Análise Western Digital Velociraptor 300GB

Comprei!

E aí, galera! Como estão?

Venho falar com vocês diretamente do Brasil!

Muito bom esse tópico, gostei muito e ajudou-me a decidir em comprar finalmente este maravilhoso HD.
Também li os seguintes reviews (muito bons também):
http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=3291&p=2 (eng)
http://www.tomshardware.com/reviews/HDD-SATA-VelociRaptor,1914.html (eng)
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1511 (pt_br)

Paguei um preço bem legal, foi um achado! Comprei na hora, pois estava namorando este HD há um certo tempo. Acho que o desempenho vai ser bem superior ao que estou usando atualmente: um Sata2, mas de 80Gb Samsung, bem simples, 8Mb de cache apenas.
Se o desempenho no Windows ficar melhor, é o que importa. Se ficar BEM melhor, ficarei extremamente feliz, hehe. Em especial no startup e uso de programas.

Bom, realmente não dá p/ competir com duas coisas esse maravilhoso HD: os famosos (atuais e bem caros) solid state (além dos SCSI, q são extremamente inviáveis) e dois bons discos em Raid0. Mas eu confesso a vocês: já fiz raid0 e usei muito tempo, mas não senti tanta diferença para um bom HD e o pior: quando deu pau no PC, perdi todos os dados do C:. É uma faca de dois gumes, como se diz, hehe. Nunca mais faço raid0.
Quanto aos solid state (tá certo o nome?? hehe)... bom... ainda tá mto caro e (dizem) a durabilidade deles é menor que os HDs normais. Não sei se é verdade, mas li por aí nos fóruns da vida, eheh. De qualquer forma, não sei o quanto compensa... em geral têm baixa capacidade a um custo muito alto. Será que o futuro vai ser apenas c/ solid state?? Talvez, bem provável, mas acho q demora um pouco.

Enquanto isso, vou curtir muito meu Velociraptor 300Gb! Hehe!
Ainda não chegou, espero que chegue logo. Mas ainda estou esperando meu case/gabinete novo e o cooler Zalman que comprei para montar tudo, hehe! Aí sim fica perfeito!

Depois posto os resultados e algumas fotos aqui p/ vcs.

Um abraço a todos!
Valeu!
 
Esse disco com aquele cooler cabe numa baía normal de um disco vulgar de 3.5 polegadas?
Sim.

Existem discos da WD de 500gb single plate? O meu pai quer comprar um novo e acha que é um disco que vai melhorar a performance do pc... Mostrei-lhe este, mas ele diz que não dá este dinheiro por um disco... Nem o argumento de poupar no futturo com o consumo do disco lool...

Sugestões?

BTW, boa review
 
Esse disco com aquele cooler cabe numa baía normal de um disco vulgar de 3.5 polegadas?

o disco em si é 2.5'', mas juntamente com o dissipador(inseparável) fica com form factor 3.5''

Sim.

Existem discos da WD de 500gb single plate? O meu pai quer comprar um novo e acha que é um disco que vai melhorar a performance do pc... Mostrei-lhe este, mas ele diz que não dá este dinheiro por um disco... Nem o argumento de poupar no futturo com o consumo do disco lool...

Sugestões?

BTW, boa review

Tenho ideia que o maximo por platter ainda é 320GB, seja WD ou de outras marcas
 
O Máximo por prato é 375 gb, nos novos seagate de 1,5 TB (4 pratos, portanto).

entretanto vários discos actualmente usam pratos de 333 gb. Muitos de 1 TB (3 pratos) e há uns WD green power de 500 gb e pratos de 333 gb :P Ou seja usam 3 cabeças em vez de 4.

Mas os green power não são muito rápidos. São discos de baixo consumo de energia e aquecimento e ruído. (só para ter uma idéia, este de 500 gb gasta 5,4w em full e 2,8w em idle, isso porque o disco varia as rotações, enquanto em outros é "aways ON". São os únicos discos que consegue encarar os velociraptor em consumo eléctrico, visto que do resto batem qualquer disco de 3,5" em consumo).

Eu tenho um destes e considero uma maravilha :D Comparando com o WD 5000KS utilizado nesta review (que deu o peido mestre, vindo o WD5000AVVS no lugar), é 15ºc mais fresco.
 
Última edição:
Com certeza!

