1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[Wii] PhysX SDK now available to developers

Discussão em 'Nintendo' iniciada por Voystice, 23 de Março de 2009. (Respostas: 32; Visualizações: 1433)

1. Voystice

Voystice Power Member

PhysX SDK now available to developers

Nvidia has
    been officially approved as a third-party tools solution provider for Nintendo's Wii console, and its PhysX SDK is now available to registered Wii developers. The news isn't surprising, as the chipmaker announced it would provide PhsyX SDKs for Sony's PlayStation 3.

Ironically, Nintendo's Wii console is based on ATI's Hollywood GPU, while the PS3 packs an Nvidia GPU. This, however, doesn't matter, as PhysX processing in consoles is done by the CPU, not the GPU.

Although PhysX has been around for quite a while now, PC developers have been quite slow to embrace it. Should the technology take off in consoles, it might help boost adoption among PC developers as well. (in http://www.fudzilla.com/index.php?op...12728&Itemid=1)

Cumps!

\w/

2. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Acho que fizeste bem em criar uma nova thread ;)

Acho realmente uma notícia importante, e que pode realmente ajudar à mudança inevitável, nem que seja pela facilidade de acesso a scripts.

Parece-me bem jogado ;)

3. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Não percebo é uma coisa.. isto não é tecnologia da Nvidia? Então o que esta a fazer numa ATI (gráfica da Wii)?

4. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Porque a Nvidia quer aniquilar o Havok.

A PhysX já existia para a Wii desde o lançamento da plataforma com jogos a usá-la como o Red Steel, Sonic and the Secret Rings, Nights Journey of Dreams e Sonic and the Black Knight.

Esta noticia significa é que, enquanto que antes a engine de fisica tinha de ser licenciada à Nvidia para teres acesso a ela (e tinhas de pagar fee's) agora passas a ter direito a usufruto dela enquanto developer autorizado Wii.

5. Voystice

Voystice Power Member

Significa isto então que; salvaguardando as devidas distâncias para o hardware das consolas HD, os efeitos de física sempre forma uma realidade na Wii, correcto?

Ou seja, quem dizia por aí que a wii não conseguia correr efeitos de física estava a "espingardar" à boca-cheia!...

Do mesmo modo, o facto da Wii supostamente não ter DX9 é um set-back? Se sim, em que sentido?
    É que segundo me constou, a maneira como a Wii lida com os gráficos não é equiparável aos standards impostos para os DX's dos PC's, ou mesmo das consolas HD, ou eu estou enganado?

Cumps?

\w/

6. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Claro, inclusivé titulos de topo, como o Super Smash Bros Brawl usam Havok para fisica. No caso do Smash em particular não há muitos jogos de pancada com engines de fisica "full fledged" (e licenciadas) quando tudo pode ser scripted.
    O DirectX 9 é irrelevante para a Wii, assim como para a PS3 já que estamos a falar de libraries às quais elas não têm acesso.

Dito isto o GPU da PS3 é facilmente compliant com DirectX 9 por ser uma variante de uma geforce 7x00 um GPU de desktop, enquanto que a Wii usa um GPU propriétário. Deves estar a falar em particular das shader units, a Wii não é shader model compliant e em vez disso usa uns shaders propriétários aos quais chamamos TEV pipeline (aka Texture Environment Unit); isto quer dizer que enquanto os PC's usam um método conhecido, muito documentado e aberto (sem NDA's) a TEV pipeline é propriétária e fechada o que quer dizer que não podes ir à internet encontrar código shader model compliant e fazer copy paste para ela, e em vez disso tens de o escrever. Não é mais dificil, é meramente diferente.

Dito isto... As "shader units" em questão não serão tão potentes como Shader Model 3/4, pelo que para fazer o mesmo terás de utilizar coding bastante inteligente (reza a lenda que a Factor 5 no Rogue Squadron 3 já programava directamente na ISA do gpu (assembly puro) e manipulava a TEV pipeline com o CPU para fazer mais coisas do que era suposto on-the-fly)

Última edição: 23 de Março de 2009
  7. dppako

dppako Power Member

Então o GPU da wii não é ATI?

8. phazon

phazon Power Member

Hummmmm, então isto é bom e é indiferente para a consola?

9. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

O da X360 também é ATi e existe PhysX para ela.

O PhysX era da Ageia que fazia intenções de o vender a third party's, a Nvidia comprou a Ageia em meados de 2008 e antes disso há muito que a engine estava disponivel para a Wii e X360.

A razão da Nvidia ter avançado era para ter vantagem clara na fisica nos jogos, quando a Ageia fazia intenções de vender PPU's (physics processing units) cujas funcionalidades foram posteriormente implementadas nos GPU's novos deles.

