Westone 4 - Auscultador Quad-Driver [Análise]

MMC

Colaborador Editorial
Westone 4

Os equipamentos foram testados na maior parte do tempo em ambiente silencioso para uma análise pormenorizada. Foram também realizados testes no exterior para determinar o conforto e isolamento dos diferentes modelos. Durante a análise existem referências a outros modelos da mesma gama dos Westone 4: os Earsonics SM3 e j-phonic k2 SP como concorrentes diretos; e os Earsonics SM2, Sennheiser IE8, Westone UM3x como complemento.


Introdução


O Westone 4 é o modelo mais recente adicionado à série de modelos universais da Westone. Este modelo passa a ser o topo de gama da marca na série Personal Listening. Em comparação com o modelo precedente, o Westone 3, o Westone 4 incorpora duas balanced armature por canal para a gama baixa de frequências (de um total de 4 por canal – 2 woofers, 1 mid-range, 1 tweeter), em vez de uma única. Esta opção não tem como objectivo aumentar a amplitude desta gama em relação ao modelo com apenas um driver dedicado, tem sim como objectivo aumentar a “qualidade” e tornar o som mais neutro em relação ao Westone 3. Para isso, em vez de se optar por um driver de maiores dimensões para servir de woofer, a Westone optou por dois micro-woofers contribuindo efetivamente para um som mais neutro, fiel, com tempos de resposta e de decaimento mais curtos.


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Video Zwame: Westone 4


Especificações

Sensibilidade: 118 dB SPL
Resposta em frequência: 10Hz – 18kHz
Impedância: 31 ohm (1kHz)
Driver: 4 balanced armature com crossover de 3 vias
Cabo: Cabo Westone EPIC entrelaçado de 3,5 mm + adaptador 3,5mm – 6,35 mm.
Preço recomendado: $639



Acessórios

  • Bolsa de transporte em tecido reforçado
  • Adaptador de 3,5mm para 6,35 mm
  • Atenuador de volume
  • Ferramenta de limpeza
  • Tips variadas: tips silicone “bullet” (cinzentas), tips silicone “mushroom” (transparentes), um par de triple-flange
  • Foams: Comply® P (L,S) e T100 (S, M, L)

Conforto/Isolamento/Qualidade de Construção


O Westone 4, como é comum nos modelos da gama Personal Listening, inclui uma grande quantidade de acessórios de excelente qualidade, dos quais se destaca a grande variedade de tips e foams fornecidas na embalagem (fit kit). O cabo é do tipo fixo, entrelaçado, com strain-reliefs em todos os pontos de ligação estando bem dimensionadas e de grandes dimensões. O corpo do auscultadores é robusto e tem uma pintura em preto glossy, não demonstrando qualquer fragilidade.

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Apesar do volume do corpo do auscultador ser acima da média, a sua forma permite que sejam um dos modelos mais confortáveis que testei. Mais confortáveis que os Earsonics SM3 V1, mas não tão confortáveis como os j-Phonic K2 SP, sendo que a diferença para os j-Phonic é baixa (classifico os j-Phonic K2 como sendo o modelo mais confortável que testei). O ângulo do nozzle (tubo de saída do som) em relação ao corpo do auscultador é de 90º, contribuindo para um ajuste perfeito ao pavilhão auricular.

As maiores dimensões do corpo do auscultador ajudam, neste caso, na obtenção de um melhor isolamento, permitindo que um menor ajuste da tip ao ouvido não prejudique tanto o isolamento como noutros modelos. Nenhuma das tips de silicone fornecidas proporcionou um isolamento a 100 por cento, para tal recorri às double-flange da Earsonics. Em última hipótese recomendam-se as foams Comply do tipo T ou tipo P fornecidas. De todo o conjunto, as foams do tipo P são as que proporcionam melhor isolamento, mas afectam o som, não tanto no corte das frequências mais altas, tornam o som menos transparente.



