• COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
  • Informação: Pela 1:00 deste Sábado, 16 de Outubro (0:00 nos Açores) o Fórum irá ficar inacessível para manutenção por alguns minutos.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.

Análise Western Digital Velociraptor 300GB

Comprei!

E aí, galera! Como estão?

Venho falar com vocês diretamente do Brasil!

Muito bom esse tópico, gostei muito e ajudou-me a decidir em comprar finalmente este maravilhoso HD.
Também li os seguintes reviews (muito bons também):
http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=3291&p=2 (eng)
http://www.tomshardware.com/reviews/HDD-SATA-VelociRaptor,1914.html (eng)
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1511 (pt_br)

Paguei um preço bem legal, foi um achado! Comprei na hora, pois estava namorando este HD há um certo tempo. Acho que o desempenho vai ser bem superior ao que estou usando atualmente: um Sata2, mas de 80Gb Samsung, bem simples, 8Mb de cache apenas.
Se o desempenho no Windows ficar melhor, é o que importa. Se ficar BEM melhor, ficarei extremamente feliz, hehe. Em especial no startup e uso de programas.

Bom, realmente não dá p/ competir com duas coisas esse maravilhoso HD: os famosos (atuais e bem caros) solid state (além dos SCSI, q são extremamente inviáveis) e dois bons discos em Raid0. Mas eu confesso a vocês: já fiz raid0 e usei muito tempo, mas não senti tanta diferença para um bom HD e o pior: quando deu pau no PC, perdi todos os dados do C:. É uma faca de dois gumes, como se diz, hehe. Nunca mais faço raid0.
Quanto aos solid state (tá certo o nome?? hehe)... bom... ainda tá mto caro e (dizem) a durabilidade deles é menor que os HDs normais. Não sei se é verdade, mas li por aí nos fóruns da vida, eheh. De qualquer forma, não sei o quanto compensa... em geral têm baixa capacidade a um custo muito alto. Será que o futuro vai ser apenas c/ solid state?? Talvez, bem provável, mas acho q demora um pouco.

Enquanto isso, vou curtir muito meu Velociraptor 300Gb! Hehe!
Ainda não chegou, espero que chegue logo. Mas ainda estou esperando meu case/gabinete novo e o cooler Zalman que comprei para montar tudo, hehe! Aí sim fica perfeito!

Depois posto os resultados e algumas fotos aqui p/ vcs.

Um abraço a todos!
Valeu!

The WolfMan

1st Folding then Sex
Esse disco com aquele cooler cabe numa baía normal de um disco vulgar de 3.5 polegadas?
Sim.

Existem discos da WD de 500gb single plate? O meu pai quer comprar um novo e acha que é um disco que vai melhorar a performance do pc... Mostrei-lhe este, mas ele diz que não dá este dinheiro por um disco... Nem o argumento de poupar no futturo com o consumo do disco lool...

Sugestões?

BTW, boa review

rav3n

Power Member
Esse disco com aquele cooler cabe numa baía normal de um disco vulgar de 3.5 polegadas?

o disco em si é 2.5'', mas juntamente com o dissipador(inseparável) fica com form factor 3.5''

Sim.

Existem discos da WD de 500gb single plate? O meu pai quer comprar um novo e acha que é um disco que vai melhorar a performance do pc... Mostrei-lhe este, mas ele diz que não dá este dinheiro por um disco... Nem o argumento de poupar no futturo com o consumo do disco lool...

Sugestões?

BTW, boa review

Tenho ideia que o maximo por platter ainda é 320GB, seja WD ou de outras marcas

JPgod

Moderador
Staff
O Máximo por prato é 375 gb, nos novos seagate de 1,5 TB (4 pratos, portanto).

entretanto vários discos actualmente usam pratos de 333 gb. Muitos de 1 TB (3 pratos) e há uns WD green power de 500 gb e pratos de 333 gb :P Ou seja usam 3 cabeças em vez de 4.

Mas os green power não são muito rápidos. São discos de baixo consumo de energia e aquecimento e ruído. (só para ter uma idéia, este de 500 gb gasta 5,4w em full e 2,8w em idle, isso porque o disco varia as rotações, enquanto em outros é "aways ON". São os únicos discos que consegue encarar os velociraptor em consumo eléctrico, visto que do resto batem qualquer disco de 3,5" em consumo).

Eu tenho um destes e considero uma maravilha :D Comparando com o WD 5000KS utilizado nesta review (que deu o peido mestre, vindo o WD5000AVVS no lugar), é 15ºc mais fresco.

