1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[Wii] Coisas (mundo versus super nada)

Discussão em 'Nintendo' iniciada por HoT-DoG, 13 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 168; Visualizações: 6403)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. HoT-DoG

HoT-DoG Power Member

Vou só soltar aqui uns pensamentos porque precisava de desabafar :P

a)
    Eu comprei uma Wii por ser original, uma experiência de jogo totalmente diferente, inovadora, etc..e BARATA

A qualidade gráfica da Wii era desculpada por isso mesmo, por ser uma peça mais em conta

Passei na ***** e fiquei chocado com o que vi.. a Wii a 250€... e a xbox360 a 250€ versão 60GB..

A nintendo já anda a ter lucros monstruosos, e parece que é das 3 grandes companhias a única que não perde dinheiro com cada consola vendida, e anda-s a aproveitar da suposta falta de stocks para manter os preços sem descer absolutamente nada.

Espero o momento de sair uma Wii com qualidade gráfica ao nível da geração corrente de consolas e com os comandos inovadores, isso sim arrebatava a concorrência.

aparte: Verifiquei depois internacionalmente e na amazon a wii estava a 199$... e a xbox360 a 250$.. uma diferença brutal comparando com Portugal

b)
    Estou a ficar um pouco farto da quantidade de lixo que anda a sair para a consola. Inclusivamente grandes companhias gabam a facilidade que é programar jogos para a Wii, visto ser só ir buscar jogos da ps2 e xbox e fazer um port para a Wii.

Acredito que o potencial gráfico da Wii está longe de ser aproveitado, mesmo nunca chegando ao nível da geração corrente, mas com estas mentalidades serão poucos os exemplos de jogos que são feitos propositadamente para a Wii de modo a aproveitarem todas as capacidades desta.

Desta maneira mais cedo ou mais tarde a Wii morre

Ah e tal despeço-me com amizade

2. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Lei da oferta e da procura meu amigo, se a Nintendo fabrica várias vezes mais consolas que a concorrencia e as vende todas porque haveria de baixar o preço? De resto sabemos que lucram 6 dólares por consola, e inclusivé são a empresa com fee's mais baixas para com as third party's (o mesmo que dizer que ganham menos por jogo vendido que a Sony ou Microsoft). Há sempre mais do que um lado da moeda.

Se a concorrencia aceita vender hardware ao longo de uma geração a não lucrar ou a ter perdas... isso é com eles, mas decerto não serão um exemplo para quem está a tirar economia/gestão, só se for um exemplo do que não se deve fazer num negócio são no qual o objectivo de curto prazo é o lucro... não de muito longo prazo.

A gamecube também andava a 99 euros quando a PS2 custava 150€, e a nivel de hardware dava-lhe cabazadas de meia noite. O que interessa... são os jogos, dado que é com eles em mente que escolhemos um ou outro equipamento.
    Esses PVP's são extremamente estranhos, dado que a X360 na América tem o preço de entrada de 199 dólares e a Wii está nos 250 dólares.

A Wii devia ser usada, e a X360 devia ser uma pro.
    Já estás farto antes de a teres?

Eu estou é farto de me irem à carteira, com tanta coisa boa, para os meus gostos, a sair em Q1 2009 ando a ficar francamente mais pobre.
    Sim, mas lá vão aparecendo umas perolas, Mario Galaxy por exemplo.
    A vender como está a vender? Então esta é de cancro/doença prolongada e as outras de ataque cardiaco fulminante. ;)

Última edição: 13 de Fevereiro de 2009
  3. CoolMaster

CoolMaster Power Member

O lixo sai para qualquer consola lider do mercado. As outras tambem recebem lixo, mas é menos que as lideres. Seja como for isso neste momento já é mito. A menos que compres mais de 50 jogos por ano.

Jogos que são feitos propositamente para a Wii? A Wii é a consola que tem mais exclusivos, e não me refiro a shovelware, refiro-me a bons jogos. Deves olhar com olhos mais abertos para o catálogo da consola:P

4. Carapau

Carapau Power Member

Mais depressa acontece o 3RL a todas as X360 fabricadas. :lol::004:

5. HoT-DoG

HoT-DoG Power Member

Tens razão, inverti os preços

Claro que são gestões diferentes, e a Nintendo só está a aproveitar o facto de estar a ter sucesso, mas isso são questões que deveriam ser irrelevantes para nós.

E quanto à grande quantidade de lixo, claro que não me afecta a carteira porque não o compro, mas afecta os standards dos jogos.
    Se uma empresa faz jogos sub-standard e os vende, não se esforça para melhorar

Outro pensamento solto

c) Comandos
    Será obrigatório contratualmente cada jogo ter/usar o detector de movimentos?
    Há jogos que são brutalmente assassinados por quererem usar o IR da consola.

