What is this ??

blastarr

Power Member
1eeb7989-70cd-4bba-94fc-327c1f41b70c4501200.jpg


Há várias teorias acerca desta placa gráfica apresentada pela Asus na Siggraph'05:

-GPU no lado contrário
-Placa gráfica apenas com memória (para ser utilizada por algum GPU na motherboard ?)

Eu inclino-me mais para a primeira hipótese.

Fonte:

http://babelfish.altavista.com/babe...hardspell.com/news/showcont.asp?news_id=15787
(tradução do chinês que eu corri no altavista/babelfish, não é famosa mas dá para perceber alguma coisa)
 
O Gpu está lá (ou outro chip qualquer).
O nome de codigo é A387GL Rev 1.00, provavelmente já é a versão final. Na parte de baixo tem um "U.S Patent xxxxxxxx"

Se é por causa do SLi, não percebo porque é que está numa placa low-end. Se o gpu tiver cooler, deve ser incompativel com algumas boards, quando colocado no 1º slot.
Talvez seja um modelo especifico para algum produto da asus. Por exemplo um barebone com um layout estranho.
Não estou a ver outras razões para mudar o Gpu de sitio.
 
Última edição:
O GPU está lá, basta ver os pinos e os patchs

Como disse o Nemesis11, deve ser uma VGA com uso específicos...
 
Nemesis11 disse:
Talvez seja um modelo especifico para algum produto da asus. Por exemplo um barebone com um layout estranho.
Não estou a ver outras razões para mudar o Gpu de sitio.

Não havendo nenhuma mudança de layout nem de formato na calha tb me parece que seja algo para consumo interno da Asus.
O problema que vejo é sempre o mesmo. Os barebones usam medidas especificas e depois para mudança / substituição é sempre uma chatice.
 
salvo erro, ja ha algum tempo que se vem falando de um GPU do lado contrario da grafica... na volta, chegou aos ouvidos da asus, e decidiram ver se a moda pega.
até pode ser que seja melhor no que a dissipação termica diz respeito, mas para lhe cair po em cima, deve ser do melhor...

então, mas que raio, quem tirou a foto da grafica, na sabia tirar também uma foto do outro lado??? lol
 
A máquina de Raios-X não estava à mão, foi o que se arranjou... :D
Bom, aquilo, com tantos resístores e componentes aglomerados no centro do PCB, só pode ter um GPU do outro lado, agora qual... isso não se sabe aínda.
Por outro lado (piada não intencional ;)), o dissipador desta placa teria problemas com os "homólogos" nas northbridges ou nos CPU's, não sei como vão resolver e se o calor não ficará acumulado em excesso na parte superior da mobo (CPU+GPU+Northbridge+fonte de alimentação específica para a CPU, por detrás do backpanel).
 
tipo, pedia ao men do expositor para virir a placa :P~

também pode ser uma forma de deixar o GPU no mesmo sitio agora com as boards BTX :)
 
Serei eu o unico a pensar que aquilo será uma placa para a norma BTX??

tipo se n for concordo com finalmente alguem ter usado o cerebro e colocado o Gpu/vpu/whatever no lado correcto e mais de acordo com a fisica visto que o calor sobe e uma ventoinha teria mais eficacia se ajuda.se o ar a subir em vez de "assoprar" o cooler
 
Morpheus disse:
Serei eu o unico a pensar que aquilo será uma placa para a norma BTX??

tipo se n for concordo com finalmente alguem ter usado o cerebro e colocado o Gpu/vpu/whatever no lado correcto e mais de acordo com a fisica visto que o calor sobe e uma ventoinha teria mais eficacia se ajuda.se o ar a subir em vez de "assoprar" o cooler

Se fosse para BTX, pq manter a memória atrás ?
 
Morpheus disse:
Serei eu o unico a pensar que aquilo será uma placa para a norma BTX??

tipo se n for concordo com finalmente alguem ter usado o cerebro e colocado o Gpu/vpu/whatever no lado correcto e mais de acordo com a fisica visto que o calor sobe e uma ventoinha teria mais eficacia se ajuda.se o ar a subir em vez de "assoprar" o cooler
Yep, isso seria contrariar uma das grandes vantagens do btx.. ter o chip virado para cima..
 
blastarr disse:
Se fosse para BTX, pq manter a memória atrás ?

pode perfeitamente ter memoria dos dois lados da placa...
aliaz, até é bem frequente.

os condensadores acaba por ser irrelevante, pois são da altura da slot PCI, e estar de um lado ou de outro é indiferente.

morpheus, basta leres os 2 posts anteriores para veres que não és o unico :P
 
Koncaman disse:
morpheus, basta leres os 2 posts anteriores para veres que não és o unico :P

bah um gajo já n pode ler as coisas assim a modos que rápido ... :007: :007: :007: :007:

Contraria a cena do BTX pk? supostamente as coisas mudam de lado i.e. a board passa para o lado esq da caixa e passa a existir uma especie de tunel no meio das caixas para passar o ar certo? logo o que é que está ali no meio ... mais uma pergunta dificil ... ajuda do publico?? ok pronto eu respondo é o CPU, a Grafica e a ram ... que GERALMENTE se encontram ali numa área conjunta ...
 
Por outro lado, com o gpu por cima é muito mais facil extrair o calor do gpu da caixa. Bastava um tipo qq de tubo que apanhasse o dissipador do gpu e o do cpu e retirasse o ar directo para fora da caixa. Os dell estão a usar um truque parecido ( a organização dos componentes nas boards é completamente diferente do atx ) e conseguem niveis de ruido muito baixos..
 
Back
Topo