Web Server

Gurzi

Power Member
Boas malta..

A partir de Segunda feira, dia 12 de Junho, vou integrar um estágio numa empresa de distribuição de peças de Automóveis, estando eu no interior da mesma no sector de Informática.
A Empresa tem 1 pessoa que percebe bem de Informática mas que elabora mais a função de Gestão .
Sempre que a empresa precisa de algo de Informática, se o senhor estiver muito ocupado(como sempre , e é normal) contratam uma empresa externa para desenvolver as suas necessidades .. E assim foi para o desenvolvimento do seu web-site..
Acontece que o site estava alojado em um servidor da empresa de desenvolvimento do design do site, e agora forneceram um cd com todo o conteudo.
Um dos meus projectos que fizeram para mim , no plano de estágio, é estar ao lado daquele senhor e ser eu a fazer o servidor em Linux que depois vou ter que usar a linguagem PHP..
Bem eu de Linux nada sei, apenas instalei o ubuntu, consegui instalar o meu speedtouch que é connected via USB, e nada mais..

Bem , lá estou eu a ler uma bíblia de Linux com 500 páginas e estou a gostar, optei por "sacar" a versão 10.0 do Mandriva que foi a minha escolha para web server.. que acham ?

outra coisa, o que preciso saber de PHP para poder por o servidor a funcionar ? julguei que era só algo de instalar o server, e montar ali o Apache a bombar e nada de mais..

Dêm-me umas dicas, alguem que já tenha feito algo do género, porque estou mesmo a apanhar do ar...

um grande abraço :)

:-D
 
Última edição:
Em linux também não te posso ajudar mt, o meu server é em windows :sad:
sim, podem-me espancar! :sad:

Em relação ao webserver, provávelmente vais instalar o Apache, correcto? Depois instalas o PHP (tens que sacar à parte, a não ser que já venha com o Apache, n'algum pack qualquer). Finalmente, se precisarem, instalas o servidor de SQL. MySQL, provávelmente :)

Tenho um PDF que explica como se faz isto tudo, só que não o tenho aqui. Amanhã posso-to passar, pode ser que te ajude... a mim ajudou bastante :D
 
Ficava muito grato se me desses isso.. outra coisa que me podia ajudar seria já que usas windows server, fazer um relatório á empresa apresentando quais as diferenças de windows server /linux server e quais as vantagens..

Preciso de configurar o que , quando instalar o Apache/PHP /Mysql etc ?

tenho que intervir com o code do site ?

eu já uma vez fiz do meu pc um alojamento próprio com o no-ip.. vou ter que fazer algo desse género ? e como é que faço para que faça algo deste género da máquina ? http://www.empresa.pt se o dominio ja está registado

?

um abraço
 
Não te posso dizer quais as diferenças, já que nunca usei linux server :P
No Windows só tens de instalar os programas, mexer nos ficheiros de configuração (tal como no linux, penso eu), e deixar o Apache e o MySQL a correrem automáticamente qd se inicia o PC (a instalação trata logo disso, a não ser que tu digas que não...).

De resto, é só deixar o PC ligado. Ponto fraco: o Windows é pago, o linux não :D

Não sei de estabilidade, o meu webserver (e ftp server, também) nunca me deu problemas, pelo menos.

Performance também não faço a mínima se se nota alguma diferença significativa ou não.

O que sei mesmo é que não tens grande problema a montar o servidor em Windows. É fácil, rápido, e funciona :)

Quanto ao forwarding (empresa.pt), se já tens o domínio é só por a apontar para essa máquina. Configurar o router, se for preciso.
Em princípio, e já que querem meter o server num pc da empresa, a ligação deve ter ip fixo, correcto? Sendo assim, não precisas de usar nada do género do no-ip.

Espero que tenha ajudado alguma coisa :P

Se tiveres mais alguma dúvida, posso tentar responder, se souber alguma coisa do assunto :)
 
done

Confesso que quando falaram isso na reunião do estágio, fiquei um pouco assustado, porque não percebo nada de Linux nem de Redes, ora como faço um forwarding ?

Preciso de mexer em coisas de numeros de ips ? é que de redes não percebo nada mesmo..

podes me enviar depois esse pdf que me poderá ser util ?

um abraço
 
Sim, envio-te isso amanhã.

Quanto ao domain forwarding, ou lá como se chama, a empresa onde compram o domínio é capaz de explicar melhor como isso funciona ;)

Boa sorte! :D
[[]]
 
Embora o "look´n´feel" do Windows pareça, à partida mais simples, convém teres em conta o factor segurança. Se o servidor for acessível "de fora", convém mesmo que tenhas cuidados a tornar o servidor seguro. Fazer securing a um webserver em Windows, torna-se mais complicado, e exige um grau de conhecimento superior ao de Linux. Para além disso, e considerando o factor performance, acredita que para PHP e MySQL o Linux é o ideal. Embora o Windows também o corra, estes dois funcionam bastante melhor em Linux.

Se não te sentes à vontade com o Linux, vai fazendo expriências. Ao instalares uma distro, muito provavelmente já terás o Apache, PHP e MySQL instalados também. Se não tiveres, utilitários como o yum ou o apt-get tornam mto simples fazeres isso, e actualizar.
 
empresa

obrigado pela ajuda.. vou começar a explorar todos os factores..

acham que Mandriva pode ser um bom web server ?

qualquer das formas vou sacar tb o Fedora 5 , mas indiquem qual poderá ser melhor para mim, e para a empresa.

um abraço a todos
 
Mandriva para server nao me cheira.

Fedora é uma boa opção.

Mas as minhas preferencias vão para o Ubuntu ( ultima versão : Ubuntu Dapper 6.06 caso n saibas)

Podes ver como instalar o apache + php + mysql AQUI

No site tb tens a explicar como meter um ftp.

Tambem vais precisar de mail server?

Good luck e vai com calma que isto ate é facil :)
 
Nao sei se o nome dos pacotes é igual, mas o comando de instalação não é o mesmo.
Em Debian/Ubuntu usa-se o apt-get, no fedora é o yum.
 
Podes instalar logo o apache php e mysql os de origem com o S.O vem o (PHP 5 e mysql 5.0.0.18 (atenção à extensão mysqli, basta fazer uma actualização pelo yum), Antes disso tudo configurar o yum como deve ser e fazer o respectivo update. Quanto à configuração convém ter noções de segurança, tive que editar muitos .conf's e muitas linhas, mas isto para um utilizador já com alguma expriência, se for a 1º vez que mexes em linux já é mais complicado, vais ter que andar ai à procura de tutorials. Porque o apache e php e mysql ssh ftp etc as conf's que vem por default não são as mais seguras... mas depois de tudo configurado correctamente não há melhor, e já agora quanto win para apache e mysql podem trazer alguns problemas tb, alias penso que estas duas funcoes webservers e databases's sempre foram criadas em base como tendo em vista o linux e nunca windows.
 
Back
Topo