1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Wii graficos

Discussão em 'Nintendo' iniciada por Camui_Gackt, 18 de Setembro de 2006. (Respostas: 30; Visualizações: 4648)

1. Olá a todos ^_^;

bem, tenho andado mt indeciso em relaçao...à consola que vou adquirir...gosto mt da ps3...m agr neste momento estou mt mais inclinado para a Wii... a unica coisa k me faz estar de pé atras tem a ver com a potencia grafica da Wii...

vejo nesta geraçao de consolas a oportunidade de se criarem imagens epicas....cheias de cor...definidas...etc....etc^^;;

tenho um edtv de 480p ideal pa jogar Mario Galaxy ... ^^;; m gostava k se falasse um pco da wii ...dos jogos que podera vir a ter....e sobretudo k comentassem esta questao da potencia grafica.

é mt interessante saber que vai dispor daqueles serviços "wii channel" ... o que acham?

tb ha kem diga que o facto de ser uma consola a correr a 480p poderá acabar por proporcionar experiencias d jogo n mt diferentes dakelas k veremos na ps3....k a 720p gastara toda akela potencia "bruta" em resoluçao...c graves consequencias para os frames por exemplo...dos 60f descem para uns 30f ^^;;;

?

2. blastarr

blastarr Power Member

Não te iludas.
    Se é verdade que a consola não precisa de correr a altas resoluções, também não o é menos que a Wii terá apenas cerca de 17/18% da memória das X360/PS3, e CPU's/GPU's muito mais lentas do que estas duas.

3. Mikaveli

Mikaveli Power Member

O facto de um jogo ter resolução 720p ou 1080p não te vai proporcionar uma nova experiência de jogo em relação a jogos 480p. As novas consolas como a XBOX 360 ou a futura PS3, podem correr jogos em alta resolução mas possuiem comandos idênticos aos da geração anterior (o da PS3 tem reconhecimento dos eixos, nada de comparável ao comando da Wii). Os jogos serão muito mais bonitos mas basicamente serão iguais a geração anterior. Lembro-me de um comentário de Julien Tellouck, jornalista para o canal GameOne, ao jogar Virtua Tennis 3 para PS3 na última E3: "Isto é fantástico gráficamente mas a nível de gameplay é idêntico a versão PS2 e Dreamcast". A Wii pode não ter o poderio gráfico das suas duas concorrentes mas é uma verdadeira evolução em relação as 128bits, tem a ambição de alterar a nossa relação com os jogos, as outras mais parecem consolas actuais incrementadas.

Lembrem-se que os comandos que hoje consideramos tradicionais também foram controversos quando surgiram num certo ano de 1983...

4. razio

razio Power Member

Nesta geração a minha óptica levava-me a ter apenas duas consolas em conta: Wii e XBox360. A PS3 é demasiado cara, sem muitos jogos que me cativem e com poucas informações sobre a própria consola e seus serviços. A estratégia que mais parece algo do género "a nossa consola lava mais branco" não me afecta.

Entre a Wii e a 360 é uma questão de ver os jogos que mais interessam, quais os géneros que mais nos cativam e o que queremos fazer com a consola, sempre tendo em conta o factor que complica todas estas comparações: a Wii tem tecnologia à frente da concorrência, tecnologia que provavelmente se tornará padrão no futuro das consolas.

Passada a indecisão, o que me leva a optar pela é Wii o comando: promete jogos muito diversificados, desde aqueles mais divertidos para jogar com outras pessoas até jogos com mais imersão e com controlos mais intuitivos. Espero ainda que jogos que tradicionalmente não se adaptam às consolas por requererem rato possam ser jogados sem problema.

Para decidir a consola a comprar o melhor pensar no que procuramos, ver os jogos que há e as expectativas que podemos formar para depois decidir. Sobre HD ou não HD o melhor é não esquecer que todos os detergentes dizem que lavam melhor e mais branco mas quando os usamos obtemos sempre o mesmo resultado final.

5. Ridley

Ridley Power Member

O que eu te posso dizer é apenas aquilo em que eu acredito que é o seguinte.

Acredito que a consola é entre 3 a 5x mais o que é a GC e considero isso bastante bom.
    Muitos dos jogos apresentados e que estão ao nível de ps2 são jogos feitos com engines antigos e os jogos tem sido desenvolvidos em devkits GC e não Wii, só nos sonhos de um anti-Wii é que acha que Elebits é o melhor que a consola consegue fazer.

Mario Galaxy e Metroid Prime são os mais bonitos até agora, não achas que estes gráficos são bons?

