WebApps 4 iPhone

ajax

Banido
Instant Messaging

Trillian marca a sua presença. Lembro-me de o usar há uns anos. :D

trillian-for-iphone-s.jpg


http://blog.ceruleanstudios.com/?p=162
 
aplicações só webbased cá em portugal acho que não vao ter sucesso, porque para ter wifi, tenho sempre que tenho o portatil perto, para isso nao ia usar o iphone.
 
Ora nem mais, eu não tenho nada contra este tipo de aplicações, para utilitários que não tenham de interagir com o hardware da maquina chega e sobra, mas o facto de se ter de estar ligado para ter acesso às mesmas é que já é pior, mas também, praticamente todas são serviços web, por isso não faz sentido separar uma coisa da outra. Eu queria era um sdk...
 
aplicações só webbased cá em portugal acho que não vao ter sucesso, porque para ter wifi, tenho sempre que tenho o portatil perto, para isso nao ia usar o iphone.

Para que serve a ligação EDGE (3G na Europa?) sempre online e com tráfego ilimitado? Acho que há aqui uma confusão qualquer da vossa parte. Ainda não perceberam para que serve o iPhone.
 
Só se o iPhone impor um plano de internet unlimited na europa, porque até à data não há nenhum.
E quando houver, qualquer telemovel poderá usar serviços web, embora eu prefira low level clients.
 
Só se o iPhone impor um plano de internet unlimited na europa, porque até à data não há nenhum.
E quando houver, qualquer telemovel poderá usar serviços web, embora eu prefira low level clients.

iPhone na Europa sem tráfego ilimitado ou bastante "largo"? Seria um tiro no pé... ou talvez não.

Porque é que preferes low level clients?
 
Pergunta-te a ti mesmo porque é que usas o messenger instalado no computador e não o web messenger?
E depois, é claro que web apps são super limitadas.

(Não queria sujar o topico com esta discussão uma vez que é para expor webapps 4 iphone... a menos que indexes tudo no 1º post facilitando a pesquisa independentemente do resto da thread)
 
Pergunta-te a ti mesmo porque é que usas o messenger instalado no computador e não o web messenger?
E depois, é claro que web apps são super limitadas.

(Não queria sujar o topico com esta discussão uma vez que é para expor webapps 4 iphone... a menos que indexes tudo no 1º post facilitando a pesquisa independentemente do resto da thread)

Essa comparação só faz sentido num PC. No iPhone tens limitações de cpu, memória, autonomia, display, etc, etc. Uma solução "móvel" passa sobretudo por simplificar aplicações, torná-las pequenas e pouco exigentes em memória e sobretudo tornar-las eficientes do ponto de vista energético. Faz todo o sentido passar a "carga" pesada para servidores e usar tecnologias simples em clientes. O AJAX/Web 2.0 é uma solução "natural". Dou-te um exemplo "exagerado". Imagina-te a consultar a base de dados da tua empresa com 1 Terabyte de informação. Com uma webapp baseada em ajax/web 2.0 no iPhone podes procurar e visualizar informação adjudicando o trabalho para o servidor.. Com uma aplicação nativa ficarias obviamente também limitado apenas ao cliente. Não guardas 1 TB no iPhone. Qual é a vantagem de usar outra tecnologia tipo Java ou Flash que ainda são mais pesados como aplicação nativa? Agora reduz o tamanho da base de dados. 1GB. Bom, esta base de dados já cabe no teu iPhone. Agora tenta fazer um search nela, indexar, enfim, qualquer operação sobre ela. Qual é a mais rápida? A tua aplicação nativa e a tua base de dados de 1GB guardada no iPhone, ou passar o processamento para um servidor e fazer um cliente simples no iPhone? Tens ideia do grau de dificuldade em desenvolver simples aplicações para o iPhone?
 
Essa comparação só faz sentido num PC.

