1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[Wii] Chibi Robo (Play on Wii)

Discussão em 'Nintendo' iniciada por I_Eat_All, 15 de Maio de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 3522)

1. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Chibi-Robo! é um jogo de aventura/plataformasis originalmente desenvolvido para a GameCube e que será agora relançado na linha Play on Wii a um preço reduzido. Ao contrário da maior parte dos jogos da linha, Chibi Robo não foi um sucesso comercial e o seu relançamento pode ser apenas atribuído à enorme qualidade do produto.

O jogo foi dirigido por Kenichi Nishi fundador da defunta Lovedelic (a Skip toda, aliás), famoso pelo Moon e pelo Lack of Love, além de ter feito parte da equipa do Chrono Trigger e Super Mario RPG, juntamente com Hiroshi Moriyama, e produzido por Shigeru Miyamoto que se envolveu com o projecto depois de ter gostado do que viu numa early demo.

Inclusões nesta versão é a possibilidade de controlar o jogo via pointing features (apontar para onde querem que ele ande) não dissimilar do que o concept do chibi robo original era (apontava-se para onde se queria que ele andasse, não o controlavam na terceira pessoa) e não diferente de abordagens como o do Tales of Symphonia: Dawn of the New World. Outras melhorias prendem-se pelo modo primeira pessoa do jogo ser controlável como se espera na Wii e 16:9 com 480p.

Chibi Robo é um jogo surpreendente, e prova de que as coisas não podem ser julgadas pela sua aparencia. A abordagem ao género em que se insere é fresca e polida, invoca clássicos e nostalgia e o seu humor surpreende, mas mais surpreendente que isso a história é profunda e versátil e tanto consegue ser humorística como consegue por em causa a existência/utilidade da personagem principal (chibi robo) e criar situações de melancolia e tristeza junto do jogador, não fosse o jogo na realidade o drama e reconciliação de uma grande familia. E claro, isto de nada valeria se as personagens não fossem suberbas e com muita personalidade... Estamos a falar de personagens que meteriam vergonha e arrastariam na lama um... Toy Story.

A musica é dinâmica e varia consoante as tasks que o robô está a fazer o que confere ao jogo um sentido ritmico muito forte raramente visto em videojogos, e que levou o compositor lendário da Nintendo o Koji Kondo a reciprocar a vontade de um dia fazer algo semelhante.

Há uma sequela para a DS chamada Chibi-Robo: Park Patrol.

Imagens: (versão Play on Wii)

Tópico(s) Relacionado(s):

-> [Wii] Captain Rainbow (skip)

2. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Quem não tiver este jogo e não o comprar agora, merece ser sodomizado pelo caganamata!

O jogo é simplesmente espectacular! Dependendo das alterações que tiver, e dado que só tenho versão NTCS, considero adquiri-lo de novo. Um dos melhores platformers / aventura que joguei na geração passada.

3. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

É UM DOS MELHORES JOGOS DA GERAÇÃO PASSADA, PONTO FINAL PARAGRAFO! :D

Estamos a falar de um jogo de plataformas que, na minha opinião está de igual para igual com um Mario Galaxy... é magnifico a esse ponto.

É daqueles jogos que comprei sem esperar nada... IP novo, um robô? recepção morna de uma industria Americana que só liga a valores de produção? (este jogo foi feito por uma equipa de cerca de 12 pessoas no pico da produção... durante a maior parte da duração do projecto eram menos) e no entanto... com tanta alma e coração. Uma autentica carta de amor aos videojogos e o resultado de um trabalho minucioso de amor à camisola. É daqueles jogos que não aparecem todos os anos, ainda para mais nestas condições.

Tinha ouvido algum buzz em entrevistas de pessoal de fora da Nintendo... nomeadamente Sega a lamberem o jogo de alto abaixo, e tinha sido daqueles tipos que esperou que o Giftia (jogo que a skip fez antes do chibi robo) fosse localizado para fora do Japão que para azar meu nunca sucedeu, e... sai-me esta pastilhada... aliás, esta obra prima.

Comprar isto não é um favor que fazem à skip/nintendo, é um favor que fazem a vocês mesmos (e a versão PAL é rara, houve alturas em que a versão GC ia até full price, similar ao Pikmin 2)

Não tinha dado opinião acima porque sou da opinião que primeiros posts devem ser imparciais (ok, se calhar não foi muito, mas não falei de experiências na primeira pessoa) mas estava em pulgas.