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Audições


Fontes Utilizadas: iPod Classic 120 Gb, Sansa Clip+


Gama Baixa

A Gama baixa tem resolução e transparência, dando enfâse ao detalhe e separação em vez da quantidade. A dinâmica é boa, mas inferior à dos SM3. Mais ar na gama baixa, mas bastante menos energia que os SM3. As notas nos SM3 são mais cheias, o som é mais líquido e é uma gama mais proeminente nos SM3. Nos Westone 4, os graves ouvem-se com maior resolução, enquanto que nos SM3 são ouvidos e sentidos, embora a resolução seja menor nas passagens mais rápidas, estes são mais enérgicos e mais envolventes, sem serem demasiado extensos. Os graves dos Westone 4 são mais rápidos, devendo-se ao facto de os SM3 terem mais textura, tempo de resposta semelhante, mas tempo de decaimento maior semelhante aos modelos dinâmicos, traduzindo-se num som mais natural em termos harmónicos. Os SM3 ao contrário dos Westone 4, dão ênfase à energia em vez da “fidelidade de som”, corretamente implementada nos Westone 4. Os Westone 4 são capazes de processar melhor o conjunto, enquanto que os SM3 reproduzem melhor um instrumento individualmente.


Gama Média

No meu caso, da enorme variedade de tips fornecidas com os Westone 4, nenhuma me satisfez, pessoalmente. Não em termos de qualidade sonora, mas sim em diferenças em termos de apresentação sonora, dando origem a duas análises particulares para esta gama em função das tips de silicone escolhidas.

Os Westone 4 foram desenvolvidos com o objectivo de serem o melhor modelo universal, tendo uma assinatura consensual, usando o mesmo conceito dos Phonak PFE 1xx, mas elevando a qualidade técnica uns graus acima. Assinatura sonora equilibrada, mas uma apresentação sonora típica de quem não quis arriscar, sendo também pouco envolvente.

A assinatura sonora dos Westone foi comparada com a dos Phonak PFE, parece-me errado comparar diretamente as qualidades destes dois modelos, dado que os Westone 4 se destacam facilmente em termos técnicos face aos Phonak PFE com os filtros cinzentos, mas ao ponto de justificar um investimento tão alto? Na “alta fidelidade” de auscultadores, um pequeno upgrade implica passos de uma ou mais centenas de euros, alguns justificam com a alteração de apresentação e/ou assinatura sonora e melhoria das qualidades técnicas, os Westone 4 melhoraram bastante a apresentação sonora e as qualidade técnicas em relação aos Phonak, não em termos de assinatura.

A assinatura dos Westone 4, é a par dos Phonak uma das assinaturas mais consensuais que se pode encontrar. Não geram uma relação amor/ódio como acontece noutros modelos. Tecnicamente são irrepreensíveis e permitem uma audição fácil de todos os géneros musicais. Diria que quem goste de ter mais que um in-ear para utilizar em diferentes géneros musicais, ficará bem servido apenas com os Westone 4. No meu caso particular, prefiro a primeira situação, dado que os Westone 4 cumprem na reprodução musical, mas não têm um ponto que me desperte um interesse maior.



Com as tips originais silicone “bullet” cinzentas:

Os médios são mais recuados em relação aos SM3, UM3x, K2 SP (normalmente definidos como monitores da gama pro), semelhantes aos IE8, ao contrário das outras gamas, que estão ligeiramente mais próximas, mas nunca frontais. A imagem espacial dos W4 ultrapassa a dos IE8, diria que são facilmente melhores que os IE8 em todos os pontos, excepto na textura na zona dos graves. Ambos têm uma apresentação extremamente agradável e confortável, como se estivéssemos nas filas de trás de uma sala. Os médios desta gama não destacam o detalhe, não são tão ricos e líquidos como os SM3, o que não implica que sejam incompetentes neste aspecto, antes pelo contrário. Não há qualquer influência das outras gamas nesta zona de frequência. Nunca são envolventes, apesar de serem afastados não têm a resolução esperada. O brilho das guitarras nesta gama, é superior nos W4 em relação aos SM3.


Com as tips double-flange da Earsonics:

Com as tips dos SM3, os médios são mais quentes e próximos, sem chegarem ao extremo dos UM3x, continuando a ser mais afastados que os SM3. De acordo com as minhas preferências pessoais, encontrei o melhor compromisso com as tips da marca da concorrência... Os médios são mais definidos e melhoram a resolução. Os médios tornam-se mais abertos e menos velados, havendo o melhoramento do detalhe, mas não se afastando em demasia da assinatura sonora com as tips originais (“bulletI”).

