Which console does best and worst in each genre?

Isso é algo subjectivo. Este estudo não é e nem tem pés nem cabeça. Por exemplo, qual a lista de jogos pelo qual foi feita a média? Em que territórios saíram esses jogos? Qual o território que foi feito o estudo? Etc etc etc... O que é everywhere nesta frase: "collects review scores from everywhere"?
Na primeira frase diz "collected from metacritic". Não sei que site é, não consulto nem me interessa, já tenho sites suficientes para ter dúvidas acerca do que comprar muito mas sendo um site específico, fica definida a abrangência base em todos os sentidos. Se é boa ou má não sei porque não conheço o site.

A minha intervenção deveu-se ao facto de a média servir para equiparar tempos de vida diferentes. O teste não tem desvio padrão mas o teste da média dos 5 melhores títulos acaba por também servir para isso além de servir para quem se interessa por qualidade. Isso é muito óbvio especialmente para a Wii em algumas categorias onde se nota bem a diferença entre os melhores e generalidade dos títulos comparando os testes.
 
Última edição:
NA comparaçao das 3 de TPS penso que a xbox nao ganhe: e que Gears of War ( o mais relevante da x) nao chega a MGS4 e uncharted.:P

A ideia dos gráficos é evitar gostos pessoais :rolleyes:

Se fores fã do Mario óbviamente que em termos de plataformas, preferes 1000x a Wii.

Apesar de serem baseados em valores de reviews, acho a ideia dos gráficos interessante.
No entanto em vez de olhar apenas para os números e declarar um vencedor (=inútil) há que ter em conta vários factores.

A Wii tem grandes jogos, mas como qualquer plataforma de muito sucesso (ex: PS2) tem uma grande quantidade de jogos, muitos deles de qualidade duvidosa. Isto óbviamente que vai afectar a média.

Por este motivo convém apenas considerar os gráficos de "Top 5". Olhando para estes já se está mais próximo da realidade, que é o facto de haver um equilíbrio entre todas as plataformas.

Existem excepções, como os FPS na Wii, mas essas são fáceis de entender. Estranho é a Wii não estar à frente em termos de jogos de plataformas :wvsore:

Take it with a grain of salt!
 
E no genero de luta, penso que a 360 e a PS tao iguais. TPS, duvido que a a 360 ganhe a PS3, como ja disse MGS4 e Uncharted valem muito.

E em FPS, e diferença esta abismal.

Mas em plataformas nao tem emenda, o que e que a 360 tem????? A wii tem muito mais e melhor e esta atras da 360, e da PS a xbox e uma grande dferença que nao se justifica.
 
Existem excepções, como os FPS na Wii, mas essas são fáceis de entender.

Não concordo. Eu não consigo jogar fps num comando com analogicos porque não acho "natural", é habituação eu sei. No entanto o apontador do wiimote permite-te ter um interface brutal para fps e "over the shoulder" shooters. Já sairam excelentes exemplos sonantes: Metroid Prime 3 (embora seja um jogo mais de exploração em first person), Medal of Honor Heroes 2e Resident Evil 4 são exemplos obvios e conhecidos por todos. Existem mais alguns, mas como não os joguei não tenho bem a certeza da sua qualidade.

Com a saida futura do COD5 e The Conduit (a grande promessa, que pode abrir caminhos para mais jogos do genero) as perspectivas são boas.
É claro que ainda são poucos para satisfazer um shooter maniaco, mas o wiimote é sem qualquer duvida a melhor escolha para shooters, agora é uma questão de tempo. A userbase da consola começa a ser gigante e começa a haver necessidade para cada vez mais jogos de cada estilo, portanto vamos aguardar.



Isso é algo subjectivo. Este estudo não é e nem tem pés nem cabeça. Por exemplo, qual a lista de jogos pelo qual foi feita a média? Em que territórios saíram esses jogos? Qual o território que foi feito o estudo? Etc etc etc... O que é everywhere nesta frase: "collects review scores from everywhere"?

Se reparares eles dizem que:
in the most unbiased way we can.

Mesmo que isto seja verdade, as reviews podem muito bem estar "biased".. portanto o estudo vale o que vale.
 
A Wii,.... é uma dor de barriga para muito boa gente que sempre achou que a "pekenita" da Nintendo não sobrevivesse nem ao primeiro round contra os "pesos-pesados", em parte devido ao tipo de "oferta" um pouco mais escassa. Mas a verdade é que o público gostou da consola, investiram nela; e há sempre um ou outro exclusivo da Nintendo que para muitas gente faz sempre a diferença!

