Análise Western Digital Velociraptor 300GB

JPgod

Moderador
Staff
logo.jpg

Western Digital Velociraptor 300 gigas (WD3000GLFS)

Apresento então esta review feita com o disco mais esperado de 2008 e comparando com outros discos muito utilizados. Todos os testes serão feitos em single disk, visto não ser possivel de agora testar raid0.

Specs técnicas e links

Site Oficial
review Anandtech
review tons hardware

Raptor 150 GB vs Velociraptor 300GB
Raptorvergleich.png


Specs do Icepack
Icepak.png


Fotografias

Pormenor dos conectores
WDraptor1.jpg


Pormenor do dissipador
wdraptor4.jpg


Seagate 250 single plate vs Velociraptor (vista de cima)
wdraptor2.jpg


Seagate 250 single plate vs Velociraptor (vista de perfil)
wdraptor3.jpg


Test bed

* Intel E8400 @ 4 ghz
* ASUS P5K-E
* 2x 2048 Gskill PC 8000 @ 1070 mhz
* ATI HD 3650 e ATI HD 4850
* WD Velociraptor 10000 rpm WD3000GLFS 300 GB sata-2
* WD Caviar 7200 rpm WD5000KS 500 GB sata-2
* WD Caviar 7200 rpm WD3200AAKS single plate 320 GB sata-2
* Seagate Barracura 7200.11 ST3250410AS single plate 250 GB sata-2
* Windows XP pro SP3 32 bits e Windows Vista Business 64 bits SP1

Testes sob Windows XP SP3

Sintéticos


HD tach - Short Test & Long Test (click para ampliar)


HDtune (click para ampliar)



sandra1.png


Como podemos verificar, extremamente veloz, batendo os outros discos a vontade, principalmente nos tempos de acesso. Depois segue o WD 320 gb, seguido bem de perto do seagate 250 gb e por fim o WD 500 gb, que curiosamente tem a menor latência dos 3 discos 7200 rpm.

Arranque, shutdown, hibernação

XPtests.png


Mais uma vez o velociraptor demonstra o seu poder, sendo muito mais rápido ao arrancar que os outros 2 discos. Nos outros casos a diferença foi menor. O WD 320 gb ficou em segundo lugar, mas com o Seagate a segui-lo de perto. Ainda no arranque, as latências tem bem mais impacto que a taxa de transferência.

No que toca a metodologia do teste:

* Arranque - início da actividade do disco (depois do POST) até carregamento completo do desktop e término da actividade do disco
* Shutdown - desde o clicar na opção de desligar até o desligamento completo do sistema
* Hibernar - desde o clicar na opção de hibernar até o desligamento completo do sistema
* Deshibernar - início da actividade do disco (depois do POST) até aparecer o ecran de log-in

Aplicações + file transfer

Aqui fica alguns testes com aplicações reais. Alguns testes foram eliminados, como o office 2007, que alem de variar muito não há diferenças entre os 2 discos e cópia drive-to-drive (fica sempre limitado pelo disco mais lento). Mais uma vez o velociraptor foi bastante mais rápido, principalmente na cópia interna e em múltiplos ficheiros (onde o seek time tem muita importância)

apps.png



 
Última edição:
Na 2º parte apenas irei testar o WD velociraptor sem comparação com nenhuma drive, o objectivo é testar mais a instalação do OS e posterior instalação do service pack 1 (bastante pesado) - Todos os testes são com o CPU em defaut (E8400 @ 3.0)
2ª parte - Testes sob Windows Vista 64 bits - Instalação + SP1

Instalação, não contei o tempo, porque é algo que depende muito do DVD, mas posso dizer que é bastante rápido, notóriamente melhor que instalar num disco 7200 RPM.

Instalação do SP1, a primeira parte, correspondente desde executar o ficheiro, copiar os ficheiros e reiniciar demorou exactamente 8:50 minutos, notóriamente mais rápido que instalação em disco 7200 rpm.

a segunda parte, depois de um reboot e preparo dos ficheiros, demorou exactamente 11 minutos até aparece o ecran de de aviso que estava concluído, ou seja o processo completo demorou cerca de 20 minutos, o que considero bom, porque quando instalei o SP1 da ultima vez demorou perto de 1 hora.


2ª parte - Testes sob Windows Vista - Arranque,shutdown

Estes testes foram iniciados após instalação do OS e SP1. Infelizmente por razão desconhecia o hibernar não funcionava, apesar de ter o ficheiro de hibernação, pelo o que não pude testar.

Arranque (desde início actividade do disco até aparecer o Welcome Center) - 35s
Shutdown (desde o clickar na opção até desligar) - 6s

Pontos positivos

* Rápido, extremamente rápido, o mais rápido disco mecanico SATA do mercado, apenas perdendo para SSD's e SCSI/SAS empresariais
* Design compacto e leve, tratando-se de um disco de 2,5" e não 3,5"
* Baixo consumo de energia, especialmente tratando-se de um disco 10000 rpm apenas 0,3A nos 12V e 0,95 nos 5V, em comparação o WD 500 GB tem 0,75 nos 12V e 0,7 nos 5V e o ST 250GB tem 0,52 12V e 0,72 5V
* Baixo aquecimento, ao nível do seagate 250 gigas (dos mais frescos discos que já testei) e bem menos que o WD 500 gigas.
* Icepack, que tanto serve de adaptador para 3,5", como dissipador, alem de dar uma resistência a própria unidade.
* Vibrações reduzidas.

