WHS e Drive Extender: dúvida

__Miguel_

Power Member
Boas, pessoal.

Então o que se passa é o seguinte: estou a pensar montar um NAS baseado no WHS, que me parece a melhor opção integrada para backup, armazenamento e streaming de ficheiros de vídeo e áudio para redes Windows (e para pessoas, como eu, que não se conseguem entender com Linux em virtude de já usarem Windows há mais de uma década e meia... :o).

Pelo que tenho lido, uma das funções interessantes no WHS é o Drive Extender (que tantas dores de cabeça causou antes do PowerPack...), que, para quem não sabe, faz com que um sistema WHS só tenha duas letras de unidade, independentemente do número de drives (uma para o SO, de 20GB, e outra para os dados, com o resto da primeira drive e com um número indefinido de outras drives).

Ora, por causa disto mesmo tenho uma dúvida. Eu sei que, a partir do momento em que se adiciona uma segunda drive a um sistema WHS, o Drive Extender vai realocar todos os dados da 2ª partição do disco principal para o novo disco, deixando links simbólicos na drive principal (tecnicamente, o Drive Extender é basicamente isto... :P). No caso de haver só um disco secundário, os links simbólicos apontam só para uma drive; se houver mais do que um disco secundário, vai haver mais do que uma cópia (e os links simbólicos vão apontar para dois sítios), desde que as shares tenham a opção de redundância activada.

Depois desta explicação, eis a dúvida propriamente dita: qual é o tamanho que a drive principal (que contém o SO) deve ter? Tão grande quanto a maior drive secundária? Tão grande quanto o maior ficheiro ou grupo de ficheiros que pensarmos gravar no servidor de uma só vez (o WHS grava tudo para a 2ª partição, e depois distribui para as outras drives)? Tão grande quanto o maior ficheiro ou grupo de ficheiros que quisermos ler (já li que, na leitura, o ficheiro é copiado para a drive principal, e só depois enviado pela rede, o que sinceramente não faz nenhum sentido, para mim...)?.

A razão pela qual pergunto isto tem a ver com o facto de querer montar um sistema o mais silencioso possível, e com consumos baixos. Ora, a maneira mais fácil de fazer isso é instalar uma drive de 2,5'' como drive de sistema, e depois usar drives de 3,5'' para o armazenamento... Ora, não queria arranjar uma drive de 2,5'' e duas de 1TB, para depois descobrir que só fico com duas vezes o espaço disponível na 2ª partição do disco de 2,5''... Não me parece que o WHS funcione assim, mas queria confirmar isso, sff.

Btw, e já que estou com a mão na massa, o backup das shares funciona só com dois discos, ou são precisos no mínimo três?

Alguém tem ideias sobre isto? Obrigado desde já.

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo