Western Digital WD2500JB HDD

O WD de 200Gb são 70cts, esse é pelo preço q o P4rthen0n disse.

Esclareçam-me uma coisa, esses discos têm vários "discos" por dentro, imaginamos três, por exemplo, ou seja, teoricamente serão mais lentos quando se tá a trabalhar numa área de disco mais afastada da primeira. Ou td o q eu tou a dizer n faz sentido?

Como são fisicamente? será apenas um disco q cada vez consegue ter mais capacidade? E para se tornar mais rápido aumentam os MB de Buffer e/ou as rpm?

:003: :003:
 
Originally posted by SimpleFriend
Esclareçam-me uma coisa, esses discos têm vários "discos" por dentro, imaginamos três, por exemplo, ou seja, teoricamente serão mais lentos quando se tá a trabalhar numa área de disco mais afastada da primeira. Ou td o q eu tou a dizer n faz sentido?

Como são fisicamente? será apenas um disco q cada vez consegue ter mais capacidade? E para se tornar mais rápido aumentam os MB de Buffer e/ou as rpm?
Estes discos de grande capacidade são constituidos por pratos de xxGb. Essa dúvida k pões de o tempo de acesso ser ou não mais rápido quando utilizamos o 1º prato ou o último não sei responder (embora ache k varia conforme a possição dos pratos). Sem dúvida k quando aumentada as rpm o tempo de acesso dimuniu.

Originally posted by Evangelion-01
Já o vi a 356€.
Cá em pt? Se sim é um grande preço pk nem a uk andam lá a esses preços.
 
A quantidade de pratos em si não influencia a velocidade do disco, o q influencia são os RPM versus a "densidade" da informação no disco. Exmplo: Quando sairam os primeiros discos a 15k rpm (scsi, claro) foi preciso diminuir a densidade para permitir esta rotação.

Aqui têm um "how it works" bacano.
 
Obrigado, a todos o q responderam á mha questão.

Penso q na realidade o tempo de acesso aos pratos (sejam eles quais forem) é de igual velocidade, o q varia é apenas as r.p.m. (rotações por minuto) e os MB de Buffer, isso sim, faz com q os tempos de acesso, de leitura e escrita sejam mais ou menos rápidos. Nos discos de grande capacidade, existem mais pratos, 3 é normal, cada um deles com a capacidade de x GB, os quais formam x GB de disco rígido.

Fikei mais esclarecido com estas imagens

:003: :003:
 

Anexos

  • hard-disk7.jpg
    hard-disk7.jpg
    6,4 KB · Visualizações: 32
Back
Topo