Última edição:
Com certeza!

Podias dizer quanto custou este disco sff...

Isso aí no Brasil é uma roubalheira... :(

Olá!
Sim, com certeza peças de informática aqui no Brasil são uma roubalheira (dentre outras coisas, hehehehe). Há muitos impostos aqui, este é o problema: impostos.

MAS... procurei muito e a única (e melhor) saída foi comprar com um importador independente e de confiança. Além do fato de q a disponibilidade desse produto aqui é ridícula: só tem em uma loja ou outra (e online apenas).

Vejam: eu paguei 599,00 reais, foi um achado! Acho que era uma promoção/desconto do importador, de quando compraram com o dólar mais baixo, etc. Comprei na hora quando vi, produto novo, lacrado, na caixa da newegg, pois não podia perder esta oportunidade. Presente de Natal, hehe. O importador trouxe dos EUA (comprado na newegg: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822136260 - por 269,99 dólares - vamos arredondar para 270,00 dólares). Ou seja, com o dólar custando 2,22 reais, dá os 600,00 que paguei! Sensacional! (Provavelmente o rapaz comprou lá com desconto também, e antes dessa "crise" na economia, enquanto o dólar estava a 1,80 reais - daria 486,00 reais, mais uns 120 reais de lucro/frete pro cara... tá ótimo, né? hehe).

Para vocês terem idéia, aqui no Brasil só duas lojas (online!!!!) têm esse HD a pronta entrega:
1) http://www.waz.com.br/hd/wd_wd3000hlfs.php?codprod=93057
(Olhem o "absurdo" do preço: 1.549,00 reais! (FORA o frete!). Eu paguei 599,00! Uma diferença de 950,00 reais, o que dá p/ comprar um Seagate 1,5Tb por aqui normalmente! Além disso, acabei de ver que não está mais disponível, hauhuahaua). (Não desmerecendo a loja: é a melhor loja online de produtos de informática no Brasil. O problema é o preço aqui).
2) Outro detalhe: eu estava QUASE comprando aqui o de 150Gb, que tinha "disponível" (entre aspas, pq demorava 20 dias úteis para a entrega), mas olhem o preço: com frete já - 650,00 reais! Há! Já tinha me conformado com o de 150Gb, hehe, metade do espaço mas a um preço menor, e blá blá blá. Ainda assim, mais caro que o de 300Gb! Há há há! Isso que foi o mais "em conta" (mais barato) que achei. Muito caro, realmente, essas coisas aqui no BR.

(Um Euro = 2,80 Reais)
(Um dólar = 2,22 Reais).
(Some-se a isso os impostos bem altos para esse setor).

Em suma, paguei o preço do de 150Gb e vou levar o de 300Gb, hehehe! Show de bola!

Mas sim, é bem difícil o esquema aqui.
Apesar disso, é o país que eu amo! Hehehe! Se um dia vierem p/ cá, tenho certeza de que vão gostar.

Bom, assim que eu montar tudo aqui posto os resultados e fotos p/ vocês.
Um abraço!

Última edição:

JPgod

Moderador
Staff
40 GB o FS X? dassse!

fdz... Instala isso noutro lado :D Sinceramente e digo por experiencia própria. Os jogos pouco ganham com o uso de SSD, ou melhor, dado o espaço absurdo que ocupam vs os ganhos é péssimo deixar jogos nos SSD's. O SO e outras aplicações que são LARGAMENTE beneficiados.

José Alberto

Power Member
Mas 80 é apenas para o SO

Assim não quero.

40 GB o FS X? dassse!

fdz... Instala isso noutro lado :D Sinceramente e digo por experiencia própria. Os jogos pouco ganham com o uso de SSD, ou melhor, dado o espaço absurdo que ocupam vs os ganhos é péssimo deixar jogos nos SSD's. O SO e outras aplicações que são LARGAMENTE beneficiados.

O FSX ganha imenso com o SSD.

Mas como o tópico e a questão que coloquei é sobre velociraptors :o ....

JPgod

Moderador
Staff
Sim, talvez o FSX se usa tanto espaço e com tantas texturas talvez tenha vantagem com um SSD.

Mas com 80 GB dá para utiliza-lo, embora uma instalação do windows + o jogo sao 60 gb (embora há como reduzir o consumo de disco pelo SO, como desactivar pagefile e hibernação, desinstalar o que não usas, etc) e instalares outros jogos noutro disco.