WesternDigital RAPTOR 150GB

Eu diria antes entre 1 Raptor destes ou 2 ou 3 ou Hitachis de 80 ... dado k na sei quantos são precisos para chegar ao preço do Raptor ... mas cheira-me que pelo menos 3 :D
 
Sinceramente, raid 0 4x raptor 150 gigas é um puro desperdicio de guito, estamos a falar em 1300 a 1500 € em discos, isso não passa na cabeça de ninguem, apenas para quem ganha no euromilhões!!

Mais vale por 4 raptors de 36 gigas, fica-se com 150 gigas... fdz quem que precisa mais que isso para windoze e afins! eu tenho raid 0 de 2 hitachi's e é barato e muito rápido, chega-me perfeitamente! tenho uma partição com 51 gigas com 2/3 ocupados, que é MUIIIIIIIIIIIIIITA tralha mesmo, só o vmware são 6 gigas! (incluindo a partição virtual dele)

E os outros 100 e tal gigas estão recheados de videos, ISO's DVD''s...

alias com 4 discos o ideal é fazer raid 5, combina a segurança do raid 1 com o power do raid 0 ;)
 
Última edição:
O preço "falado" para estes novos meninos é de 299$. Diria que o preço de rua após a loucura inicial e nas lojas mais "amigas" seria pouco mais de 250€. Acho q se compra 4 Hitachis de 80 na boa com este dinheiro e o meu prognostico para o preço é optimista.
 
Baía disse:
as minhas fontes já me revelaram que o preço de lançamento cá em PT vai ser bastante acima disso...
Pois, faz sentido, mas tendo em conta as specs da tua máquina eu diria que não deverás hesitar em comprar 2 destes quando estiverem disponiveis. :P Já agora se venderes esses q aí tens a preço catita diz qq coisa. :)
 
Uma loja em PT já os anunciou ao "miserável" preço de 305 € CADA :o

podem fazer contas à carteira, preparar a caixa e encomendar:001:
 
Bem como já foi dito aqui (Pelas pessoas k têm um minimo de juizo...) por esse preço mando vir 4 Hitachi's e fico bem melhor k apenas com um desses... Aliás até dá para mandar vir 5... Mas hey, o ultimo oferecemos ao vizinho e ainda nos sentimos bem...
 
God_Lx disse:
Bem como já foi dito aqui (Pelas pessoas k têm um minimo de juizo...) por esse preço mando vir 4 Hitachi's e fico bem melhor k apenas com um desses... Aliás até dá para mandar vir 5... Mas hey, o ultimo oferecemos ao vizinho e ainda nos sentimos bem...

Gostava de lembrar o k RAID n tem ganhos reais em aplicações desktop o mesmo se passa com o NCQ. ( vejam a review )
Como tal 1 raptor é sempre preferível a 1 RAID, este ultimo é so €€€ deitado fora.

Se querem a máxima performance esperem pelo iRAM 2 mas no 16GB max.

Eu devo optar por 1 Raptor + 1 disco de 400/500 GB para o dump de tralha.
Ou então 1 iRAM + 1 disco de 400/500GB, isso fica mais caro mas 16GB da para o win+program files+alguns jogos.
Mas so quando o preço dos mesmo descer um pouco.
 
É uma questão polémica. Para dizeres isso deves-te estar a basear numa review do Anando de à algum tempo, que me deixou surpreendido. Eu também pensava o mesmo, mas desde que tive RAID no pc de casa e passei a trabalhar com sistemas RAID em servidores (na parte idêntica ao que se faz num Desktop, instalar e arrancar SO, software, etc) mudei de opinião. É realmente visivel a olho nú as mudanças para melhor. Vê-se bem pelo feedback do pessoal.

Se tiveres oportunidade testa por ti. Vê o tempo de carregamento de um jogo com e sem RAID, Windows a arrancar e comportamento geral, etc. Acho que vais ter uma agradável surpresa. Contraria a tal review do Anando, que ainda hoje estou para perceber.
 
Zar0n disse:
Gostava de lembrar o k RAID n tem ganhos reais em aplicações desktop o mesmo se passa com o NCQ. ( vejam a review )
Como tal 1 raptor é sempre preferível a 1 RAID, este ultimo é so €€€ deitado fora.

Se querem a máxima performance esperem pelo iRAM 2 mas no 16GB max.

Eu devo optar por 1 Raptor + 1 disco de 400/500 GB para o dump de tralha.
Ou então 1 iRAM + 1 disco de 400/500GB, isso fica mais caro mas 16GB da para o win+program files+alguns jogos.
Mas so quando o preço dos mesmo descer um pouco.

O Raid tem sim ganhos reais a olho nuo. É que nao tem nadinha a ver.....
So quem exprimenta, usa e depois passa para PC´s single disk é que nota bem a diferença :D
 
SilveRRIng disse:
É uma questão polémica. Para dizeres isso deves-te estar a basear numa review do Anando de à algum tempo, que me deixou surpreendido. Eu também pensava o mesmo, mas desde que tive RAID no pc de casa e passei a trabalhar com sistemas RAID em servidores (na parte idêntica ao que se faz num Desktop, instalar e arrancar SO, software, etc) mudei de opinião. É realmente visivel a olho nú as mudanças para melhor. Vê-se bem pelo feedback do pessoal.