São tempos atribulados estes em que vivemos; se antes quem queria comprar uma consola começava pela PS2, e depois se quisesse outra, logo comprava uma GC ou Xbox para complementar a PS2; hoje em dia a escolha é mais dificil porque os pratos da balança "equilibraram" um bocado entre as 3 marcas de consolas; com o maior catálogo de jogos numa, as melhores "specs" (teoricamente) noutra, e a maior fatia de vendas e os melhores exclusivos 1rst-party noutra!

Haja cacau para as comprar a todas,.... ou talvez não!

\w/

Eu por mim n dava ter só uma Wii. Um dia destes até a posso comprar, mas n me satisfazia e de certeza q tinha de ter ou uma 360 ou um PS3 pr completar.


Parece-me bastante óbvio... A Xbox360 saiu 1º que as concorrentes, logo, tem mais jogos...

Se ainda juntarmos o facto que os melhores jogos de cada consola são normalmente os que mais tarde vêm porque os criadores já conhecem melhor a consola, etc, etc... A Xbox360 vai ganhar sempre qualquer estudo deste género...

A menos que as principais franchises que fazem jogos para Xbox360 comecem a fazer jogos que não prestam... O que não me parece que vá acontecer...


Ora lá está uma frase pequena q explica muito.
Passados quase 2 anos do lançamento as editoras ainda andam ás turras pr fazer jogos pr a PS3, enquanto pr a 360 foi facil desde o inicio.
 
Na PS3 grande parte do seu catalogo ainda por sair e muitos adiamentos, portanto daqui a 1/2 anos estara mais equilibrada.

Mas agora dizerem que o estudo nao é credivel a partir do momento que os resultados sao os esperados é porque nao estao a ser imparciais.
 
Última edição:
Parece-me bastante óbvio... A Xbox360 saiu 1º que as concorrentes, logo, tem mais jogos...

Isso não é desculpa nenhuma, se a Microsoft teve pressa em lançar a sua consola 1º que os outros, foi porque sabia o que estava a fazer e se calhar foi esse timing, que lhes permitiu estar onde estão hoje. E se o catálogo de uma consola é considerado bom ou mau, não é por ter o maior número de jogos, mas sim ter o maior número de jogos com qualidade.

Se ainda juntarmos o facto que os melhores jogos de cada consola são normalmente os que mais tarde vêm porque os criadores já conhecem melhor a consola, etc, etc... A Xbox360 vai ganhar sempre qualquer estudo deste género...

Mais uma vez a Microsoft esteve bem na sua estratégia, optou por um hardware que os programadores já conheciam praticamente e daí preferirem programar para ela. Já para não falar que em termos de hardware e userbase é a consola mais aliciante para se fazer um jogo de qualidade.

A PS3 inventou e os programadores vêm-se aflitos para extrair tudo o que ela consegue fazer sem gastar orçamentos exurbitantes.

Quanto à Wii, com aquele hardware "old fashion" pode ter ajudado muito nas vendas pois era a mais baratinha, só que com o passar dos anos e com a evolução que os jogos tÊm, já vai ficar muito limitada para daqui para a frente apresentar jogos de qualidade.
Não estou nem sequer a falar só do aspecto gráfico, mas sim em termos de calculos de físicas e IA dos jogos.
 
Última edição:
Não concordo. Eu não consigo jogar fps num comando com analogicos porque não acho "natural", é habituação eu sei. No entanto o apontador do wiimote permite-te ter um interface brutal para fps e "over the shoulder" shooters. Já sairam excelentes exemplos sonantes: Metroid Prime 3 (embora seja um jogo mais de exploração em first person), Medal of Honor Heroes 2e Resident Evil 4 são exemplos obvios e conhecidos por todos. Existem mais alguns, mas como não os joguei não tenho bem a certeza da sua qualidade.

O que é uma média de reviews tem a ver com os teus gostos pessoais em termos de controlos?

O RE4 que eu saiba é 3rd person...

Não compares a oferta de FPS da Wii com a 360/PS3 -> Halo, COD 4, Resistance, Turok, MoH, Bioshock, Killzone, Battlefield, Frontlines, etc

Enfim, podem fazer estes gráficos semestralmente para ver se as tendências mudam.
 
O que é uma média de reviews tem a ver com os teus gostos pessoais em termos de controlos?

O RE4 que eu saiba é 3rd person...

