Wii Forever Blue/Endless Ocean

Os videos do site são óptimos, a única coisa que ainda não percebo bem é como se interage com os animais marinhos. Isso deve ficar esclarecido quando vir um trailer em inglês :).
 
Review da Famitsu:

Endless Ocean - 10/8/9/8

Endless Ocean review tidbits
- feels a little like a simulation, exploring areas gradually
- clever production sucks you in totally
- with the change of camera view, you can get lost at sea
- you can explore the aquatic life as much as you want or you can go looking for events
- there’s lots of stuff you can do, play at your own pace
- production is great, you can feel the mystery and magnificence of the ocean
- thanks to the effects of the mysterious music, the game feels very real
Fonte: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=174066

Para o tipo de jogo que é... holy crap 8| até um score perfeito ali no meio levou.
 
Review da Famitsu:

Fonte: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=174066

Para o tipo de jogo que é... holy crap 8| até um score perfeito ali no meio levou.

Sem dúvida.
Sou fã da saga, joguei os 2 anteriores (Everblue 1 e 2) na Playstation 2 e já andava de olho neste jogo desde que foi anunciado com a Wii na primeira "reel footage" que mostraram sobre os futuros títulos da wii. Segundo as notas da review, não se afasta mto da jogabilidade e do gameplay pace dos primeiros, que sempre foram uma especie de "free roaming under the see".

Só falta mesmo é saber quando sai cá!
Após a E3 a Nintendo-Europe divulgou uma lista com os lançamentos para o resto de 2007 e onde lá vinha o Forever Blue para Q4 2007. A Nintendo-Europe está ainda na dúvida quanto ao nome (se mantêm o original ou mudam para Endless Ocean como nos states) por isso... data de lançamento então, nem vê-la.

Haja paciência. Quem espera sempre alcança! :-D
 
Mas afinal qual é o objectivo do jogo? Há mesmo profissões, items, etc ou limita-se a ser um "jogo" de exploração?

De qualquer maneira é compra certa :D
 
Sem dúvida.
Sou fã da saga, joguei os 2 anteriores (Everblue 1 e 2) na Playstation 2 e já andava de olho neste jogo desde que foi anunciado com a Wii na primeira "reel footage" que mostraram sobre os futuros títulos da wii. Segundo as notas da review, não se afasta mto da jogabilidade e do gameplay pace dos primeiros, que sempre foram uma especie de "free roaming under the see".

Só falta mesmo é saber quando sai cá!
Após a E3 a Nintendo-Europe divulgou uma lista com os lançamentos para o resto de 2007 e onde lá vinha o Forever Blue para Q4 2007. A Nintendo-Europe está ainda na dúvida quanto ao nome (se mantêm o original ou mudam para Endless Ocean como nos states) por isso... data de lançamento então, nem vê-la.

Haja paciência. Quem espera sempre alcança! :-D
Bem vindo ao forum :)

Sim, ao menos já temos confirmação que sai por cá :D
Mas afinal qual é o objectivo do jogo? Há mesmo profissões, items, etc ou limita-se a ser um "jogo" de exploração?

De qualquer maneira é compra certa :D
Tanto quanto entendo, podes mesmo desempenhar uma ou mais profissões (?) e elas determinarão o tipo de exploração que fazes.

Embora por não estar familiar com a mecânica de jogo não saiba se ao não ter determinada "profissão" terei áreas ou items interditos.
 
Bem vindo ao forum :)

Embora por não estar familiar com a mecânica de jogo não saiba se ao não ter determinada "profissão" terei áreas ou items interditos.

Obrigado pelas boas-vindas. :)

Em termos de mecânica de jogo no que toca a profissões, também desconheço como será o seu funcionamento. É uma componente nova que acrescentaram na saga, talvez para aumentar a diversividade e duração do jogo.

Posso ilucidar-vos sobre o que conheço dos primeiros jogos da saga para esclarecer algumas dúvidas no que toca a objectivos e panorama geral do jogo, se bem que não faço ideia se a mecânica dos antecessores será introduzida neste novo capítulo.

Nos 2 primeiros jogos da saga desempenhavamos o papel de um mergulhador "free lancer" (e era essa a nossa unica profissão) onde para além do mergulho livre e "treasure hunt" tb aceitava side-quests de pessoal da ilha.
Começavamos com um equipamento arcaico (botija de oxigenio que durava pouco mais de 10 minutos debaixo de agua, fato que n aguentava mais que 60 mts de profundidade e 3 a 4 slots para ekipamento), mas que mais tarde e com a venda de tesouros e outros materiais que encontravamos debaixo do mar podiam levar upgrades (botijas pra mais tempo, fatos pra mais profundidade, mais slots para equipamento).
Em termos de equipamento tinhamos a botija de oxigenio, fato de mergulho, diversos sonares (madeira, vidro, metal e ceramica), um saco para meter todos os tesouros e achados debaixo de agua e uma camara fotografica.
Tudo isso (tirando a botija e o fato) ocupava slots, logo tinhamos de escolher o que mais se adequava à nossa missão corrente. Dispunhamos tb dum mapa e quando encontravamos destroços de avioes, barcos de piratas, barcos estilo titanic, cavernas e outros locais de interesse debaixo de agua, eles eram marcados com boias no nosso mapa de modo a podermos ir logo la directos se assim o desejasse-mos. A jogabilidade na ilha era estilo point and click, debaixo de agua era em 3d real time tal como o forever blue mas com a diferença em que a camara era na 1ª pessoa. Por vezes os habitantes da ilha vinham falar conosco e ofereciam-nos mapas que segundo eles, vinham de geraçao em geraçao dentro da familia e que podiam vir a interessar-me (normalmente se seguisse as indicaçoes encontrava sempre alguns destroços e por vezes pertences dos antepassados da pessoa que me dava o mapa. Haviam alguns elementos fantasia também, em que tinhamos de arranjar material para construir tipo uma barraca de madeira na praia e entao davam-nos uma lista de material (x tabuas de madeira, x pregos, etc) e então metiamos os sonares nas slots e iamos ah procura no fundo do mar desses materias para depois os levarmos a quem nos pediu (como se madeira podre e pregos enferrujados construissem algo, lol... mas era engraçado).
Tinhamos também uma camara fotografica onde podiamos fotografar todas as especies marinhas (tinhamos um album com cento e tal espaços para colocarmos as fotos dessas cento e tal especies) e por acaso consegui completar o albúm no Everblue 2. Algumas das espécies habitam a grandes profundidades, pelo que é preciso termos o ultimo upgrade do fato, algumas sao raras e existem apenas dentro do destroço X que fica no sitio X, etc.
No final do jogo e se ligassemos os elementos da historia de cada um dos naufragios e pedaços de info dos habitantes da ilha aquilo acabava por culminar numa historia que metia mitologia e deuses dos mares ao barulho e acabava na exploraçao duma especie de templo subaquatico bem escondido.