A tua comparação não faz sentido nem no iPhone nem no PC. Qualquer aplicação com uma grande base de dados (tamanho suficiente para não caber num cliente, ou partilhada por muitos usuários) só faz sentido se ela estiver na rede.
Aqui vao uns exemplos de Webapp.
Uma simples aplicação de tetris, alem de teres que conectar à internet para ir buscar a aplicação (-bateria), ela vem em forma de texto o que é preciso parsing e redering a tudo (-bateria), ainda tens que fazer os calculos todos em client side numa linguagem não muito adaptada que irá requerer parsing + rendering a cada acção (-bateria).

Outra, editor de *.doc -> vais ter que conectar à internet para ir buscar a aplicação editora de *.docs, esse tipo de aplicações mais uma vez vem em texto, parsing + rendering (-bateria), só funciona em ficheiros pequenos que estejam num webspots, por muito bom que seja, o editor irá estar limitado à linguagem e será lento, a cada acção é necessário parsing+rendering... bah a sério não achas isto a via mais facil pois não?

É complicar o simples, mas sim, algumas aplicação são realmente de conversão acessivel, outras até podem ser mais cómodas pelo facto de serem webbased, mas todo o resto não, e estamos a falar na ordem dos muitos % de aplicações.
Ao contrario do que dizes, não torna de maneira alguma as aplicações mais leves, não iras gastar menos bateria por isso, bem pelo contrario (irá requerer acesso à rede e muito mais CPU), etc, não sei onde foste buscar essa ideia...
Elas vao existir no iPhone porque o iPhone não tem SDK, é um "desenrasca" thats it..
 
Última edição:
"No iPhone tens limitações de cpu, memória, autonomia, display, etc, etc", já por isso mesmo é que faz todo o sentido poderes fazer aplicações optimizadas para a plataforma que estás a correr, tal como a apple apregoa que faz! Nisso uma boa plataforma é imbatível, fim da questão, nem adianta discutir.
Além disso e, como se trata de aplicações simples e leves, ainda mais se ganhava em as ter como nativas, evitavas ter de ter aberto o safari (eu já nem falo em hardware porque o Favas já o tratou disso), que no fundo ficas com 2 aplicações a fazer o que uma conseguia fazer. Estás a ver alguma optimização positiva aqui!? Eu não.

Já agora, falaste em empresas e em webapps, falaste em colocar o trabalho duro no servidor, isto está totalmente errado e é algo que nunca se deve fazer e, não sou eu que o digo, são as normas de trabalho seguidas por empresas como SAP, PHC, Primaveras, etc. Numa RIA para empresas, a minha área actualmente, é preferível teres o trabalho pesado na maquina cliente, que hoje em dia é totalmente capaz de lidar com isso sem problemas nenhuns e libertares ao máximo o servidor. É que tanto podes ter 5 utilizadores como teres 50 ou mais no mesmo servidor e depois. Ter o trabalho concentrado numa maquina, quando o mesmo pode muito bem estar distribuído pelas maquinas clientes!! Mais uma vez nem se discute. Mas isto é um off-topic para entenderes onde estavas equivocado, no exemplo em que deste.

Isto é como o Marcelo diz: As webapss chegam? Chegam. Mas são boas? Não. Mas fazem aquilo que se pede não fazem? Fazem. Mas então são boas? Comem-se!
 
Última edição:
A tua comparação não faz sentido nem no iPhone nem no PC. Qualquer aplicação com uma grande base de dados (tamanho suficiente para não caber num cliente, ou partilhada por muitos usuários) só faz sentido se ela estiver na rede.

Só me estas a dar razão. O iPhone não é um PC ultra-portátil, é um dispositivo avançado de comunicação. Por isto é que a maioria das aplicações úteis só fazem sentido em rede.

Aqui vao uns exemplos de Webapp.
Uma simples aplicação de tetris, alem de teres que conectar à internet para ir buscar a aplicação (-bateria), ela vem em forma de texto o que é preciso parsing e redering a tudo (-bateria), ainda tens que fazer os calculos todos em client side numa linguagem não muito adaptada que irá requerer parsing + rendering a cada acção (-bateria).