Não está assim tão mal para um jogo que será lançado nos primeiros meses de vida da consola.

Se queres ter a consola com as especificações mais impressionantes, bem, então não compres a Wii, compra a Ps3.
    Mas acredita que não são as especificações que fazem os grandes jogos, RE4 estraçalha muitos jogos ditos nextgen e vai continuar a faze-lo, não te impressiones pela quantidade bump mapping que um jogo possa ter, impressiona-te sim com a direcção artística.

Em relação ao Wii channel, achei engraçado e tem funções interessantes, fazer bonecos e poder inseri-los nos jogos parece algo porreiro, não tenho muito mais a dizer sobre o assunto.

6. Favas

Favas Power Member

Eu acho que a Wii vai ter mt bons graficos para a sua limitada resolução.
    480p são de menos de metade dos pixels do 720p!
    Se já a gamecube debita bons graficos, a Wii só pode impressionar.

Eu, por exemplo, nao tenho hdtv, nao me apetece xatiar a trocar constantemente cabos do monitor, o que irei fazer será adiar a hdtv (até baixarem) e meter uma Wii debaixo do velhinha TV da sala.

Não terá o wow effect das consolas concorrentes em termos de graficos for sure, mas também o investimento é muito menor, e sempre me divirto.

7. jfred-silva

jfred-silva Power Member

Vejam os graficos da maden para a wii e vejam as diferenças que tem em relação a muitos outros jogos que foram apresentados para a consola, estao mesmo muito bons!

8. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

[/QUOTE]
    De que interessa essa comparação, se no fim de contas a X360 e PS3 só vão fazer graficos a 720p e 1080i/p enquanto que a Wii fica nos 480p? Em termos de RAM presisas de 3/4 vezes mais RAM para fazer um jogo, com qualidade de texturas igual a SD mas em HD, e presisas efectivamente de 10 vezes mais fillrate para a X360 fazer 20 milhões de poligonos por segundo a 1080i, enquanto que a Wii os faz a 480i. Sem contar que não presisas de 512 MB de RAM numa consola SD (ninguém usa uma grafica de 512 MB para jogar em 640x480), e mais... muitas vezes as consolas HD vão estar a gastar +100 MB desses 512 MB em framebuffers, a Wii não presisa. Por ultimo o rendimento por clock das peças pode ser diferente.

Também usas texturas bem mais pequenas; 256x256 parece mais que perfeito em SD, ou seja... não presisas de tanta RAM, que por sua vez leva a que caiba mais variedade de texturas num DVD de 8,5 GB; Tendo em conta que o DVD é lido à mesma velocidade, os loadings para um cenário serão mais pequenos, com texturas mais pequenas.

Quanto à RAM ainda te esqueceste de mais uma coisa... a Gamecube ainda tem a memória mais rapida do mundo em sustained latency, é o mais próximo que tens de SRAM (menos em preço), 512MB MB de DDR não podem recachear indefenidamente texturas e mais texturas sem que estas tenham de ser refrescadas e "streamed" duas vezes; pelo CPU e pelo GPU. 1T-SRAM não está na consola a enfeitar.

O flipper tinha um bandwidth interno de 25GB/segundo, não chamo a isso péssimo, mesmo nos dias de hoje, e especialmente considerando Standard Definition. A gamecube tinha fill-rate considerado perfeito para 640x480, esta consola vai ter 3 vezes mais, considerando que se mantém em SD é uma besta, literalmente.

A gamecube com um jogo de lançamento, o Rogue Squadron 2, um jogo feito em 6 meses puxou 15 milhões de poligonos a 60 fps com todos os efeitos aplicados... na sua sequela; Rogue Squadron 3 chegou a puxar 30 milhões de poligonos a 60 frames por segundo com todos os efeitos aplicados, a Xbox no seu ciclo de vida puxou 15 milhões de poligonos a 30 frames e com alguns efeitos aplicados. A questão não é o flipper que faz mais output de poligonos por segundo em RAW (porque não faz) mas é muito mais eficaz a textura-los, o hit é muito menor. 2/3 vezes a potencia disto no papel mais optimizações e instruções extra... isto não é uma má plataforma... é uma plataforma optima, para o que se propõe a fazer.

Na eventualidade de faltar potência grafica (que duvido imenso), fazem-se zonas mais pequenas (menos distancia de desenho) a gastar os poligonos localmente; os loadings são quase instantaneos por isso safas-te sempre, se os loadings fossem tipo com o ecrãzinho a aparecer "*loading*" é que era mais complicado, estar sempre à espera.