Os médios dos SM3 são mais cativantes, embora podendo tornar-se cansativos após um longo período de utilização, devido à maior proximidade e envolvência. Os médios dos W4 são mais relaxados e permitem uma maior concentração na música no seu todo. Encontrei o balanço perfeito em termos de posicionamento nos Earsonics SM2 e nos j-phonic K2 SP, embora estes dois modelos tenham características na gama média diferentes (SM2: médios cheios e ricos mais afastados que os SM3; K2: boa resolução, claridade e definição superior a qualquer outro modelo, com o mesmo posicionamento dos SM2).



Gama Alta

Os médios dos W4 são menos atenuados que os dos SM3, são mais extensos, têm mais ar e brilho. Não se pode comparar os agudos e o brilho dos W4 aos agudos aos dos chamados “iems com carácter analítico”, sendo esta uma das vantagens dos W4 em termos de conforto sonoro. O sparkl é definido, embora menos realístico que o dos SM3 (os SM3 têm um pouco mais de peso dos pratos e som de caixa nos violinos, isto é, o som do instrumento estende-se por uma banda de frequência maior apanhando também as frequências mais baixas). Os agudos têm uma apresentação correta, não sendo afastados como os dos SM3.


Imagem Espacial

Este é o ponto em que os W4 se destacam em relação aos outros modelos com os quais são comparados. A imagem espacial é muito equilibrada e a separação está a um nível superior. Facilmente obtemos a sensação de layers de som, o som ainda está “dentro da cabeça”, mas bastante menos comparativamente aos outros modelos, excepto os IE8 que estão num nível semelhante. A sensação de palco é ampla para um in-ear, dado que a posição do ouvinte é a mais afastada da acção, óptimo para grandes orquestras.


Imagem Espacial - comparativo


Earsonics SM3: De dentro da acção para fora

j-Phonic K2 SP: Informativa. Destaca todos os pormenores da acção em palco, com ênfase no detalhe.

Westone 4: A fonte está afastada da recepção, mas focada. Menos ênfase no detalhe, privilegiando o conjunto.



Preferência por género


Electrónica, Jazz: SM3

Rock: K2 SP

Westone 4: Funciona em todos os géneros, mas sem serem excepcionais, excepto na reprodução de concertos de grandes orquestras.




Recomendações


  • Quem prefira modelos com carácter analítico ultrapassando a própria definição de analítico tornando-se até cativante pela excelência técnica: j-Phonic K2 SP
  • Som equilibrado, com a imagem espacial em destaque e afastada: Westone 4


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Nota pessoal

Ter tido a possibilidade de ter ouvido na mesma altura três dos melhores modelos com tecnologia BA(balanced armature) atualmente disponíveis no mercado foi uma experiência interessante, mas difícil. Fazer criticas a qualquer destes modelos torna-se complicado dado não haver consenso em termos globais. A explicação não é complicada, são três modelos de continentes diferentes e cada um vai apelar a um determinado mercado.

Confesso que o Westone 4 foi o modelo que menos me impressionou dos três. Não fazem nada de cativante, ao contrário dos SM3 e K2 SP. Mas um determinado aspecto que eu ache cativante, irá certamente criar opiniões contrárias à minha. Embora os W4 não me tivessem cativado, confesso que fariam facilmente a vez de uma coleção de vários in-ear, apesar de continuar a preferir manter uma coleção bem pensada por géneros musicais. Quem quiser o modelo mais abrangente, ficará bem servido com os W4, não tendo o refinamento dos K2 SP nem a energia dos SM3.

É interessante como três modelos da gama alta têm diferentes maneiras distintas de reprodução de som. A ideia utópica de reprodução do som correto não existe para já nos in-ear no mesmo patamar de qualidade/preço, existem aproximações. Existe a ideia na cabeça de alguns audiófilos a existência do som perfeito, existem os tecnicamente habilitados para chegarem ao resultado perfeito e existem os esclarecidos, que se dedicam à venda deste tipo de equipamentos.





