Web Server

Tekku

Power Member
Boas qual acham ser a melhor distro para um Web server?
Queria fazer do meu pc um servidor de páginas web e gostava de optar por linux pois windows sai bem caro para a finalidade que lhe quero dar.

Cumps
 
Hehe se calhar vou fazer um pergunta parva mas quantos cd's do debian é que eu preciso?
É que no site deles estão 32 cd's mais ou menos para sacar :S

Cumps
 
Os outros CDs são todos programas dos repositórios :D. Acho que também irei utilizar Debian para a próxima LAN da escola como server DHCP.

E concordo com as restantes opiniões. Debian consegue ser dos mais complicados aquando a configuração de servidores, mas fica exactamente como tu o queres.
 
Última edição:
Eu agora é que ando mesmo a querer aprender a mexer nisto porque acho que o futuro irá passar mais pelo linux do que pelo windows, embora esteja num curso de informática só tenho formação em windows xp o que acho mal. O único contacto que tive com linux assim mais tempo foi no meu primeiro 10º ano em que um professor meu de informática levou uns cd's e ofereceu há gente para vermos como era.

Cumps
 
Debian tem uma enorme comunidade e muita mas muita documentação, por isso é um bom ponto.

E guias de Ubuntu tb são quase a mesma coisa para Debian, dá para ai 95% das vezes quase :p

Good luck ;)
 
uma dúvida instalei o debian 5.00 correu tudo bem numa das partes da instalação ele pediu me para escolher que pacotes gostava de instalar dos quais eu escolhi servidor web etc etc mas agora depois de instalado não encontro nada referente a isso :S

Cumps
 
Boas é o seguinte instalei o wampp para linux e aquilo deu-me um erro, eles no site oficial dizem que para corrigir o erro temos que ir a um determinado ficheiro e alterar lá algo para que este possa funcionar.
A minha dúvida é qual o comando para abrir o ficheiro com o editor de texto com privilégios de root?
É que sem isso não consigo alterar nada :S

Cumps
 
o comando para editares o ficheiro em causa com privilegios de root é (por exemplo)
Código:
sudo gedit nome_ficheiro
gedit é um editor de texto. Eu acho bastante bom e simples. Existem outros que podes usar.
Ao executares este comando é te pedida a tua password (a mm com que fazes login). Não estranhes não aparecer aquilo que escreves é mm assim :P
 
Última edição:
muito obrigado o comando funcionou :)
Alguém me pode sugerir um programa tipo o xampp ou o wamp mas para linux?

Cumps
 
Pois eu tentei com esse xD
Só que o Apache não inicia e já tentei fazer tudo o que consta na FAQ deles e continua na mesma :S
Por isso é que perguntei se alguém conhecia outro xD
Se conhecerem algum tipo o wamp é que era porque esse tenho mais experiência.
No lampp ainda nem sei onde tenho que meter os ficheiros do site lol

Cumps
 
wamp? para que?

vais ao gestor de pacotes Synaptic :
*System - Administration - Synaptic Package Manager
* Menu Edit -> Mark Packages by Task -> LAMP SERVER

Isto vai instalar os pacotes do Apache2, PHP5, Mysql5.

Instala coisas que estejam nos repositórios, é o mais recomendado e o mais simples para depois resolver problemas.
 
Quanto a questão original deste post: quase todas as distros dão para fazer de server com os pacotes de servidor
A quem goste de distros Debian based como Ubuntu, Mint e também há que seja mais apologista de RedHat Based para servidores em distros como Fedora, Centos. Pessoalmente axo ke para um utilizador novo a linux debian based deve xegar perfeitamente a um nivel mais alto talvez tentares Fedora ou centos. Eu ja vi alguem que tem num servidor empresarial centos a funcionar perfeitamente.
 
ola mais uma vez hehe
é o seguinte estou com um problema com o webmin em que eu já consegui por ele completamente a funcionar já tenho acesso ao site que queria fazer e tudo mas como precisava de SQL para ele estava a tentar instalar os módulos do webmin que lhe dizem respeito, mas o meu problema é que eu faço para ele instalar os modulos sugeridos por eles ele começa e depois não acaba fica parado no tempo :S

Cumps
 
Boas
Os modulos já consegui instalar mas quando vou ao meno do postgreSQL Database Server ele diz me que ou os ficheiros de configuração não estão lá no sitio ou que o Postgre não foi iniciado ou então que a configuração está errada :S

Vou agora verificar os ficheiros e procurar na net uma boa configuração para isto se não souber configurar :S

Cumps

edit: Não encontro os ficheiros de configuração :S
 
Back
Topo