O processador podia ser a 485 MHz, mas era mais potente em realworld que o Celeron 733 MHz da Xbox (em flops e general purpose), tendo em conta que se fala que a potencia em general purpose de cada core da X360 é cerca do dobro daquela da Xbox... o CPU da Wii com 2 vezes mais potencia é bem capaz de igualar 1 core da X360, mas estamos a falar de igualar sem bottlenecks/handycaps, é optimo.

Comparar directamente com a X360/PS3 não faço, mas posso garantir algumas coisas; não estamos a ver a Wii a ser puxada a 100% (nem por sombras), a consola é perfeitamente capaz de lightning de proxima geração, e vão haver jogos muito bons graficamente para ela.

Quantidade de poligonos... esta consola pode puxar pelo menos 60 milhões a 60 frames com todos os efeitos (e possivelmente bem mais), se vão ser usados ou não... é uma incógnita;
    IMO em SD pouco se nota a diferença grafica para o dobro dos poligonos do RS2 para o RE3, os graficos já são fotorealistas, com mais RAM e como não há grande limitação de poligonos podem-se fazer cenários maiores e mais diversificados, mas acima de poligonos um jogo next gen presisa de shaders, não me admirava se não se apostasse tanto em poligonos astronómicos e se usasse shaders intensivamente.

A Wii pode não ser a mais potente, mas não deixa de ser uma optima arquitectura, que se propõe a fazer as coisas de forma diferente, pela optimização e equilibrio, pode ter o tecto dos 480p, mas as outras consolas têm o chão dos 720p.
    Bons são de certeza, Metroid está incrivel...

Mas o Super Mario Galaxy embora excelente graficamente é dificil de julgar, porque só vimos planetas "relativamente" pequenos até agora. e como nunca jogei não posso analizar quantos planetas desses estão carregados e on-screen, depois disso temos o debris, que parece ser imenso, diferenciado, e que se move como particulas no espaço, etc etc... Enfim... o jogo é mesmo dificil de julgar. Mas não é um jogo que a gamecube fizesse.
    De facto, mas isso afectou todas as consolas desta geração, e afectará até à Ps2 passar para segundo plano, é o minimo denominador comum... até o PES "exclusivo" da X360 é ridiculo graficamente.

A PS2 não aguentava o elebits no entanto, já que a fisica que ele usa é o havoc, e os personagens on-screen independentes, à semelhança de pikmin, não é algo com que a PS2 conseguisse lidar. Mas sim, graficamente é horrendo. aquilo em poligonos corria numa dreamcast.
    A versão GC tem muito bump mapping... mas bump mapping bem utilizado; subtil, ao contrario de muitos "abusos" que para aí andam... já a versão PS2 essa não tem bump mapping nenhum.
    não, é exactamente -50% dos pixeis de 720p, o upscaling será de 50% certinhos

853x480 a dividir por 2
    igual a 426,5x240

426,5x240 vezes 3
    igual a 1279,5x720

9. zer0

zer0 [email protected] Member

Graficamente falando, a wii deve ficar uma treta em televisões recentes de alta definição. Escolhia uma xbox360 das mais baratas sem duvida, por mais 50€(?) levas uma consola da nova geração a serio.

Mas o que importa são o jogos, parece que o castelo branco fez o design da maioria. Tipico dos japonesios, mas ainda mais exagerado na nintendo.

10. Ridley

Ridley Power Member

Eu sei que RE4 da GC tem bump mapping isso vê-se bem quando se dispara, eu estava era comentar o facto de por vezes olham para um jogo apenas porque utiliza uma engine “nextgen” e já acham o jogo bonito, eu já vi vários com engines mais actuais e são jogos horríveis e que para se chegar ao nível de RE4 não basta fazer uns bonecos e uns cenários e por bump mapping e outros efeitos e já está lindo.
    Por exemplo li vários comentários sobre PDZ para Xbox360 a dizerem que tem texturas incríveis, e tem, mas olha-se para os cenários e acho um jogo feio, sem inspiração, como se agora eu compra-se um jogo para ficar a olhar para as texturas…

11. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Não gostas não compres :rolleyes:

Mais 50 euros mais jogos (a wii trás um), sem contar que a X360 de entrada é um aborto, nem te deixa correr/emular jogos de Xbox, além disso a microsoft perde dinheiro em casa consola que venda. A nintendo não está a ter prejuizo com a Wii, mas inicialmente também não está a ter lucro, está a fazer "break even", os 250 euros são o preço da tecnologia que está ali, eles gostavam que fosse mais barata (é a primeira consola nintendo a sair acima dos 200€), mas não é, e tem a sua razão de ser.

