Essa comparação só faz sentido num PC.
A tua comparação não faz sentido nem no iPhone nem no PC. Qualquer aplicação com uma grande base de dados (tamanho suficiente para não caber num cliente, ou partilhada por muitos usuários) só faz sentido se ela estiver na rede.
Aqui vao uns exemplos de Webapp.
Uma simples aplicação de tetris, alem de teres que conectar à internet para ir buscar a aplicação (-bateria), ela vem em forma de texto o que é preciso parsing e redering a tudo (-bateria), ainda tens que fazer os calculos todos em client side numa linguagem não muito adaptada que irá requerer parsing + rendering a cada acção (-bateria).
Outra, editor de *.doc -> vais ter que conectar à internet para ir buscar a aplicação editora de *.docs, esse tipo de aplicações mais uma vez vem em texto, parsing + rendering (-bateria), só funciona em ficheiros pequenos que estejam num webspots, por muito bom que seja, o editor irá estar limitado à linguagem e será lento, a cada acção é necessário parsing+rendering... bah a sério não achas isto a via mais facil pois não?
É complicar o simples, mas sim, algumas aplicação são realmente de conversão acessivel, outras até podem ser mais cómodas pelo facto de serem webbased, mas todo o resto não, e estamos a falar na ordem dos muitos % de aplicações.
Ao contrario do que dizes, não torna de maneira alguma as aplicações mais leves, não iras gastar menos bateria por isso, bem pelo contrario (irá requerer acesso à rede e muito mais CPU), etc, não sei onde foste buscar essa ideia...
Elas vao existir no iPhone porque o iPhone não tem SDK, é um "desenrasca" thats it..