Há exemplos em que realmente os controlos fazem o jogo:
    Boom Blox,
    Dragon ball (fazer o kamehame :D ),
    PES 2008 (acho incrível esta versão do PES, para mim a melhor de todas as consolas no mercado), Wii sports

Há casos que o detector de movimentos só atrapalha.
    Os meus exemplos negativos, é normal que tenham opiniões diferentes
    - Mortal Kombat Armageddon - adoro MK, detestei esta versão devido aos comandos
    - Super Mario Galaxy - Jogo excelente, mas ao fim de um dia de jogo o pulso tá dorido de tanto agitar o comando para dar murros!

É normal dar-se uso ao sensor, é o forte da consola, mas há jogos que pura e simplesmente não ganham nada com isso

6. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Se ficas com dores de pulso a jogar SMG é porque agitas em desnecessariamente o comando... so precisas de dar um jeitinho.

7. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Não há obrigação alguma. A maior parte dos RPG a caminho usam preferencialmente controlos clássicos assim como os fighters, por exemplo. A própria Nintendo fez o Smash Bros Brawl à volta de comandos clássicos e já fizeram questão de salientar milhentas vezes que não acham que as coisas tenham de usar as features especificas... só se se justificar; o mesmo que dizer que se for forçado então não vale a pena.
    Port encavalitada feita um ano depois das outras versões; além de que, não sei se tem opção para controlos clássicos, mas se não tem devia.
    Devo dizer que nunca me aconteceu. E... murros? o jogo só usa motion para o spin attack.

O jogo seria possivel sem motion sensing, sim, dito isto considero que foi bem usado e forma não intrusiva, és a primeira pessoa que oiço dizer que cansa/deixa dorido; sob esse prisma devo dizer que então o Zelda Twilight Princess deve ser 10 vezes pior, e de igual forma nunca vi ninguém a queixar-se de cansaço (há quem goste mais da versão gamecube por usares antes um butão para usar a espada no entanto; já eu quando fui jogar a versão gamecube dei por mim a abanar o comando com as duas mãos em frente a um arbusto)

8. timber

timber Zwame Advisor

As coisas valem o que as pessoas estão dispostas a pagar por elas. E a Wii tem muita gente interessada em pagar por ela...

Quanto aos jogos de facto existe muito lixo mas isso é fenómeno comum à plataforma líder. A liderança atrai sempre freeriders. A PS2 também teve esse fenómeno e lá está. Liderou sem apelo nem agravo tal como a Wii o faz actualmente.

Penso que isso só te deve preocupar se de facto tens tanto tempo para usufruir da consola que esgotas todo o sfotware de qualidade (o que digamos acho complicado)

9. HoT-DoG

HoT-DoG Power Member

Lol, pois, esquecia-me desse.
    eu sou dos que acha que no caso do zelda era desnecessário.. principalmente porque eu fazia questão de derreter todos os arbustos que me apareciam à frente!!

10. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Não me faz qualquer diferença face a carregar num butão, até acho ligeiramente mais imersivo.

11. mesenga

mesenga Power Member

Então vais logo dar como exemplo o jogo que foi considerado melhor do ano de 2007? :P O Galaxy é excelente em tudo, inclusivé no modo como utiliza e aproveita os comandos! ;)

Não quero criticar mas ao fim de um dia de jogo a dor de pulso deve ser a menor das tuas preocupações! :rolleyes:

12. Pink Cigarette

Pink Cigarette Power Member

E?

A isso chama-se não ser parvo.

Felizmente, não somos obrigados a comprar esse lixo. Claro que, alguém menos informado acaba por cair na esparrela da Ubi, Capcom e afins. Mas isso sempre aconteceu. Claro que é de lamentar, mas tal como fazem filmes de merd*, livros de merd*, álbuns de merd*, fazem-se e continuar-se-ão a fazer jogos dessa índole.

Obviamente. Tal como as outras. Pode ser daqui por 2 anos ou 2 décadas, mas há-de morrer, isso é certo. lol

Se fosse, a própria Nintendo já teria quebrado a regra. Com o Brawl, por exemplo, a Nintendo mostrou que é possível fazer um bom jogo e ter sucesso comercial sem ter que recorrer às gimmicks da praxe. Claro que, por ser diferente, as pessoas querem exprimentar o comando e querem jogos que o permitam. E as produtoras exploram essa procura, nada mais legítimo e natural. Concordo que todos os jogos devem usar o sensor de movimentos e o pointer? Sim, porque não? Desde que existam também alternativas. E aí pá, perfeito, vários sistemas possíveis, posso optar pelo que entender, até porque cada um dar-se-á eventualmente melhor com um em específico. E começa a notar-se cada vez mais um esforço das developers nesse sentido, de apresentar alternativas.

