Western Europe Home of Most Active Pirates

Tens ai umas falhas na tua argumentação que começa logo por confundires lúdico com cultural.

Há aqui uma frase que está a ser bastante utilizada e que me enoja um pouco, não quando aplicada a jogos mas para toda a cultura em geral, e que traduzindo um pouco é:

"Se não tens dinheiro, não tens vícios (logo não acedes à cultura)"

Desculpa mas tu respondes a essa tua questão logo abaixo, o acesso à cultura pode ser feito de forma gratuita e legal precisamente em bibliotecas que hoje em dia não só disponibilizam livros como outros tipos de media como CDs e DVDs.

há uns anos tive aulas com a directora de uma das principais bibliotecas do país, estava-nos a mostrar o orçamento anual de uma biblioteca.

Ficamos surpreendidos com o dinheiro que gastam anualmente na reposição de livros que "desaparecem" biblioteca, portanto perguntamos porque é que não utilizavam o orçamento que era destinado a isso em métodos para aumentar a segurança na biblioteca e impedir o roubo dos livros. A resposta foi:

"Porque no dia em que os livros deixem de desaparecer é muito mau sinal, é sinal que as pessoas já não estão interessadas na riqueza cultural que os livros transmitem"...

Por acaso eu conheço muito bem a realidade das bibliotecas e essa é uma linha de pensamento muito comum, errado, mas muito comum, pessoalmente desagrada-me bastante a leviandade com que a administração pública trata o nosso dinheiro.

Disseminação cultural, 100% de acordo, olhar para o lado e assobiar enquanto o estado, que somos todos nós, é lesado no seu património é que não, ora pergunta lá à senhora quantos livros da biblioteca pessoal dela é que foram roubados e repostos

Ao longo da minha vida universitária, os professores sempre nos forneceram cópias ou pdf's de obras que custavam dezenas de euros. Porquê? Porque não devem existir restrições no acesso à cultura... Devemos apoiar o copyleft e não o copyright.

O facto dos teus professores fornecerem cópias ou PDFs não tornam algo legal, se os professores em vez de darem o que não é deles pressionassem a biblioteca da universidade a ter uma quantidade suficiente desses livros apenas para consulta local até ajudavam no processo de aprendizagem já que em vez de cópias que ficam acumuladas no canto do quarto e ficheiros que ninguém lê o facto dos livros estarem na biblioteca obrigavam-vos a fazer uma cópia manual dos conhecimentos o que não só vos dá os conhecimentos como melhora a vossa capacidade de síntese.

Portanto parem lá com o argumento do "não tens dinheiro, não compras!". É ridículo e elitista.
Ninguém tem direito a ser mais rico culturalmente (seja com música, filmes, livros ou jogos) do que eu só porque é mais rico financeiramente.

Desculpa mas não vivemos em comunismo aí sim em teoria todos têm todos os mesmos direitos, vivemos em capitalismo em que os indivíduos que são capazes de amealhar mais recursos são os que ganham o direito a usa-los e aproveitar as vantagens a eles inerentes, viajar também é cultivar-se e no entanto só quem tem dinheiro é que o faz.
 
Desculpa mas tu respondes a essa tua questão logo abaixo, o acesso à cultura pode ser feito de forma gratuita e legal precisamente em bibliotecas que hoje em dia não só disponibilizam livros como outros tipos de media como CDs e DVDs.

Então e eu a pensar que o copyright também protegia de empréstimos e agora as bibliotecas podem emprestar medias? :rolleyes:

Quanto à parte do capitalismo e do comunismo se assim é(ando a dar isso) preferia um comunismo, não que eu seja maluco com isso ou apoiante. Mas sim para todos terem as mesmas oportunidades.
Sejam de classe alta, classe média ou classe baixa era tudo igual ;)
 
Última edição:
Tens ai umas falhas na tua argumentação que começa logo por confundires lúdico com cultural.

Não, não confundo o lúdico com cultura, o que pode haver é diferenças entre o que eu e tu consideramos cultura... Normalmente, o meu termo de cultura é bastante abrangente.

Nem vamos entrar no acesso à cultura pelas bibliotecas porque aí vamos encontrar uma pobreza enorme na quantidade e qualidade do serviço oferecido por 99% das bibliotecas do país. Se eu pudesse aceder à cultura pelas bibliotecas bem que o faria, mas com cerca de 75% da bibliografia que necessitava indisponível e com o restante requisitado e com lista de espera de meses(!!!) como posso eu aceder à cultura???

E isto numa das bibliotecas mais "recheadas" do país... Fará as outras...

