Análise Western Digital Caviar Black 500GB raid 0 vs single

Write cache with no battery backup
RAID controllers come with caches that can be set to provide various amounts of memory for read or write caching. If you intend to use write caching, make sure the controller has a battery backup for the cache. Otherwise, you could lose data and corrupt the system in the event of a power problem.
If your RAID controller does not have battery backup, the safest course is to set the write cache size to zero.

Por outras palavras perdes o q está na cache. O que está na cache pode ser qualquer coisa, desde um mp3, video, ou os ficheiros do windows que depois de corrompidos caput... só com instalação nova.

Write cache with no battery backup
RAID controllers come with caches that can be set to provide various amounts of memory for read or write caching. If you intend to use write caching, make sure the controller has a battery backup for the cache. Otherwise, you could lose data and corrupt the system in the event of a power problem.
If your RAID controller does not have battery backup, the safest course is to set the write cache size to zero.

Por outras palavras perdes o q está na cache. O que está na cache pode ser qualquer coisa, desde um mp3, video, ou os ficheiros do windows que depois de corrompidos caput... só com instalação nova.
Eu andei na semana passada com uns blue screen no pc por causa de umas drivers que andavam a provocar, o pc foi-se abaixo tantas vezes e nunca aconteceu nada, tambem é frequente faltar luz aqui mas felizmente até agora nada! Será que isso é para todos os discos/ICH's?

Acabei de me lembrar que à algum tempo atrás no Windows xp com discos de cache grande desligava-se normalmente o pc e depois de o ligar de novo e entrar no Windows verificava-se que os dados da cacge dos discos foram à vida por não terem sido gravados.... Creio que depois a Microsoft lançou um patch que resolveu o problema. Só não sei se o patch consestia em desactivar a cache dos discos....

Sinceramente tudo depende do que estás a fazer no momento. Isto deve de ser mais preocupante em bases de dados ou em situações em que estejas a escrever em algum ficheiro que esteja em cache. Podes corromper o ficheiro.

Eu uso raid há uns anos (mas sem a cache activa), já tive breaks, falta de luz etc etc e também nunca tive um unico problema. Mas pelo sim pelo não tenho sempre a informação importante noutro disco separado do raid0.

Sinceramente tudo depende do que estás a fazer no momento. Isto deve de ser mais preocupante em bases de dados ou em situações em que estejas a escrever em algum ficheiro que esteja em cache. Podes corromper o ficheiro.

Eu uso raid há uns anos (mas sem a cache activa), já tive breaks, falta de luz etc etc e também nunca tive um unico problema. Mas pelo sim pelo não tenho sempre a informação importante noutro disco separado do raid0.
Já ando para comprar 1 ups desde que a antiga avariou mas nunca encontro ups disponíveis de média/grande capacidade, pois pelo menos queria uma de 1100vA.

Comprei uma Powerware e aquilo trabalhou muito bem até levar com up pico... e fez o trabalho dela ficou só ali loool

Tenho de ver se foi só o fusivel, tenho aquilo encostado às boxes e não convém, se já aconteceu uma vez pode acontecer duas...

Posso vos dizer que já tenho o meu sistema em Raid0 vai para 5 anos (sim já tenho um pc a ficar para o old mas ainda funciona bem para o que faço :007:) e nunca tive qualquer tipo de problema.
No meu ver, 2x80Gb em raid0 ou ter simplesmente 1x160Gb é a mesma coisa a nível de fiabilidade, se no raid0 um dos discos berra perco tudo mas se só tiver um disco e ele berra perco tudo na mesma.

Muito boa review parabéns ;)

Abraço,

Back