Western Digital TV - FAQ (ou lista de boas maneiras... :) )

Redimensionar muitas fotos (thumbs) para o WDTV

Pequeno e modesto manual de utilização do Irfanview, ou como redimensionar toneladas de posters em 1 minuto para o WDTV em ambiente windows

Com este manual, irás conseguir redimensionar todas as fotos que quiseres (eu já o fiz para 2000 de uma só vez) para terem o tamanho adequado para as thumbs do WDTV. O processo todo não demora mais de 5 minutos. É completamente seguro, mas, pelo sim pelo não, faz uma cópia de segurança de todos os ficheiros que vais alterar/converter.

I Descarregar o software
Vais a http://www.irfanview.com/main_download_engl.htm e sacas o ficheiro a partir de qualquer desses links (eu saco sempre do primeiro). Se preferires, podes sacar uma versão portátil do programa, isto é, um daqueles que não há que instalar, é só carregar duas vezes no executável e usar, sem que altere coisas no registo do windows. Esse está aqui, por exemplo > http://www.softpedia.com/get/PORTAB...ortable-Applications-Portable-IrfanView.shtml

Se usares a versão de instalação, instala-a e abre o programa para o usares. Se for a versão portátil, descomprime e abre o programa.

II Processo propriamente dito (todas as fotos numa pasta)
O programa, como podes ver, tem um aspecto muito espartano:

1445qhs.jpg


Na barra de menús, carrega em File > Batch Conversion / Rename.

5l5e8m.jpg


Aparecerá esta janela:

dnmuww.jpg


Ora, aqui temos muitas opções. Vamos passo-a-passo ver o que há para fazer:

a) Work as: Escolhes Batch Conversion se só queres converter (sem alterar o nome), Batch Rename se queres só novas versões com novos nome de ficheiros, baseados numa mesma lógica ou Batch Conversion - Rename result files se queres as duas coisas. Vamos escolher a última hipótese para ver o exemplo mais complexo.

b) Output format: Já se sabe, para isto das thumbs, melhor jpg (ou até TEM que ser jpg, não me lembro bem). Não importa se os teus posters estão noutro formato de imagem - o programa vai convertê-los em jpg (num novo ficheiro, claro).
No botão Options acede-se a mais opções. Eu as minhas deixei assim:

2yn2eqt.jpg


Da-lhe no Ok depois de alterares as opções, para lhes dar efeito e para voltar à janela anterior.

c) Ainda em Output format, vamos a Advanced Options (aceitando o vêzito Use advanced options se não estiver já seleccionado). Aqui , eu faço assim:

bdmtch.jpg


Agora, muito importante(!), é fundamental que os valores do redimensionamento (RESIZE) sejam os adequados para as nossas thumbs - se estamos a falar dos thumbs para os firmwares oficiais (e por agora) deverão ser esses valores que uso acima. Se a ideia é usar um fw alternativo que peça outros tamanhos, então deverás alterar esses valores conforme o que for adequado.
A opção "Don't enlarge smaller images" é opcional, mas eu tenho isso sempre assim definido (e os meus posters originais nunca vão ser menores que 120 por 180, por isso ;) ).
Dá-lhe no Ok para voltar à janela principal, gravando antes, se quiseres, estas definições, carregando no botão Save Settings.

d) De volta à janela original, vemos agora as Batch Rename Settings. Aqui, podemos definir qual a lógica por trás dos nomes dos ficheiros que vamos gerar automaticamente. Por exemplo, os meus posters originais chamam-se "wickermanxxx.jpg", sendo que xxx é o número do filme. Ora, para as minhas thumbs, eu quero que tenham outro tipo de nomenclatura. Não vou poder (que eu saiba) renomear todos para folder.jpg (pois irão todos para a mesma pasta de destino, claro) mas posso ou deixar ficar o nome original (que, se tiveste paciência antes ao arranjar os posters, pode até ser o mesmo nome do ficheiro de vídeo) e assim, lá em cima, escolho só Batch Conversion, ou então renomear de acordo com os números, por exemplo.
Eu tenho os meus filmes divididos por pastas - cada filme e seus ficheiros acessórios numa pasta própria, e por isso para mim é boa a ideia de ter os thumbs cada um com o número do filme, pois é também assim que nomeio as pastas. Mais abaixo vemos como fazer isto para posters que estão cada um em sua pasta.
Em name pattern podemos, como dizia antes de me interromper a mim mesmo ;) , definir uma lógica para os nomes dos ficheiros. Carrega em Options (desta secção) para ver como o fazer:

i5u83c.jpg


No meu caso escolhi #### como estrutura dos nomes. Que significa isto? # significa "dígito" (número). Quatro cardinais são quatro dígitos (ex. 1542). Abaixo disse que queria que começasse no 1 e que subisse de 1 em 1.
A parte abaixo, de Replace text, poderá servir para alterar uma string (fila de caracteres) por outra. No meu caso não é necessário (mas seria se, por exemplo, quisesse alterar de wickermanxxxx.jpg a bola.de.berlimxxxx.jpg, por exemplo). Dá-lhe no OK para finalizar isto e voltar atrás.