Os Westone 4 estão disponíveis na Zwame Selection Store: Westone 4 na Zwame Selection Store
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Última edição:
Excelente review MMC! Já estava de olho nas reviews dos westone 4 há algum tempo :)
Como os "colocas" em relação aos IE8, MMC?... so por curiosidade
 
A comparação é feita em uma ou duas frases na análise que resumem tudo, senão descobrires, depois ajudo. :)

Apesar dos IE8 serem dinâmicos é possível compara-los dado os dois serem excelentes modelo de topo, mas os Westone 4 são facilmente melhores em quase tudo do ponto de vista técnico, mesmo o palco sendo semelhante é melhor nos W4, os IE8 apenas são melhores na textura.

Em termos de divertimento puro, prefiro os IE8, mas quase todos os modelos são mais divertidos que os Westone 4, mesmo os j-phonic K2 SP com assinatura sonora de um monitor de estúdio.

Melhor que os IE8, talvez só os FX700 no que diz respeito a modelos do tipo dinâmico.
 
Última edição:
Parabéns. As tuas análises estão cada vez melhor.

Se bem entendi, a necessidade da Westone de criar uma "flagship" não só da marca mas também de todos os "universais", que agradasse a gregos e troianos é o seu principal tendão de aquiles.(ou não???)
Isto é, não se destacando ou superando a concorrência em nenhuma "caracteristica principal", preferiram optar por uma assinatura sonora mais consensual.

Devem ter os "clientes-target" muito bem definidos... porque $600 por uns auscultadores!!!!
 
Obrigado hasoum, é sempre melhor quando recebemos feedback com mais questões.

Se bem entendi, a necessidade da Westone de criar uma "flagship" não só da marca mas também de todos os "universais", que agradasse a gregos e troianos é o seu principal tendão de aquiles.(ou não???)

Na minha opinião quanto a in-ears, é um problema, porque não são a mesma coisa que colunas hi-fi, e mesmo essas têm o seu toque que as distingue.

Isto é, não se destacando ou superando a concorrência em nenhuma "caracteristica principal", preferiram optar por uma assinatura sonora mais consensual.

Aliam uma assinatura sonora consensual a um modelo muito bom do ponto de vista técnico, mas como disse, os j-phonic K2 SP têm uma assinatura que se pode chamar ainda de mais neutra, mas são bastante melhores do ponto de vista técnico e são mais divertidos no género que referi, usando tips Comply.

Devem ter os "clientes-target" muito bem definidos... porque $600 por uns auscultadores!!!!

Sim, têm. Podes ver a ligação da press release da Sennheiser acerca dos HD600 e HD650 com essa mesma informação. As marcas europeias têm características diferentes das americanas bem como das japonesas.
 
Acho que já disse isto noutro tópico, mas no curtíssimo contacto que tive com estes IEMs, não me convenceram. Sobretudo por causa do preço.
 
Acho que já disse isto noutro tópico, mas no curtíssimo contacto que tive com estes IEMs, não me convenceram. Sobretudo por causa do preço.
O preço é semelhante a qualquer outro IEM da mesma gama e género, SM3, J-Phonic, não acho que seja por aí, e são mais baratos que por exemplo os Sony de topo.
Quanto ao som e pessoalmente acho-os muito bons sem serem excelentes, mas a vantagem é que conseguem ser quase sempre muito bons e os outros por vezes não, por exemplo em partes complexas de rock / hard rock ou heavy metal (géneros que ouço) os SM3 chegam a congestionar, e isso nunca me aconteceu nem com os Westone 4 nem com os J-Phonic, que na minha opinião pessoal e para os meus gostos são os melhores IEM que ouvi até hoje.
De qualquer modo para mim os melhores westone são os UM3X.
 
Só por curiosidade, dizes isso baseado nalguma análise profunda ou "ouviste dizer"? (refiro-me aos J-Phonic claro)

Nem uma coisa nem outra. Dei-lhes a mesma oportunidade que dei aos W4, SM2, SM3: um curto contacto usando música conhecida.

Os SM3 percebi muito rapidamente que me agradavam bastante: pareceram-me melhores em tudo aos IE8 (que na altura eram a minha referência em termos da assinatura sonora que procuro).

Os SM2 deu para perceber que seriam melhores que os SM3 em algumas situações específicas, mas que em geral seriam menos agradáveis para mim.

Os W4 o teste foi inconclusivo. Não me agradaram nem me desagradaram. Mas tendo em conta o preço e apreciação mais conclusiva dos SM3, preferia os SM3.