Depois não podemos exigir melhores profissionais em todas as áreas de negócio nem comparar com outros países pois as condições de acesso à informação não é semelhante...

Mas este é um assunto muito mais abrangente do que a mera cópia de jogos, desculpem o off-topic ;)
 
Então e eu a pensar que o copyright também protegia de empréstimos e agora as bibliotecas podem emprestar medias? :rolleyes:

Err, não sei se sabes, mas as bibliotecas são entidades com acordos especiais com os detentores dos direitos de copyright das obras, e têm autorização para alugar (ou emprestar, como preferires) tudo que o têm à disposição.

Em relação às baboseiras de extrema esquerda nem vou comentar, não vale a pena. Depois um dia quando cresceres vais ver que as coisas não são bem assim ;)

Subscrevo ao que o Triston tem vindo a dizer pelo tópico.

Quem não tem dinheiro, não tem vícios. Ponto final.
 
Em relação às baboseiras de extrema esquerda nem vou comentar, não vale a pena. Depois um dia quando cresceres vais ver que as coisas não são bem assim ;)

Já disse que não sou comunista, apenas concordo com o direito igual para todos... ;)
E não são babuseiras, esse sistema apenas falhou porque os russos eram os únicos e precisavam de recursos do estrangeiro, não havendo dinheiro ninguém lhos daria por isso é que voltaram a ser capitalistas(abriram as portas ao investimento estrangeiro).
Além de que o que se fala muito é sobre a parte má(a má língua manda), porque a parte que interessa ninguém quer saber. Por isso é que ainda há muita gente que pensa que: comunistas = malucos. Não digo que sejam as melhores pessoas(porque não são), mas...
E já sei que alguém deve tar a pensar: "Ah mas nessa altura o alimento lá era pouco e as pessoas comiam aquilo que o governo lhes dava..."
É verdade, sim. Mas talvez fosse porque ninguém lhes dava recursos e eles não têm condições para produzir?
Cumps
 
Última edição:
Concordo com o que se disse aqui. O dinheiro não deve ser uma barreira à cultura. Se eu comprasse todos os filmes que vejo a esta hora tava a viver na rua :002: Saco dezenas de filmes e não me sinto de nada culpado, em primeiro porque não ganho dinheiro com isto, é apenas para eu ver, e por outro mesmo que seja crime não quero saber, prefiro cometer "crimes" destes do que chegar a velho e ser um ignorante só porque tento ser todo politicamente correcto.
 
Não tenho a certeza se cá em portugal se aplica esta regra mas cá vai:
Não há uma lei que diz que se for para consumo próprio que é "legal", desde que não se vá vender/distribuir a outros?(penso que seja no brasil, não tenho a certeza se cá também é)
 
Não tenho a certeza se cá em portugal se aplica esta regra mas cá vai:
Não há uma lei que diz que se for para consumo próprio que é "legal", desde que não se vá vender/distribuir a outros?(penso que seja no brasil, não tenho a certeza se cá também é)


Sim é verdade...
ARTIGO 81º
Outras utilizações
É consentida a reprodução:
a) Em exemplar único, para fins de interesses exclusivamente científico ou humanitário, de obras ainda não disponíveis no comércio ou de obtenção impossível, pelo tempo necessário à sua utilização;
b) Para uso exclusivamente privado, desde que não atinja a exploração normal da obra e não cause prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor, não podendo ser utilizada para quaisquer fins de comunicação pública ou comercialização.

Ou seja, depois de comprares (desde que não atinja a exploração normal da obra) podes fazer uma cópia para teu uso pessoal.
 
A frase do "não tem dinheiro, não tem vícios" está longe de abranger toda a pirataria, ou querem mesmo acreditar que as pessoas só não compram o original porque não têm dinheiro? Conheço MUITA gente que não os compra, não porque não tem dinheiro, porque até o tem, mas porque se pode ir buscar de graça, porque é que há-de gastar 50€ nisso?
Lá está, esses são os piores...
 
Mas olha que é verdade, e não são palavras minhas, isto veio numa noticia de uma Exame Informática, ou uma PC Guia (uma das duas, ou até mesmo nas duas), onde falaram sobre este estudo realizado a nível mundial.

Então e se eu te disser que a velocidade média de acesso nos USA fica-se pelos 3Mb?
Eles tem infraestruturas monstruosas, em certos serviços dos ISPs permitem acesso simétrico (e.g. 50/50 up/dwn), mas que só servem grupos muito concentrados de utilizadores, um pouco há imagem do que se passa em Portugal relativo á TV Cabo. A TVC chega a "todo o lado", mas só nas metrópoles é que existe serviço por cabo óptico. Na maior parte do território Português, o serviço só está disponivél por satélite.

