Which console does best and worst in each genre?

.DX.

Power Member
We compiled game review scores (collected from Metacritic) by genre to show you which console does each kind of game best, in the most unbiased way we can.
We've split the results into two kinds for each console. The first, in lighter colours, is the average score for all games in each genre. The bolder coloured bars represent the average scores from just the top 5 best-scoring games in each category.
The thinking here is that the average gamer is unlikely to buy more than 5 games in one genre on their machine, so this figure is a more accurate representation of how good each console is for each type of game to the average gamer. OK then, here we go:
ThirdPersonShooters--article_image.jpg

PlatformLABELLED--article_image.jpg


FPSLABELLED--article_image.jpg

AdventureGames--article_image.jpg

RPGs--article_image.jpg


SportsLABELLED--article_image.jpg

RacingLABELLED--article_image.jpg

FightLabelled--article_image.jpg

If you then tot up these scores and find an average of those, you start to get a picture of which console has the best quality of games...

AllMean--article_image.jpg

As you can see, 360 has the best overall score for its biggest games, while the general quality of PS3 and 360 titles are similar. However, Wii's 'shovelware' brings down that console's total average, even though its best titles' average is good.
But it's the individual genres we wanted to see, so let's finish up with the overall results for the 'Top 5' games categories. These are the games most people would choose, as they're rated most highly by concensus opinion.

Top5LABELLED--article_image.jpg

You can probably tell which console has been winnning everything, but dishing out some trophies makes it clear. Did we say trophies? Maybe that should be Achievements. Yup - looks like Xbox 360 has trumped PS3 in almost every category.
AwardRoundup--article_image.jpg

That's the combined opinion of every critic worth their salt. So, even though what we're about to say is bound to be branded 'flamebait' on teh interwebz, the results are clear:
Xbox 360 has (currently) got the broadest and best selection of games. Or at least had the best results at review.




______________________________________________________________
If you'd like to know the boring nuances of the data here, read on. Or you could just go and look at our collection of Sexy Fan Art. The choice is yours...
Like any study, there are several potential problems with the data and we accept that. These are:
1) Metacritic collects review scores from everywhere. If a lads' mag reckon DOA Xtreme 2 is a 10/10 because the girls are hot, that has as much weight as EDGE's opinion in the Metacritic universe. So the scores have to be taken with a pinch of salt. Having said that, it is a great way to show concensus opinion, and we reckon the scores are mostly accurate.
2) While we applaud Metacritic's invaluable service, its genre-labelling is highly suspect. While we have left most games where they are, we could not stand idly by and let Geometry Wars go in as a first-person shooter. That's simply not true. So while we have made sure the highest profile games are where they should be, and tried to tidy up as best we could, the very idea of 'genre' is subjective and so, ultimately, fallible. In the data's defense, this relabelling task has been carried out by one person for this study, so even if the choices made may not be universally appeasing, they are at least consistent.
3) Some games have not been included. Metacritic won't include a score for games that haven't been reviewed by enough sources. So brand new releases are not present and neither are extremely low-profile titles.
4) The consoles have had different lengths of time on the shelves. Not only does that mean 360 has more games available than PS3, but also that the old games are just that - old. If something scored 85 on its release, it stays at 85 unless new reviews are added. If that exact same game were released today on PS3, it may look outdated already, so that has to be taken into consideration.

http://www.gamesradar.com/f/which-console-does-best-and-worst-in-each-genre/a-20080721122120562022
 
Esta tabela seja de confiança ou não, o que é verdade é que só vem confirmar o que toda a gente sabe e pessoas da industria que não sejam fanboys dizem!

A xbox 360 é a consola com o melhor catálogo de jogos (já sem contar com os que ainda estão para sair), a PS3 é a segunda consola a apresentar também jogos de qualidade e a Wii tal como eu venho a dizer na minha opinião pode vender muito, mas é só isso mesmo porque em termos de jogos é uma vergonha a qualidade dos mesmos. Para ter um bom catálogo de jogos não basta ter 3/4 jogos de qualidade.
Por isso é que apesar de vender muito apenas ganhou numa categoria.
 