Se tiveres oportunidade testa por ti. Vê o tempo de carregamento de um jogo com e sem RAID, Windows a arrancar e comportamento geral, etc. Acho que vais ter uma agradável surpresa. Contraria a tal review do Anando, que ainda hoje estou para perceber.

N ha só a review do anand tb a storage review fez uma assim como outro site, as conclusões foram as mesmas.
Sim e tds atrairam imensas flames de varios utilizadores k "sentiam" mais performance com RAID.

Entre benchs de apicações reais e o k os utilizadores "sentem" fico pela matematica.

Se adicionares o facto k o Raptor é bastante mais rapido k 1 hitachi n tenho duvidas k ficaras mais bem servido k 1 raptor do k com o RAID de hitachi's.

Ve por ex o NCQ tb ja li em foruns k muitas pessoas "sentem" o disco mais rapido quando a activam, ve na review os resultados...
 
Deves tar a brincar... Eu trabalho com montes de servidores, e os arrays k temos não é uma questão de "sentir-mos" o que quer que seja mais rápido... É realmente TER aquilo mais rápido... Quem fez esses benchs ou testes ou o que quer que seja devia tar era ceguinho ou todo bebedo... Mete lá um servidor que precisas de muitos acessos com e sem raid e depois diz-me a diferença... Não se trata mesmo de sentir, tens uma diferença BRUTAL e mais que notória... Não se trata de caprichos...
 
God_Lx disse:
Deves tar a brincar... Eu trabalho com montes de servidores, e os arrays k temos não é uma questão de "sentir-mos" o que quer que seja mais rápido... É realmente TER aquilo mais rápido... Quem fez esses benchs ou testes ou o que quer que seja devia tar era ceguinho ou todo bebedo... Mete lá um servidor que precisas de muitos acessos com e sem raid e depois diz-me a diferença... Não se trata mesmo de sentir, tens uma diferença BRUTAL e mais que notória... Não se trata de caprichos...

Ninguem aki falou k n tem vantagem em aplicações server, ai os ganhos de RAID são evidentes, falei só de aplicações desktop.
 
Bem isso depende muito das aplicações pra desktop... Mas em termos de loads de jogos acredito que notes uma diferença ainda bem grande... Agora se me vais falar de abrir o paint mais depressa... Well... Mas se me falares dum Photoshop bem pesadito, vais ver k todas as máquinas pensadas para isso têm raid :)
 
Zar0n disse:
N ha só a review do anand tb a storage review fez uma assim como outro site, as conclusões foram as mesmas.
Sim e tds atrairam imensas flames de varios utilizadores k "sentiam" mais performance com RAID.

Entre benchs de apicações reais e o k os utilizadores "sentem" fico pela matematica.

Se adicionares o facto k o Raptor é bastante mais rapido k 1 hitachi n tenho duvidas k ficaras mais bem servido k 1 raptor do k com o RAID de hitachi's.

Ve por ex o NCQ tb ja li em foruns k muitas pessoas "sentem" o disco mais rapido quando a activam, ve na review os resultados...

Mas qual "sentir" aumentos de pseudo performance?
Imagina o exemplo do RAID 0, à medida que vais adicionando discos a performance(tempos de acesso, tempos de leitura, escrita, etc) vai aumentando exponencialmente.
O SO carregar visivelmente mais depressa e o software idem idem aspas aspas deve ser tudo miragens e invenções do pessoal.

Quanto ao Raptor ser melhor ou pior que um RAID, é relativo e depende da finalidade que queres.
Tem também o contra do preço, da pouca capacidade e da pouca cache que contém(16MB de discos maiores fazem diferença, especialmente em RAID).

Usa um RAID e depois relata a tua experiência.
 
O raid afinal não ten ganhos? :lol: :lol: :lol: :lol:
Epa até podes comparar... O meu sistema actual com raid 0 de dois raptors 76gb faz 105mb/s acho no sandra... Vê o sistema do senhor negro (aka madril) com raid 0 de 4 hitachis... Gastou metade do dinheiro que eu gaste na altura e.... http://img210.imageshack.us/my.php?image=sandradiscos2mz.jpg
Pois parece que raid tem ganhos não só no "sentir como dizem" mas como em benchs também... Por experiencia propria.. Uma vez instalei Xp sem fazer raid... CREDO que pisa ovos... Então em loads de jogos como doom 3 ou Far cry era cá uma diferença... Sem comparação... Em termos de performance até chego a ter duvidas que 2 raptors dos novos consigam ser mais rápidos que 4 hitachis... Mas ok...:zzz: :zzz:
 
Aki fica 1 quote da SR k esplica bem a situação, eu n vou continuar a debater pk é OT, e pk sei k cada 1 de nós vai fica na sua opinião :)

RAID helps multi-user applications far more than it does single-user scenarios. The enthusiasm of the power user community combined with the marketing apparatus of firms catering to such crowds has led to an extraordinarily erroneous belief that striping data across two or more drives yields significant performance benefits for the majority of non-server uses. This could not be farther from the truth! Non-server use, even in heavy multitasking situations, generates lower-depth, highly-localized access patterns where read-ahead and write-back strategies dominate. Theory has told those willing to listen that striping does not yield significant performance benefits. Some time ago, a controlled, empirical test backed what theory suggested. Save your time, money and data- leave RAID for the servers!
 
Back
Topo