Wi-Fi e a Saúde

Infelizmente há muita gente que,

- Confunde radiação ionizante com radiação não-ionizante
- Confunde potência com energia
- Não sabe o que é o tempo de exposição
- Não sabe o que é a lei do inverso do quadrado da distância
- Acha que fazer um TAC é muito mau para a saúde
- Acha que os técnicos de radiologia (ou outros que trabalhem com radiações) levam com radiação prejudicial em cima

Ora isto leva a que as pessoas criem alarmismos desnecessários.

Mas sim, gostava de ver mais estudos sobre o assunto.
 
RF faz mal. Agora quão mal faz?!?

Por exemplo há quem diga que a onda curta em Portugal foi desligada por problemas de saúde, pois o bairro dos trabalhadores (São Gabriel) que fica afastado do resto da população começou a manifestar sintomas depressivos.

A instalação do transmissor numa zona afastada da restante população só ajuda a adensar a dúvida como o investimento de milhoes feito poucos anos antes.

Hoje aquilo está tudo ao abandono e já consideravelmente vandalizado sendo que agora recentemente decidiram colocar um guarda que faz rondas no local e a RTP marca o local como propriedade privada (mesmo que seja questionável se o é o bairro em si)

Algum testemunho relevante podem enviar PM com e-mail.
 
Tenho cá em casa alguns dispositivos wireless potentes ( - + de 1W ) que cheguei a usar para longo alcance. E digo-vos que assim que entro em casa sinto logo se o dispositivo está ou não ligado.
No meu caso sinto uma zoada nos ouvidos. Agora se faz bem ou não...... não faço ideia.
há quem tenha dores de cabeça se estiver algum tempo perto de um microonda a trabalhar..... isto faz bem? faz mal? ..
 
Tenho cá em casa alguns dispositivos wireless potentes ( - + de 1W ) que cheguei a usar para longo alcance. E digo-vos que assim que entro em casa sinto logo se o dispositivo está ou não ligado.
No meu caso sinto uma zoada nos ouvidos. Agora se faz bem ou não...... não faço ideia.
há quem tenha dores de cabeça se estiver algum tempo perto de um microonda a trabalhar..... isto faz bem? faz mal? ..

Acho que já estás a responder-te. Como pode fazer bem, algo que interer com a tua saúde? (Doer a cabeça, etc...)

Pode é haver pessoal mais sensível como haver o efeito psicológico, e aí era de testar com aqueles auscultadores que isolam o barulho se a pessoa sentia ou não as dores de cabeça ao ligar o microondas.

Não é por nada que é necessário licenças para operar esses equipamentos de potência elevada, nem sei como é que sentes o equipamento e ainda o usas.
 
A licença serve para não introduzires interferência noutros sistemas que trabalham à mesma frequência e não porque faz mal ou porque ultrapassa os limites de SAR. Se alguém ouve um zumbido por ter dispositivos de RF a funcionar em casa é porque esse dispositivo está a emitir ondas mas é de som ou então é uma coisa totalmente psicológica. Não existem provas que a radiação não-ionizante cause problemas de saúde, é tudo baseado em especulações.
Irrita-me um pouco ler estes artigos jornalísticos sensionalistas escritos por pessoas que não percebem nada do que estão a falar. De que vale me dizerem qual a potência que está dentro do forno microondas? Ou da potência que é emitida pela estação de base? São sistemas diferentes, antenas diferentes, objectivos diferentes que funcionam em ambientes diferentes - o forno microondas não radia para fora aquela potência toda, que disparate. O termos "potência" ou "energia das ondas electromagnéticas" é um alarmismo desnecessário que só resulta porque a esmagadora maioria não sabe os contornos do temas e deixa-se "viralisar" por palavras caras. Isto vem reacender um debate que só valerá a pena discutir outra vez quando houver artigos científicos de fontes credíveis que apresentem resultados novos. Até lá, são só bitaites.
 
Como disse ...são dispositivos que cheguei a usar, já não uso mais.
Talvez eu seja mais sensível que outras pessoas.
Mas uma coisa é certa, Uma antena yagi de 24dbi ligada a este dispositivo vibra por todos os lados. Algo que nunca tinha visto.
 
Back
Topo