1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Web Server

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Gurzi, 10 de Junho de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 960)

1. Gurzi

Gurzi Power Member

Boas malta..

A partir de Segunda feira, dia 12 de Junho, vou integrar um estágio numa empresa de distribuição de peças de Automóveis, estando eu no interior da mesma no sector de Informática.
    A Empresa tem 1 pessoa que percebe bem de Informática mas que elabora mais a função de Gestão .
    Sempre que a empresa precisa de algo de Informática, se o senhor estiver muito ocupado(como sempre , e é normal) contratam uma empresa externa para desenvolver as suas necessidades .. E assim foi para o desenvolvimento do seu web-site..
    Acontece que o site estava alojado em um servidor da empresa de desenvolvimento do design do site, e agora forneceram um cd com todo o conteudo.
    Um dos meus projectos que fizeram para mim , no plano de estágio, é estar ao lado daquele senhor e ser eu a fazer o servidor em Linux que depois vou ter que usar a linguagem PHP..
    Bem eu de Linux nada sei, apenas instalei o ubuntu, consegui instalar o meu speedtouch que é connected via USB, e nada mais..

Bem , lá estou eu a ler uma bíblia de Linux com 500 páginas e estou a gostar, optei por "sacar" a versão 10.0 do Mandriva que foi a minha escolha para web server.. que acham ?

outra coisa, o que preciso saber de PHP para poder por o servidor a funcionar ? julguei que era só algo de instalar o server, e montar ali o Apache a bombar e nada de mais..

Dêm-me umas dicas, alguem que já tenha feito algo do género, porque estou mesmo a apanhar do ar...

um grande abraço :)

:-D

Última edição: 10 de Junho de 2006
  2. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Em linux também não te posso ajudar mt, o meu server é em windows :sad:
    sim, podem-me espancar! :sad:

Em relação ao webserver, provávelmente vais instalar o Apache, correcto? Depois instalas o PHP (tens que sacar à parte, a não ser que já venha com o Apache, n'algum pack qualquer). Finalmente, se precisarem, instalas o servidor de SQL. MySQL, provávelmente :)

Tenho um PDF que explica como se faz isto tudo, só que não o tenho aqui. Amanhã posso-to passar, pode ser que te ajude... a mim ajudou bastante :D

3. Gurzi

Gurzi Power Member

Ficava muito grato se me desses isso.. outra coisa que me podia ajudar seria já que usas windows server, fazer um relatório á empresa apresentando quais as diferenças de windows server /linux server e quais as vantagens..

Preciso de configurar o que , quando instalar o Apache/PHP /Mysql etc ?

tenho que intervir com o code do site ?

eu já uma vez fiz do meu pc um alojamento próprio com o no-ip.. vou ter que fazer algo desse género ? e como é que faço para que faça algo deste género da máquina ? http://www.empresa.pt se o dominio ja está registado

?

um abraço

4. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Não te posso dizer quais as diferenças, já que nunca usei linux server :P
    No Windows só tens de instalar os programas, mexer nos ficheiros de configuração (tal como no linux, penso eu), e deixar o Apache e o MySQL a correrem automáticamente qd se inicia o PC (a instalação trata logo disso, a não ser que tu digas que não...).

De resto, é só deixar o PC ligado. Ponto fraco: o Windows é pago, o linux não :D

Não sei de estabilidade, o meu webserver (e ftp server, também) nunca me deu problemas, pelo menos.

Performance também não faço a mínima se se nota alguma diferença significativa ou não.

O que sei mesmo é que não tens grande problema a montar o servidor em Windows. É fácil, rápido, e funciona :)

Quanto ao forwarding (empresa.pt), se já tens o domínio é só por a apontar para essa máquina. Configurar o router, se for preciso.
    Em princípio, e já que querem meter o server num pc da empresa, a ligação deve ter ip fixo, correcto? Sendo assim, não precisas de usar nada do género do no-ip.

Espero que tenha ajudado alguma coisa :P

Se tiveres mais alguma dúvida, posso tentar responder, se souber alguma coisa do assunto :)

5. Gurzi

Gurzi Power Member

done

Confesso que quando falaram isso na reunião do estágio, fiquei um pouco assustado, porque não percebo nada de Linux nem de Redes, ora como faço um forwarding ?

Preciso de mexer em coisas de numeros de ips ? é que de redes não percebo nada mesmo..

podes me enviar depois esse pdf que me poderá ser util ?

um abraço

6. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Sim, envio-te isso amanhã.

Quanto ao domain forwarding, ou lá como se chama, a empresa onde compram o domínio é capaz de explicar melhor como isso funciona ;)

Boa sorte! :D
    [[]]

7. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Embora o "look´n´feel" do Windows pareça, à partida mais simples, convém teres em conta o factor segurança. Se o servidor for acessível "de fora", convém mesmo que tenhas cuidados a tornar o servidor seguro. Fazer securing a um webserver em Windows, torna-se mais complicado, e exige um grau de conhecimento superior ao de Linux. Para além disso, e considerando o factor performance, acredita que para PHP e MySQL o Linux é o ideal. Embora o Windows também o corra, estes dois funcionam bastante melhor em Linux.

Se não te sentes à vontade com o Linux, vai fazendo expriências. Ao instalares uma distro, muito provavelmente já terás o Apache, PHP e MySQL instalados também. Se não tiveres, utilitários como o yum ou o apt-get tornam mto simples fazeres isso, e actualizar.

8. Gurzi

Gurzi Power Member

empresa

obrigado pela ajuda.. vou começar a explorar todos os factores..

acham que Mandriva pode ser um bom web server ?

qualquer das formas vou sacar tb o Fedora 5 , mas indiquem qual poderá ser melhor para mim, e para a empresa.

um abraço a todos

9. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Mandriva para server nao me cheira.

Fedora é uma boa opção.

Mas as minhas preferencias vão para o Ubuntu ( ultima versão : Ubuntu Dapper 6.06 caso n saibas)

Podes ver como instalar o apache + php + mysql AQUI

No site tb tens a explicar como meter um ftp.

Tambem vais precisar de mail server?

Good luck e vai com calma que isto ate é facil :)

10. Marsupillami

Marsupillami Power Member

O Fedora será mais simples, talvez. Recomendo-te também o CentOS 4.3, que tem base no Red Hat Entreprise Linux 4.

11. Gurzi

Gurzi Power Member

12. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Nao sei se o nome dos pacotes é igual, mas o comando de instalação não é o mesmo.
    Em Debian/Ubuntu usa-se o apt-get, no fedora é o yum.

13. Prodigy

Prodigy Suspenso

Podes instalar logo o apache php e mysql os de origem com o S.O vem o (PHP 5 e mysql 5.0.0.18 (atenção à extensão mysqli, basta fazer uma actualização pelo yum), Antes disso tudo configurar o yum como deve ser e fazer o respectivo update. Quanto à configuração convém ter noções de segurança, tive que editar muitos .conf's e muitas linhas, mas isto para um utilizador já com alguma expriência, se for a 1º vez que mexes em linux já é mais complicado, vais ter que andar ai à procura de tutorials. Porque o apache e php e mysql ssh ftp etc as conf's que vem por default não são as mais seguras... mas depois de tudo configurado correctamente não há melhor, e já agora quanto win para apache e mysql podem trazer alguns problemas tb, alias penso que estas duas funcoes webservers e databases's sempre foram criadas em base como tendo em vista o linux e nunca windows.

Partilhar esta Página