Podias dizer quanto custou este disco sff...

Isso aí no Brasil é uma roubalheira... :(

Olá!
Sim, com certeza peças de informática aqui no Brasil são uma roubalheira (dentre outras coisas, hehehehe). Há muitos impostos aqui, este é o problema: impostos.

MAS... procurei muito e a única (e melhor) saída foi comprar com um importador independente e de confiança. Além do fato de q a disponibilidade desse produto aqui é ridícula: só tem em uma loja ou outra (e online apenas).

Vejam: eu paguei 599,00 reais, foi um achado! Acho que era uma promoção/desconto do importador, de quando compraram com o dólar mais baixo, etc. Comprei na hora quando vi, produto novo, lacrado, na caixa da newegg, pois não podia perder esta oportunidade. Presente de Natal, hehe. O importador trouxe dos EUA (comprado na newegg: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822136260 - por 269,99 dólares - vamos arredondar para 270,00 dólares). Ou seja, com o dólar custando 2,22 reais, dá os 600,00 que paguei! Sensacional! (Provavelmente o rapaz comprou lá com desconto também, e antes dessa "crise" na economia, enquanto o dólar estava a 1,80 reais - daria 486,00 reais, mais uns 120 reais de lucro/frete pro cara... tá ótimo, né? hehe).

Para vocês terem idéia, aqui no Brasil só duas lojas (online!!!!) têm esse HD a pronta entrega:
1) http://www.waz.com.br/hd/wd_wd3000hlfs.php?codprod=93057
(Olhem o "absurdo" do preço: 1.549,00 reais! (FORA o frete!). Eu paguei 599,00! Uma diferença de 950,00 reais, o que dá p/ comprar um Seagate 1,5Tb por aqui normalmente! Além disso, acabei de ver que não está mais disponível, hauhuahaua). (Não desmerecendo a loja: é a melhor loja online de produtos de informática no Brasil. O problema é o preço aqui).
2) Outro detalhe: eu estava QUASE comprando aqui o de 150Gb, que tinha "disponível" (entre aspas, pq demorava 20 dias úteis para a entrega), mas olhem o preço: com frete já - 650,00 reais! Há! Já tinha me conformado com o de 150Gb, hehe, metade do espaço mas a um preço menor, e blá blá blá. Ainda assim, mais caro que o de 300Gb! Há há há! Isso que foi o mais "em conta" (mais barato) que achei. Muito caro, realmente, essas coisas aqui no BR.

(Um Euro = 2,80 Reais)
(Um dólar = 2,22 Reais).
(Some-se a isso os impostos bem altos para esse setor).

Em suma, paguei o preço do de 150Gb e vou levar o de 300Gb, hehehe! Show de bola!

Mas sim, é bem difícil o esquema aqui.
Apesar disso, é o país que eu amo! Hehehe! Se um dia vierem p/ cá, tenho certeza de que vão gostar.

Bom, assim que eu montar tudo aqui posto os resultados e fotos p/ vocês.
Um abraço!
 
Última edição:
40 GB o FS X? dassse!

fdz... Instala isso noutro lado :D Sinceramente e digo por experiencia própria. Os jogos pouco ganham com o uso de SSD, ou melhor, dado o espaço absurdo que ocupam vs os ganhos é péssimo deixar jogos nos SSD's. O SO e outras aplicações que são LARGAMENTE beneficiados.
 
Mas 80 é apenas para o SO

Assim não quero.

40 GB o FS X? dassse!

fdz... Instala isso noutro lado :D Sinceramente e digo por experiencia própria. Os jogos pouco ganham com o uso de SSD, ou melhor, dado o espaço absurdo que ocupam vs os ganhos é péssimo deixar jogos nos SSD's. O SO e outras aplicações que são LARGAMENTE beneficiados.

O FSX ganha imenso com o SSD.

Mas como o tópico e a questão que coloquei é sobre velociraptors :o ....
 
Sim, talvez o FSX se usa tanto espaço e com tantas texturas talvez tenha vantagem com um SSD.

Mas com 80 GB dá para utiliza-lo, embora uma instalação do windows + o jogo sao 60 gb (embora há como reduzir o consumo de disco pelo SO, como desactivar pagefile e hibernação, desinstalar o que não usas, etc) e instalares outros jogos noutro disco.
 
Back
Topo