Não foi á toa que eu tive que esperar mais de três anos para ter net em casa aqui em cima. Cabo não havia, as linhas de cobre eram antigas, e haviam poucos DSLAMs para distribuir um bom sinal.

Hoje em dia já começaram a espalhar cabo óptico (está previsto todas as localidades próximas ficarem cobertas até 2011), as linhas de cobre mais críticas foram substituídas, e espalharam uma mão cheia de DSLAMs um pouco por toda a localidade.

Agora uso MEO para TV e Net (Sem telefone).
Tenho o Multiplex a pouco mais de 1000m, mas mesmo assim, dos 16Mb anunciados, só tenho uma média real de 7.5Mb.
A falha é inerente a todos os ISPs.
Ainda há duas horas estava eu a ler na revista DECO/Proteste um pequeno artigo sobre o continuado abuso dos ISP em anunciarem velocidades teóricas de acesso máximo, quando na realidade deveriam ser anunciadas apenas a velocidade de média, o que significa que a minha linha MEO deveria na verdade estar catalogada como 8Mb.

Enfim, o que se aprende daqui é que por muitas queixas que tenhamos dos ISPs portugueses, até estamos muito bem servidos no panorama mundial.


Quanto a esta thread...sinceramente para mim já deu o que tinha a dar.
Áparte do Triston e de mais um ou outro, não há muito mais gente a fazer sentido no que dizem, pelo que prefiro saír de mansinho e olhar para a minha colecção com orgulho, e com a convicção de que o empenho e a moralidade não são para todos.

Cheers.


Só le a Exame Informatica ou a PC Guia quem nada percebe de informatica.

Basta ir a um site como este:
http://speedtest.net/global.php

E verificar que Portugal se situa no top da Europa.

Alais se for ao detalhe a velocidade da melhor cidade Portuguesa é inferior à media dos Estados Unidos.


Alem disso esses estudos não contemplam o facto de (algumas) pessoas serem inteligentes e saberem que não precisam da net 24 megas para nada.

A verdade é que a ligação de 4mb é mais do suficiente para utilizador avançado, o pirata cumpulsivo é precisa mais do que isso.

Eu tenho uma ligação de 1Mb e não é isso que me impede de "lavrar" 50 gigas por mês.
 
Só le a Exame Informatica ou a PC Guia quem nada percebe de informatica.

Basta ir a um site como este:
http://speedtest.net/global.php

E verificar que Portugal se situa no top da Europa.

Alais se for ao detalhe a velocidade da melhor cidade Portuguesa é inferior à media dos Estados Unidos.


Alem disso esses estudos não contemplam o facto de (algumas) pessoas serem inteligentes e saberem que não precisam da net 24 megas para nada.

A verdade é que a ligação de 4mb é mais do suficiente para utilizador avançado, o pirata cumpulsivo é precisa mais do que isso.

Eu tenho uma ligação de 1Mb e não é isso que me impede de "lavrar" 50 gigas por mês.
Esse site vai ter sempre um claro bias para pessoas com ligações rápidas e que percebam de tecnologias de informação.

Posso-te assegurar que as estatísticas desse site não são representativas do universo que pretendem representar, e que as margens de erro são bastante grandes, visto que a maior parte dos utilizadores que fazem parte do universo não vão a esse site fazer testes.

Pode dar uma ideia geral de como estão as coisas, mas a amostragem não é representativa o suficiente para se tirarem conclusões definitivas ;)
 
Esse site vai ter sempre um claro bias para pessoas com ligações rápidas e que percebam de tecnologias de informação.

Posso-te assegurar que as estatísticas desse site não são representativas do universo que pretendem representar, e que as margens de erro são bastante grandes, visto que a maior parte dos utilizadores que fazem parte do universo não vão a esse site fazer testes.

Pode dar uma ideia geral de como estão as coisas, mas a amostragem não é representativa o suficiente para se tirarem conclusões definitivas ;)


Os teus conhecimentos de estatística também vieram da PC Guia? Da ultima vez que vi em Portugal faziam-se sondagens com uma amostras 5,000 vezes inferiores à população. Estou a falar por exemplo das sondagens sobre as votações nos partidos que costumam contar com 1000 inquiridos.


visto que a maior parte dos utilizadores que fazem parte do universo não vão a esse site fazer testes

Estranho é que as sondagens à boca das urnas (também conhecidas como projecções) não costumam falhar e a amostra é maiúscula.
 