A Wii vai parecer melhor numa HDTV do que numa SDTV, quanto ao resto... os mesmos graficos, a partir do inicio que estão a correr iguais, poligono por poligono na Wii e na X360... obvio que os da X360 vão parecer melhor em HD, afinal estamos a falar de mais resolução, mas não se vão jogar de maneira identica, e tens jogos exclusivos, no caso da Wii...

Agora tens é HDTV's pessimas com um upscaling mais que ranhoso, e essas não vão fazer justiça à Wii.
    RE4 tem mesmo bastante bump mapping, está é usado em nome do realismo e não em nome do exagero. É como aqueles jogos next gen com HDR que simplesmente exageram dele e o começam a usar em todo o lado, fica irrealista.
    Já HDR, e Bump Mapping bem usados são óptimas tecnicas.

Última edição: 18 de Setembro de 2006
  12. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Já joguei xbox360 e sinceramente não convenceu!

Acho que os jogos são muito mais que os gráficos.

O que agarra uma pessoa a um jogo é tudo menos os gráficos, mas sim a jogabilidade e a interactividade com a pessoa sentada.

A wii vai ser a consola que vou comprar das 3

13. G60

G60 Power Member

A maior parte das pessoas cá em Portugal compra XBOX360 e irá comprar PS3 utilizando o argumento que em televisões de alta definição a Wii não dá nada de jeito. Eu tenho uma televisão "baixa definição" de 36" e os jogos da Gamecube tem graficos espectaculares, se a Wii ainda tem melhores para mim chega e sobra porque gasto menos dinheiro na consola verdadeiramente Next Gen, a interacção que vamos ter com os jogos vai ser muito boa.
    Ter graficos 1080 e jogos iguais mais vale estar quieto e jogar no PC, sempre fica mais barato.

14. SandPlayer

SandPlayer Power Member

I_eat_All aprecio bastante o que escreves e os dados que expoes.Só uma pequena "correcção" tanto a n64 como a gamecube sairam para o mercado acima dos 200 euros.Pelo menos sei que dei 250 pela gamecube pouco depois de ter saido cá em portugal (sem jogo e já a consola tinha sofrido uma descida de preço que julgo ter sido de cerca de 50 euros).

15. G60

G60 Power Member

Do que me lembro era só a consola a 200 euros e a 250 euros mas com um jogo e um cartão de memoria. Mas já la vão uns anitos..

16. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

:wow:

Epa... a GC foi anunciada a 250€, mas a Nintendo fez instant rebate para os 200€ para dar um boost às vendas aquando do lançamento.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_GameCube

A N64:
    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/N64

Não encontrei mesmo a dizer que saiu na europa a 200€ mas lembro-me que a comprei pouco depois disso a 36 contos.

EDIT:
    A potencia é de facto importante, mas mais importante que isso é o que se faz com ela, daí as tais diferenças artisticas que o ridley falou acerca do RE4, O leon tem 10 mil poligonos, mas embora seja facil bater isso em poligonos numa consola next gen, não quer dizer que fique melhor, exige talento, e acima de tudo exige tempo, o modelo na GC é animado realisticamente, um personagem com 30 mil poligonos animado com pouca naturalidade e poucas frames de animação... vai obrigatóriamente parecer pior, não há milagres.

Cada vez mais um jogo para ter bons graficos não presisa assim tanto de potencia grafica, afinal a atenção ao detalhe é possivel em qualquer plataforma, mas a atenção ao detalhe leva tempo.

Mario Galaxy por exemplo está com uma diversidade de modelação optima ao ponto de não haverem 2 planetas iguais, o metroid prime 1 e 2 também não têm salas iguais apesar dos mundos gigantescos, graficos desses nunca serão "maus" aos meus olhos.

A Wii mesmo que seja inferior graficamente, ao ponto de não conseguir reproduzir um jogo poligono por poligono de uma consola next gen, pode sempre brilhar em jogos feitos de raiz para ela, a PS2 brilhou assim, e embora inferior é inegável que tem jogos com bons graficos

Mas sem duvida a Wii presisaria de mais potencia para fazer o mesmo que faz em SD mas em HD; presisaria de mais specs... a questão é que isso não faz dela uma má maquina, de facto e como disse acima, acho uma maquina optima, e gosto imenso da arquitectura "limpa", é outra abordagem, que dá os seus resultados, mas ao contrario da GC cujos resultados rivalizaram tecnicamente a Xbox, a Wii não vai estar on-par com a X360 e PS3, nem é essa a intenção...

Mas fazer a Wii capaz de processar HD só a iria tornar mais cára, toda a tecnologia à volta do comando e gameplay não é nada barata.