Raios, agora estou com vontade de ir jogar Chibi Robo. :D

PS: Daz, já o acabaste? vale tanto a pena.

Última edição: 15 de Maio de 2009
  4. Xulista

Xulista Power Member

FICHE :D nunca ouvi falar, a geração passada passou me completamente ao lado como ja tenho dito por aqui :\

Pelo que voces dizem, vale muito a pena :D vou esperar então.

5. ninjakill

ninjakill Power Member

Apenas à uns meses atrás ouvi falar do jogo, na altura era o Daz (salvo erro) que andava a jogar e dizia MARAVILHAS do jogo! Pois bem, na altura fui pesquisar sobre o jogo, ver videos, imagens e tudo mais.. mas fiquei com uma questão (que não tem grande importancia mas,) que na altura não cheguei a colocar; Qual o motivo para que o jogo tenha sido tão underrated?

6. Meados

Meados Power Member

Bem vou falar por mim (espero não tocar ninguem que adora o jogo), eu não conheço o jogo mas pelas imagens não me atrai. Porquê? Porque primeiro parece um jogo para gente mais nova (para putos), segundo porque não vejo nada de especial nas imagens.

Tbm acredito que o toque japonês que o jogo tem afaste alguns potenciais compradores.

Mas agora da maneira que vocês falaram fiquei curioso e sou capaz de dar uma olhadela mais aprofundada em análises e videos.

Abraços.

7. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Bom, repesquei uma entrevista, fui ao site que a fez e notei que na consequência de um reskinning do design do site... a arruinaram e deixaram só o cabeçário

Ora... aqui fica

Para a prosperidade:

^_^

EDIT:
    Não foi aclamado pela critica americana, há diferença, se fores a forums, ou leres entrevistas japonesas da altura o chibi robo tem estatuto de jogo de culto. Assim como o Lack of Love e o Moon da Lovedelic (na realidade mesma equipa/criador)

Razões para não ser aclamado... é um jogo que não puxava o hardware em que corria, não tinha nem tem voice acting e os reviewers são estupidos, nem vinha envolto de numa bola de hype infundado que lhe conferia mais estilo que substancia, coisa que eles gostam. A melhor review amaricana do jogo é a do Gametrailers, não obstante de a cotação não coincidir com o que é dito.

Muitos dos meus jogos preferidos são underated, va-se lá saber porquê; mas quem realmente os experienciou concorda comigo... vá-se lá saber porquê. os reviewers que vão comprar um par de oculos (e ganhem skills).

EDIT2:
    Herege! Graphics whore! este jogo é a epitome disso :p

O jogo não é feio em movimento e tem o estilo super-deformado tipico da skip que lhe dá personalidade, não é nenhum achievement técnico... certo, mas o sentimento de escala e direção artistica são lindos.
    Que os afaste, não sabem o que é bom ;)

Se gostas de plataformers... Não ter o Chibi Robo é uma falha crassa, e não gostar dele é impossivel.

O jogo, além do toque unico... Tem aquele cheirinho Nintendo... tão distinto mas tão variado... desde tributos a Metroid (arm cannon!) e um segmento sidescroller, a... zelda (autojump, context sensitive, utilização de items/equipamento/upgrades/progressão) acompanhado de um cheirinho a... a Banjo Kazooie de quando a Rare era Rare, não estou a falar de "pimp my car's" versão cartonesca... refiro-me aos diálogos, humor e algumas outras coisas.

Ack! vocês querem mesmo que eu vá jogar isto :D

8. Beenas

Beenas Power Member

Finnaly!!! Vou poder exprimentar o tão famoso Chibi-Robo:009:

:oJá agora alguem me pode explicar o objectivo ou como é a gameplay, porque eu não faço a minima ideia:o

:offtopic: Xulista acho que se escreve Fixe e não FICHE!!!:007:

9. Xulista

Xulista Power Member

FICHE FICHE FICHE para ti :p

lol

:offtopic: Fixe :P

EU QUERO ESTE JOGO, I EAT ALL TU CONVENCESTE-ME!!!!!!:bounce: ao falares dos componentes que o jogo tem, um bocado de todos os meus jogos favoritos bem ...it's SOLD!