Tive uam XBOX 360, vendi-a e a todos os jogos. Agora tenho uma PS3. Perfiro mil vezes a PS3, mas a nivel de jogos, estava muito melhor na xbox 360.
 
1 - Essa analise é super confusa e nada cientifica, é tudo feito em cima do joelho.

2 - Leva em consideração apenas o numero e a escolha por influencia dos jogos em cada género que já sairam para cada plataforma, o que põe de imediato a PS3 em desvantagem cronológica.

3 - Esta thread só vai gerar uma flamewar completa e absolutamente desnessesária.
Se era esse o teu objectivo, o de te vangloriares em vão e gerar confusão, não vai demorar muito até veres o resultado.
 
1 - Essa analise é super confusa e nada cientifica, é tudo feito em cima do joelho.

2 - Leva em consideração apenas o numero e a escolha por influencia dos jogos em cada género que já sairam para cada plataforma, o que põe de imediato a PS3 em desvantagem cronológica.

3 - Esta thread só vai gerar uma flamewar completa e absolutamente desnessesária.
Se era esse o teu objectivo, o de te vangloriares em vão e gerar confusão, não vai demorar muito até veres o resultado.
Compreendes o conceito de "média" não?
 
De facto talvez não tenha sido uma resposta adequada. Portanto vou dar um exemplo rápido

Imaginemos que queremos averiguar entre duas churrasqueiras qual vende mais frangos. Como uma abriu há 6 meses e outra à 1 ano em vez de somarmos os frangos vendidos (o que obviamente não seria um comparação equilibrada) decidimos comparar o número médio de frangos por dia. E pronto assim fica o problema resolvido.

Geralmente também se inclui um medida de dispersão (o desvio padrão por exemplo) porque em amostras pequenas a média pode não dar informação suficiente. Voltando ao estudo não seria muito necessário porque qualquer das consolas tem muitos jogos para usar na ponderação e porque recalculam uma nova média com os 5 melhores. Este último teste é relevante porque uma consola com muito lixo e algumas pérolas poderia ser prejudicada.
 
Última edição:
Estas análises valem o que valem e cada um dá-lhes a importância q quer.
Mas uma coisa é certa, é muito subjectiva. Quem n se lembra das ultimas polémicas na classificação dos jogos?
Jogos q estão demasiados overrated e outros demasiado underrated que pode influenciar e muito estas análises.

4) The consoles have had different lengths of time on the shelves. Not only does that mean 360 has more games available than PS3, but also that the old games are just that - old. If something scored 85 on its release, it stays at 85 unless new reviews are added. If that exact same game were released today on PS3, it may look outdated already, so that has to be taken into consideration.

Resta saber o que têm em consideração neste caso. Se por ser um jogo "outdated", leva menos q os 85 q referem ou n.
Aí mais uma vez entra em questão a imparcialidade de quem o faz.

N dou grande valor a estes estudo, pq estou satisfeio com o que tenho e voltava a comprar se fosse hoje. Mas gosto de os ler, qd são interessantes.
Por vezes os que dão demasiada importância a esta coisa, são os que têm duvidas naquilo que compraram e ficam naquela "será q fiz bem?", e depois qd sai um estudo q diz q o q compraram é melhor ficam todos contentes, ou passo que se for o contrario o estudo já n interessa.
 
De facto talvez não tenha sido uma resposta adequada. Portanto vou dar um exemplo rápido

Imaginemos que queremos averiguar entre duas churrasqueiras qual vende mais frangos. Como uma abriu há 6 meses e outra à 1 ano em vez de somarmos os frangos vendidos (o que obviamente não seria um comparação equilibrada) decidimos comparar o número médio de frangos por dia. E pronto assim fica o problema resolvido.