O problema é que... O PhysX não parece estar a ser muito utilizado em PC's face ao Havok, e dado que o negócio principal deles é os GPU's e a aceitação em massa da PhysX lhes convém... Parece que avançaram para isto, quem sabe se vai ajudar a massificar a coisa.

A mim parece-me mais uma questão "Nvidia PhysX versus Havok" do que algo que tem a ver com a ATi. Dito isto, parece que de forma alguma a Nvidia vai meter o seu motor de fisica a correr em GPU's ATi, ficando assim limitado a utilizar o cpu.

10. Voystice

Voystice Power Member

Ou seja, basicamente estás a confirmar as noções de capacidades gráficas da consola que eu já tinha, a partir de sites a que tive acesso por essa net afora! Assim sendo, posso admitir que as noções de capacidades gráficas que eu calculava serem possíveis para a Wii estavam uns 95% correctas.

Aquilo que nunca me passou pela cabeça foi que a Wii alguma vez tivesse jogos com efeitos de física no seu catálogo. Quem diria que um hardware tão "singelo" como o da Wii pudesse chegar a esse ponto. A consola cada vez me surprende mais!

Mais uma vez, há que salvaguardar as devidas distâncias em relação ao poder bruto das consolas HD desta geração; mas não deixa de ser um feito admiravel para uma máquina que muitos não consideram superior a uma PS2; quando na verdade possui praticamente o dobro das capacidades da primeira XBox!

Cumps!

\w/

11. blueomega

blueomega Power Member

fisica é processamento, e é tão complexo quando mais realista for a fisica, o que não faltam é jogos em flash com fisica

12. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

Eu nao estou a perceber nada disto o grafica da wii vai ser substituida por a nvidia? desculpem-la a pergunta mas sou um pouco noob nisto e nao tou a perceber nada

13. Voystice

Voystice Power Member

Ainda mais essa!

Ou seja, física, ao invés de ser "gráficos", é "matemática", certo?

\w/

14. CoolMaster

CoolMaster Power Member

Sim claro, os motores de fisica são algoritmos para calcular como é que um corpo reage a x, ou a y ou a z... isso sempre existiu nos jogos.

15. Voystice

Voystice Power Member

Basicamente, e pelo que percebi, os cálculos de física passam a ser automaticamente autorizados para todos os que pretenderem programar para a Wii; ao invés de terem que pedir uma "autorização" para tal. (Corrijam-me se eu estiver enganado!)

E a física vai ser implementada independentemente da marca de gráfica usada na consola; porque tudo aponta para que esses cálculos sejam feitos pelo processador. (CPU)

Cumps!

Bingo!

\w/

16. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

obg pela resposta mais uma duvida:
    Isto vai ser implantado nas novas wiis ou vai ser implementado via update?Acho que ja tou a ver luzes ao fundo do tunel xD

belo tópico isto é uma noticia importante logo deve ser discutida

17. Voystice

Voystice Power Member

Pelo que me informaram, isto já tem sido utilizado em jogos já existentes para a Wii!

Ou seja, no fim de contas não é uma questão de "adicionarmos" características à Wii; elas já lá estavam desde o início. A diferença é que antes quem quisesse programar física para a Wii, tinha que passar por uma "burocracia" de licenciamento; enquanto que agora essa hipótese é logo considerada "ferramenta base" para a criação de jogos na consola!

Creio ser isso!

Cumps!

\w/

18. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

obg mais uma vez.

19. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

não, mas a nvidia comprou uma empresa que produzia uma engine de fisica e essa engine está disponivel para a Wii.
    Hm? como assim? acho que estás a fazer uma grande salganhada aí :X

Fisica funciona à base de calculos matemáticos, claro; como tal beneficia de hardware rico em whetstones/fillrate e não de general purpose (razão pela qual um gpu ATi/Nvidia hoje e com as tools/suporte necessário implementado dão uma trepa dos diabos a qualquer cpu nesse aspecto)... mas tanto um cpu como um gpu "modernos" são capazes de correr fisica.

Normalmente há uma diferença no entanto, aceleração de calculos de fisica por gpu's até à data tem sido mais vantajoso para aceleração de particulas, ou seja, objectos independentes uns dos outros e sem interacção entre eles (o que quer dizer que não têm sistemas de colisão e são capazes de se atravessarem uns aos outros, não obstante de serem fisica) agora não sei é como se comportam as geforce 8x00 para cima e as ATi HDxxxx com este tipo de fisica, se houve melhorias (deve ter havido) estou mais ou menos por fora.

20. Voystice

Voystice Power Member

Certo! Eu estava a simplificar as coisas só para separar as águas. Ou seja, a matemática usada nos calculos de física vai ter resultados "visíveis" no comportamento dos objectos em termos gráficos.

Cumps!

\w/

Partilhar esta Página