Última edição: 18 de Setembro de 2006
  17. Fatalit1-4

Fatalit1-4 [email protected] Member

Olha a Microsoft deve estar "cá" com um problema??????

Se calhar mesmo a ter prejuizo a cada consola vendida, ainda dava pra dar umas esmolas a Nintendo...pra poder construir uma melhor consola (atençao que nao digo que é má...podia é ser melhor, de resto, como qualquer outra).

Agora, a Nintendo tenta sempre ser diferente e tenta ter criatividade nas suas consolas, pelo facto de nao ter meios pra lutar "mano a mano" quer com a Xbox, quer com a PS3...Nao tem poder financeiro pra poder investir numa consola e ter de a colocar no mercado sem retirar lucros imediatos do produto...digamos que isto é como tudo..."é uma questao de EUROS"...

Qualquer das formas força pra Nintendo...:)

18. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

A nintendo também poderia vender as consolas a perda, se quisesse, estamos a falar de uma empresa centenária que não tem prejuizos desde 1968, têm cofres bem fundos.

Óbvio que não são uma Microsoft (nem a Sony o é), mas a Microsoft tem o negócio dos sistemas operativos e software de PC que depois usa para financiar outros mercados, têm assumidamente dinheiro para queimar à vontade, na Xbox 360. A microsoft perdeu 6 biliões de dólares com a Xbox, sem retorno... podes querer que até a Sony engoliu em seco.

Não te iludas, a divisão de jogos da Nintendo vale mais que a divisão da Sony (também é maior dado que a Nintendo é mais software-house), a Nintendo tinha e tem dinheiro suficiente para desenvolver uma consola para rivalizar em potencia com a PS3 e X360, e podiam tê-lo feito, mas optaram por não o fazer, provavelmente quando viram que tanto a X360 e PS3 iam ser vendidas a perda.

A outra parte da decisão foi a mesma que levou à venda da Rareware, o encarecimento dos development cicles, a Nintendo começou a ver que como developer prefere fazer um jogo bom e barato do que ter de gastar orçamentos dignos de filme de hollywood em todos os jogos, tens jogos de alto orçamento (mario galaxy, metroid prime 3, Zelda TP) e tens jogos de baixo orçamento (que na Wii vão para retail mais baratos), isto não é só bom para eles, é um modelo lucrativo para todas as developers, produz mais jogos, e é viável para developers pequenas, coisa que a PS3 e X360 não se estavam a tornar. De novo... isto é tudo um negócio, e ter prejuizo é um mau "negócio" para a Nintendo.

A Nintendo foca-se em construir consolas e software (jogos) para elas, apenas, é bastante natural que não estejam muito interessados em perder dinheiro, é o unico ganha pão deles, claro que se eles tivessem dispostos a perder dinheiro... isso seria bom para nós, consumidores com um custo final do produto mais baixo. Mas não é algo que se possa "exigir" de uma empresa, que ela perca dinheiro numa coisa que nos vende.

19. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

Em vez de estar a falar muito (também sendo um "nabo" em certos tecnicismos :-D) apenas resumo a isto: se queres jogar a sério e divertir-te sem grandes gráficos, resoluções, framerates e afins compra uma Wii! Se tiveres uma opinião contrária compra a PS3!

20. bem, ainda indeciso apesar de tantos argumentos é vdd!

considero que esta geração nao têm assim tão bons jogos de lançamento..pelo menos em relação à ps3 e xbox360....na minha opiniao aí ganha a Wii, apesar de nao se dever comparar os jogos destas consolas...a ps3 parecem me jogos da ps2 optimizados para a ps3 cm ja foi dito algures, knd vir um Ridge Racer pa Wii lol ou o Resident Evil...ficarei finalmente esclarecido...e tomarei uma decisao certamente.

tb me parece um pco absurdo o destaque que se tem vindo a dar aos 720p e msm aos 1080 da ps3....afinial de contas qual é consumidor final destes produtos? não vamos todos ter uma Pionner em casa pra jogar MGS4 ou Gt lol, e considero a resoluçao da Wii mto mto boa...ate pk nenhum d nós jogou um jogo em condiçoes em nenhum plasma...tirando um ou outro jogo c opçao 16:9 ..m k dps com as diferenças de resoluçao e os "zoom" na imagem fica uma porcaria...

pra kem tem uma excelente tv de 720p k aproveite o blurey da sony tb ^^;; m tenho receio em relaçao aos jogos....realmente tirando o Mg4 nenhum me surpreende em demasia...sim sao bons graficos m falta klkr coisa...

Partilhar esta Página