13. General_Guy

General_Guy Power Member

Como qualquer outra consola?

Malvada da Nintendo, a tentar fazer lucro e tal. Onde é que já se viu ;)

HUH??

Não me leves a mal, mas alguém que se cansa a jogar o Galaxy ou está a jogar muito mal (exagerar movimentos) ou têm problemas graves de ossos.

E também discordo completamente que o Galaxy não ganhou nada com o que o Wiimote oferece, aliás, se fosse feito para o GC controller nem seria o mesmo jogo.

Muita gente nem presta a devida atenção ás pequenas maneiras como o comando é utilizado. Tens os níveis mais óbvios como o da bola, corrida na Manta Ray, etc...mas depois tens o facto de poderes apanhar os starbits com o IR, agarrar a lingua dos fantasmas e rodá-los, limpar a neve com o pointer, puxar o mario para o atirar em certas direcções, pull stars, etc, etc.. Isto faz tudo parte da experiencia que levou o jogo a ganhar multiplos prémios GOTY e estar onde está no ranking de pontuações.

O Galaxy pode não parecer ser a escolha mais óbvia para demonstrar as capacidades do comando, mas é sem dúvida nenhuma um dos que integrou estes elementos de uma maneira tão elegante e discreta que se tornam naturais. Tão discreta que levam alguns a cometer o erro de dizerem que seria a mesma coisa com um comando normal. Não, não seria...mesmo nada.

14. HoT-DoG

HoT-DoG Power Member

O meu exemplo do Mario Galaxy foi pura e simplesmente o do spin attack. Eu acho o jogo soberbo, eu ando-o a jogar neste momento. Esse pormenor é que me chateia, e sim, após um dia a fazer movimentos repetidos o pulso ressente-se. Felizmente para alguns isso não acontece. Também sou o único que depois de jogar um dia inteiro a boom blox ficou com um braço dorido?
    Há maneiras e maneiras de jogar, mas para mim há jogos que só se jogam bem em pé, é o bom da imersividade da Wii

Foi dado após um melhor exemplo que é o do Zelda, agitar a espada para derrubar arbustos.

Consideram uma boa experiência de jogo passar o tempo a repetir o mesmo movimento? Sinceramente preferia que em combate sim fosse usado o motion detection, e em roam fosse usado um botão.

Sublinho novamente, são opiniões, e para ouvir as vossas é que criei a thread

2 pontos

Sim, a Wii vai morrer, 2 anos ou 2 décadas como alguém disse, visto ter entendido a minha frase da maneira que bem quis. O que disse foi relacionado com o facto dos fabricantes não se esforçarem ao fazer certos jogos para a Wii, desculpando-se com as limitações técnicas, e isso pode matar a Wii, ou se preferirem.. ferir

A wii vai sendo salva pelos bons jogos que vão saindo. Dou o meu exemplo, e acredito que foi o de mais pessoas aqui. Depois de comprar a Wii que veio com o Sports, de ter comprado o Zelda e terminado o jogo, estive muito tempo sem sequer tocar na consola, porque não havia jogos que valessem a pena.

E quanto ao contratualmente obrigados a usar o motion detection.. foi obviamente uma piada

15. GlassPrisioner

GlassPrisioner Power Member

Há quem prefira ficar com dores no pulso do que ficar com calos nos dedos.

16. General_Guy

General_Guy Power Member

hmm, não és o único a dizer isto mas o que eu noto é que quem diz isto tende a exagerar nos movimentos que faz ou na maneira como posiciona o braço.

A reacção do pessoal aqui ao comentário sobre a dor de pulso deve-se á experiência que a maioria aqui já têm com a consola para perceber a melhor forma de se posicionar e a quantidade de energia que gasta a movimentar o pulso/braço.

Mencionaste o Boom Blox, esse jogo usa o pointer e o que acontece é que muita gente têm tendência de estar com o braço levantado e ou esticado enquanto aponta para o ecrã e claro, passado umas horas queixam-se.
    Pousa o braço na perna ou onde costumas descansá-lo quando usas um comando normal, e movimenta SÓ a mão

O esforço não é maior do que o que se faz com um rato se for jogado correctamente.

não jogues assim...