Os teus conhecimentos de estatística também vieram da PC Guia? Da ultima vez que vi em Portugal faziam-se sondagens com uma amostras 5,000 vezes inferiores à população. Estou a falar por exemplo das sondagens sobre as votações nos partidos que costumam contar com 1000 inquiridos.




Estranho é que as sondagens à boca das urnas (também conhecidas como projecções) não costumam falhar e a amostra é maiúscula.
A representatividade duma amostra não depende apenas do seu tamanho. Aumentar o tamanho da amostra ajuda mais a reduzir a margem de erro.

Uma amostra representativa é uma amostra que seja uma reflexão do universo em causa.

Tomando o teu exemplo das sondagens: se se sabe que a população votante é composta aproximadamente por (e isto estou eu a inventar valores):
- 10% de homens dos 18 aos 25
- 15% de homens dos 25 aos 40
- 20% de homens com idades superiores a 40
- 15% de mulheres dos 18 aos 25
- 20% de mulheres dos 25 aos 40
- 20% de mulheres com idades superiores a 40.

Nesse caso, uma amostra representativa com 100 pessoas teria de ser composta por:
- 10 homens dos 18 aos 25
- 15 homens dos 25 aos 40
- 20 homens com idades superiores a 40
- 15 mulheres dos 18 aos 25
- 20 mulheres dos 25 aos 40
- 20 mulheres com idades superiores a 40.

Este exemplo foi um bocado simplista (existem inúmeros factores que têm de ser tomados em conta para se ter uma amostra o mais representativa possível), mas acho que deu para perceberes.

E não, os meus conhecimentos de estatística não vêm da PC Guia mas sim de cadeiras que tive no Instituto Superior Técnico onde estou a frequentar o 3º ano dum BSc. em Engenharia Informática e de Computadores ;)

Cumprimentos.
 
Quanto à parte do capitalismo e do comunismo se assim é(ando a dar isso) preferia um comunismo, não que eu seja maluco com isso ou apoiante. Mas sim para todos terem as mesmas oportunidades.
Sejam de classe alta, classe média ou classe baixa era tudo igual ;)

Desculpem o offtopic mas já te ocorreu o quão utópico é o conceito de "igualdade de direitos"?

Para haver real igualdade de direitos todas as pessoas tinham de ser iguais fisica, mental e socialmente. Nós não somos todos iguais, cada pessoa tem as suas próprias capacidades físicas e mentais e isso invalida logo qualquer possibilidade de igualdade de direitos quando muito poderíamos falar em paridade de direitos.

Não insiro aqui a questão social já que a mesma vai depender mais do que fazemos com as capacidades "naturais" que possuimos do que propriamente do extracto social em que somos educados, da mesma forma que algúem que nasce pobre pode investir em conhecimento e subir na vida alguém que nasce rico pode fazer asneira atrás de asneira e acabar na penúria (estes casos são mais raros do que os primeiros mas também acontecem)

Se a questão passa pelo acesso ao conhecimento eu relembro que neste momento o conhecimento é também algo transaccionável e com valor, por outras palavras neste momento o conhecimento é acima de tudo um investimento normalmente utilizado a nível profissional, as empresas de formação negoceiam conhecimento, as empresas de outsorcing alugam pessoas com determinados conhecimentos portanto o conhecimento tem um valor quantificável.

Não, não confundo o lúdico com cultura, o que pode haver é diferenças entre o que eu e tu consideramos cultura... Normalmente, o meu termo de cultura é bastante abrangente.

Nem vamos entrar no acesso à cultura pelas bibliotecas porque aí vamos encontrar uma pobreza enorme na quantidade e qualidade do serviço oferecido por 99% das bibliotecas do país. Se eu pudesse aceder à cultura pelas bibliotecas bem que o faria, mas com cerca de 75% da bibliografia que necessitava indisponível e com o restante requisitado e com lista de espera de meses(!!!) como posso eu aceder à cultura???

E isto numa das bibliotecas mais "recheadas" do país... Fará as outras...

Depois não podemos exigir melhores profissionais em todas as áreas de negócio nem comparar com outros países pois as condições de acesso à informação não é semelhante...