Geralmente também se inclui um medida de dispersão (o desvio padrão por exemplo) porque em amostras pequenas a média pode não dar informação suficiente. Voltando ao estudo não seria muito necessário porque qualquer das consolas tem muitos jogos para usar na ponderação e porque recalculam uma nova média com os 5 melhores. Este último teste é relevante porque uma consola com muito lixo e algumas pérolas poderia ser prejudicada.


Tens a explicação correcta e informada, mas é isso que vês no estudo? Eu não.

A título muito rápido, vê os RPGs.
Que RPGs foram lançados para a PS3 para que possa ser feita essa tal média.
Só me lembro do Enchanted Arms, não me recordo assim de repente de mais nenhum, e se este jogo já era uma caca na 360, não é a passar para a PS3 que melhora.

Agora o titulo da thread (provavelmente o mesmo do artigo) é:

Which console does best and worst in each genre?
Se não há jogos em quantidade e qualidade para que possa ser feita uma média realista, o estudo perde credibilidade quando anuncia a análise nesses moldes.

Get it. Mr. Cold Feet? Descasquei-me a rir com o comentário do Pedro_mo :lol:
 
Última edição:
N dou grande valor a estes estudo, pq estou satisfeio com o que tenho e voltava a comprar se fosse hoje. Mas gosto de os ler, qd são interessantes.
Por vezes os que dão demasiada importância a esta coisa, são os que têm duvidas naquilo que compraram e ficam naquela "será q fiz bem?", e depois qd sai um estudo q diz q o q compraram é melhor ficam todos contentes, ou passo que se for o contrario o estudo já n interessa.

Precisamente, o artigo já é conflituoso por natureza, é por isso que o desaprovo.
 
Esta tabela seja de confiança ou não, o que é verdade é que só vem confirmar o que toda a gente sabe e pessoas da industria que não sejam fanboys dizem!

A xbox 360 é a consola com o melhor catálogo de jogos (já sem contar com os que ainda estão para sair), a PS3 é a segunda consola a apresentar também jogos de qualidade e a Wii tal como eu venho a dizer na minha opinião pode vender muito, mas é só isso mesmo porque em termos de jogos é uma vergonha a qualidade dos mesmos. Para ter um bom catálogo de jogos não basta ter 3/4 jogos de qualidade.
Por isso é que apesar de vender muito apenas ganhou numa categoria.

Compreendo o teu ponto de vista, e realmente é um facto que a Xbox360 está neste momento mais bem "equilibrada" no que diz respeito à oferta total e variedade de jogos.
No entanto, convém não esquecer que "médias" podem não ir de encontro às exigências de muitos jogadores que tem esta ou aquela apetência por um dado tipo de jogos.
Os problemas da PS3 são mais de ordem técnica e de "má condução" por parte da Sony; porque o potencial está lá!

A Wii,.... é uma dor de barriga para muito boa gente que sempre achou que a "pekenita" da Nintendo não sobrevivesse nem ao primeiro round contra os "pesos-pesados", em parte devido ao tipo de "oferta" um pouco mais escassa. Mas a verdade é que o público gostou da consola, investiram nela; e há sempre um ou outro exclusivo da Nintendo que para muitas gente faz sempre a diferença!

São tempos atribulados estes em que vivemos; se antes quem queria comprar uma consola começava pela PS2, e depois se quisesse outra, logo comprava uma GC ou Xbox para complementar a PS2; hoje em dia a escolha é mais dificil porque os pratos da balança "equilibraram" um bocado entre as 3 marcas de consolas; com o maior catálogo de jogos numa, as melhores "specs" (teoricamente) noutra, e a maior fatia de vendas e os melhores exclusivos 1rst-party noutra!

Haja cacau para as comprar a todas,.... ou talvez não!

\w/
 
Imaginemos que queremos averiguar entre duas churrasqueiras qual vende mais frangos. Como uma abriu há 6 meses e outra à 1 ano em vez de somarmos os frangos vendidos (o que obviamente não seria um comparação equilibrada) decidimos comparar o número médio de frangos por dia. E pronto assim fica o problema resolvido.

