Wifi 6E

Karski

Power Member
Deparei-me com um artigo sobre WIFI 6E, o qual achei interessante partilhar com todos (caso não o tenham visto ainda)
https://dongknows.com/wi-fi-6e-explained/

Este explica o conceito e vantagens do WIFI 6E, mas também os problemas que isto vai trazer num momento inicial.

Resumindo um pouco:
1. Uma das vantagens do WIFI 6E é a introdução de uma nova frequência - 6GHz a qual permitirá comunicação de pacotes com uma largura de banda superior à existente atualmente nas bandas 2.4 e 5 Ghz
2. Para tirar partido da nova frequência, necessitam de hardware consumidor novo (que num momento inicial vai ser muito reduzido)
Assim, deste modo todas as marcas necessitarão de incluir as 3 bandas (2.4, 5 e 6 Ghz) como forma de garantir a retro compatibilidade, o que como podem já avaliar, num sistema Triband como muitos são hoje impede que a terceira banda possa ser usada como ligação entre sistemas mesh (backhaul)
Será que vamos começar a ver sistemas quad-band?

3. "Higher frequencies always mean shorter radio broadcasting ranges"
Isto tem como consequência, que a banda dos 6Ghz terá um alcance ainda mais curto do que os sistemas 5Ghz
Pelos testes que indicaram no artigo, além do alcance menor a capacidade de penetração em obstáculos é também mais reduzida

É por isso que aparelhos como os Netgear que tem antenas amplificadas (5Ghz) conseguem uma cobertura maior com obstáculos. No entanto a amplificação também tem pontos negativos como maior radiação que pode ser prejudicial aos humanos


Desta forma será interessante ver que para estes aparelhos se tornarem Mainstream acho que ainda teremos de esperar muito tempo, especialmente por forma a começarmos a desligar as outras bandas e de forma a tirarmos o maior potencial da nova banda 6Ghz

Será que o salto "enorme" que o 6E tem justifica realmente uma aposta atual nossa como consumidores?
Diria que 90% de nós não precisa de tanta velocidade em casa e possivelmente um sistema Wifi 6 atual será uma muito maior aposta para os próximos 5 ou 6 anos.

O que acham ?
 
Última edição:
Tudo vai depender de cenário para cenário.

Enterprise / Corporate
Neste cenário, os clientes precisam de conectividade*. Entregar uma enorme largura de banda aos clientes (end users / devices) não é estritamente necessário. Ao nível de hardware precisas de APs robustos para aguentarem um número elevado de end devices conectados. Para "longas" distâncias, 2.4GHz, para uma maior velocidade, 5GHz.

*acesso à Internet / serviços locais numa rede - resiliente, estável e sem quebras.

SOHO / Home
Num destes cenários, efetivamente são menos utilizadores "pendurados" num AP, logo, ao nível de hardware, não será necessário algo equiparável a APs enterprise...
Mesmo que o conteúdo web (streaming e afins) se torne cada vez mais pesado, um sistema Wi-Fi6 será suficiente a longo prazo...

A tecnologia evolui a passos largos mas, até se tornar uma realidade do dia-a-dia, demora muito tempo. Temos sempre que ter em atenção o core (seja de uma rede, sistemas, etc.) até aos clientes finais.
Um pequeno exemplo, redes 4G. Inicialmente implementada em 2012 e ainda não é uma realidade em todo o território do país. Mas, hoje em dia qualquer smartphone já vem equipado com um rádio (modem) 4G. Já no 5G, será algo que ainda vai demorar.

Abaixo um pequeno exemplo de ter 10 Gbps simetricos de acesso à Internet em que, ao nível de upload não consegues esgotar a largura de banda por os servidores não aguentarem... E muito provavelmente alguns nós da rede...


Será que o salto "enorme" que o 6E tem justifica realmente uma aposta atual nossa como consumidores?
Diria que 90% de nós não precisa de tanta velocidade em casa e possivelmente um sistema Wifi 6 atual será uma muito maior aposta para os próximos 5 ou 6 anos.

O que acham ?

A curto / médio prazo não justifica... Salvo raras exceções e para cenários muito particulares.
Quanto à utilização para home use, Wi-Fi6 é suficiente. Nem toda a gente tem grande throughput contratado. E até os pacotes de Internet serem uma realidade com 1 Gbps de download nas habitações, ainda vai demorar... Isto, no sentido de descartarem ofertas com velocidades inferiores a 1 Gbps de download. Além disto tudo, saturar um uplink a 1 Gbps não é coisa fácil... Poderás ter um PC / consola a fazer download de jogos (que são bastante pesados) que a saturação do link será temporária.

Cumps
 
Concordo @At Work

A discussão é interessante pois trata-se de uma tecnologia nova.
Acho que tem também de ser um Wake up call para muitos para não ficarem eternamente à espera de algo que no momento pode não resolver os seus problemas.

Por exemplo aqui no fórum vemos imensas pessoas a questionar sempre com a necessidade de quererem mais velocidade e problemas de alcance de sistemas wifi e o 6E não lhes vai resolver o problema neste momento nem num futuro a 2 ou 3 anos julgo eu.

É obviamente a minha opinião, mas quis passar alguns pontos da tecnologia que ainda tem de ser muito limados antes de isto ser Mainstream.
 
Concordo @At Work

A discussão é interessante pois trata-se de uma tecnologia nova.
Acho que tem também de ser um Wake up call para muitos para não ficarem eternamente à espera de algo que no momento pode não resolver os seus problemas.

Por exemplo aqui no fórum vemos imensas pessoas a questionar sempre com a necessidade de quererem mais velocidade e problemas de alcance de sistemas wifi e o 6E não lhes vai resolver o problema neste momento nem num futuro a 2 ou 3 anos julgo eu.

É obviamente a minha opinião, mas quis passar alguns pontos da tecnologia que ainda tem de ser muito limados antes de isto ser Mainstream.

Quando a questão é cobertura wireless, Wi-Fi 6E não vai ser a solução... Isto, a não ser que a tecnologia se torna acessível e, com 50€ consigas comprar um AP. Caso contrário, cobrir uma habitação com Wi-Fi 6E fica dispendioso para uma habitação e nem todos estão dispostos a gastar uma "pequena fortuna" para obter bons débitos sobre redes sem fios. Também é necessário equacionar a fiabilidade dos equipamentos.

Até se tornar mainstream ainda vai demorar uns bons anos. Ao nível enterprise a coisa será diferente.

Cumps
 
Back
Topo