Se tivesse que categorizar os jogos anteriores, diria que eram uma especie de RPG de mergulho dados os elementos de upgrade, historia e side-quests. O estilo era free-roaming, ou seja, podiamos seguir directamente a main story ou dedicarmo-nos a mergulho livre ou completar sidequests. Diria que ao todo, gastei mais de 60 horas de jogo em cada um dos antecessores do Forever Blue. Ambos os títulos saíram a um preço muito convidativo que rondava os 35 euros. (Façam figas para o Forever Blue!) :-D
 
^ Pelo que dizes a mecânica deste poderá ser muito semelhante a um Everblue 2 expandido, faz tudo muito sentido que assim seja (não conheço o género por isso algumas coisas não tinha noção).

A parte do RPG sub-aquático e das 60 horas de gameplay puseram-me a espumar :D

Acho que o everblue's tinham valores de produção completamente diferentes deste no entanto (até a nível de polimento gráfico), pelo que não contava de todo com 35€, mas o pricetag de 50€ seria bom.
 
Realmente, apesar de nunca ter jogado os 2 jogos na PS2, este titulo desde que o vi no 1o video de apresentacao da Wii, q me deixou em atencao.

Fiquei no entanto de pé atrás quando (há uns meses) li que havia existido 2 jogos no mesmo conceito para a PS2 e que tinham tido reviews fracas na IGN.

Com os novos feedbacks q leio aqui, volta a subir a minha esperanca para este titulo.
 
Última edição:
estou a gostar do que contas. Mas continuo a perguntar, o que acontece se encontrares um tubarão?

Existiam predadores com que tinhas de ter muito cuidado, entre eles o dito tubarão e as moreias de dentes aguçados. Como não existiam armas de caça submarina nos everblues, tinha de se nadar para longe deles ou para a superficie de modo a saír da àgua.
Se bem me lembro para além duma mordedura de tubarão ou moreia tirar energia, aumentava o consumo de oxigenio na botija.

Outro "predador" curioso era o proprio saco dos tesouros co personagem levava com ele, se se excedesse o limite de peso do saco, ele ficava pesado d+ e embora se pudesse carregar com ele, o personagem ficava mto mais lento e a energia ia diminuindo até xegar ao 0.

Quanto ao facto de os primeiros dois jogos terem levado notas muito baixas, isso é relativo...
Se eu fosse a comprar apenas os jogos pelas notas que os sites dão, tava bem tramado. :-D
Adoro jogos de pesca e mergulho e isso choca com todos os critérios de avaliação dos sites de jogos... estou ainda pra ver um jogo de pesca ou mergulho com boa nota.
 
Este jogo poderá ser como o Nintendo Dogs, as probalidades de algum Masoquista (afinal podemos ir sempre em frente a um tubarão :002:) ou Sádico ( e mais não digo >() deverão ser altíssimas..
Difere fundamentalmente de um Nintendogs, uma vez que no Nintendogs tinhas de alimentar e treinar o cão, aqui estás no oceano e não tens obrigação para com os animais; claro que tens uma componente interacção semelhante em interface (e consigo ver o paralelismo disso com Nintendogs) mas aqui é opcional e não o que faz o jogo.

Outra diferença fundamental de design é que Forever Blue tem todo um oceano para explorar (um overworld) e liberdade de movimentos associada, o que trás todas as mecânicas de jogo que vimos, e algumas que subentendemos até pela mecânica dos everblue's que nos foi explicada.

Pessoalmente estou a gostar bastante deste jogo, em aparência e conceito, mas não aprecio Nintendogs, simplesmente não é para mim.

Agora acredito que algumas pessoas se dediquem a maçar os peixes (sadismo) e outras se dediquem a atiçar tubarões (masoquismo) isso acredito.
 
Há jogadores para tudo, mas não sei se este jogo será assim tão apelativo. Não me vejo a jogar este jogo durante horas a fio por ser talvez muito entediante...
 
Há jogadores para tudo, mas não sei se este jogo será assim tão apelativo. Não me vejo a jogar este jogo durante horas a fio por ser talvez muito entediante...
Sim, também não tenho ideia de este jogo ser para as massas (no que toca a apelo) tenho ideia de ser um produto bastante especifico, para um nicho.

Dito isto, e embora também não saiba o que esperar... não espero algo entediante, mas acredito que varie de pessoa para pessoa e possa responder ao que cada pessoa espera dele.
 
Back
Topo