Isso é algo subjectivo. Este estudo não é e nem tem pés nem cabeça. Por exemplo, qual a lista de jogos pelo qual foi feita a média? Em que territórios saíram esses jogos? Qual o território que foi feito o estudo? Etc etc etc... O que é everywhere nesta frase: "collects review scores from everywhere"?
 
NA comparaçao das 3 de TPS penso que a xbox nao ganhe: e que Gears of War ( o mais relevante da x) nao chega a MGS4 e uncharted.:P

just my opinian
 
Parece-me bastante óbvio... A Xbox360 saiu 1º que as concorrentes, logo, tem mais jogos...

Se ainda juntarmos o facto que os melhores jogos de cada consola são normalmente os que mais tarde vêm porque os criadores já conhecem melhor a consola, etc, etc... A Xbox360 vai ganhar sempre qualquer estudo deste género...

A menos que as principais franchises que fazem jogos para Xbox360 comecem a fazer jogos que não prestam... O que não me parece que vá acontecer...
 
Esta tabela seja de confiança ou não, o que é verdade é que só vem confirmar o que toda a gente sabe e pessoas da industria que não sejam fanboys dizem!

A xbox 360 é a consola com o melhor catálogo de jogos (já sem contar com os que ainda estão para sair), a PS3 é a segunda consola a apresentar também jogos de qualidade e a Wii tal como eu venho a dizer na minha opinião pode vender muito, mas é só isso mesmo porque em termos de jogos é uma vergonha a qualidade dos mesmos. Para ter um bom catálogo de jogos não basta ter 3/4 jogos de qualidade.
Por isso é que apesar de vender muito apenas ganhou numa categoria.

Bem, não concordo que sejam só 3 ou 4 jogos e garanto-te que desde Fevereiro já comprei 10 jogos e nenhum com má qualidada, diria que desses 10, 7 são muito bons e 3 são bons. Ainda existem muitos jogos que não comprei e que a sua qualidade é inegavel e futuramente os comprarei, já para não falar de uma grande quantidade de jogos que podem ser classificados de muito bons. Diria até que o interface da Wii para shooters é muito melhor por causa do apontador do wiimote.. não só.

Eu não estou a dizer que a Wii é melhor ou pior, nem a armar-me em fanboy... so estou a dizer a minha experiencia.
O problema (que foi referido) é que a Wii esta cheia de shovelware, todo o lixo vem parar a Wii e é obvio que isso acaba por ser a maior parte dos jogos da consola o que não faz que não existam 40-50 jogos que ja sairam ou estão quase a sair que sejam quase obrigatorios. O que para uma consola com menos de 2 anos de vida até é bom. Alias, existem grandes promessas que podem abrir portas para o resto e sendo a Wii a lider do mercado é normal que a medida que o tempo va passando que se va fazendo cada vez mais jogos bons, é obvio que o lixo irá sempre continuar e a Ubisoft é perita nisso, só para dar um exemplo.
O facto da consola ser lider em hardware e software tambem é bom, no entanto enquanto se vender muito do lixo que se vende as coisas não mudam.

--


Já agora, para quem tem a 360 gostaria de saber que jogos importantes de plataformas a consola tem para ficar a frente das outras.
 
Última edição:
Parece-me bastante óbvio... A Xbox360 saiu 1º que as concorrentes, logo, tem mais jogos...

Se ainda juntarmos o facto que os melhores jogos de cada consola são normalmente os que mais tarde vêm porque os criadores já conhecem melhor a consola, etc, etc... A Xbox360 vai ganhar sempre qualquer estudo deste género...

A menos que as principais franchises que fazem jogos para Xbox360 comecem a fazer jogos que não prestam... O que não me parece que vá acontecer...

ou entao quando sair a 720 e larguem a 360 e demorarem a aprender a mexer na 720.( como na PS3)
 
Back
Topo