele disco e pago 10€, o português dá-me 500MB corro o risco de estarem 1000 pessoas a usar o mesmo disco que eu, e pago os mesmos 10€.



Isso é em média, mas como por exemplo no meu caso, há excepções. os 10GB de tráfego ainda podiam chegar, porque o número de visitas não deve ser muito elevado, agora 500MB nem pensar, só o meu e-mail neste momento ocupa 150MB, e tenho outros 250MB em mails arquivados...

Tudo isto para dizer que não é tão linear quanto estás a querer fazer parecer.
Não querendo alargar este assunto muito mais volte-mos à questão inicial :P
Continuo à espera de boas sugestões para alojamento, dentro dos requisitos que mencionei antes. Obrigado, e peço desculpa por este enorme off-topic :)


"Provavelmente" (de provavelmente não tem nada) até é como ele explicou, tu é que não pareces estar muito por dentro do assunto. Overselling é prática comum no webhosting barato. Tal como em tudo na vida, a qualidade paga-se. Desculpa a sinceridade. :)

Um servidor não é feito apenas de disco rigido e o espaço no datacenter também se paga.
 
Realmente parece-me que estas a ser simplista. Empregados, material, instalações (+utilities), deslocações/carros, impostos, segurança social, IVA... Isto não te diz nada dos custos que existem para além do óbvio? Quem é que achas que responde aos problemas quando eles aparecem?

A parte da banda penso que te equivocas-te. Lá fora pagas (ou pagam aos "carriers"/datacenter) por cada 1Mbps entre 6 e 8 USD (nos states claro) para grandes quantidades de banda (100Mbps) ou 15 a 20 USD para quantidades abaixo de 50Mbps. Cá pagas mais. Bem mais. (Atenção não confundir as coisas: Uma linha fisica de 10Mbps (banda) consegue comportar em teoria 3,3TB de tráfego).

Para voltar "on topic", e desde já peço desculpas por ter saido tão off topic.

Penso que a melhor sugestão que te podem dar é procurares no estrangeiro aquilo que precisas. Lá encontras quem te venda 100Gb de espaço e tráfego ilimitado por uns miseros $15/$20 por mes.

Cá em Portugal sugiro a Amen que deve ter pacotes à tua medida e ao preço que pretendes.

Em qualquer dos casos não assumo qualquer responsabilidade pela qualidade que te venham ou não a prestar.

Saudações
 
Só um addon: Podes usar o Google mail para o teu correio. Eles tem uma solução para tratar de todo o email de uma empresa. Só tens de pedir a quem te aloja para redirecionar os registos MX do DNS para os que o google te dá ou fazeres isso tu próprio no painel de controle de conta se te for possivel. Isso pelo menos resolve-te o problema do mail.

Saudações
 
Back
Topo