Não compares a oferta de FPS da Wii com a 360/PS3 -> Halo, COD 4, Resistance, Turok, MoH, Bioshock, Killzone, Battlefield, Frontlines, etc

Enfim, podem fazer estes gráficos semestralmente para ver se as tendências mudam.

Leste o que eu disse? É melhor releres. Eu nunca disse que a oferta dos shooters da Wii com os das outras consolas era melhor... disse apenas que o interface é melhor. Acredita que o wiimote+nunchuk substitui muito bem um rato + teclado para fps. Se concordas ou não o problema já não é meu.

Quanto ao re4 ser 3rd person shooter, eu nunca disse que era fps! Naqueles 3 jogos que citei eu disse:
fps e "over the shoulder" shooters.
Se achas que um over the shoulder não é 3rd person não sei que te faça.


---

Já agora volto a perguntar... quais são esses tão famosos jogos de plataformas que a 360 tem?
 
Na primeira frase diz "collected from metacritic". Não sei que site é, não consulto nem me interessa, já tenho sites suficientes para ter dúvidas acerca do que comprar muito mas sendo um site específico, fica definida a abrangência base em todos os sentidos. Se é boa ou má não sei porque não conheço o site.

A minha intervenção deveu-se ao facto de a média servir para equiparar tempos de vida diferentes. O teste não tem desvio padrão mas o teste da média dos 5 melhores títulos acaba por também servir para isso além de servir para quem se interessa por qualidade. Isso é muito óbvio especialmente para a Wii em algumas categorias onde se nota bem a diferença entre os melhores e generalidade dos títulos comparando os testes.

Uma média não interessa quando a amostra é inconsistente. No mínimo, é preciso conhecê-la para se analisar. Não percebo as conclusões de qualidade que retiras quando tu próprio dizes não conhecer a fonte... nem te interessar. Quantos estudos destes queres com resultados de todo o tipo?

Estranho a tua mudança de atitude relativamente a este tipo de tópicos de algum tempo para cá... Até comparar isto a uma média quantitativa fizeste (número de vendas), quando neste caso é uma média qualitativa, que é completamente subjectiva.

Isso não é desculpa nenhuma, se a Microsoft teve pressa em lançar a sua consola 1º que os outros, foi porque sabia o que estava a fazer e se calhar foi esse timing, que lhes permitiu estar onde estão hoje.

Se soubesse o que estava a fazer não era já a segunda consola desta geração em número total de vendas, e a terceira em número de vendas semanais. Já que as médias são tão importantes... ;) E pelo menos estas são quantitativas.
 
Última edição:
Isso não é desculpa nenhuma, se a Microsoft teve pressa em lançar a sua consola 1º que os outros, foi porque sabia o que estava a fazer e se calhar foi esse timing, que lhes permitiu estar onde estão hoje. E se o catálogo de uma consola é considerado bom ou mau, não é por ter o maior número de jogos, mas sim ter o maior número de jogos com qualidade.

Se calhar não, foi de certeza absoluta... Se a Microsoft não lança a Xbox360 antes das concorrentes, teria sido outro fracasso como a 1º Xbox...

Quanto à quantidade de jogos, o que diz dizer foi que ao ter mais jogos, também tem mais jogos nas diversas categorias... que é como já foi falado no exemplo dos RPG's para PS3...

Eles fizeram o estudo pelo Top5, a PS3 não tem sequer 5 RPG's...

Mais uma vez a Microsoft esteve bem na sua estratégia, optou por um hardware que os programadores já conheciam praticamente e daí preferirem programar para ela. Já para não falar que em termos de hardware e userbase é a consola mais aliciante para se fazer um jogo de qualidade.

A diferença entre a Microsoft e a Sony é que a Sony aposta na inovação... e é um risco que pode correr bem ou correr mal...
 
Uma média não interessa quando a amostra é inconsistente. No mínimo, é preciso conhecê-la para se analisar. Não percebo as conclusões de qualidade que retiras quando tu próprio dizes não conhecer a fonte... nem te interessar. Quantos estudos destes queres com resultados de todo o tipo?

Estranho a tua mudança de atitude relativamente a este tipo de tópicos de algum tempo para cá... Até comparar isto a uma média quantitativa fizeste (número de vendas), quando neste caso é uma média qualitativa, que é completamente subjectiva.



Se soubesse o que estava a fazer não era já a segunda consola desta geração em número total de vendas, e a terceira em número de vendas semanais. Já que as médias são tão importantes... ;) E pelo menos estas são quantitativas.
Foi porque recebi um cheque chorudo enquadrado na compra do Fórum Techzone pela sinistra corporação Zwame.

