Western Digital working on 20,000 RPM Raptor

Ultrahigh-speed HDDs rotating at speeds exceeding 20000 rpm have also been researched but not commercialized due to heat generation, power consumption, noise, vibration and other problems in characteristics, and a lack of long term reliability.
Texto retirado de uma revista da Fujitsu, acho que diz tudo...
 
Texto retirado de uma revista da Fujitsu, acho que diz tudo...

Eu acho que não diz nada, mas ok... (especialmente a partir do momento que é retirado de uma revista de um fabricante de discos)
De qualquer forma, discutir a existencia ou não de modelos de 20k rpm, é de uma utilidade bastante reduzida, num mundo que mais ano menos ano abandona os discos propriamente ditos, para armazenamento de dados...

de qualquer forma, os 20k rpm, devem ser algo proximo do limite fisicamente possivel/viavel... e o canto do cisne.
Um pouco como as maquinas de escrever que o timber falou... porque de facto é algo equiparavel.
 
Os discos podem ate rodar a 2 milhoes RPM, nao é por ai q vai resolver o problema das latencias.

Um outro grande problema é o deslocamento das cabeças.

Penso q um disco a 7500 RPM com 2 braços de cabeças, dobro das cabeças, podia ter a performance de um RAID0.

Mecanicamente é mt mais facil meter 2 ou 3 braços de cabeças q por os pratos a rotaçoes malucas.
 
Encontrei isto e a ser verdade, um SSD será mesmo o que devo comprar para utilizar como disco principal. Está soberbo e a rapidez é enormemente maior!
 
Boas...

Estes supostos novos raptores de 20.000 rpms, serão uma boa adição, para mercados que precisam de discos rápidos...


Se calhar para utilização caseira não fazem sentido, mas para servidores vão dar um jeitão...

Vamos ver se isso se confirma, que vem logo uns quantos para aqui...

cumprimentos,

LPC
 
Última edição pelo moderador:
os discos SSD ainda têm muito que evoluir para substiuirem os discos de hoje em dia

- têm um preço por gb elevado
- são mais lentos em escrita
- têm um tempo de vida mais curto
- são mais sensiveis a perder informação

ainda estão muito verdinhos :P

...
a aposta da western é para um nicho de mercado e mesmo esses se calhar não têm muito interesse... mas pronto. sempre provam que conseguem fazer :P
 
Em que te baseias para dizeres isto ?

- têm um tempo de vida mais curto
- são mais sensiveis a perder informação

Visto que umas das vantagens de SSD e terem um MTBF muito superior aos HDD.
 
Em que te baseias para dizeres isto ?

- têm um tempo de vida mais curto
- são mais sensiveis a perder informação

Visto que umas das vantagens de SSD e terem um MTBF muito superior aos HDD.

Exacto

São de uma tecnologia superior aos HDD, mecânicos. Os únicos contratempos para a implementação dos mesmos no mercado é mesmo o preço e a velocidade de escrita, porque em TUDO o resto são de facto superiores aos HDD.

Cumps
 
Em que te baseias para dizeres isto ?

- têm um tempo de vida mais curto
- são mais sensiveis a perder informação

Visto que umas das vantagens de SSD e terem um MTBF muito superior aos HDD.

Acho que ele estava a referir-se a isto:

# Higher vulnerability to certain types of effects, including abrupt power loss (especially DRAM based SSDs), magnetic fields and electric/static charges, in comparison to normal HDDs (which store the data inside a Faraday cage).
# Limited write cycles – flash-memory storage will often wear out after 300,000-500,000 write cycles[citation needed], while high endurance flash-memory storage may have an endurance of 1–5 million write cycles (many log files, file allocation tables, and other commonly used parts of the file system exceed this over the lifetime of a computer[citation needed]). Special file systems or firmware designs can mitigate this problem by spreading writes over the entire device (so-called wear levelling), rather than rewriting files in place. This problem is being improved all the time, with consequent increases in expected lifespans. Today's drives can last up to 20 years with average usage.[8] An example for the lifetime of SSD is explained in detail here. SSDs based on DRAM, however, do not suffer from this problem.
http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive#Disadvantages
 
Boas...

Estes supostos novos raptores de 20.000 rpms, serão uma boa adição, para mercados que precisam de discos rápidos...


Se calhar para utilização caseira não fazem sentido, mas para servidores vão dar um jeitão...

Vamos ver se isso se confirma, que vem logo uns quantos para aqui...

cumprimentos,

LPC

Jeitão? Importas-te de contextualizar esse jeitão?
 
Jeitão? Importas-te de contextualizar esse jeitão?

É simples...

Poderás ter 4 discos destes com performances equivalentes a SAS por uma fracção do custo.

Isto porque as controladoras por exemplo de 3ware para sas e para SATA II diferem de preços numa s largas centenas de euros...

Alem disso os servidores com hot swap para SAS/SATA são mais caros que os apenas sata.

Ou seja para o mercado que aponta é excelente... para mim é ouro sobre azul...

Isto até os SSD baixarem a preços interessantes (pelo menos os realmente bons).

Cumprimentos,

LPC
 
É simples...

Poderás ter 4 discos destes com performances equivalentes a SAS por uma fracção do custo.

Isto porque as controladoras por exemplo de 3ware para sas e para SATA II diferem de preços numa s largas centenas de euros...

Alem disso os servidores com hot swap para SAS/SATA são mais caros que os apenas sata.

Ou seja para o mercado que aponta é excelente... para mim é ouro sobre azul...

Isto até os SSD baixarem a preços interessantes (pelo menos os realmente bons).

Cumprimentos,

LPC

Alta performance a baixo custo, é o que esperas, portanto.

Tem de haver alguma desvantagem, e é a essa que quero chegar... veremos quando saírem para o mercado. Num ambiente em que a fiabilidade seja um requisito, não vejo estes raptors a servirem de remendo em detrimento de unidades SAS, ou afins. Deixemos tempo trazer a boa nova, pode ser que saiam umas belas caixinhas de surpresas! :)
 
Epá eu quero é uma nova versão do i-RAM da Gigabyte que aguente com pelo menos 16 GB (ideal 32 GB) e uma bateria de 3 dias caso vá de fim-de-semana prolongado e me esqueça de fazer o backup do disco C: antes de ir passear.
Quero lá saber de SSDs para disco principal, eu quero é o i-RAM! Malditos lobbys pá, não faz sentido nenhum haver apenas a primeira versão do i-RAM que apenas suporta DIMMs de 1 GB de DDR1 e com apenas 4 slots a ser vendido!
Malditos lobbys!!! >(
 
Apesar as memórias estarem baratas, mesmo assim 32 GB de DDR2 667 a preço de custo não ficava por menos de 500 €
 
Apesar as memórias estarem baratas, mesmo assim 32 GB de DDR2 667 a preço de custo não ficava por menos de 500 €

O que é isso comparado com o disco rígido mais rápido em SAS? A performance por Euro é completamente arrasadora a favor do i-ram! Aí é que está o cerne da questão! >(
 
Back
Topo