17. Pink Cigarette

Pink Cigarette Power Member

Até te daria razão se estivéssemos a falar de um hack n' slash como o The Force Unleashed, ou o Soul Calibur, onde sim, ao fim de algum tempo o pulso se ressente. Agora, Zelda onde o combate é mínimo, ou Galaxy onde ainda é menor... sim, considero uma boa experiência. Claro que se andares a ceifar tudo o que é erva no Zelda, enfim, é capaz, mas como não passei por essa situação não posso dizer com certeza que assim ou que assado.

O que é "ferir"? Diminuir as vendas? Bom, lá está, é algo inevitável, claro que a falta de software de qualidade pode acelerar o processo, mas para já, não vejo as vendas da consola "feridas". Se vai acontecer no futuro... não faço previsões. Futurologia não é comigo. ;)

18. Xulista

Xulista Power Member

Os únicos jogos em que me canso, wii sport no boxe, wii music depois de muito tempo a tocar, de resto nada lol estou refastelado com as mãos onde me apetecer, encostadas a algo, o comando proporciona liberdade total...

E ñ lixavas os tendões sempre a carregar no mesmo botão over and over again? fdx ai e que são dores... ai e que lixas as mãos todas! Cá para mim não tens e mínimo de físico nos braços aahahaha :)

Mario, passei dias seguidos até o acabar e nunca me doeu ponta de braços ou mãos... o zelda também não.. basta dar um ligeiro movimento ate com a mão em cima da tua perna que ele faz o ataque... não vejo problemas nenhuns...

19. sapatinho

sapatinho Power Member

para isso de cansar o braço so tenho uma coisa a dizer "quem corre por gosto nao se cansa"

20. Rexobias

Rexobias Power Member

Eu que fui um daqueles que mais abordou este tema (lixo) inicialmente, compreendo de certo modo aquilo que o HoT-DoG disse (apenas em relação ao lixo).

A PS2 como foi dito e bem, teve muito lixo de facto, mas houve uma coisa que teve sempre do seu lado que não acontece actualmente com a líder do mercado - o apoio das companhias mais "famosas" que por sua vez dedicavam-se quase exclusivamente á máquina da Sony. Não houve praticamente nenhum jogo que não tenha tido uma versão PS2 (colocando de parte certos títulos que eram óbvios).

Houve jogos que foram capados de formas brutais, aliás, alguns deles consideravam-se situações totalmente ridiculas e impensáveis serem "convertidos" para a PS2, mas a verdade é que acabaram por ver a luz do dia e no final das contas a PS2 tinha imensos argumentos contra as duas rivais.

As duas rivais tinham os títulos da casa mãe (Nintendo, Microsoft) e pouco mais, e destes as jóias da coroa acabaram por ter versões PS2 - da GameCube momentaneamente apenas me recordo do Baiten Kaitos como das jóias que se mantiveram fieis - deviam haver mais um ou outro.

Na altura a PS2 era a líder do mercado, e era vista pelos developers na sua generalidade como a prioridade.

Hoje com a Wii a situação é quase igual ... a Wii é líder e vende bem e como tal tem o seu lixo, mas o problema começa logo na questão da prioridade dos developers. Enquanto que na geração passada a GameCube e a XBox tinham poucos argumentos para serem preferidas em relação á líder, hoje, as rivais da líder Wii (XBox360 e PS3) estão carregadas de bons argumentos, e fico-me apenas pelo catálogo de jogos.

Semanalmente são anunciados Main Titles de diversas developers para as outas duas enquanto que a Wii come com ports feito aos 3 pontapés, jogos feitos por equipas de segunda e quando finalmente pensamos que a Wii é vista de forma diferente recebendo grandes Franchises, estas aparecem na forma de Spin Off's ou então autenticas desilusoes (Dead Rising por exemplo).

Se dermos um salto á parte do fórum da Microsoft e da Sony encontramos em diversos tópicos títulos que todos nós que temos Wii's gostariamos de poder jogar (quem tem uma das outras duas pode ficar descansado), o inverso não me parece que aconteça ... honestamente.

Não acredito numa morte prematura da Wii, mas acredito que o facto de ser colocada para segundo plano provoca danos na imagem e fama que ela tem, prejudica a qualidade dos jogos e seguidamente as vendas e acima de tudo, está a privar os jogadores de desfrutar da totalidade das capacidades da Wii.

Alguns falam em "Mito" e não concordo. Basta ver a forma como começa a Review do Deadly Creatures por parte da IGN e ouvir com atenção o que o homem diz ... se calhar é o sentimento que muitos de nós temos tido.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página