Webkit - Safari proxima geração - beta

JPCarvalhinho

Power Member
Para alguns não é novidade que a Apple assenta o seu MacOSX em muitas tecnologias abertas e gratuitas que estão disponíveis na net. O safari é um exemplo disto mesmo.

Assente no "motor" de rendering do Konqueror, browser do KDE, motor gráfico do Linux, trabalhado para dar um feeling mais cocoa e integrado no sistema, é a base do browser que nos suporta na internet. Na altura, parecia ridículo a escolha por este "motor" quando o Gecko que suporta o firefox estava em franco crescimento e a roubar quota de mercado.

EIs que surge o Webkit. É a versão mais recente deste motor, ainda versão beta da proxima geração do motor a instalar no Safari...

Deixo aqui um desafio aos mais valentes... instalem a última nightly build... (a importação dos favoritos do safari é instantanea, e não desinstala a versão 3 que está no sistema) e depois... contem... eu já abandonei o firefox... e FAST!!!!!
 
Última edição:
Está muito rápido mesmo, mas não noto que seja mais rápido que o Safari ... São ambos tão rápidos que nem se nota, digo eu ... A abrir páginas também não noto nada de mais ...
 
No teste de javascript speed:

Opera(9.25) - 631ms
Safari - 143ms
Firefox - 874ms

O meu default browser é o Opera. (E foi a segunda vez que usei o safari lol)

edit: tempos do teste actualizado (link dado pelo ruimoura)

Opera(9.25) - 900ms
Safari - 509ms
Firefox(2.0.0.12) - 882ms
 
Última edição:
http://celtickane.com/webdesign/jsspeed.php

Experimentem fazer este teste no Safari e depois no Firefox, Camino, Opera, etc.
Quem tiver em Windows também pode instalar o Safari e comparar o resultado na mesma máquina com o IE, Firefox, etc.
Qual foi o mais rápido?

Cumps.

Btw, o teste mais actualizado é este:

Firefox (minefield) - 679ms
Opera (9.5) - 416 ms
Webkit - 228 ms
Safari - 510 ms
IE7 - 875 ms 8|

Estes tempos são do teste actualizado, não do outro, que dá tempos bem menores ...
 
Nem reparei que havia um teste mais actualizado.
De qualquer forma o que queria confirmar já foi confirmado, afinal em Javascript, não é só na minha máquina que o Safari é consistentemente mais rápido que os restantes browsers.
E no meu portátil com Windows, o Safari Beta para Windows é igualmente mais rápido que o Firefox 3 Beta 3 e que o IE7, pelo que posso concluir que de facto o Safari está a ir no bom caminho.

Cumps.
 
Nem reparei que havia um teste mais actualizado.
De qualquer forma o que queria confirmar já foi confirmado, afinal em Javascript, não é só na minha máquina que o Safari é consistentemente mais rápido que os restantes browsers.
E no meu portátil com Windows, o Safari Beta para Windows é igualmente mais rápido que o Firefox 3 Beta 3 e que o IE7, pelo que posso concluir que de facto o Safari está a ir no bom caminho.

Cumps.

O Opera também não se sai mal de todo :) (o 9.5 beta)
 
lol, olhando para os vossos resultados os meus até parecem mentira

Firefox: 2765
Safari: 1515

ambos no windows.

tentei no IE, mas o teste não faz nada, dá erro :-D
 
reparei agora que era por causa das configs de powersaving do portátil, lol
como este acer velhote me queima todo se não limitar as settings, ando sempre com o CPU em 'medium'..

com o CPU em 'Max' já fiz 1110 no Firefox, em vez de 2765 :-D
 
Por aqui....
Firefox 2.0.012 => 862ms
Safari 3.0.4 => 519
Webkit => 228ms
Opera 9.25 => 754ms

Tenho andado a tentar escolher um substituto para o firefox, coisa que ja estava a pensar que me iria ficar novamente por ele.
Mas esse Webkit abre as paginas super rápido....
 
Por aqui....
Firefox 2.0.012 => 862ms
Safari 3.0.4 => 519
Webkit => 228ms
Opera 9.25 => 754ms

Tenho andado a tentar escolher um substituto para o firefox, coisa que ja estava a pensar que me iria ficar novamente por ele.
Mas esse Webkit abre as paginas super rápido....

Até que enfim alguém com uns números decentes, como tipo ... os meus :)

Btw, pela análise a esses números (do firefox) pode-se constatar que a nova versão 3 também vai vir bem mais rápida.
 
Back
Topo