O teu exemplo tem um problema. O iPhone não foi desenvolvido para correr jogos. Não é uma consola portátil. Obviamente que a componente lúdica é importante para relaxar e desanuviar um pouco e isso não foi esquecido no iPhone. Os jogos vão aparecer mais cedo ou mais tarde e a correr nativamente. Quem sabe e pode desenvolver jogos terá certamente acesso à SDK do iPhone e puderá desenvolver aplicações nativas. Por exemplo, há o rumor que a Nintendo puderá disponibilizar alguns jogos par o iPhone.

Outra, editor de *.doc -> vais ter que conectar à internet para ir buscar a aplicação editora de *.docs, esse tipo de aplicações mais uma vez vem em texto, parsing + rendering (-bateria), só funciona em ficheiros pequenos que estejam num webspots, por muito bom que seja, o editor irá estar limitado à linguagem e será lento, a cada acção é necessário parsing+rendering... bah a sério não achas isto a via mais facil pois não?

Outro mau exemplo. Ninguém no seu perfeito juízo usará o iPhone para redigir "docs" como lhes chamas. Quanto muito escrevinhar um texto pequeno, uma nota, um to-do, um lembrete, etc. Este tipo de textos fazem mais sentido se estiverem acessíveis em qualquer máquina ligada à net. Um editor como o disponibilizado pelo Google, mas mais simples, é mais do que rápido para a escrita destes textos. Agora diz-me uma coisa. Supõe que tens uma empresa e que decides desenvolver uma aplicação de texto para correr em telemóveis (ou personal comunicators). Desenvolves em que linguagem? É multi-plataforma ou vais fazer uma versão para casa telemóvel. Como a vais distribuir/vender? Procura responder a estas questões e verás a luz. Já experimentaste algum editor em Ajax/web 2.0 ?

É complicar o simples, mas sim, algumas aplicação são realmente de conversão acessivel, outras até podem ser mais cómodas pelo facto de serem webbased, mas todo o resto não, e estamos a falar na ordem dos muitos % de aplicações.
Ao contrario do que dizes, não torna de maneira alguma as aplicações mais leves, não iras gastar menos bateria por isso, bem pelo contrario (irá requerer acesso à rede e muito mais CPU), etc, não sei onde foste buscar essa ideia...
Elas vao existir no iPhone porque o iPhone não tem SDK, é um "desenrasca" thats it..
[/QUOTE]

Penso que não tens uma visão correcta sobre desenvolvimento de aplicações para este género de aparelhos. O teu simples parece-me complicado segundo uma perspectiva mais realista e parte por causa do que disse acima. Já olhaste para o "WAP"? Já alguma vez te perguntaste pq raio aquilo é assim?

Tens razão quando dizes que o acesso à net por rádio consume bastante e que isso pode deitar por água o argumento da eficiência energética. Mas o melhor é fazer benchmarks. Pode haver surpresas.

Conheces o OS X e o seu ambiente de desenvolvimento? O iPhone corre OS X. Achas mesmo que a falta de um SDK e a opção por webapps é um "desenrascanço" ? Pensa melhor porque estás longe. A ideia é de uma vez por todas criar algo que permita a existência de uma "net móvel" útil e funcional mas por outro lado disponibilizar algo seguro. À Apple só falta uma coisa. Abrir ainda mais a tecnologia por forma a que outras empresas também possam construir algo semelhante. Por exemplo, o WebKit, o framework por baixo do Safari (ou MobileSafari) é usado pela Nokia.
 
ajax
tu perguntas-me :arrow: Porque é que preferes low level clients.
onde eu respondo :arrow: porque as webapps são muito limitadas, e dou exemplos de um pequeno jogo e uma simples aplicação de texto.
Tu concordas que não é nada prático e vens-me com teorias da treta, que um smartphone não é para correr jogos nem editar texto, e que eu não sei o que é bom blabla.

Tal como nesta thread onde me calei bem antes de ser fechada, faço o mesmo nesta, não vás tu voltar a dizer que é preciso ter estudos e formação de vários anos para saber o que eu quero e de como as coisas funcionam, sem me conheceres de lado nenhum..
 
Back
Topo