Os J-Phonic desagradaram-me profundamente. Ainda fiz alguma ginástica na colocação, mas continuaram a "soar-me muito mal".


Em conclusão, depois deste curto contacto, ainda poderia dar uma segunda oportunidade aos W4 (com uma audição mais longa e mais variada). Os W3 e os UM3X definitivamente estariam na minha "short list". Mas os J-phonic ficaram logo eliminados da corrida.
 
Pessoalmente UM3X > W4 > W3 mas é um gosto pessoal, o género musical que ouvimos pode fazer toda a diferença na escolha duns earphones, os j-phonic só me desfiz deles pelo pouco isolamento (ouço exclusivamente no metropolitano e rua) e deixam passar muito ruido, mas em ambiente silencioso acho-os fabulosos, mas é apenas um gosto meu, pessoal.

A earsonics para mim é o que a J-Phonics é para ti, além de eu "antipatizar" com as housings angulosas da v1 (algo que alteraram agora com a v2), não fazem o meu género de som.

Mas adiante, este tópico é dos Westone 4
 
o género musical que ouvimos pode fazer toda a diferença na escolha duns earphones

Concordo. E foi por isso que disse que temos gostos diferentes.


A earsonics para mim é o que a J-Phonics é para ti

É perfeitamente possível que assim seja. Daí ser tão útil contextualizar as opiniões de cada um. Eu oiço sobretudo música eletrónica ou música de câmara, muito pouco rock e nada de heavy.


Acho que esta discussão é muitíssimo relevante para os W4. Porque a opinião que se desenha é que não são carne, nem peixe, e ainda por cima são algo caros. Afinal que razões podem levar alguém a optar pelos W4 em detrimento dos outros modelos mencionados? Alguém que na realidade ficaria melhor servido com dois IEMs de assinaturas diferentes mas complementares?

E, já agora, também antipatizo com as housings angulosas dos SM3 v1, embora não me pareceu que fossem um problema para as minhas orelhas.
 
Os westone 4 achei-os um todo o terreno, tipo os Sennheiser IE8 mas superiores, extremamente confortáveis e com um excelente isolamento do ruído exterior.
Dão para ouvir todos os tipos de música, não são fascinantes, ou seja não provocam aquele "wow" que som, mas são extremamente equilibrados, podes ouvir desde heavy a techno, música clássica que eles desembaraçam-se bem, pessoalmente pelo custo dos IEM's de topo (os w4 são o topo da westone) acho-os tão caros como a concorrência, e até existem marcas com modelos universais mais caros.
Achei os Westone 4 um modelo muito bom sem ser excepcional, mas sem nunca descer do bom, para quem ouve muitos géneros de música acho-os uma opção muito boa.
Não é fácil modelos desde género serem consensuais, e a westone tentou que este o fosse, não sei é se o conseguiu.
 
Os J-Phonic desagradaram-me profundamente. Ainda fiz alguma ginástica na colocação, mas continuaram a "soar-me muito mal".

Em conclusão, depois deste curto contacto, ainda poderia dar uma segunda oportunidade aos W4 (com uma audição mais longa e mais variada). Os W3 e os UM3X definitivamente estariam na minha "short list". Mas os J-phonic ficaram logo eliminados da corrida.

(...)

É perfeitamente possível que assim seja. Daí ser tão útil contextualizar as opiniões de cada um. Eu oiço sobretudo música eletrónica ou música de câmara, muito pouco rock e nada de heavy.

Percebo que não sejam agradáveis com música electrónica, strobe Para música electrónica e de câmara é melhor optar pela assinatura dos K2 MX (music extreme):

"mx (music extreme) is geared more for iPod listeners who tend to listen to many genres of music, including jazz and classical music. Also appeals to people who tend to listen for longer hours, looking for an “acoustic feel” in what they hear. The high end is slightly softer than the sp version, allowing the bass range to be accentuated."

Mas os K2 SP seria o modelo de referência que utilizaria para as análises: em termos de som e em termos de qualidade de construção/conforto. O maior inconveniente, é pedirem um volume um pouco mais alto que o normal, tornam-se cansativos ao fim de alguns minutos. Não terem um filtro de som que cause uma impedância (em pressão) adicional, pode ter este efeito.
 
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