[Wii] Opoona (Koei, RPG)

Não te posso dar review porque só joguei um par de horas, mas posso-te dar as minhas impressões e o background da developer disto.

Ora bem... O jogo é da ArtePiazza, famosa pelo seu envolvimento assiduo desde há mais de 15 anos na Saga Dragon Quest (até hoje só estiveram envolvidos em dois jogos que não Dragon Quest, um deles o Opoona), mais concretamente foram eles que trouxeram o Dragon Quest IV e V para a DS, e estão a trazer o VI. Ah, e a banda sonora é do compositor do Final Fantasy XII e Odin Sphere.

As impressões com que fiquei do jogo são: Se não fossem as personagens, podia ser um Dragon Quest, o gameplay é identico (com um spin na control scheme, uma vez que se pode jogar o jogo todo com o nunchuck, que consiste no joystick e duas teclas, que, IMO, é uma piscadela aos RPG's de NES, de onde o Dragon Quest origina), o estilo gráfico (tirando a dissonancia intencional das personagens com o cenário e uma aposta em cores mais vibrantes nos cenários). Tudo sabe a Dragon Quest sem Toryama aqui, inclusivé a velocidade e feedback dos menus/dialogos, e alguma lentidão que é clássica da série... até o encounter rate está intacto e se me dissessem que na realidade o jogo estava a usar a engine do Dragon Quest V refeito por eles para a PS2 eu acreditava (e tem gráficos melhores que isso). Até me perguntei se estavam a fazer um RPG pelo livro que tinham assimilado demasiado bem ou se isto não teria alguma mão do Horii (terei de ver nos créditos, se está nos special thanks). E a banda sonora... é francamente boa.

All in all, e apesar de não lhe ter pegado a sério por ter equacionado ter demasiados Dragon Quest's reais em fila para lhe pegar (tenho ali o IV e o V para a DS à espera), pareceu-me um jogo francamente bom e francamente recomendável a qualquer fã de Dragon Quest... Parece-me ser extremamente underated, mas como todos os RPG's requer tempo.
 
Estou na mesma situação do IEA e concordo com tudo que ele disse. Ainda estou a tentar arranjar algum tempo para encaixar o Opoona no meio de tanto jogo para a Wii e DS, mas o tempo lá chegará.

De dizer que pelo que joguei o jogo tem uma direcção artistica mesmo bonita.

É sem duvida um jogo bastante underrated e até diria underlooked. É pena porque o jogo até merece, acho que quem gosta de RPG tem tudo para gostar deste jogo.
 
Estou na mesma situação do IEA e concordo com tudo que ele disse. Ainda estou a tentar arranjar algum tempo para encaixar o Opoona no meio de tanto jogo para a Wii e DS, mas o tempo lá chegará.

De dizer que pelo que joguei o jogo tem uma direcção artistica mesmo bonita.

É sem duvida um jogo bastante underrated e até diria underlooked. É pena porque o jogo até merece, acho que quem gosta de RPG tem tudo para gostar deste jogo.
A questão é a dualidade de critérios do jornalismo de jogos. Um Final Fantasy X-2 leva mais de 9 numa escala de 9 a 10 em todo o lado, e um RPG com 10 vezes mais alma leva 8's, se tiver muita sorte.

Similarmente, e apesar de num patamar de qualidade completamente diferente dos ultimos FF's (IMO) Dragon Quest também tem uma espécie de "perdão da boa graça"... é um jogo admitidamente old school, por turnos, que vive da legacy que tem (e não há nada de mal nisso), tem random battles e não é fácil/estupidificado para "até eles" conseguirem jogar... quando é perfeitamente óbvio que, se não fosse Dragon Quest seria completamente violado pelos demais "especialistas" de jogos, que muito gostam de arrastar pelo chão aquilo que não tem nome, mas não se atrevem a tocar naquilo que tem.

Aliás, Opoona é a prova concreta disso mesmo, basta um jogo de uma equipa que está farta de fazer Dragon Quests, sair sem a alçada do nome (e convenhamos que só circuitos eruditos associam Level 5, Chunsoft ou ArtePiazza a jogos Dragon Quest) para ser totalmente humilhado na praça publica, sem direito a um segundo olhar, respeito ou dignidade.


Basta lembrar-me que em 2004 quando o Tales of Phantasia finalmente saiu de alguma forma fora do Japão, por via de uma port ranhosa e watered down da TOSE... As criticas dos fãs faziam sentido (enganaram-se e traduziram a Ragnarok como Kanguru xD) e a port era deveras má... Mas as criticas dos media outlets americanos não refletiam isso, e em vez disso faziam ponto em queixar-se que o jogo tinha demasiadas random battles... coisa que nunca foi um problema no original. Estranhei, mas não pensei muito nisso e uns meses depois um amigo meu comprou o jogo... fui a pegar-lhe e notei que dava para andar quilómetros no worldmap sem encounter rates, pois estes tinham sido reduzidos umas 4 vezes... destruiram o jogo e mesmo assim foram criticados pelas random battles? o que é que eles queriam? zero random battles num jogo balanceado para elas?

O mais engraçado é que o Final Fantasy IV Advance saiu na mesma altura (não watered down em encounter rate) e não ouvi nenhuma critica dessas linhas. O FFIV não tem culpa, mas... É uma palhaçada.


Para acabar num tom mais leve, eis uma musica do Opoona:

-> http://www.youtube.com/watch?v=auFOQLnI1cg

;)


E noutra nota positiva, o facto da ArtePiazza ter feito este quer dizer que já têm uma engine funcional para Wii development, quem sabe se não sai um remake do Dragon Quest VII... ou mais jogos do género. :D (não digo Dragon Quest X porque conto com esse debaixo do cinto da Level-5)
 
Com isto fiquei com vontade de meter este como prioritario :P Quem sabe, quem sabe:)

Quanto a música do pouco que ouvi gostei, mas para já prefiro esta: http://www.youtube.com/watch?v=UeTTiJZvGi0

Quanto ao resto já nem digo só no caso dos jornalistas, a propria comunidade vai por arrasto e ignora estes jogos. Queixam-se que não há RPG na Wii, mas nunca sequer quiseram olhar para o Opoona (entre outros, claro) por exemplo.
 
Sim, a história demora a arrancar. Vais encontrar diversos comentários sobre o jogo que relatam isso, mas depois torna-se bastante boa. Ainda vou em 1/4 do jogo... por isso ainda não vi tudo. Atenção também há primeira dome que tem um design confuso que mais parece sei lá o que.. mas depois as outras domes ficam melhores.
 
Sim, a história demora a arrancar. Vais encontrar diversos comentários sobre o jogo que relatam isso, mas depois torna-se bastante boa. Ainda vou em 1/4 do jogo... por isso ainda não vi tudo. Atenção também há primeira dome que tem um design confuso que mais parece sei lá o que.. mas depois as outras domes ficam melhores.
Verdade seja dita, o jogo é da artepiazza, famosa por jogos dragon quest (cujos sistemas de jogo não são, por predefinição rápidos) o Opoona sofre de todos os "pseudo-problemas" daí provenientes com a agravante de não ter o nome; e de igual forma, por não ter o mesmo tipo de orçamento e development time que um Dragon Quest tem. Mas atendendo ao que é, é um crime tantos fãs de Dragon Quest não lhe terem pegado.

Mas sim, também achei que começa lento. (mas eu tendo a achar isso de todos os Dragon Quests por isso sou suspeito?)
N wii ganhas pontos ou trofeus nos jogos? =D
não.
 
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