1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

weird fan

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Namick, 18 de Março de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 619)

1. Namick

Namick Power Member

boas minha gente,
    liguei uma fan de chassi e esta é controlada pela motherboard,apesar de na bios ter desactivado a opcção para tal,como tinha praki um cooler a mais e tal,experimentei com a fan do mesmo e não é k buliu bem ou seja á velocidade maxima :wow: a pergunta é porque é que a outra que comprei é controlada pela mother e a que era dum cooler não?
    bom fim de semana a todos :)

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Tens a certeza k a fan está a ser controlada ? Podes estar aos 12v...

3. Namick

Namick Power Member

sim a fan é de 12v,mas na caixa dela diz que vai de 1000 a 3000 e ela anda so na casa dos 1300 (fan speed) bue estranho :)

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu não minha Mboard só posso controlar 1 das 3 ventoinhas por software, que é a do CPU (CPU_FAN); as outras têm que ser reguladas «à parte»...

A que compraste é controlada pela MB? Como sabes?

- Pode ser termorregulada...Por isso é que deve andar nas 1300rpm - o sensor da ventoinha faz com que ela rode mais com mais temperatura...E acho que só lá para os 50ºC é que as termorreguladas costumam dar o máximo, ou seja, no teu caso, 3000rpm...

- Ou então a MB regula-a consoante a temperatura do CPU (na minha é com a opção "QFan Control", mas tu disseste que desactivaste uma opção ?semelhante? na tua...) ou em função da temperatura lida num sensores (temperatura exterior, por exemplo)

- Ainda há a hipótese de a MB fornecer menos de 12V e por isso a ventoinha não dá o máximo...

Não consigo encontrar mais teorias :joker:

Última edição: 18 de Março de 2006
  5. Namick

Namick Power Member

yap foi o Qfan control que desactivei,a board fornecer menos do que os 12v nao acho se nao a que tentei que era dum cooler tambem nao girava a 3000...
    o estranho é mesmo isto a fan que comprei nao da o maximo a board controla-a mas a fan de um cooler ja da :S
    ps:veijo que a board a controla usando o prob(um software da asus) que da pra ver as rotações.

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Se for termorregulada...Fica a ver se as rotações diminuem quando abres a caixa com o CPU a 100% :D (tirando um painel lateral, por ex.)

Usa o SpeedFan e faz variar a percentagem de rotação das ventoinhas...Se as rotações se mantiverem...Acontecia-me com o QFan Control activado; a ventoinha é mesmo termorregulada :D

Podes sempre experimentar ligar a um transformador que dê 12V DC para ver se ela roda mais do que o costume...Cuidado para não trocares a polaridade :D

7. Namick

Namick Power Member

polaridade ke isso?lol quando estiver a mexer se por acaso deixar de dar..hummm era isto a polaridade :D
    algo assim nao?

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Nunca viste num manual de instruções de um aparelho para não trocar os pólos das pilhas?

pólos <-> polaridade

Ou seja se ligares o pólo positivo ao fio preto da ventoinha e o pólo negativo ao vermelho (supondo que as cores dos fios da ventoinha são os convencionais) ...Pode não funcionar mais...:P mas já fiz isso numa velha que tenho para aí umas 3x (para experimentar isso mesmo) e ela está agora a arrefecer o disco rígido (38=>30ºC :D)

Última edição: 18 de Março de 2006

Partilhar esta Página