10. Meados

Meados Power Member

Boas, por "nao vi nada de especial nas imagens" não me refiro ao grafismo! Eu sou até bastante pouco exigente neste aspecto, só para te dar uma ideia ando a jogar o kirby do nes e joguei a um ano atras bastante perolas do gameboy (super mario lands que até são a preto e branco), pokemon red etc etc.. Tbm comecei a jogar com a nes dos chineses :D, e o primeiro jogo que joguei foi o super mario bros, que ainda hoje jogo, depois tive uma sega saturn e ainda hoje adoro o genero de graficos das 32bits, foram muitas horas perdidas em jogos como wipeout 2097 e Croc. De momento tbm ando a jogar super mario 64.

Quando referi isso foi no sentido de não ver nada de gameplay que me chamasse a atenção e é claro que apenas com fotos tbm não posso tirar grande coisa. Para mim os gráficos até estão agradáveis.

Adoro plataformas! Como já disse tenho muitas horas perdidas no Croc (passei tudo a 100%), passei o super mario bros 1, super mario land 1 e 2, 3 (wario land), Wario Land 2 (tbm a 100%), kirby do gameboy, Clockwork knight (demo a exaustão), harry potter 1, 2 ,3 (sim eram plataformers [pc] e passei todos a 100% :P) para Wii já tenho aqui o Galaxy, Wario Land SD e espero comprar o Klonoa que me tenho babado a olhar para o jogo. E a muitos mais que não vou referir porque ainda joguei pouco.. Agora vamos a ver se este tbm vem para cá. :p

Já agora o que vinha a calhar nesta linha play on wii era os zeldas da gamecube, o f-zero gx e sunshine. :D

11. Pallad1um

Pallad1um Power Member

Também não conhecia o jogo, mas atendendo à paixão com que "ouço" o I_Eat_All falar dele desde que estou no fórum, talvez lhe venha a dar uma hipótese. Parece engraçado, e gosto do aspecto.

Mas não para já: ainda tenho tantos tesouros da linha Play on Wii para explorar - tenho de comprar o primeiro Pikmin, para se gostar comprar o segundo; o Mario Tennis; os Metroid Prime 1 e 2; com sorte o Zelda Wind Waker (senão, compro a versão Game Cube); etc, etc...

12. manelis

manelis Power Member

e tales of symphonia :P

13. jabun

jabun Power Member

Comprei a versão GC NTSC deste jogo ali ao Dazkarieh e ainda joguei muito pouco mas... do muito pouco que joguei gostei bastante! O jogo tem aquele charme muito próprio que os grandes jogos Nintendo tem e é bastante viciante.

Ontem à noite queria experimentar o gameplay apenas 5 minutos para "ver como era", porque tinha muita coisa para fazer, e acabei por ficar mais de uma hora agarrado ao comando, coisa que já não acontecia há muito, o que aliado a ter de trabalhar agora e estar a ansiar por ter um tempinho livre para explorar mais um pouco do jogo, demonstra que poderá estar aqui algo de muito especial.

14. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

^ O jogo é fenomenal ;)

15. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Nesta altura, infelizmente para esquecer. Duvido que venha a sair a versão Wii localizada.

16. rav3n

rav3n Power Member

por acaso tb andava de olho neste jogo, e as versões PAL tem ido todas para valores altos

a versão NTSC já se arranja mais em conta e se comprar é essa (o que tb é mais seguro para mim porque a consola que tenho é NTSC e nao sei se o jogo PAL corre a 60Hz)

17. rav3n

rav3n Power Member

finalmente arranjei uma copia GC NTSC baratinha deste jogo. nem caixa original tenho, mas quero lá saber

é um vicio de todo o tamanho e nem os graficos despontam (só tenho jogado a 480p, nem sei como é a 480i)

18. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

É um grande jogo não é? :D (vais em que parte da plot?)

19. rav3n

rav3n Power Member

já passei bastante, acho eu

já enchi a giga battery, e em termos de história mesmo estou um pouco depois da mãe enviar a carta ao pai a pedir o divórcio. ele agora está sempre a cozinhar (ou a fazer que cozinha)

dizes a ti mesmo que vais directo a determinado sítio fazer uma coisa mas fazes sempre outras pelo caminho
    a interacção com objectos/animais/pessoas é espectacular, proporcionada em grande parte pelos gadgets e fatos que temos e vamos arranjando

gadgets tenho todos (parece-me), fatos faltam uns 2 ou 3, e dos secrets que se descobrem com o radar procurei poucos (não estou muito interessado nisso para já - idem para os stickers)

ainda estou para descobrir para que raio vai servir o pijama
    quando carreguei no botão de pose (o Z) nunca imaginei que o gajo se fosse atirar para o chão e adormecer :-D

Partilhar esta Página