Não é só na manete.
Começa logo pelo aspecto de produto mais maduro.
O revestimento do DFP é bem superior á borracha barata e plástico duro do EX.
Os pedais são diferentes, tanto em aspecto como funcionamento, no EX os pedais são iguais em aspecto e a carga das molas é igual em ambos, no DFP os pedais são diferentes em aspecto um do outro e são mais pesados nas molas e com cargas diferentes para acelarador e travão, tem inclusive um pequeno gimmick na parte inferior da base que segura bem os pedais quando usados em carpete/alcatifa, estou em crer que o EX não tem isto.
No volante, a carga dos dois motores de Force Feedback pode ser tão suave ou tão rígido quanto as opções do jogo o permitam, mas que tem força sufeciente para emoções fortes, lá isso tem. O EX não tem argumentos para competir.
A precisão dos potenciometros no DFP é muito elevada, coisa que não posso dizer do EX que é algo insensivel e spikey.
A manete não é a melhor parte do DFP, o funcionamento é suave e preciso, mas o sistema sequencial atrapalha-me um bocado, pelo que na verdade até prefiro usar a manete como travão de mão do que como mudanças, curiosamente funciona muito bem desta forma.
Para mudanças uso os pequenos paddles atrás do volante, que são algo pequenos e um pouco dificeis de alcançar mas funcionam bem (nota-se mais no DFP do que no EX porque o DFP tem um volante com um raio um pouco maior, logo, a distancia para os paddles é tambem maior), na maior parte das vezes até uso mudanças automáticas que simplificam a condução.
Moral da história, o EX não é competição para o DFP. Gastas mais uns cobres mas ficas muito mais bem servido.