Tenx as especificações
aqui, alias, de todas as next-gen.. cumps
Specs da Wii já se sabem, mas arquitecturas diferentes não se comparam assim; com números tirados de uma calculadora.
Não há duvida que a Wii é mais fraca se as metermos todas no mesmo ramo, mas a Wii não faz HD e as outras não vão fazer jogos com target SD, o dobro (suponhamos) do fillrate da GC já é bombástico para SD, mas nem chega para fazer o mesmo que a GC faz em 1080p.
Depois "Esta tem 3,2 GHz e aquela tem 729 MHz por isso é pior." pode não ser bem assim, não estamos a comparar o mesmo CPU a 729 e 3,2 GHz.
Quantidade RAM o mesmo, para SD a resolução das texturas é 256x256... para HD é 1024x1024 (minimo), não há ponto em meter 512 MB de RAM numa Wii, além de que os 1T-SRAM são um tipo de RAM peculiar, que não tem refresh cicles (ou melhor disfarça-os ao ponto de serem inexistentes).
Também se fazes loads do disco de DVD à mesma velocidade das outras podes usar isso para teu proveito, uma vez que estarás a carregar blocos mais leves, quando as texturas têm menos definição, loadings escondidos podem ser muito bem usados, basta ver o que se fazia na N64 com os cartuchos.
A Wii é uma arquitectura focada em optimização e remoção de handycaps, as outras arquitecturas desta geração são focadas no poder bruto; não obstante de uma ser desenhada para SD e as outras para HD, daí a diferença de potencias que se espera disso.
Nos Specs fala apenas em Dolby Surround Pro Logic II, na realidade a Wii pode fazer Pro Logic IIx (7.1) já a GC podia. e isso não diz nada da quantidade dos canais possiveis; se na GC nas specs conservadores se falava em 64 canais mas se puxavam mais de 100 facilmente... se a performance duplicou no chip de som podemos estar a falar de mais de 200 canais possíveis.
Quanto ao "Improves legacy game experience" a malta dos speedruns de jogos GC passou a usar Wii's, porque segundo eles melhoram um bocadinho os loadings, pode parecer irrisório, mas no final da versão PS2 do Code Veronica para a versão GC poupam-se 6 minutos em loadings. Na Wii não será assim tão drástico, mas... (supostamente) está lá.