e) De volta à janela original, vamos ver agora a secção Output directory for result files. Aqui podes deixar a mesma pasta onde estão os originais, clicando em Use current ('look in') directory. Eu, pelo sim pelo não, escolho sempre outra. :)

f) Abaixo disto, NÃO vamos seleccionar o Include subdirectories (for 'Add all') - isso será no OUTRO método, explicado abaixo. Show Preview image é irrelevante, tanto faz se seleccionas ou não.

g) À direita, em Look in, localiza a pasta onde estão todos os teus posters e carrega no botão Add all. Eis o que acontece:

jhxaj5.jpg


Os ficheiros de imagem desta pasta aparecem todos na caixa em baixo. Fixe... só que não estão por ordem! Os meus originais estão nomeados com 1, 2, ... 14, 23... 150, 151.... 1000, 1001, e assim sendo aparecem aqui tipo 1, 10, 100, 1000, 1001, em vez de 1, 2, 3, 4. Grande chatice! Mas não há crise! Carregas no botão Sort Files e aparece isto:

14mrndw.jpg


Escolhes a opção By name (ascending, XP style) e verás como agora ficam perfeitos - isto é essencial se os fores renombrar para algo tipo 0001, 0002, 0003, etc.

h) Pronto, chegou o grande momento, clica em Start Batch e espera uns segundos ou um par de minutos! :009:


II Processo propriamente dito (todas as fotos em diferentes sub-pastas, mas todas metidas dentro de uma só pasta-mãe ou disco)

O método anterior é muito giro, sim senhor, mas muita gente tem os filmes metidos de outra maneira. Exemplo:

Disco X

x:\acção
x:\acção\Batman.Returns.avi
x:\acção\Batman.Returns.jpg
x:\acção\Die.Hard.mkv
x:\acção\Die.Hard.jpg
x:\comédia
x:\comédia\Shrek.mkv
x:\comédia\Shrek.pt.srt
x:\comédia\Shrek.jpg
x:\terror
x:\terror\Exorcista,O.1973.avi
x:\terror\Exorcista,O.1973.pt.srt
x:\terror\Exorcista,O.1973.en.srt
x:\terror\Exorcista,O.1973.jpg
x:\terror\Shinning,The.mkv
x:\terror\Shinning,The.jpg

e querem alterar o tamanho de cada um desses jpgs sem os tirar do sítio e sem os renomear.

Nada mais fácil. Vê a explicação para o outro método e altera estas duas partes:

a) Na janela principal CLICA no quadradito de Include subdirectories (for 'Add all') para ficar seleccionado.

b) Em Output format, botão Advanced, coloca as opções assim:

210nfiq.jpg


A diferença, como podes ver, é que selecionamos o Overwrite existing files, por forma a alterar os posters que já temos.
NOTA IMPORTANTE: Ao substituir os jpgs por novos, com outro tamanho, os anteriores vão à vida - que fique bem claro! Por outro lado, se os posters que tens são pequenos e vais querer aumentar o seu tamanho, vão ficar pixelizados, pois o irfanview (ou qualquer outro programa de edição de imagem) não faz milagres.



E pronto, é isto. Se existirem dúvidas perguntem, que depois meto aqui, estilo FAQ elas e as suas respostas.
 
Boas, antes de mais parabéns por este excelente tópico e pequena maravilha que é o WD TV.
A minha dúvida é a seguinte, tenho um leitor de Blu-Ray/HDDvD da LG no PC, existe alguma maneira de ligar este leitor ao WD? Tinha a ideia que tinha visto algures um firmware alternativo que dava para ligar drives externas...
Obrigado desde já pela ajuda,
Fiquem bem
 
Boas, antes de mais parabéns por este excelente tópico e pequena maravilha que é o WD TV.
A minha dúvida é a seguinte, tenho um leitor de Blu-Ray/HDDvD da LG no PC, existe alguma maneira de ligar este leitor ao WD? Tinha a ideia que tinha visto algures um firmware alternativo que dava para ligar drives externas...
Obrigado desde já pela ajuda,
Fiquem bem

Se calhar isto ficava melhor no outro thread sobre o wdtv, mas enfim, respondendo à tua pergunta, parece ser que só dá para ligar drives de cd e dvd, mas usando um firmware alternativo.
 
Se calhar isto ficava melhor no outro thread sobre o wdtv, mas enfim, respondendo à tua pergunta, parece ser que só dá para ligar drives de cd e dvd, mas usando um firmware alternativo.

Obrigado wicker_man pela resposta ;)

Eu coloquei aqui a questão porque me pareceu o local mais indicado ou não fosse isto: Western Digital TV - FAQ (ou lista de boas maneiras... :) )

E já agora, se mais alguém me puder ajudar, agradecia.

P.S. Se acharem que devo colocar esta questão noutro lado, digam ;)

Fiquem bem
 
tipo tenho tudo instalado...
por isso mesmo, coloquei essa dúvida...

problem resolvido, mas agora requer o ficheiro 2.ac3...
k faço ??

Ja resolvi o problema sem saber como, mas a realidade é k ja converti o som de um filme e ficou bem... Obrgd pela ajuda...
 