Quanto ao assunto é assim. Não sei qual é o site, nem me interessa pelo seguinte. Ou assumo que aquilo é um site mais ou menos normal que tem reviews mais ou menos normais e portanto conduz a resultados mais ou menos normais ou então aquilo é tudo uma treta. Como não me guio nem faço opção de compra com base em estudos estou-me pouco lixando para o resultado final.

Agora o método (mais uma vez relembrando o motivo do meu primeiro post) de fazer uma média de todos os jogos dentro de cada categoria, bem como os 5 melhores, é uma maneira perfeitamente válida de fazer um teste dentro das limitações de objectividade que se consegue dar a um teste númerico destes.

E não mistures coisa. Dei o exemplo dos frangos para mostrar como uma média é utiliazda para comprar grandezas medidas em períodos de tempo diferentes. Por acaso na altura não me lembrei mas podia ter feito o exemplo com o peso médio dos frangos. Ficava mais parecido que com as vendas médias.

Mas comparar vendas em vez de pontuações de reviews pode ser válido. basta que consideres isso mais importante que as pontuações dos jogos.
 
Última edição:
A PS3 inventou e os programadores vêm-se aflitos para extrair tudo o que ela consegue fazer sem gastar orçamentos exurbitantes.
.

Para alguns isso pode ser verdade, para outros nem por isso.
E para esse eu chamo perguiça, ou falta de empenho.
PES 2008, o proprio seabass disse q a versão PS 3 seria MUITO melhor q a 360 e depois....

COD IV - quem vê um jogo destes n pode ter desculpas dessas.
 
Se soubesse o que estava a fazer não era já a segunda consola desta geração em número total de vendas, e a terceira em número de vendas semanais. Já que as médias são tão importantes... ;) E pelo menos estas são quantitativas.

Acredita eles sabem o que estão a fazer, quem sabe se não tivessem lançado naquela altura se calhar estavam em 3º lugar injustamente. Tens que ver que a Microsoft fui a última a chegar às consolas.
Já viste bem a fama e os fãs que têm as consolas da Nintendo e as Playstation (então em Portugal 8|)!!! Se a Microsoft não se chegasse à frente e mostrasse, como já o provou que tem tanta qualidade ou mais que os concorrentes seria difícil atrair jogadores.

Toma como exemplo, o que aconteceu comigo. Eu tive uma PS1, tive a PS2 e foram grandes consolas, se a PS3 tivesse saido 1º porque haveria eu de esperar pela xbox360??!!
Mas como a 360 saiu primeiro e demonstrou o que valia eu optei pela mesma e depois da minha 360 ter sido banida do Live à um tempo, se tiver que comprar outra consola seria na mesma a 360.
Tem bom hardware, bons exclusivos, os multiplataformas geralmente correm melhor na 360 ou têm conteúdo adicional em exclusivo, o serviço online é o melhor (aqui nem vale a pena refutar :007:) já para não falar que devido ao poder da M$ consegue segurar os seus exclusivos e arrebatar títulos impensáveis à Sony! 8|

A diferença entre a Microsoft e a Sony é que a Sony aposta na inovação... e é um risco que pode correr bem ou correr mal...

Achas bem os compradores da PS3 terem que correr esse risco?
 
Já que ninguem que tem uma 360 quis responder quais são os famosos jogos de plataformas para a consola decidi fazer uma pequena investigação por sites a procura dos tão famosos SMG-killers.

http://www.gamespot.com/games.html?...ames&dlx_type=all&date_filter=all&sortdir=asc

No Gamespot de plataformas para a 360 aparecem só jogos classicos para download, se forem por ai a Virtual Console da Wii vence porque tem muitos mais jogos historicos.


No IGN:
http://xbox360.ign.com/index/games....e_2=Platformer:&constraint.return_all=is_true

Vira o disco e toca o mesmo, alguns ainda nem sairam.


Fui aos dois sites obvios e não me apeteceu pesquisar mais porque estou a ver que de plataformas a consola tem pouco. Na E3 vi o Braid, que é uma mistura de plataformas com puzzles e gostei muito.. acho que esta a entrar no XBLA em breve.. mas daí a ser considerado referencia do genero vai muito, alias... o jogo nem saiu.


Esta-me a faltar alguma coisa? Então porque é que a 360 aparece no topo das plataformas? Não consigo encontrar jogos, ninguem me consegue dizer jogos... conclusão simples e dura? O estudo esta mesmo "biased".
 
Back
Topo