Pontos negativos

* Nível de ruído, embora sendo baixo tendo em conta um disco de 10000 rpm, produz ainda assim um ruído demasiado agudo, que em sistemas muito silenciosos e sem alguma isolamento do disco pode ser incomodativo para quem tem ouvidos sensíveis como eu :P
* O preço, entre 250 a 280 €, comparando com os 60 € em média de um Single Plate 320gb (WD, seagate)

Pontos a ter em atenção

* Posição das fichas SATA não segue o padrão dos SATA 3,5", o que o torna incompatível com caixas externas (tenho uma caixa para discos SATA's e não dá para ligar o disco, só removendo a placa da caixa) e algumas towers novas com conectores SATA hot swap, como a nova A7010
* Nao é compatível com portáteis apesar de ser 2,5" e ter as ligações no mesmos locais (é mais grosso que um disco 2,5" normal, bem como remove-lo do icepack invalida a garantia), bem como não é recomendado o uso em laptops, por aquecer mais e consumir mais que discos de 5400 ou 7200 RPM 2,5".

Conclusão

Sem dúvida o melhor disco SATA sem ser SSD do mercado, extremamente recomendado para quem procura o MELHOR sem ligar a custos e sem ir para valores exorbitantes que é o caso dos SSD. O companheiro ideal para extreme gaming machines com cpus de topo, gráficas em SLI ou crossfire ou então para aplicações profissionais que precisam de velocidade de ponta, como rendering, encoding e virtual machines. Agora para quem procura um disco com uma óptima relação preço/performance, a escolha recai sobre discos 7200 RPM single plate, mas entretanto vai sair um velociraptor de um prato apenas de 150 gb a um preço mais simpático, embora continuará a ser caro em preço/gb/performance.

Nota final: 17/20 - Muito Recomendado
 
Última edição:
Mais uma excelente Review, Made by destr0yer!!

Os meus parabéns!

Excelente disco. As outras marcas devem andar a dormir....
 
ok, está confirmado um comparativo com um WD 320 single plate, a juntar aos testes da 1ª parte.
 
Última edição:
Cinco estrelas a review.

E que tal um comparativo entre o velociraptor e o Seagate 500 GB 32 MB e o SAMSUNG F1 750 gB 32 MB?
 
Já tás a pedir recursos a mais do que sou capaz de arranjar :P

E já é uma review muito "preenchida", adicionar mais discos iria me roubar ainda mais tempo :s
 
è pena é o preço, mas tem muitas vantagens em relação ao seagate (que é o que eu tenho), mas por mim continuo na minha próximo disco tem de ser SSD, a menos que baixem o preço para os 100€
 
Última edição pelo moderador:
Boas destr0yer, enquanto estava a ler a tua excelente review reparei num pormenor que pode estar errado. Não sei se é certo o que estou a dizer mas acho que te enganas-te em alguns gráficos a colocar as cores. Penso que as trocas-te. Tenho aqui um exemplo a demonstrar:

xptestsjs5.png



Isto está certo ou sou eu que estou errado?

Mais uma vez, excelente review! :D
 
lol,está tudo correcto, o disco é mesmo rápido, lol :P

mas obrigado pelo reparo, nunca se sabe. De qualquer forma este fds irei adicionar estes testes de shutdown e arranque num disco de 320 gb single plate
 
lol,está tudo correcto, o disco é mesmo rápido, lol :P

mas obrigado pelo reparo, nunca se sabe. De qualquer forma este fds irei adicionar estes testes de shutdown e arranque num disco de 320 gb single plate

Eu pensava que estava mal, e não custa nada avisar. Mas já vi que está tudo correcto (até correcto demais, isto é muito, muito, mas mesmo muito rápido! :D).


destr0yer, o barulho que isto faz é muito incomodativo? Pode-se "envolver" isto num material que ajude a retirar o som?
 
testes do windows XP terminados, com adição do WD 320 gb e do vista actualizado (mas não terá tanto pormenor como na primeira parte)

destr0yer, o barulho que isto faz é muito incomodativo? Pode-se "envolver" isto num material que ajude a retirar o som?

o ruído que o disco gera é um ruído bastante (o "bastante" quer dizer que é uma frequência muito elevada e não um ruído alto) agudo, sendo uma frequência que algumas pessoas são mais sensíveis que as outras. eu oiço relativamente bem o disco, outros nem por isso, mas não é muito elevado. ao menos praticamente ano gera vibrações.

sobre isolar, sim, há caixas para isso.
 
É o melhor disco mecanico, porque os SSD's são ainda melhores, mas mais caro$!

a review está concluída e editei umas coisas

E falando em SSD, estou em vias de arranjar um para testar também, pelo o que irei juntar aos testes acima e claro, vai para dentro de um portátil :D
 
Última edição:
força co mese teste de ssd ;) de preferencia algo barato (dentro do posivel claro :P) era bom ver como fica dois SSD "pekenos" em raid0 .... um abraço e parabens pelo exelente job ;)
 
Back
Topo