Última edição pelo moderador:
Duvida

"Ficheiros com um bitrate muito elevado, poderão para já dar problemas com o leitor... imagem pixalizada..."

Estou com este problema numa série que comprei :cool: Band of brothers 1080p... Os ficheiros tem as seguintes caracteristicas:

Video
ID : 1
Format : AVC
Format/Info : Advanced Video Codec
Format profile : [email protected]
Format settings, CABAC : Yes
Format settings, ReFrames : 8 frames
Muxing mode : Container [email protected]
Codec ID : V_MPEG4/ISO/AVC
Duration : 1h 13mn
Bit rate : 11.1 Mbps
Nominal bit rate : 11.3 Mbps
Width : 1 920 pixels
Height : 1 072 pixels
Display aspect ratio : 16/9
Frame rate : 23.976 fps
Resolution : 24 bits
Colorimetry : 4:2:0
Scan type : Progressive
Bits/(Pixel*Frame) : 0.224
Stream size : 5.65 GiB (82%)
Writing library : x264 core 56 svn-667C
Encoding settings : cabac=1 / ref=5 / deblock=1:-4:-4 / analyse=0x3:0x133 / me=umh / subme=6 / brdo=1 / mixed_ref=1 / me_range=16 / chroma_me=1 / trellis=1 / 8x8dct=1 / cqm=2 / deadzone=4,6 / chroma_qp_offset=0 / threads=3 / nr=0 / decimate=1 / mbaff=0 / bframes=3 / b_pyramid=1 / b_adapt=1 / b_bias=0 / direct=3 / wpredb=1 / bime=1 / keyint=250 / keyint_min=25 / scenecut=40(pre) / rc=2pass / bitrate=11316 / ratetol=1.0 / rceq='blurCplx^(1-qComp)' / qcomp=0.60 / qpmin=10 / qpmax=51 / qpstep=4 / cplxblur=20.0 / qblur=0.5 / ip_ratio=1.40 / pb_ratio=1.30 / zones=100814,105322,b=0.15 / aq=1:0.3:15.0
Language : English


No pc não tem imagem pixalizada, no wd tem. A tv é hd ready e suporta 1080i até 100mhz, mas não arranjo solução.

Alguem tem uma opinião sobre uma tentativa de resolução?

Obrigado a todos
Xall
 
Format settings, ReFrames : 8 frames

Máximo usar 5 reframes para ficheiros 1080p... estava na página oficial em "ficheiros suportados" ;)

Para arranjar só fazendo o reencode ou então arranjar outro com reframes mais baixos...
 
Pois, também tenho essa série mas para não deitar 40/50gb fora arranjei antes a versão 720p, assim tinha a certeza que funcionava bem no WD (e ainda bem que não arrisquei nos 1080p 8 r-frames ia ficar lixado lol)
 
obrigado pelas respostas...terei de comprar outra vez a série com menos definição. será que futuros updates do firmware resolverão este problema ou o hardware não o permite?
 
é uma incognita o egreat consegue ler esse ficheiro e é um player semelhante...tem o mesmo chipset ...por isso talvez consigam resolver isso por software...ou não...
 
Já alguém sacou o AudioConverter e a opção para fazer download das utilities estava disable? Não consigo meter aquilo a bombar...
 
Duvidas com imagens

Boas..
Ainda só comprei a WD TV ontem..e...depois de ler as vossas várias dicas neste forum (excelentes..por sinal), já instalei firmware e estava a tentar ver se conseguia ver os folders com as imagens dos filmes.
Já tentei 2 hipoteses:

1º hipotese - um folder com todos os filmes ...por exemplo:
Um folder com:
filme.jpeg
filme.avi
filme.srt
filme2.jpeg
filme2.avi
filme2.srt

fui ao site indicado nas vossas dicas buscar as imagens:

Link para baixarem thumbnails com a resolução de 120x180:

http://www.wdtvc.com/thumbnail-creator/

2º hipotese - um folder por filme ...por exemplo:
folder filme com:
folder.jpeg
filme.avi
filme.srt

Outro folder filme2 com
folder.jpeg
filme2.avi
filme2.srt

nas 2 hipoteses confirmei que resolucao era 120x180..mas não vejo as imagens.
O firmware instalado foi 1.02.07

O que estou a fazer mal ??? :mad: :'(

Thanks

 
Pois, também tenho essa série mas para não deitar 40/50gb fora arranjei antes a versão 720p, assim tinha a certeza que funcionava bem no WD (e ainda bem que não arrisquei nos 1080p 8 r-frames ia ficar lixado lol)

Também comprei a versão 1080p e agora tenho o mesmo problema... enfim...
 
NA FAQ diz que "Os thumbnails deverão ter a resolução de 120x180." no entanto eu, sem reparar nesse pormenor, utilizei jpegs com resoluções diferentes e superiores a 120x180 e a verdade é que os thumbnails apareceram na mesma quando liguei o WD TV. Ganho alguma coisa em reconverter agora os jpegs para 120x180?

Estou a utilizar o firmware 08 da WD.
 
Back
Topo