Mas este é um assunto muito mais abrangente do que a mera cópia de jogos, desculpem o off-topic ;)


Eu não sei de onde és mas eu cresci numa terrinha a 30 Km do Porto chamada Feira e apesar de ser uma terrinha nunca tive problemas em arranjar na biblioteca de lá fossem que livros fossem mesmo quando estava a estudar na universidade, se eles não tivessem lá algum livro que eu precisasse normalmente o que eu fazia era colocar o título do livro na caixinha das sugestões que eles acabavam por comprá-lo mais que não fosse para fazer uso dos subsídios que vinham da comunidade europeia (pelo que percebi os livros eram comprados a meias, metade dinheiro da CE, metade dinheiro da Câmara Municipal)

A questão das bibliotecas passa mesmo pela prioridade que é dada à cultura pelas autarquias, se nessa grande biblioteca tens esses problemas então o mais natural é que o investimento dessa câmara em termos de cultura seja em fogo de artifício, sei lá... já agora eu não sei que biblioteca é essa mas não me parece muito organizada já que se estás a falar de livros importantes para o estudo de uma determinada cadeira eles deviam ter pelo menos um exemplar dos mesmos cativos à biblioteca apenas para consulta no local (aqueles com as quotas vermelhas) digo eu que só trabalhei numa biblioteca um ano a inserir e catalogar livros na base de dados deles.
 
Jogos pirateados para pc neste momento até têm melhor qualidade que os originais.

Não tem programas de esterco a correr em background, etc.
 
Outra coisa que em esqueci de referir, e que basicamente só acontece exporádicamente, e com a PSP (na verdade só fiz isto 2 vezes).

Foi com o FF VII Crisis Core, e agora com o FF Dissideia. Eu não percebo porque temos de esperar meses para ter o mesmo jogo que os Japoneses.

Recuso-me a esperar, como tal acabei agora de sacar o Dissideia e vou joga-lo. Assim que o jogo estiver à venda compro-o imediatamente.

Tenho o FF VII Crisis Core original também (fiz pre-order até), mas nunca o joguei, jogo sempre o .ISO dado que este está com voice acting em Japonês, já o UMD está em Inglês.
 
Eu sempre comprei aquilo que acho que vale a pena e merece o meu dinheiro, mas a verdade é que os esquemas de DRM actualmente utilizados são um terror, eu recuso-me a comprar jogos com limite de activações.

Já ignoro o facto de muitos utilizarem securom mas não deixa de ser horrivel, jogos como NWN2 que de momento penso ser o unico que tenho que utiliza securom.
Agora jogos como Spore e Mass Effect que eu teria efectivamente comprado se não tivessem limite de activações, passo a dar outro exemplo que odeio... exclusividade Steam, vejo a steam como uma excelente alternativa barata para quem coleciona jogos digitais mas tornando-se exclusiva acaba por limitar o utilizador, pessoalmente, eu não estou sempre ligado à net, jogo num laptop e estou muito fora de casa, jogos como Dawn of War 2, em que se compra o jogo e tem de se utilizar a steam para sacar o jogo? não entendo, nem é opção para mim.

Jogos que jogo mais vezes são, The witcher, NWN2, Aliens VS predator 2, NWN platinum, UT2k4 e UT3, Gal Civ 2, Diablo 1 e 2, SC e BW e W3TFT.
Tenho ainda o Guild Wars e o eye of the north.

Acontece-me que os jogos que mais jogo são, Gal Civ 2, UT3 e UT2k4, NWN Platinum, W3TFT, porquê?
Porque não necessitam de CD para jogar ou qualquer tipo de activação on-line, como já disse e repito, eu ando muito com o laptop, nem sempre tou em casa e poucs vezes estou ligado à net, não gosto de andar com meia duzia de DVDs ou CDs atras de mim numa mala que já vai cheia com material administrativo, portail e devida alimentação.

Outra coisa que costumo fazer é reunir meia duzia de amigos para jogarmos numa lan, e desde á uns anos para cá bastava ligarmos os pcs ir ao modo lan e jogar, agora se não ligarmos o router à net na maior parte deos jogos não podemos jogar... Acho ridiculo, simplesmenet ridiculo, a ultima lan que fiz aqui à uns meses jogamos Diablo 1 a 4 até ao fim num dia, gostei tanto que procurei outros jogos, gostei do conceito do Hellgate london, feito por membros da equipa blizzard north, dungeons aleatorios e estive mesmo tentado em comprar, mesmo depois de ler sobre os bugs do jogo, acontece que li que o jogo não tinha modo lan que acbou por estragar o objectivo de ter o jogo e não o comprei.

Uma vez mais o exemplo do diablo, tenho 2 copias originais do diablo, das quais uma delas está bastante gasta devido ao uso e demora bastnate nos loadings, peguei nela, fiz uma imagem com o nero e uso-a para jogar com o daemon tools, resultado, tenho o jogo original em caixinha que me dá outra satisfação, não problemas de loadings e não desgasto ainda mais o disco.
 
Back
Topo